Lição 05: A Graça De Deus | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | 2° Trimestre De 2021 | Lição 05: A Graça De Deus

TEXTO ÁUREO

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2.8  

VERDADE APLICADA

A graça de Deus é a benevolência imerecida que Ele exibe ao nos salvar e capacitar a vivermos para Ele. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar acerca da graça salvadora de Deus.

Explicar que a graça é dada a quem crê em Jesus.

Mostrar que Deus reveste pela obra da Sua graça. 

TEXTOS DE REFERÊNCIA

TITO 2

11. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

12. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

13. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,

14. O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Rm 11.6 Se fosse pelas obras, a graça já não é graça.

TERÇA / 2Co 9.8-12 Deus é poderoso para abundar em nós a graça.

QUARTA / Ef 2.4-5 Deus é riquíssimo em misericórdia.

QUINTA / Ef 3.1-3 Vivendo na dispensação da graça de Deus.

SEXTA / Tt 2.11-12 A graça de Deus trouxe salvação.

SÁBADO / Tt 3.4-5 A salvação não é pelas obras de justiça.

HINOS SUGERIDOS 79, 184, 205

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para nunca perder este presente dado por Deus – a graça salvadora.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1– A Graça Salvadora
2– A Graça Capacitadora
3– A Graça e o livre Arbítrio
Conclusão

INTRODUÇÃO

Pelos pecados cometidos, o homem perdeu a comunhão com Deus. Porém, Deus, cuja graça é superabundante [Rm 5.20-21], tinha um plano de salvação e, assim, enviou Seu Filho Jesus, “cheio de graça e de verdade” [Jo 1.14].

PONTO DE PARTIDA

Pela graça somos salvos em Cristo Jesus. 

1. A Graça Salvadora

“Sola Gratia” (somente a graça) fala de uma salvação somente pela operação graciosa de Deus. Não há mérito humano além do exercício da fé. É a salvação como fruto da bondade e da misericórdia de Deus para com o homem. No grego é “charis” e possui vários significados: benefício; dom; presente; boa vontade. Assim, como se encontra no Dicionário de Strong: “Também com respeito à graça que Deus exerce conosco, a benevolência imerecida que Ele exibe, ao nos salvar do pecado”.

1.1. A graça de Deus é fator imprescindível para a salvação eterna. Ninguém pode ser salvo sem receber a graça de Deus. Não há nada que possamos ser ou fazer que de alguma maneira venha substituí-la. Ela é infalível, inegociável e cheia do amor e da misericórdia de Deus. Não há mais necessidade de penitências, sacrifícios, holocaustos para ser salvo, pois não vivemos mais debaixo da lei. As oferendas de animais foram substituídas pelo único sacrifício do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo [Jo 1.29; Hb 10.12]. Hoje não há mais necessidade de levar animais para serem sacrificados no altar; precisamos, sim, levar nós mesmos para sermos apresentados no altar de Deus [Rm 12.1-2]. Ninguém pode mensurar a graça de Deus em valores monetários nem legalistas.

Subsídio do Professor: Estamos vivendo debaixo da dispensação da graça de Deus, que para nós foi dada [Ef 3.2]. Graça salvadora é colocar à disposição de toda e qualquer pessoa o benefício da cruz na salvação da alma; revelando, assim, o infinito amor de Deus. Por isso é um favor imerecido, dádiva de Deus, um presente de Deus; fazer algo por alguém quando não há merecimento [Rm 5.20].

1.2. A salvação é por meio da fé. O apóstolo Paulo diz que ela não vem de nós, vem de Deus, e é alcançada por meio da [Ef 2.8]. A fé salvadora leva a crer, reconhecer e aceitar a expiação do sangue de Jesus na cruz do Calvário para a remissão dos pecados [Ef 1.7], e a Sua ressurreição ao terceiro dia; vencendo a morte, assentando-Se à direita do Pai [Mc 16.19]; e fazendo-nos mais do que vencedores [Rm 8.37]. A fé inclui o arrependimento dos pecados. O homem não pode agradar a Deus sem fé, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe [Hb 11.6]. Aliás, fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem [Hb 11.1].

Subsídio do Professor: Bíblia de Estudo Pentecostal e Bíblia de Estudo NAA sobre Efésios 2.8: “Toda atividade da vida cristã, desde o início até o fim, depende desta graça divina. Deus concede uma medida da sua graça como dádiva aos incrédulos [1Co 1.4; 15.10], a fim de poderem crer no Senhor Jesus Cristo [Ef 2.8-9; Tt 2.11; 3.4] (…) “isto” aponta para o processo inteiro de salvação por graça mediante a fé como dom de Deus e não como algo que podemos alcançar por nós mesmos”.

1.3. A salvação não vem das obras. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).”[Ef 2.4-5]. “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” [Tt 2.11]. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” [Ef 2.8-9]. “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.” [Rm 11.6]. Nós somos justificados pela sua graça e feitos seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna [Tt 3.7].

Se não fosse pela graça de Deus, nenhuma alma se salvaria, porque todos os nossos atos de justiça são como trapo de imundícia [Is 64.6]. Os nossos atos de bravura, o bom desempenho do ministério, o cumprimento dos deveres como cristão, tudo que aparenta espiritualidade, a entrega dos dízimos e ofertas, as obras de caridade, entre outras, são importantíssimas, de grande valia, mas não são suficientes para ganharmos a salvação e sim galardão, mesmo assim, caso sejam aprovadas por Deus [1Co 3.13-15; 4.4-5].

Subsídio do Professor: A graça de Deus foi estabelecida para a salvação em caráter gratuito e sem contrapartida, não meio de obras nem de dinheiro ou bens patrimoniais, porque seria injusto, pois muitos não poderiam comprar, e muitos se vangloriariam pelo que sabem fazer ou pela quantidade de obras realizadas. As pessoas só alcançam a salvação porque é um dom de Deus, um presente, uma dádiva. A salvação é gratuita, e é algo que não podemos alcançá-la pelos nossos próprios esforços [Tt 3.5]. Paulo também diz que a graça não é conquistada por mérito, nem por obras, mas é um dom de Deus, uma manifestação do amor divino, que nos amou de tal maneira [Jo 3.16]. Incalculável esse amor, fora dos limites do homem; a mente humana natural não entende nem alcança.

EU ENSINEI QUE:

A graça de Deus é fator imprescindível para a salvação eterna, é por meio da fé e não das obras.

2. A Graça Capacitadora

Ninguém pode fazer alguma coisa no Reino de Deus se não for capacitado pelo Todo-Poderoso. A nossa capacitação terrena ajuda, mas não é suficiente para atender espiritualmente a nossa chamada.

2.1. A graça de Deus capacita para viver a vida cristã. “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo e maiormente convosco.” [2Co 1.12]. Somente a graça de Deus pode nos capacitar a viver uma vida cristã saudável, como sal da terra e luz do mundo [Mt 5.13-16]. Viver de modo irrepreensível; ter bom testemunho dos que estão de fora, para não cair em opróbrio, e no laço do diabo [1Tm 3.7]; e servir de exemplo para os que estão dentro [1Pe 5.3]. Não ter de que se envergonhar, nada a esconder. Renunciando a si mesmo [Mt 16.24]. Esvaziando a si mesmo, tomando a forma de servo [Fp 2.7].

Subsídio do Professor: Pela graça Deus promete aperfeiçoar-nos [Hb 13.20-21]. Pela graça Deus promete firmar-nos [1Tm 1.19]. Pela graça Deus promete fortificar-nos [Hb 11.34]. A nossa fortaleza, o nosso exemplo dos fiéis, o nosso dia a dia vivendo a vida cristã, vem do Senhor. Ele que nos dá força para vencermos as tentações e turbulências da vida. A maior arma do crente é a vigilância, agregada à oração [Mt 26.41]. Sendo fortificados pela graça de Deus, podemos perseverar na oração, sem desfalecer, e na vigilância. Pois a graça de Deus não anula nossa responsabilidade pessoal, mas nos capacita para a cumprirmos.

2.2. A graça de Deus capacita para o desempenho do ministério. Quando Deus chama, Ele mesmo se encarrega em capacitar. Vários personagens bíblicos julgaram-se sem condições diante do chamado divino: Moisés [Êx 4.10-12]; Jeremias [Jr 1.6]; Gideão [Jz 6.15]; Isaías [Is 6.5], mas Deus os escolheu e os capacitou um a um para o ministério. Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus [2Co 3.5]. Ele nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança [2Co 3.6; 1Tm 1.12]. Só com a graça de Deus podemos ser obreiros aprovados, não ter do que nos envergonhar e manejar bem a palavra da verdade [2Tm 2.15]. A graça de Deus é suficiente para produzir em nós o aperfeiçoamento, conduzindo-nos à maturidade espiritual.

Subsídio do Professor: A graça dá poder para se realizar os serviços do Reino de Deus [2Co 1.12; 1Co 15.10]. Ela dá condições para a boa obra [2Co 9.8; Ef 4.7]. Os dons foram distribuídos para o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo [Ef 4.12].

2.3. A graça de Deus dá suficiência para todas as necessidades humanas. Paulo orou três vezes ao Senhor para que afastasse dele um espinho na carne. Mas Ele lhe disse: a minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza [2Co 12.9; 2Tm 2.1]. A graça de Deus é o provimento para as nossas necessidades, a cobertura e o bálsamo para todas as aflições e ansiedades que nos afetam como filhos de Deus. Da fraqueza se tira forças [Hb 11.34]. Deus concede fortalecimento a cada dia [Fp 4.13].

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Adultos CPAD

EBD Adultos Betel

EBD Jovens CPAD

EBD Jovens Betel

EBD ADOLESCENTES

Subsídio do Professor: Só com a graça de Deus seremos mais do que vencedores [Rm 8.37]. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas [Sl 34.19]. Para sermos socorridos em tempo de necessidade, precisamos nos achegar cheios de confiança ao “trono da graça” [Hb 4.16]. Nada do que o ser humano recebe é à parte da graça divina [2Co 9.8].

EU ENSINEI QUE:

A graça de Deus capacita para viver a vida, para o desempenho do ministério e dá suficiência para todas as necessidades humanas.

3. A Graça e o Livre-Arbítrio

Ao longo da Bíblia encontramos diversas manifestações da graça de Deus, mas, também, diferentes reações por parte do ser humano. A graça se manifesta a todos [1Tm 2.4; Jo 3.16; Tt 2.11]. Porém, é preciso atentar para o fato de que é possível resisti-la [Mt 23.37; At 7.51]. Ainda hoje somos chamados a fazer escolhas sobre como vamos reagir diante do que Deus apresenta para nós [Dt 30.15-20; Js 24.15; 1Rs 18.21; Jr 21.8]. Portanto, faz-se necessário pensarmos, à luz da Bíblia, sobre graça de Deus e responsabilidade humana.

3.1. Toda liberdade será cobrada. Ninguém pode se esconder atrás da graça de Deus para pecar pensando que ficará impune. A liberdade não pode virar libertinagem, pois toda liberdade será cobrada por Deus [Ec 11.9; 1Co 6.12; 1Co 10.23; Gl 6.7]. É preciso saber usar a liberdade que temos com responsabilidade, pensando nas consequências de nossas escolhas e decisões imprudentes ou equivocadas.

Subsídio do Professor: É um perigo para quem não sabe usar a liberdade e fazer as escolhas certas. De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus Rm 14.12]. A ira de Deus virá sobre os filhos da desobediência [Cl 3.6; 3.25]. Os que semeiam ventos colherão tempestades [Os 8.7]. “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” [Gl 6.8]. O grande desafio para o ser humano é saber lidar com a liberdade de escolha que Deus franqueou a cada um.

3.2. A graça de Deus não é sinônimo de fazer o que se quer. A graça de Deus é para presentear e não para dar liberdade da pessoa fazer tudo o que ela quer. A graça de Deus revela a Sua bondade e não a permissividade. A teologia que adotamos não contempla a doutrina que diz: Uma vez salvo, salvo para sempre. Aquele que perseverar até o fim será salvo, diz a Palavra de Deus em Mateus 24.13. Além de não poder fazer o que quer, também não continuar fazendo as coisas antigas [2Co 5.17; Cl 1.13]. A graça veio para alcançar as pessoas do jeito que elas são, e dar condições de mudança para servir a Deus. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente [Tt 2.12].

Subsídio do Professor: Conforme um crente em Jesus cresce na graça, o fruto do Espírito se torna manifesto por meio de sua vida [Gl 5.22-23], levando a pessoa a uma conformidade com a imagem e semelhança de Cristo [Rm 8.29]. A graça dá oportunidade ao homem a buscar a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor [Hb 12.14]. A graça é Deus abrindo caminho, uma vez, cheio de obstáculos e impedimentos pela incapacidade do ser humano ao regresso à posição inicial.

3.3. É preciso permanecer na graça de Deus. Mas após receber a graça de Deus (a salvação) há alguns requisitos básicos para conservá-la. Sendo ela um presente e quando se recebe algo precioso se guarda com muito carinho e gratidão. Imagine um presente dessa proporção (considerando de quem o recebemos), pois tem um valor imensurável. Portanto, precisamos cuidar bem dele e guardá-lo com segurança para não perder a nossa coroa [Ap 3.11]. Para a manutenção Paulo nos aconselha a andar segundo o Espírito [Rm 8.1]. Só uma pessoa pode impedir ou refutar a graça de Deus em sua vida – que é você mesmo! Só há um jeito de impedir a graça de Deus: rejeitando-a de forma consciente e deliberada. Ou jogá-la fora com as próprias mãos após haver recebida; o que se chama apostasia.

Subsídio do Professor: Cuidado! Tudo que é de graça, o homem tem a tendência a não valorizar. Lembre-se, pois, de reconhecer a graça de Deus e nunca descuidar, desprezar ou anular esse eterno presente divino [Gl 2.21]. Outros só dão valor às coisas que têm, quando as perdem. Valorizar é ser grato. Um dos piores defeitos do ser humano é a ingratidão. Paulo é enfático em dizer que corremos riscos com a nossa natureza adâmica [Rm 7.14-20]. Luta incessante da carne contra o Espírito [Gl 5.17].

Vamos conservar aquilo que nos foi outorgado de forma gratuita. Cuidado com o entendimento sobre a doutrina da predestinação, muitos pensam que já são predestinados para a salvação e que nada os impedirá de entrar nas mansões celestiais; grande engodo. A vontade de Deus é que todos sejam salvos. Porém, a Bíblia revela a relevância da fé, do arrependimento, da perseverança, entre tantos outros aspectos da vida cristã.

EU ENSINEI QUE:

A graça se manifesta a todos. Porém, é preciso atentar para o fato de que é possível resisti-la. Ainda hoje somos chamados a fazer escolhas sobre como vamos reagir diante do que Deus apresenta para nós.

CONCLUSÃO

A graça não faz acepção de pessoas. Ela não foi manifestada para abençoar somente alguns ou, de forma exclusiva, a um grupo especial. Mas a toda a humanidade. Porém, só a desfrutam os que creem no Filho de Deus e O recebem como único e suficiente Salvador [Jo 1.12-13