Lição 01: Vivendo como Filhos de Deus | 4° Trimestre de 2022 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Lição 01: Vivendo como Filhos de Deus | Escola Biblica Dominical | CPAD

LEITURA BÍBLICA

Romanos 8.14-18

A MENSAGEM

“Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Romanos 8.14

Devocional

Segunda >> Is 64.8
Terça >> Sl 68.5
Quarta >> Is 63.16
Quinta >> Sl 103.13-14
Sexta >> 1 Jo 3.1
Sábado >> Jo 1.12-13

OBJETIVOS

ENSINAR sobre a paternidade de Deus;
EXPLICAR que a disciplina divina não consiste em punição, mas em expressão de amor e cuidado;
DESAFIAR os adolescentes a viverem como filhos de Deus.

Ei Professor!

Uma crise que atravessa diversas famílias brasileiras é a ausência paterna. Ao inimigo interessa fomentar a desconexão na relação entre pais e filhos, porque isso compromete diretamente a formação da identidade. E é exatamente nessa área que os adolescentes estão sendo atacados, na formação da identidade. Entretanto, nesta aula, propomos uma reflexão sobre os conceitos biblicos de paternidade e identidade. Mostraremos o amor e o cuidado do Pai celestial com seus filhos e destacamos que a paternidade de Deus é perfeita. Prepare essa aula sob oração. Medite sobre sua própria identidade. Considere sua relação com o Pai Celestial. Lembre-se que Ele ama você.

Ponto de Partida

Esta lição nos proporciona uma reflexão oportuna: vamos falar de paternidade, em uma época em que há uma geração de adolescentes “órfãos de pais vivos”. Pode ser que em sua turma haja adolescentes que não convivem com seus pais. Outros, podem até mesmo desconhecer o próprio pai. É possível até mesmo que algum aluno não tenha o nome do pai em sua certidão de nascimento. ainda pode haver casos de alunos que moram e convivem com seus pais, sem, entretanto, ter um vínculo de confiança e proximidade. Então, tenha sensibilidade e observe sua turma. Não faça piadas e nem despreze a condição de qualquer família. Dedique-se a comunicar que em Deus encontramos um Pai perfeito.

Vamos Descobrir

A vida nos apresenta grandes desafios. Na escola, na família, no local onde moramos sempre encontramos situações que temos que enfrentar. Como fazer a escolha certa? Como seguir a Deus e obedecer à sua Palavra no cotidiano? Este é o maior desafio do cristão. Neste trimestre, vamos refletir sobre essa é descobrir como sermos filhos obedientes a Deus.

HORA DE APRENDER
I- DEUS É PAI

A Bíblia nos ensina que Deus é o nosso Pai (Fp 1.2). Mas o que isso significa? Todos os seres humanos são criaturas de Deus. Ele é o Criador de tudo o que existe (Cl 1.16). Ele ama e quer salvar todas as pessoas. Entretanto, a Palavra de Deus diz que apenas aqueles que creem em Jesus como Salvador ganham o direito de tornarem-se filhos de Deus (Jo 1.12,13). Isso quer dizer que, quando a pessoa aceita a Jesus como único e suficiente Salvador, seus pecados são perdoados e Deus a adota como filho (Rm 8.15,16).

Ao se tornar filho de Deus, cada cristão passa a fazer parte da grande família de Deus. É por isso que, na igreja, chamamos uns aos outros de irmãos, Fazemos assim porque todos temos o mesmo Pai, o Senhor. Você é filho de Deus. Você compreende a grandeza dessa notícia? É importante que você entenda e assuma essa identidade. A paternidade de Deus é perfeita. Ele ama e compreende seus filhos. Deus cuida, ensina e protege (1 Pe 5.7). Ele sempre está presente. Assim, quem é filho de Deus precisa conhecê-lo mais e mais.

É necessário construir uma relação pessoal e verdadeira com Ele através da prática da oração e do estudo das Escrituras. Mediante um relacionamento íntimo com Deus, você aprenderá a ouvir e a obedecer ao Pai. Ele te ama infinitamente e o seu amor nunca acabará (Jo 3.16; Rm 8.39). Vivemos em uma sociedade em que muitas pessoas se sentem sozinhas e abandonadas por suas famílias e amigos. Alguns experimentaram o doloroso sentimento de rejeição. Porém, em Deus, isso não acontece.

Se você já experimentou algum sentimento dessa natureza, abra seu coração para Deus e apresente suas dores. Ele irá curá-lo. A paternidade dEle é perfeita e seu amor e graça são abundantes. Assuma sua condição de filho em oração e Ele suprirá todas as suas necessidades (Fp 4.19)

I- AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Para aplicar este assunto, compartilhe com seus alunos o seguinte texto:

“Deus a conhece e o ama do jeitinho que você e Deus nos conhece. As pessoas podem se esquecer de nós, mas Deus não se esquece jamais. Como um pai amoroso, Ele cuida de cada um dos seus filhos Todos os nossos dias estão diante dele. Que seus alunos também possam aprender esta verdade: Deus nos conhece e nos ama de forma incondicional! […] Deus, o Criador, conhece todos os seus filhos. Ele conhece a todos pelo nome. Deus sabe o nosso nome. Ele nos conhece e nos ama (BUENO, Telma, Boas Ideias para Professores de Educação Cristã. Rio de Janeiro. CPAD, 2015, p. 45).

Em seguida, inicie uma conversa. Pergunte: como você se sente diante dessa verdade bíblica? Como está a sua relação com Deus, nosso Pai? Após o compartilhamento, apresente o próximo tópico.

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Lição 01: Vivendo como Filhos de Deus | Escola Biblica Dominical | CPAD

II- DEUS É PAI E CUIDA DOS SEUS FILHOS

Deus conhece nossas necessidades, seja de ordem material ou emocional, física ou espiritual. E, como um bom Pai, Ele quer cuidar de cada um dos seus filhos (Mt 6.31-33). Afinal, quem ama, cuida.

O cuidado de Deus não objetiva nos mimar ou fazer nossas vontades. Não se trata disso. Mas, se trata de instrução, amadurecimento, proteção, transformação espiritual, crescimento ministerial e santificação. O cuidado de Deus está focado na preservação da fé, da vida e da família. Deus quer que você viva plenamente, dentro da sua vontade (Jo 10.10).

Deus não tem filhos perfeitos, nem prediletos. Ele tem filhos redimidos que precisam viver na dependência dEle E, por isso, eventualmente, o amor do Pai se manifesta em forma de disciplina (Pv 3.12). Compreender que o Pai disciplina porque ama nos fará crescer espiritualmente. Acredite, a correção do Pai nos move ao aperfeiçoamento e maturidade. A disciplina do Pai provocou mudanças, que nos conduzirão a uma vido de santidade e intimidade com Deus (Hb 12.7.8)

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A correção é um direito é uma obrigação do pai (Hb 12.7-10). Cada filho reconhece o direito de seu pai humano de castigá-lo. Na verdade, a disciplina leva um filho a respeitar seu pai, apesar do fato de que os nossos pais, em vista das limitações humanas, só podem fazer o que acham que é melhor. As palavras sugerem claramente que os pais humanos cometem erros. E, apesar disso, os filhos continuam respeitá-los.

Deus, o nosso pai, não comete erros. Então, deveríamos aceitar muito mais as dificuldades como uma disciplina de Deus, demonstrando o respeito que temos por Ele através da nossa atitude em meio aos problemas […]. A correção que Deus impõe nos dá oportunidades – para nos exercitarmos espiritualmente, e desta forma nos aproximarmos mais do objetivo de Deus para nós, de vida verdadeiramente justas e de paz interior” (RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.510,511).

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Lição 01: Vivendo como Filhos de Deus | Escola Biblica Dominical | CPAD

III- DEUS É PAI E ESTÁ PERTO

A Bíblia diz: “O Senhor responde: ‘Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês” (Is 49,15). Esse texto mostra a dimensão do amor de Deus, que é infinitamente maior do que o amor humano.

O Senhor nunca esquece dos seus filhos. Ele não é um pai ausente ou distante. Ele não é como um pai ocupado demais que não consegue ouvir ou conversar. Ele não é um pai negligente. Ele sempre está perto e próximo dos seus filhos. Você pode falar com Deus de qualquer lugar e em qualquer hora do dia ou da noite (Mt 6.6). Ele vai ouvi-lo (Jr 33.3). Os olhos do Pai estão sobre a sua vida em todos os instantes.

O salmista tinha essa certeza quando escreveu: “Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim” (Sl 27.10). Isso é uma grande verdade. Aquilo que a nossa família não pode fazer por nós, Deus pode Creia nessa verdade. Viva como filho de Deus! Sinta-se amado e completo no Pai! Saiba que Ele está sempre perto e pronto para cuidar de você.

III- AUXÍLIO DEVOCIONAL

Compartilhe o texto abaixo com seus alunos, a fim de que eles compreendam que Deus cuida deles em todos os momentos. “Sabe quando seu coração começou a bater? Depois de estar por apenas 22 dias no útero da sua mãe […]. Ele cresceu até ficar do tamanho do seu punho e agora bombeia sangue pelos 96.000 km de vasos sanguíneos que há no seu corpo. O coração é incrível porque aquele que colocou as estrelas no espaço sideral é o mesmo que moldou e formou seu coração.

Mas, quando você pensa na palavra coração, você pensa em algo mais do que apenas uma parte do corpo que faz tum-tum, não é? Você pensa em todas as emoções e sentimentos que ele possui, como a felicidade ou a tristeza, a empolgação e o medo. Ainda que o coração físico dentro do seu corpo não seja onde estão as emoções, o coração é onde as pessoas dizem que as sentem. O fato incrível é que o Deus que é grande para conhecer todos os segredos do Universo também ama tanto você que conhece todas as emoções do seu coração e exatamente quando você as sente.

Deus sabe quando você está com medo, preocupado, feliz, triste ou tendo qualquer outro sentimento. Ele entende você. Pouco importando a dificuldade da vida ou a escuridão do mundo, Deus tem um plano para ajudá-lo e sabe exatamente a maneira certa para consolá-lo [-]. Deus está sempre com você, a cada batida do coração (GIGLIO, L. Indescritível Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.192).

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Lição 01: Vivendo como Filhos de Deus | Escola Biblica Dominical | CPAD

CONCLUSÃO

A partir do momento que entregamos nossa vida a Jesus, passamos a ser filhos de Deus e nos tornamos filhos legítimos e herdeiros de tudo o que Ele preparou e prometeu. Deus é um Pai bom, presente e o seu amor é imensurável. Por isso, devemos viver uma vida que honre nosso Pai. Assim, precisamos conhecer o Pai a cada dia mais e obedecê-lo sempre.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

VAMOS PRATICAR

1- Quando a pessoa se torna filho de Deus? R. Quando a pessoa aceita a Jesus como único e suficiente Salvador.

2- Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

(V) Deus é um pai perfeito.
(F) Deus é um pai ausente e limitado.
(V) Deus ama e, por isso, disciplina seus filhos.
(V) O Pai conhece as nossas necessidades.

Pense Nisso

Ei adolescente! Você precisa saber que a vida vai propor alguns desafios, e para vencê-los, você terá que tomar decisões acertadas. Conte com o Pai Celestial nesses momentos. Sempre busque a Deus e Ele guiará você.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Lição 01: Vivendo como Filhos de Deus | Escola Biblica Dominical | CPAD