Lição 02: A Promessa da Vinda do Espirito Santo | 4° Trimestre De 2022 | EBD – BETEL

EBD Revista Editora Betel | 4° Trimestre De 2022 | TEMA: A IGREJA E O ESPIRITO SANTO – A necessidade do avivamento promovido pelo Espírito Santo para os dias atuais | Escola Biblica Dominical | Lição 02: A Promessa da Vinda do Espirito Santo

TEXTO ÁUREO

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” Atos 2.1

VERDADE PRÁTICA

O cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo é mais um aspecto relevante no perfeito e glorioso plano divino para a humanidade.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar sobre a promessa da vinda do Espírito Santo
Mostrar o cumprimento da promessa do Espírito Santo
Falar sobre o Espírito Santo prometido por Deus.

TEXTO DE REFERÊNCIA

ATOS 2
14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja­-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Is 44.3 O profeta Isaías e a promessa do Espírito.
TERÇA – Ez 39.29 O profeta Ezequiel e a promessa do Espírito
QUARTA – Zc 12.10 O profeta Zacarias e a promessa do Espírito.
QUINTA – Lc 24.4 A promessa é para todos os crentes.
SEXTA – At 1.4 Jesus confirmou a promessa do Pai.
SÁBADO – At 2.39 A promessa de Deus é extensiva.
HINOS SUGERIDOS: 239, 290, 336

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que o Espírito Santo continue sendo derramado sobre a igreja de Cristo.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- A promessa da vinda do Espírito Santo
2- A promessa se cumpre
3- O Espírito Santo prometido por Deus
Conclusão

INTRODUÇÃO

A promessa do batismo com o Espírito Santo cumpriu-se de maneira admirável no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Ainda hoje, devemos confiar no cumprimento dessa promessa em nossas vidas.

PONTO DE PARTIDA: A promessa de Deus é para todos

1- A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO

Veremos neste tópico que a promes­sa do derramamento do Espírito Santo não sur­giu após a vinda de Jesus Cristo ao mundo, mas trata-se de um aspecto do perfeito plano divino para o Seu povo revelado ainda nos tempos do Antigo Testamento [Is 44.3; 59.19-21]. Assim, destacaremos a promessa de Deus revelada por intermédio de Joel (também identificado como “profeta do Pentecoste”), Joao Batista e Nosso Senhor Jesus Cristo.

1.1. A promessa da vinda do Espírito Santo e a sua importância. Através do profeta Joel visualizamos com maior clareza os detalhes a respeito do derramamento do Espírito Santo nos últimos dias. Assistimos que Deus revelou a este profeta que, nos últimos dias, haveria uma efusão do Espírito Santo sobre os fiéis: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito:” [Jl 2.28-29].

📖 Pastor Amador dos Santos: ”A expressão de Joel: “…E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda carne…” [Jl 2.28] sugere uma verdadeira conversão, com ligações entre os versículos 12 e 17. A ênfase profética do referido texto é uma chamada de responsabilidade: “Convertei-vos a mim com jejuns e com choro e com pranto” [Jl 2.12]. E mais ainda: “Rasgai o vosso coração e não a vossa veste” [Jl 2.13]. E também inclui: “Santificai a congregação, proclamai um dia de proibição” [JI 2.15]; “…ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo de sua recâmara, e a noiva do seu tálamo” [Jl 2.16]. Feito tudo isto, então certamente ocorreria o derramamento do Espírito:’

1.2. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Joao Batista. Não há de ser por acaso que Jesus é descrito por Joao Batista como Aquele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim e mais poderoso do que eu, cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” [Mt 3.11]. Para evidenciar que as palavras ditas por Joao Batista eram verdadeiras, assistimos que o Senhor Jesus, quando se despedia de seus discípulos no monte das Oliveiras antes de ser elevado ao céu, assegurou que eles seriam batizados com o Espírito Santo não muito tempo depois daqueles dias, como de fato aconteceu [At 1.5]; A respeito deste desejo de Jesus para que sejamos batizados com o Espírito Santo, podemos dizer que continua ecoando. Ele quer que todos os salvos sejam selados com o Espírito Santo.

📖 Dicionário Bíblico Wycliffe: ”.Antes de subir aos céus, o Senhor Jesus disse aos doze: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” [At 1.8). Com a chegada do Pentecostes, a igreja entrou nos últimos dias” [At 2.17]. Os escravos (“servos”) assim como os livres, e as mulheres (“filhas”), assim como os homens, iriam agora “profetizar,, [At 2.18]. Os judeus de Creta e da Arábia ouviram falar das grandezas de Deus” nos seus próprios idiomas.”

1.3. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Jesus. Jesus despede-se dos Seus discípulos e diz que o Espírito Santo estaria entre nós [Jo 14.16]. Após Jesus ter sido elevado ao céu, e já à direita do Pai, cumpriu-se o que Ele prometeu [At 2.1-13). Assim, o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes inaugura um novo tempo conforme o plano de Deus, no qual homens e mulheres anunciam em toda a parte a grandeza de Deus e a salvação em Cristo Jesus [At 1.8; 2.11]. Jesus exaltado agora a destra de Deus juntamente ao Pai derrama-lhes Espírito Santo [At 2.33]. Desse modo o Espírito Santo prometido nos revela a presença de Jesus entre nós.

📖 Stanley Horton: “É difícil sugerir que um dos títulos ou propósitos do Espírito Santo seja mais importante que outro. Tudo que o Espírito Santo faz é vital para o Reino de Deus. Há, no entanto, um propósito, uma função essencial do Espírito Santo, sem a qual tudo quanto se tem dito a respeito dEle até agora não passa de palavras vazias: o Espírito Santo é o penhor que garante nossa futura herança em Cristo.”

EU ENSINEI QUE:

A promessa do derramamento do Espírito Santo não surgiu após a vinda de Jesus Cristo ao mundo, mas trata-se de um aspecto do perfeito plano divino para o Seu povo revelado ainda nos tempos do Antigo Testamento.

2- A PROMESSA SE CUMPRE

A promessa sobre a vinda do Espírito Santo se cumpriu fielmente, como Lucas descreve no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Ao longo do Novo Testamento vemos que a ação do Espírito Santo é ampla e variada enquanto Deus está for­mando um povo para o Seu nome [At 15.14]. O Espírito Santo habita no discípulo de Cristo, ensina, capacita, consola, guia, ajuda, dentre tantas outras operações. Glória a Deus pelo cumprimento de tão abençoadora promessa

2.1. Espírito Santo: o Ensinador. Não restam dúvidas de que a promessa que o Espírito Santo seria o nosso ensinador e perceptiva! em nossa vida [Jo. 14.26]. Sobre esta verdade temos de nos situar ser o Espírito Santo que nos auxilia a entendermos o que lemos e nos faz lembrar em muitas situações daquilo que está escrito, guiando o crente em toda a verdade [Jo 16.13]. Para conduzir nossa tese, podemos dizer que o Espírito Santo e o Mestre da verdade e se estivermos preparados para ouvir, Ele nos auxilia na interpretação e compreensão correta dos textos sagrados.

📖 Stanley Horton: “ O Espírito Santo pode e irá ajudar todo crente a inter­pretar e compreender corretamente a Palavra de Deus e a sua obra continua neste mundo. Ele nos levará a toda verdade. Esta promessa, no entanto, exige também que cooperemos com o nosso esforço. Devemos ler com cuidado e com oração. Deus jamais teve a intenção de fazer da Bíblia um livro de difícil compreensão para o seu povo. Porém, se não nos dispusermos a cooperar com o Espírito Santo mediante o estudo e a aplicação de regras sadias de interpretação, nosso modo de entender a Bíblia – nossa regra infalível da fé e conduta – ficará carregado de erros. O Espírito Santo nos levará toda a verdade à medida que lemos e estudamos cuidadosamente a Bíblia, sob sua orientação”.

FOCO NA LIÇÃO: E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões…

2.2. Espírito Santo: o Consolador. Adotando o ponto de vista das Escrituras, assistimos que Jesus prometeu aos discípulos que enviaria o Espirito Consolador: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” [Jo 14.16]. Reparem que Jesus vai para o Pai, porém Ele promete deixar o Consolador para estar conosco para sempre. Sendo assim, é essencial entendermos que estas palavras de Jesus são uma benção que precisamos dar sempre graças a ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós

📖 Bispo Primaz Manoel Ferreira: “Precisamos conhecer o Espírito Santo, pois é Ele quem nos leva a Jesus. Fica bem claro, portanto, que Deus o enviou para nos consolar em todas as nossas aflições, nos fortalecendo para que possamos resistir nos dias maus. Outro ponto que devemos ter em mente é que o Espírito Santo resi­de no crente a fim de ajudá-lo em sua caminhada cristã.”

2.3. O Espírito Santo nos fortalece contra o pecado. Quantas pessoas conhecemos entre nossos familiares e em meio a nossa roda de amigos que foram transformadas pelo poder do Espírito Santo? Todo aquele que se achega a Cristo tem sua vida pecaminosa transformada e restaurada pela ação direta do Espírito Santo de Deus! A certeza deste pensamento se dá por entendermos que o Espírito Santo opera regeneração e renova­ção, segundo a misericórdia de Deus [Tt 3.5]. Por essa razão, nao resista a ação do Espírito de Deus em sua vida, para que ela seja transformada pelo poder de Deus.

📖 A ação do Espírito Santo vai além de nos consolar, Ele nos auxilia nos conduzindo a vitória sobre o peca­do. Neste trajeto a compreensão que devemos ter é que o Espírito Santo é um Amigo primoroso, que nos auxilia quando necessitamos do socorro do Alto [Rm 8.26]. Com Sua ajuda, Deus transforma a vida do homem e da mulher, libertando do jugo do pecado e da opressão do mal.

EU ENSINEI QUE:

A virtude do Espírito Santo e a promessa que Deus fez a todos os Seus filhos. Esta promessa do derramamento do Espírito Santo é universal.

3- O ESPÍRITO SANTO PROMETIDO POR DEUS

É importante enfatizarmos que o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes não foi um evento isolado e único. Pois o relato bíblico atesta que em outras ocasiões pessoas foram cheias do Espírito Santo [At 8, 10, 19], bem como ao longo da história da Igreja até os nossos dias, fazendo a diferença na adoração e no serviço no Reino de Deus.

FOCO NA LIÇÃO: “ … é essencial entendermos que estas palavras de Jesus são uma benção que precisamos dar sempre graças; mas por ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós.

3.1. O batismo com o Espírito Santo está no coração da Teologia Pente­costal. Gutierres Siqueira, em sua obra “O Espírito e a Palavra”, afirmou: ”A crença no batismo no Espírito Santo como um dom distinto da conversão e subsequente à regeneração e um pilar do pentecostalismo. Sem a doutrina e a busca efetiva do batismo no Espírito Santo, não existe pentecostalismo nem com espiritualidade nem como teo­logia: O batismo com o Espírito Santo para nós, pentecostais, é o cumprimen­to da promessa do Pai desde o Antigo Testamento. Por isso me parece justo dizer que, com base nos escritos deixados nas Escrituras, podemos constatar que a obra do Espírito Santo é perceptível nos tempos antigos em vários textos expostos nos Antigo Testamento.

📖 Pastor Esequias Soares: ”A promessa da vinda do Espírito Santo vem desde o Antigo Testamento e dela falou Joao Batista e foi com certa frequência reiterada pelo Senhor Jesus. O discurso sobre a vinda do Consolador em Joao 16.8-11 fala do relacionamento do Espírito Santo com o mundo, ou seja, as pessoas em geral”.

3.2. A promessa se cumpriu no Pentecostes. Como já vimos, o Antigo Tes­tamento sinalizava sobre a vinda do Espírito Santo para residir de forma integral e imutável nos filhos de Deus. Como nos mostra a Bíblia, na primeira aparição visível da Igreja, vemos uma das passagens mais deslumbran­tes das Escrituras [At 2]. Ao narrar a cena, o entusiasmo se soma a paixão ao ver que cristãos que perseveraram fielmente no cenáculo, foram cheios do Espírito Santo e logo começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes outorgava. Naquele ambiente cumpriu-se a promessa de Deus. No capítulo 2 observamos que o apóstolo Pedro, por tudo que aconteceu no dia de Pentecostes, remeteu suas palavras a profecia de Joel para proclamar que a extraordinária experiência era o cumprimento do que fora predito no Antigo Testamento [Jl 2.28-29].

📖 Bispo Primaz Manoel Ferreira: “O trauma que os discípulos sofreram com a morte de Jesus e a acusação de terem roubado o túmulo do Mestre ocasionou grandes dores e temores, contudo isso não foi suficiente para que abandonassem a fé. Muitos creram, buscaram e esperando serem cheios do Espírito Santo, conforme Jesus havia prometido que acontece­ria após a Sua morte [Jo 16.7). No dia da festa de Pentecostes estavam todos reunidos e suas orações foram respondidas, e todos foram cheios do Espírito Santo [At 2.2-13]!’

3.3. A promessa continua de pé. O batismo com o Espírito Santo é uma promessa que acompanha aqueles que já são de Cristo. Esta promessa não ficou restrita à Igreja Primitiva. A res­peito deste pensamento o Ministério de Madureira entende que o batismo com o Espírito Santo e uma promessa que segue para os nossos dias. Assim, buscar a realização dessa promessa do alto é uma necessidade de todos os salvos, para anunciar com ousadia a Palavra de Deus a todas as pessoas.

📖 Bispo Primaz Manoel Ferreira: “Devemos rogar ao Pai que, assim como na Igreja Primitiva, o Espírito Santo nos ajude a sermos saudáveis na fé, sólidos no entendimento e zelosos na sustentação da chamada do legitimo avivamento espiritual. O Espírito Santo é nosso Amigo e está disponível a um relacionamento mais profundo com aqueles que O desejam.”

EU ENSINEI QUE:

O derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes não foi um evento isolado e único.

CONCLUSÃO

Temos aprendido que o derramamento do Espírito Santo é promessa de Deus desde os tempos do Antigo Testamento e que se trata de uma experiência para todos os discípulos de Cristo, disponível também em nossos dias.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

EBD Revista Editora Betel | 4° Trimestre De 2022 | TEMA: A IGREJA E O ESPIRITO SANTO – A necessidade do avivamento promovido pelo Espírito Santo para os dias atuais | Escola Biblica Dominical | Lição 02: A Promessa da Vinda do Espirito Santo