Lição 07: O drama da Depressão | EBD BETEL | 4° Trimestre De 2020


EBD
| 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel – Adultos – Lição 07: O drama da Depressão – CPAD

TEXTO ÁUREO

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?” (Salmo 42.11a)

VERDADE APLICADA

Investir no relacionamento com Deus muito contribui, também, no tratamento da nossa vida emocional.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conceituar e apresentar o que é depressão.

Apresentar o atual quadro clínico da sociedade.

Demonstrar como é possível livrar-se da depressão.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMO 18
2. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.

6. Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.

SALMO 40
1. Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

2. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

EBD | 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel – Adultos – Lição 07: O drama da Depressão – CPAD

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Sl 139.1 – Deus nos sonda e nos conhece

TERÇA / Is 43.25 – Deus apaga nossos pecados por Seu amor

QUARTA / Is 53.5 – Jesus foi ferido pelas nossas transgressões

QUINTA / Is 61.1 – Deus nos ungiu para pregar boas novas

SEXTA / Mq 7.18 – Deus tem prazer na benignidade

SÁBADO / Mq 7.19 – Deus lança os pecados nas profundezas do mar

HINOS SUGERIDOS 156, 198, 311

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore pelos que sofrem por não conhecerem o amor de Deus.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução – 1. O que é a depressão? – 2. Quadro clínico da sociedade – 3. Como livrar-se da depressão? – Conclusão

INTRODUÇÃO

Esta lição abordará de modo específico o tema depressão, conceituando-o, bem como trazendo seus sintomas e causas. Noutra ponta, apontará informações, atitudes e princípios bíblicos que muito contribuirão no tratamento desta doença.

PONTO DE PARTIDA: Deus pode nos livrar de sentimentos depressivos.

1. O que é a Depressão?

A depressão resulta de pressões biológicas e sociais que exercem funções que deprimem o sistema nervoso da pessoa, enfraquecendo-o. É um mau funcionamento do cérebro, relacionado a um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso), responsáveis pelo controle do estado de humor. Em síntese, é uma doença que desorganiza as reações emocionais e deixa o indivíduo sem motivação, com pouca concentração e lapsos de memória.

1.1. Os sintomas da depressão. Os sintomas vão de manifestações leves a delírios psicóticos, incluindo risco até de suicídio. Um dos sintomas da depressão é a redução ou perda da capacidade de ter prazer. São suas características principais: dificuldades para tomar decisões, ansiedade, desânimo, insônia, apatia, falta de desejo sexual, falta de apetite, boca seca, falta de cuidado pessoal, ansiedade, excesso de suor na mãos e pés, diminuição da autoestima, irritabilidade, complicações estomacais e intestinais, pressão abdominal e choro constante.

Subsídio do Professor: Também são tidos como sintomas o afastamento de amigos, intolerância a qualquer tipo de barulho, vontade incontrolável de uso de medicamentos, bebidas alcoólicas, drogas, dores no corpo em geral. Em outras palavras, o deprimido quase sempre vive sentimentos culposos sem causa definida e de perdas e frustações, inclusive em relação à perda do amor por parte dos demais, muita sensibilidade em relação ao julgamento dos outros, sensação de fracasso e de que nada em sua vida vale a pena.

1.2. As causas da depressão. Perdas relacionadas com a morte de um ente querido, desemprego, perda de status na vida profissional, aposentadoria sem o devido preparo para esse novo momento da vida. Também traumas e bloqueios de infância não resolvidos e que se manifestam na vida adulta, com sentimento de culpa transformado em complexo. Qualquer acidente traumático, como a morte de uma pessoa amada ou mesmo de um animal de estimação, poderá gerar angústia intensa que fará que um indivíduo regrida a um modelo passado, atualizando fantasias e defesas daquele ponto de fixação. Disso poderá surgir um surto melancólico ou crise histérica.

Subsídio do Professor: Existem vários tipos de depressão: Distimia – com diminuição da autoestima, para tomar decisões ou de concentração, mau humor crônico, irritabilidade; Atípica – caracterizada pelo aumento de apetite (doces), sono excessivo, humor alterado (que vai de um extremo ao outro com muita facilidade); Melancólica – associada a fatores neurológicos, que envolvem profunda tristeza, falta de interesse, lentidão psicomotora, ideação de culpa e intensidade de crise conforme o passar do dia; e Psicótica – que desenvolve delírios de culpa e alucinações com conteúdo depressivos.

1.3. A depressão pós-parto. Esta tem início 4 semanas após o parto e ocorre com variações de humor e preocupações exageradas com o bebê; está associada a características psicóticas, com a associação de ideias de infanticídio. Nesse caso, a mãe tem alucinações e se sente até motivada a matar o recém-nascido, sob delírios que fazem entender que algo ruim está ocorrendo, justificando assim esse tipo de morte. As mulheres com esse tipo de ansiedade podem mostrar excessivo cuidado ou desinteresse completo, deixando de amamentar ou cuidar da higiene do bebê. Essa depressão não está associada à tristeza e ocorre nos 10 primeiros dias após o parto.

EBD | 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel – Adultos – Lição 07: O drama da Depressão – CPAD

EU ENSINEI QUE:

A depressão é uma doença que desorganiza as reações emocionais e deixa o indivíduo sem motivação, com pouca concentração e lapsos de memória.

2. Quadro clínico da sociedade

Em Romanos 1.21-25, o apóstolo Paulo nos dá um panorama do quadro clínico da sociedade sem Deus. Ele afirma que o homem tendo o conhecimento de Deus, não o glorifica como Deus, sendo sábios, tornaram-se loucos e a consequência é que Deus os entregou às concupiscências do seu coração. A troca do certo pelo errado, do moral pelo imoral, dominou a sociedade.

2.1. Causas externas. A situação atual do mundo leva mais e mais à prática da cura da alma. De acordo com a previsão dos profissionais de medicina, psicologia, sociologia, esta necessidade irá aumentar com o decorrer do século, pois nossa civilização aumenta a neurose coletiva de ano em ano. Este desassossego cresce favorecido por causa de certas tendências que hoje se fizeram universais e que são resultado típico da civilização em que vivemos: agitação dos centros urbanos, esgotamento intelectual, mundo materialista, regime competitivo, incompetência para defender-se de situações caóticas e gigantescas, aumento da agressividade e da violência etc.

Subsídio do Professor: Ainda há outras causas, como anonimato em meio a massa humana, onde cada um vive sua vida, vida familiar desprestigiada e subversiva (pregam a desconstrução dos valores familiares tradicionais), autoritarismo anônimo e, ao mesmo tempo, perda da autoridade pessoal e as relações comerciais, onde todos querem ganhar.

2.2. A causa fundamental. O afastamento de Deus e a desobediência às suas leis têm sido a causa fundamental que o homem na sua tolice faz [Jr 2.13, 19]. A pretensão de edificar uma sociedade sem Deus resulta nestas consequências trágicas. É necessário afirmar que o ser humano precisa voltar-se para Deus, mediante arrependimento e fé ao Seu nome, sujeitando-se à Sua autoridade; renunciar ao pecado e sua influência em sua vida.

Subsídio do Professor: Ou Deus governa ou o diabo governa; se não está debaixo da cobertura de Deus e da proteção do Senhor, está à mercê de toda atividade do diabo na sua vida [1Jo 3.8-10; 5.19]. Não há outra alternativa. A tendência de construir uma nova sociedade sem Deus com valores morais deturbados e ridicularizados atrairá este mundo a um abismo sem fim. O melhor a fazer é abandonar as cisternas rotas e se voltar para o manancial de águas vivas, cuja fonte se encontra em Deus, na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2.3. Decepção e desesperança. Uma leitura psicodinâmica afirmaria que a sociedade atual provoca sentimentos de decepção e desesperança nas pessoas. Os cidadãos experimentam decepção ao convencer-se de que a sociedade à qual pertencem não vela por seu bem-estar. Em consequência, estas pessoas reagem desenvolvendo altos níveis de ansiedade e sentimento de perda, o que pode motivar que assumam um comportamento de alto consumo religioso, quando ainda em sua ignorância recorrem a curandeiros, espiritualistas, gurus, yoga, meditação transcendental e outras práticas de ocultismo.

Em termos psicológicos, esta conduta pode identificar-se como uma “defesa maníaca”, desenvolvida com o fim de aliviar a desesperança.

Subsídio do Professor: A narração de Gênesis 3 mostra que Deus criou, desenhou e executou Sua criação de tal maneira que tudo servia para nutrir, sustentar e proteger as suas criaturas de forma integral. Nesta perspectiva cristã, então, a teocracia propõe uma harmoniosa relação tripartite: Criador-sociedade-indivíduo. Sustenta também que a natureza e as estruturas sociais têm, desde seu início, o propósito divino de proteger a humanidade. E mais: foi a queda do homem que provocou uma mudança na humanidade e seu meio.

EBD | 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel – Adultos – Lição 07: O drama da Depressão – CPAD

EU ENSINEI QUE:

Em Romanos 1.21-25, o apóstolo Paulo nos dá um panorama do quadro clínico da sociedade sem Deus. Infelizmente, a troca do certo pelo errado, do moral pelo imoral, dominou a sociedade.

3. Como livrar-se da depressão?

Para nós, cristãos alicerçados na Palavra, os recursos da ciência também são importantes no tratamento da depressão, sendo, às vezes, usados por Deus, em Sua soberania, para cuidar dos Seus. Contudo, seja como for o tratamento, não substituem o relacionamento com Deus, pois Ele conhece o ser humano em sua totalidade, como ninguém mais conhece; e ama e cuida de maneira ímpar [Sl 40.17; 139].

3.1. O bom senso. É preciso haver bom senso no tratamento da depressão. Não se pode desconhecer que muitos problemas que comprometem a vida psíquica precisam de tratamento paralelo, com o uso de medicamentos e de outras terapias. Há situações de certa gravidade que não se resolvem apenas com remédios ou somente com terapias alternativas.

Subsídio do Professor: Não se pode ignorar que nem todos os pacientes deprimidos respondem à medicação recomendada por médicos psiquiatras. As estatísticas têm demonstrado isso. Há também os pacientes que se negam a usar medicação por objeções pessoais ou porque desenvolvem efeitos colaterais.

3.2. Diagnóstico e terapia. Especialistas afirmam que 80% das enfermidades físicas são causadas por problemas psíquicos. Vasculhar o subconsciente não significa necessariamente conseguir mudanças. Em todo tipo de situação na nossa vida, se não encaramos a verdade, nós não recebemos a cura. Deus nos conhece. Ele nos criou e como um médico cirurgião sabe onde seu bisturi deve cortar para arrancar nossa doença e nos curar. Jesus afirma que Ele é o Ungido de Deus para trazer cura a todos os que precisam, consolá-los, dar óleo de alegria e vestes de louvor [Is 61.1-3; Lc 4.17-21].

Subsídio do Professor: As pessoas que possuem conflitos interiores e sofrem transtornos emocionais, geralmente apresentam transtornos de conduta. Essas manifestações podem ser bastante variadas, de acordo com cada caso e cada pessoa. A primeira pessoa a tomar o conhecimento de que algo anda mal é ela mesma (mas nem sempre admite), em seguida, as pessoas que estão mais próximas e passam mais tempo junto dela.

3.3. O perigo da racionalização. Freud, considerado o pai da psicanálise, disse que o sentimento de culpa é causado pela religião. Muitos eliminaram a religião e seus conflitos aumentaram (não consideram o pecado como algo existente, mas, sim, causado pela religião que restringe certas condutas). Estas respostas não satisfazem o homem, pois no íntimo ele sabe que é culpado. O sentimento de culpa está no coração do homem. Toda culpa ou é perdoada ou é paga. A psicologia moderna tenta tirar o sentimento de culpa do paciente, dizendo que o culpado não é ele, mas as circunstâncias, o meio ambiente em que viveu é que o levou a ser ou fazer determinada ação.

Subsídio do Professor: A Palavra de Deus revela que a confissão de pecados (tanto a Deus como aos ofendidos) também reflete na saúde do ser humano [Tg 5.14-16]. Devemos ser específicos com Deus. Dar nomes aos pecados quando os confessamos. Após a confissão devemos nos apropriar do perdão de Deus [Is 43.25; Mq 7.18-19]. Não ficar lembrando aquilo que Deus não lembra mais. Crer na Palavra de Deus sobre confissão e perdão [1Jo 1.8-10; 2.1-2]. Como dizem: “Deus lança nossos pecados no fundo do mar e escreve: “Proibido pescar – lançou na conta de Jesus”.

EBD | 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel – Adultos – Lição 07: O drama da Depressão – CPAD

EU ENSINEI QUE:

Os recursos da ciência são importantes no tratamento da depressão, sendo, às vezes, usados por Deus, em Sua soberania, para cuidar dos Seus. Contudo, não substituem o relacionamento com Deus.

CONCLUSÃO

O cultivo de uma vida espiritual plena com Deus através de Jesus Cristo é fundamental para superar a depressão, qualquer que seja o tipo de tratamento a ser adotado. A busca em soluções místicas nunca resolve o problema, além de agravar a situação.

EBD | 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel – Adultos – Lição 07: O drama da Depressão – CPAD