Lição 08: Salvação, Solução para o Pecado | 3° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 08: Salvação, A Solução Para o Pecado

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Pecado é um conceito cada vez mais estranho à sociedade hodierna, principalmente porque se prefere falar em erros, fraquezas, desvios etc. Acham que o pecado é uma ideia basicamente inerente ao Cristianismo. Que outro credo trata os erros humanos como pecado, ou mesmo tenta definir tal termo? Que religião busca encontrar solução a esse milenar problema humano? Biblicamente, o pecado pode ser definido como desobediência e como o fracasso em se conformar às leis de Deus, cujo escopo é uma expressão de Sua natureza moral. Não moldar- -se a essas leis, a fim de agradar a Deus, é viver escravo do pecado. Só a Bíblia nos revela claramente a realidade do pecado, bem como a sua origem, natureza, consequências e cura.

PALAVRAS-CHAVE

Pecado • Expiação • Restauração

OBJETIVOS

Dar exemplos que ofereçam evidências sobre a realidade do pecado.
Dizer o que se pode saber através das Escrituras, sobre a origem do pecado.
Descrever a natureza e as consequências do pecado.

PARA COMEÇAR A AULA

Pergunte aos alunos se eles conhecem o conceito de Humanismo secular. Pontue que a ideia básica do Humanismo é que o homem é essencialmente bom (rejeitam a ideia de pecado), mas pode ser corrompido. Pregam que o homem é o centro de tudo, superior a todos, não devendo prestar obediência a um ser superior. Considere as muitas provas sobre a realidade do pecado e suas consequências. Todas elas se encontram na Bíblia, que também apresenta a solução definitiva ao problema.

LEITURA COMPLEMENTAR

O pecado pode ser definido como a desobediência e como o fracasso, por não conformar-se às leis dadas por Deus, a fim de orientar as Suas criaturas racionais. Visto que a lei de Deus é uma expressão de Sua natureza moral, o homem deve moldar-se a essa lei, a fim de agradar a santa pessoa divina. A Bíblia revela claramente para nós a realidade do pecado, bem como a sua origem, natureza, consequências e cura. Todos esses aspectos do pecado serão abordados enquanto formos avançando nesta lição. Conforme vimos na lição passada, o homem é uma criatura racional. Assim, ele sabe que é culpado de pecado se:
1) Fizer aquilo que não deve fazer;
2) Não fizer aquilo que deve fazer;
3) For aquilo que não deve ser; ou
4) Não for aquilo que deve ser. Há muitas provas sobre a realidade do pecado. A primeira delas encontra-se na Bíblia. Livro: “Doutrinas Fundamentais da Bíblia” (ICI, São Paulo, 2013, pág. 138)

TEXTO ÁUREO

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” Ef 2.1

VERDADE PRÁTICA

Jesus Cristo é a única solução para o pecado do homem.

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Gn 3.6 O pecado humano inicia-se com Adão.
Terça – Rm 6.23 O salário do pecado é a morte.
Quarta – 1Jo 3.4 O pecado é toda desobediência a Deus.
Quinta – Rm 8.22 O pecado gerou destruição ambiental.
Sexta – At 4.12 Jesus é a única salvação do pecado.
Sábado – Cl 2.15 Jesus derrotou o autor do pecado
Hinos da Harpa: 18 – 156 – 73

LEITURA BÍBLICA

Efésios 2.1-5
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos …
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).

SALVAÇÃO, A SOLUÇÃO PARA O PECADO
INTRODUÇÃO
I- COMPREENSÃO DO PECADO
1- Origem do pecado Gn 3.1-5
2- Natureza do pecado 1 Jo 3.4
3- Realidade do pecado Rm 5
II- CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
1- Morte espiritual Gn 2.17
2- Doenças e enfermidades Gn 3
3- Destruição ambiental Rm 8
4- Punição eterna Ap 20
III- VITÓRIA SOBRE O PECADO
1- Restauração espiritual Jo 3
2- Autoridade espiritual CI 2
3- Restauração física Is 53.4,5
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

Nesta lição, aprenderemos o que a Bíblia diz sobre a origem e as consequências do pecado. Mas, graças a Deus, não precisamos nos desesperar, pois também aprenderemos a solução dada por Jesus Cristo. Peçamos que o Espírito nos ajude a avivar no nosso coração a certeza da nossa salvação, enquanto estudamos esses importantíssimos assuntos.

I- COMPREENSÃO DO PECADO

Existem muitas opiniões sobre as fraquezas e erros humanos, mas a única verdadeiramente completa é a revelação das Escrituras.

1- Origem do pecado. O pecado surgiu em dois momentos:
a) No Universo, o pecado entrou através do pecado dos anjos, pela ambição e soberba de Satanás (Ez 28.11-19; Is 14.13,14). Desde então, tornou-se um princípio fundamental satânico em oposição ao governo de Deus;
b) Na humanidade, o pecado começou através dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, ao cederem ao engodo de Satanás e desobedecerem a Deus, comendo do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 3.1-5). Na proibição divina, a obediência deles foi avaliada (Gn 2.16,17). Eles tinham o livre-arbítrio para viver para a glória de Deus, de aceitar ou de rejeitar o amor divino. Na desobediência deles o pecado entrou no mundo e a natureza pecaminosa deles foi transmitida para todos os homens (Rm 5.12).

2- Natureza do pecado. O pecado é toda desobediência a Deus. Toda atitude que não expressa o Seu santo caráter é pecado, seja por ação ou por omissão. Na Bíblia, o pecado é descrito como:
a) Transgressão, que consiste na desobediência à Lei divina (1Jo 3.4; Rm 5.14-17), pois esta é uma expressão de Sua natureza moral.
b) Errar o alvo, que significa não cumprir o propósito de Deus para a vida, a Glória de Deus (Êx 20.20; Rm 3.23).
c) Egoísmo, que é priorizar os desejos pessoais em detrimento da vontade divina (Sl 119.36; Fp 2.3).
d) Rebeldia, que é desobediência ou ação contra a autoridade de Deus ou Seus ministros (Êx 23.21; Is 53.6).
e) Imundície, que é a consciência de sujeira produzida no pecador (SI 51.2,7; Is 64.6; l jo 1.7).
f) Iniquidade, que é todo ato contrário à equidade ou justiça (Pv 22.12).
g) Impiedade, que consiste na ausência de fé, na incredulidade e na recusa de adoração a Deus (Pv 11.5).

3- Realidade do pecado. O pecado é real na história humana (Gn 4.7; Rm 5.12-14). Por isso, Deus deu a Lei escrita para guiar o Seu povo no começo da experiência dos israelitas no deserto do Sinai (Êx 20.1-17). Ele também instruiu como o pecado poderia ser expiado (Lv 4-7). Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento, conhecidos como livros da Lei, contêm os mandamentos de Deus para o Seu povo.

Os livros históricos, de Josué até Ester, registram o trágico fracasso por não obedecerem aos mandamentos. O salmista exprimiu tristeza por causa de seu pecado (SI 51.1,2,5). Os profetas clamaram contra o pecado (Ez 23; Jr 5; Dn 9.1-23). O Novo Testamento mostra que Jesus tomou sobre si mesmo o pecado do mundo (Lc 22.39-44; Jo 19.1-3,18). A depravação humana é uma evidência da realidade do pecado (Rm 1.28-32).

II- CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

Examinemos as principais consequências do pecado original do homem.

1- Morte espiritual. É a separação entre o homem e Deus (Gn 2.17; Is 59.1,2; Rm 3.23). Ao pecarem, Adão e Eva perderam a comunhão com Deus, tornaram-se conscientes da condenação, da nudez e cheios de vergonha, ao perderem também a Glória. Por isso, foram expulsos do Jardim do Éden. Esse princípio corruptor, a natureza pecaminosa, atingiu o mundo inteiro (SI 51.5; Rm 5.12). Tornamo-nos “filhos da ira” (Ef 2.3). O homem age maldosamente por causa de sua natureza corrompida, por causa daquilo que ele é. Desde cedo, as crianças mostram a natureza pecaminosa ao brigarem umas com as outras, pois o egoísmo faz parte da natureza maligna O homem, sem Deus, fica depravado; é só observarmos as terríveis condições da sociedade atual (2 Tm 3.1-5).

2- Doenças e enfermidades. As enfermidades e as mazelas do corpo eram desconhecidas por Adão e Eva, no Jardim do Éden. Os ataques por germes e vírus, assim como doenças de todos os tipos, apareceram como resultado do pecado e em decorrência do julgamento divino (Êx 1 5.26; Dt 28.58- 6 2). A dor e a decadência física fazem parte do processo iniciado pelo pecado, o qual, finalmente leva à morte física (Gn 3.1 6-19). De fato, a morte cerca implacavelmente a humanidade, como resultado da queda do homem no pecado.

3- Destruição ambiental. Por causa do pecado, a maldição veio sobre a natureza (Gn 3.17,18). No vindouro reino de Deus, os animais irracionais serão pacíficos, e não selvagens. Isso leva-nos a crer que a atual ordem de selvageria resulta da maldição causada pelo pecado (Is 11. 7). A vida vegetal também revela os maus efeitos do pecado. Sarças e espinheiros abafam as plantas úteis. Os alimentos são produzidos com muito esforço, pois a luta para obter alimentos do meio ambiente cobra um alto preço em seu corpo (Rm 8.19-22).

4- Punição eterna. Esta é a pior de todas as consequências do pecado: o castigo eterno (Jo 3.16-18; 2Ts 1.6-10). Notemos que o adjetivo “eterno” é usado para descrever tanto o céu quanto o inferno: a punição eterna (no inferno) e a vida eterna (no céu) (Mt 25.46). Todo homem já nasce condenado à morte por causa do pecado (Rm 6.23). Porém, se morrer sem aceitar Jesus como Salvador, confirma a condenação da morte eterna, indo para o inferno ou Hades, e depois, para o Lago de Fogo, no Juízo Final (Lc 16.23-31; Ap 20.11-14). Depois da morte, não cabe em prol dos mortos nenhum tipo de ajuda espiritual (Hb 9.27).

III- VITÓRIA SOBRE O PECADO

Você e eu podemos ser restaurados, tanto espiritual quanto fisicamente, dos efeitos do pecado:

1- Restauração espiritual. Deus proveu para o homem a libertação espiritual através de Jesus (Jo 8.36). Ele é o nosso substituto e a expiação pelo pecado (Jo 3.16,17). Recebemos a restauração espiritual, se nos arrependermos, abandonarmos o pecado e aceitarmos a oferta da salvação de Deus (Ef 2.8). Quando cremos Nele e o confessamos como Senhor de nossas vidas, somos transformados e recebemos a vida espiritual, e nos tornamos novas criaturas em Cristo (Rm 10.9; Ef 2.19; 2Co 5.17). Por meio de Sua morte, Ele pagou a pena imposta contra o pecado e satisfez a ira de Deus (Cl 2.13). Na aceitação desse sacrifício expiatório, somos declarados justos. Deus garante o nosso perdão e nos provê plena e gratuita redenção. Ele também nos confere uma nova natureza e nos adota na Sua família como Seus filhos (Rm 8.14-17; l Jo 3.2).

2- Autoridade espiritual. Na cruz, Jesus restaurou a nossa autoridade espiritual sobre Satanás e os demônios (Cl 2.15; At 10.38). Quando Adão pecou, ele entregou o comando da sua vida e da humanidade para Satanás. Então, toda a humanidade ficou escravizada sob o poder maligno: mentira, doenças, destruição familiar; idolatria, opressões e possessões demoníacas etc (Mc 5.1-14; Lc 13.11- 16). Jesus veio para destruir as obras do Diabo e desenvolver a nossa autoridade espiritual (1Jo 3.8; Lc 10.19).

3- Restauração física. Jesus proveu, na cruz, a provisão para a nossa restauração física (ls 53.4,5). A enfermidade faz parte da maldição divina contra o pecado. Jesus curou um número incontável de pessoas enfermas durante o Seu ministério público. Ele também instruiu aqueles que foram enviados a pregar, para que, igualmente, curassem os enfermos (Mt 10.7,8; Mc 16.18). Os milagres de cura continuaram a ser realizados pelos Seus seguidores na Igreja. Os ministros da igreja devem orar com fé pelos enfermos, na esperança de que Deus os cure (Tg 5.14 ). O mundo ainda não está livre de todo o sofrimento e das enfermidades. Porém o testemunho, ao longo da história, é que aqueles que confiam em Jesus podem ser curados em resposta à oração da fé.

APLICAÇÃO PESSOAL

O imenso amor de Deus pelo homem foi provado no preço que Ele mesmo pagou para nos salvar: a morte de Jesus, Seu único Filho. Devemos, pois, aceitar a salvação de Deus, para experimentarmos todos os benefícios espirituais conquistados pelo Senhor.

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1) Qual a origem do pecado angélico? R. Rebelião dos anjos maus, sob Satanás.
2) Qual a origem do pecado humano? R. Desobediência de Adão e Eva.
3) Qual a solução de Deus para o pecado do homem? R. A salvação em Jesus

VOCABULÁRIO

Expiar: Remir (a culpa). cumprindo pena; pagar. Sofrer. padecer.
Restauração: Ato ou efeito de restaurar(-se). Recuperação, restabelecimento, restauro.
Transgressão: Ato ou efeito de transgredir; infração, violação.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 08: Salvação, A Solução Para o Pecado