EBD Editora Jovens Betel | 4° Trimestre De 2025 | TEMA: CARTA AOS ROMANOS – A Salvação pela Graça mediante a Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 12: Mais do que vencedores
VERSÍCULO DO DIA
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”, Rm 8.37
Texto de Referência: Rm 8.31
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ressaltar que a morte de Jesus nos garante a vitória:
Saber que a fé nos garante a vitória sobre o mundo;
Reconhecer que em Cristo, venceremos todas as batalhas.
VERDADE APLICADA
Em Cristo, somos mais do que vencedores, e esse triunfo é para além das dificuldades, pois se estende à Vida Eterna.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que os cristãos busquem a vitória em Cristo e não em suas próprias forças.
LEITURA SEMANAL
Seg | Gn 3.35 A promessa e a garantia de vitória.
Ter | Mt 16.18 A vitória é de Cristo e Seu povo
Qua | Ap 12.11 O crente vence pelo Sangue do Cordeiro.
Qui | 2Tm 4.7 Paulo venceu a batalha e guardou a fé
Sex | 1Jo 5.4 A confiança em Deus assegura a vitória
Sab | Gl 5.16 O Espírito Santo nos garante a vitória
INTRODUÇÃO
Deus conhece o início e o fim de todas as coisas, por isso fez Seus filhos vitoriosos por mediação da morte e da ressurreição de Seu Filho (Rm 1.4). Em Romanos 8.2, apóstolo Paulo ressalta que o segredo da vitória do crente é a libertação, pelo Espírito Santo, da lei do pecado e da morte. Não importa quão grandes sejam os desafios, o crente já tem a vitória assegurada por Jesus. Essa certeza não depende das nossas forças, mas do Amor e do Poder de Cristo.
Ponto-Chave
“A expressão ‘mais do que vencedores’ (do grego hypernikao) indica uma vitória esmagadora e definitiva. Essa vitória não vem do nosso próprio esforço, mas é concedida “por aquele que nos amou”, Cristo, cujo sacrifício na cruz derrotou o pecado, a morte e as forças espirituais do mal (CI 2.15).”
1- A MORTE DE JESUS NOS GARANTE A VITÓRIA
A morte de Jesus na cruz é o fundamento da vitória para os cristãos. Ele pagou o preço pelo pecado da humanidade, derrotando a morte e o poder do mal: “havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre, a morte não tem mais domínio sobre ele” (Rm 6.9). A vitória de Jesus sobre a morte é definitiva, e Sua Obra Redentora nos garante a vitória sobre o pecado e sobre as lutas da vida (1Co 15.57).
1.1. O poder do mal foi vencido. Após vencer o diabo e a morte mediante Sua Obra Redentora no Calvário, Cristo nos estendeu o direito de usufruir da Sua vitória. Assim podemos confiar que, em Jesus, somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou (Rm 8.37). Essa verdade significa não apenas vencer os desafios, mas triunfar de maneira extraordinária com a força recebida do Alto.
1.2. Vencedores com Cristo. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, Rm 8.31. O Apóstolo Paulo nos assegura que a Presença do Emanuel, o Deus conosco, nos dá vitória sobre o mundo (o sistema de Satanás), nos fortalecendo na luta contra as paixões e concupiscências da carne (Rm 5.20,21). Ο Senhor Jesus participou da nossa humanidade para, mediante Sua morte, destruir o diabo e livrar todos que estavam sujeitos a escravidão (Hb 2.14,15).
Refletindo
“A vitória do crente sobre as adversidades da vida ocorre tão somente por meio da Graça do Senhor Jesus.” Bispo Abner Ferreira
2- A FÉ NOS GARANTE A VITÓRIA
A fé é o único caminho para alcançarmos a vitória em Jesus (1Jo 5.4). Independentemente das circunstâncias, a fé nos conecta ao Poder de Deus, transcende os desafios terrenos e nos assegura que somos mais do que vencedores em Cristo (Rm 8.37). Confiar nessa palavra é mais que uma simples esperança: é a certeza da fé na promessa divina de que em Jesus somos fortalecidos para enfrentar quaisquer adversidades.
2.1. Vencendo as lutas da vida. Deus luta as nossas lutas e nos defende do mal. O Apóstolo Paulo ressaltou que nada pode nos separar do Amor de Cristo (Rm 8.35). As batalhas diárias, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais, não têm o poder de nos derrotar quando estamos firmados em Cristo, que nos dá forças para vencer as adversidades. As lutas da vida podem parecer intransponíveis, mas a fé em Jesus nos fornece uma perspectiva maior: Ele já venceu o mundo (Jo 16.33).
2.2. O louvor que vence o inimigo. Entoar um canto de vitória significa comemorar o sucesso no combate contra um adversário, como fez o Apóstolo Paulo (Rm 8.31-39). Ao ensinar aos Efésios sobre render Graças ao Senhor pela adoração, ele disse: “Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, Ef 5.19. E também ensinou isso aos Colossenses: “[…] ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com Graça em vosso coração”, Cl 3.16.
3- A VITÓRIA SOBRE A NATUREZA PECAMINOSA
Quando falamos em natureza pecaminosa, estamos nos referindo à aptidão natural ao pecado e ao conflito entre carne e Espírito mencionado por Paulo, que é a representação da luta contra o pecado (Rm 7.15). Somente pelo conhecimento de Deus podemos vencer a escravidão do pecado (Jo 8.31,32). Tal conhecimento nos encoraja e habilita a enfrentar os desafios que a natureza pecaminosa nos impõe, sabendo que não estamos sozinhos nessa batalha (Rm 8.31).
3.1. Sem Cristo não há vitória. Paulo foi bastante sincero ao reconhecer sua fraqueza humana: “[…] eu sou carnal, vendido sob o pecado”, Rm 7.14. Nesse versículo, fica claro que ninguém está completamente isento de pecado (1Jo 1.8). Paulo sabia que somente Deus pode nos dar vitória sobre nós mesmos, por isso devemos buscar forças nEle para enfrentar nossas demandas (Rm 8.2). Sem Cristo não há vitória para o cristão, pois Ele é a Fonte da força e da Redenção que nos tornam mais do que vencedores.
3.2. Do Céu vem a vitória. O Livro de Romanos é de uma beleza que não se esgota. Inspirado pelo Espírito Santo, o Apóstolo Paulo nos leva a ver que a vitória vem da confiança em Deus e da obediência aos Seus Mandamentos (Rm 8.37). Entretanto, sermos vitoriosos não significa ausência de problemas, mas a capacidade de atravessá-los com paz e confiança, porque: “O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu”, Jo 3.27.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Em diversos textos do Livro do Apocalipse, encontramos a palavra vencer (Ap 2.7,11,17,26; 3.5,12,21,21.7. Vencer possui diversos sentidos, são eles: superar; prevalecer; obter a vitória. Portanto, podemos afirmar, fundamentados na Palavra de Deus, que é possível o discípulo de Cristo ser um vencedor. Em Cristo somos “mais do que vencedores” (Rm 8.37). Craig S. Keener, em seu Comentário Bíblico, escreveu: “Os estoicos valorizavam a capacidade de não se deixar abater pelo sofrimento. Os judeus louvavam esse tipo de coragem em suas narrativas sobre os mártires. Os israelitas acreditavam que triunfaram no dia do juízo porque Deus era por eles. Paulo garante aos cristãos que eles vencem as provações atuais por aquilo que Deus realizou em favor deles (Rm 8.31-34)”. A Igreja já sabe como terminará a jornada na terra: a vitória final será dos que permanecem em Cristo. (Pr. Marcos Sant’Anna da Silva, Revista Betel Dominical. 2º Trimestre de 2018, L. 13).
CONCLUSÃO
Em Romanos 8.28, Paulo reforça que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, o que significa que até as dificuldades têm um propósito na vida dos crentes”. Vencer as lutas da vida não é apenas resistir, mas florescer em meio a elas, sendo mais do que vencedores pelo amor e pelo poder de Cristo, que nos sustenta e nos guia rumo à vitória eterna.
Complementando
O segredo para transformar crises em vitórias é convidar o Senhor para fazer parte da nossa vida, e isso em todos os aspectos. Embora as lutas sejam muitas, é possível vencer todas elas em Cristo, sem nos esquecer da promessa feita aos vencedores: “Ao vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”. Ap 2.7.
Eu ensinei que:
Inspirado pelo Espírito Santo, o Apóstolo Paulo nos leva a compreender que a vitória vem da confiança em Deus e da obediência aos Seus Mandamentos.
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏 Se desejar apoiar nosso trabalho e nos ajudar a manter o conteúdo exclusivo e edificante, você pode fazer uma contribuição voluntária via Pix: 346.994.088.69 (CPF) Seja um parceiro desta obra “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: