Lição 09 – Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam | EBD BETEL | 1° Trimestre De 2021

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Perceber que Deus sempre socorre os seus filhos. Compreender que o agir de Deus é sempre perfeito. Entender que o socorro do Senhor chega na hora certa.

TEXTO ÁUREO

“Então disse o rei: Que honra e galardão se deu por isto a Mardoqueu? E os mancebos do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez.” Ester 6.3

VERDADE APLICADA

O Senhor vela pelos que o temem e guardam os Seus caminhos.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
ESTER 6

1 – Naquela mesma noite, fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro das memórias das crônicas, e se leram diante do rei.

2 – E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradará o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?

3 – Pelo que disse Hamã ao rei: O homem de cuja honra o rei se agrada.

4 – Traga o vestido real de que o rei se costuma vestir, monte também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se lhe a coroa real na sua cabeça.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Dt 31.6 – Deus não nos deixa nem nos desampara.

TERÇA / Sl 51.10 – Deus é quem renova em nós um espírito reto.

QUARTA / Pv 22.21 – A certeza das palavras de verdade.

QUINTA / Gl 2.20 – Cristo vive em mim.

SEXTA / Fp 4.6 – Não estejamos inquietos por coisa alguma.

SÁBADO / 1Tm 1.17 – Ao único Deus seja honra e glória.

HINOS SUGERIDOS – 126, 127, 303

MOTIVOS DE ORAÇÃO: Ore para que o Senhor nos fortaleça diante dos nossos adversários.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução 1. A vida muda quando Deus faz parte dela – 2. O agir de Deus é perfeito – 3. Deus nunca se esquece de honrar os Seus – Conclusão

INTRODUÇÃO

O temor ao Senhor é a fonte para uma vida vitoriosa nesta terra. Quando obedecemos a Ele, o Senhor nos dá ânimo para encararmos a vida e nos livra de muitos males.

PONTO DE PARTIDA: O agir de Deus é perfeito.

1 – A Vida muda quando Deus faz parte dela

Nossa vida é feita de momentos altos e baixos. Um dia Mardoqueu estava condenado à morte, no outro dia estava sendo honrado pelo rei. É assim que a vida do crente é. Quando pensamos que não tem mais jeito, o Senhor entra com providencia e muda a nossa história por completo. Que possamos aprender que Deus modifica acontecimentos que, para o homem, eram irreversíveis.

1.1. A aflição é o solo fértil para o milagre. Hamã várias vezes presenciou que Mardoqueu não se ajoelhou perante sua presença. Aborrecido com esta situação, Hamã tomou conselho de seus amigos e de sua esposa Zeres. Eles lhe aconselharam que construísse uma forca de cinquenta côvados para assassinar Mardoqueu [Et 5.10-14].

E assim Hamã adormeceu naquela noite, risonho, pois iria dar fim àquele homem que não se curvava diante dele. O que Hamã não sabia era que Deus, a quem Mardoqueu servia constantemente, intervém na história dos Seus servos, para levar adiante os Seus planos.

Subsídio do Professor: Deus escolheu alguns homens e mulheres para, por meio deles, divulgar seu plano e seu cuidado para com o mundo e com as pessoas. Assim foi com a história de Ester e de Mardoqueu. Notamos Deus intervindo na história através de um povo escolhido, o povo de Israel. Note bem algo muito importante aqui. O povo de Ester e de Mardoqueu estava dominado e escravizado, contudo o Senhor não deixou de amá-los mesmo em terra estrangeira.

1.2. Deus está ao seu lado confie nisso. Como vimos no livro de Ester, é certo que Deus honra os Seus servos fiéis e que nada pode impedi-Lo de realizar Suas intenções. Sendo assim, necessitamos parar de olhar para as adversidades e nos concentrarmos no agir de Deus a nosso favor. Não tema se alguns obstáculos parecem impossíveis de contornar. Mardoqueu tinha uma única certeza: a graça do Senhor o alcançaria onde quer que estivesse [Et 4.14]. Que possamos ter esta certeza de que Deus está em todos os lugares. Deus está em nós, Deus está em mim e em você; velando por cada um de nós.

Subsídio do Professor: Mardoqueu honrou a Deus. Mesmo consternado, não abriu mão de sua fé; continuou acreditando que, apesar das tragédias anunciadas, o Senhor seria bondoso e abençoador. Ele tinha plena certeza de que o Eterno tem o controle até mesmo sobre a morte. Ele nunca se esquece dos seus filhos. Que tenhamos a certeza de que os filhos de Deus podem ser alegres e vitoriosos, mesmo em meio à fornalha das aflições e provações.

1.3. O Senhor nunca se esquece de nós. “Então disse o rei: Que honra e galardão se deu por isto a Mardoqueu? E os mancebos do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez.” [Et 6.3]. O livro das crônicas de Assuero poderia ser aberto em qualquer lauda, pois o rei não estava preocupado com nenhum assunto em particular. Solicitou apenas que lessem o livro.

Embora o nome de Deus não apareça no livro de Ester, presenciamos aqui mais uma vez a Sua presença. O livro foi acessível justamente onde estava descrito a bondade que Mardoqueu fez ao seu rei.

Subsídio do Professor: O Senhor tem conhecimento de todas as injúrias que Satanás faz com o seu povo. Ele sabe de todas as artimanhas e perversidades que são idealizadas nas madrugadas contra a vida dos seus servos. Ele sabe de tudo! Por isso fará todas as coisas para conservar a integridade do seu servo fiel, inclusive quando tudo parece impossível aos olhos humanos. Fiel é Deus! Como notamos na vida de Mardoqueu, devemos afixar uma verdade formidável: Deus dá sempre a última palavra.

Assim como fez com Mardoqueu, outro exemplo do agir de Deus se deu na vida de José, depois de ser comercializado como escravo pelos seus próprios consanguíneos, e ser mandado para a cadeia por alguma coisa que não fez. Parecia o fim, mas o Senhor fez disso o começo, e saiu dali para governar sobre todo o Egito.

EU ENSINEI QUE:
Quando pensamos que não tem mais jeito, o Senhor entra com providencia e muda a nossa história por completo.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

2 – O Agir de Deus é Perfeito

Muitas vezes sobrevêm fatos na nossa vida que, no momento, não entendemos o porquê ou para quê. Devemos entender apenas que Deus tem Sua maneira perfeita de trabalhar. Quando Ele permite que sobrevenha alguma luta em nossa vida, é sempre com a intenção de nos abençoar. Assim como Mardoqueu, devemos manter a nossa fé em Deus e em sua promessa de que tudo coopera para o bem daqueles que o amam e que são chamados segundo seu propósito [Rm 8.28].

2.1. Nunca deixe de honrar ao Senhor. As lutas nos deixam mais fortes a cada dia, as provações nos ensinam a confiar somente em Deus. As lutas, as vitórias, os momentos difíceis, tudo está no controle do Eterno, nada, absolutamente, nada, foge do seu domínio [1Cr 29.11-12]. Devemos honrar o Senhor em meio às lutas, afinal a maneira que agimos diante delas apontam a condição do nosso relacionamento com o Senhor. Elas passam a ser um referencial do que Deus de fato significa para nós. Que possamos ser como Mardoqueu, em meio às adversidades, confiar somente no Senhor.

Subsídio do Professor: A palavra honra pode ser pequena, mas é impregnada de uma força admirável. Acima de qualquer coisa, devemos nos espelhar na vida de Mardoqueu e nos prostrar somente a Deus, devemos honrar ao Senhor em todos os fatos, através da nossa existência, família, missão, finanças etc.

A palavra honra no original grego é “timão”, que denota: apreciar, respeitar, mantido em honra, especialmente querido. Mardoqueu foi um homem que honrou a Deus mais do que tudo, não se prostrou a Hamã, e fez tudo corretamente, porque tinha sua fé constituída em Deus. Ele sabia que não podia adorar uma pessoa como se fosse Deus.

2.2. Quem honra a Deus é por Ele honrado. O Senhor não honrou apenas a Mardoqueu, honrou também a sua prima Ester. Eles atuaram conforme o querer do Senhor, este foi o diferencial. E foi nessa diferença que Deus trabalhou. O salmista expressou: “Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne?” [Sl 56.4].

Ainda hoje Deus continua abençoando os que procuram servi-Lo de todo o coração. A Bíblia diz: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” [Tg 1.25].

Subsídio do Professor: Para sermos honrados por Deus, temos que honrá-lo. Mardoqueu fez tudo o que estava ao seu alcance para adorá-lo. Sua história apresenta que, além da honra vir na hora certa, o melhor de Deus recai sobre aquele que se põe em Sua presença. Muitas pessoas não dão o devido valor àquilo que Deus lhe deu, e por isso são afligidos.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

Alguns homens da Bíblia foram penalizados por não honrarem o que o Senhor havia lhes dado. Vejamos o caso de Esaú, que não honrou a sua primogenitura, e depois não encontrou em seu coração lugar de contrição, ainda que com lamentações a buscou. Sansão não deu importância aos dons que Deus lhe havia entregado, por isso terminou a vida iludido, cego e humilhado pelos filisteus. O rei Saul renunciou sua confiança em Deus, e por isso Deus lhe extraiu o reino e o confiou a Davi.

2.3. Nossa confiança em Deus faz toda a diferença. A postura de Mardoqueu diante do ódio de Hamã foi simplesmente demonstrar sua confiança em Deus [Et 4.14]. Esta confiança fez toda a diferença. O texto bíblico indica que Deus estava atento ao Seu povo, ainda que espalhado pelas províncias governadas por Assuero. O que parecia impossível aconteceu, vidas salvas da morte iminente.

Subsídio do Professor: A confiança em Deus é a maneira mais coerente que um ser humano pode possuir. A total confiança em Deus não brota de uma hora para outra. É gradual. Vai desenvolvendo aos poucos, vai se apoderando da pessoa, vai aumentando, vai diminuindo a distância entre Deus e o homem. Isto porque essa certeza nos dá garantia, contentamento e coragem para enfrentar qualquer desafio que esteja na nossa frente. Deus é leal e bondoso, e jamais desfavorece nem desampara aqueles que depositam sua fé n’Ele.

A Bíblia nos diz: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angustia, e conhece os que confiam nele.” [Na 1.7]. Que possamos aprender a confiar em Deus o tempo todo. Em 1Reis 8.56 narra: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.”

EU ENSINEI QUE:
Assim como Mardoqueu, devemos manter a nossa fé em Deus e em sua promessa de que tudo coopera para o bem daqueles que o amam e que são chamados segundo seu propósito.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

3 – Deus nunca se esquece de honrar os Seus

Penetrando um pouco mais na biografia de Mardoqueu, temos conhecimento de que em uma oportunidade ele notou dois porteiros do rei maquinando a morte do rei Assuero. Prontamente, ele comunicou a Ester, e ela fez o rei saber a conspiração em nome de Mardoqueu [Et 2.21-22]. Assuero então manda enforcar os traidores. Por isso, como forma de reconhecimento, o nome de Mardoqueu é escrito no livro das crônicas perante o rei [Et 2.23].

Agora Assuero tinha uma dívida de gratidão para com Mardoqueu. Nós, de igual modo, temos que expressar nossa gratidão, …pois não somos uma “ilha”, mas participamos de vários grupos sociais, nos quais há pessoas que nos auxiliam em diversos momentos.

3.1. Não importa o período que passar. Deus se lembrará de você. Já apontamos nas lições anteriores algumas situações notáveis sobre a atuação do Senhor na vida de Mardoqueu. E de como todos os acontecimentos de sua vida foram dirigidos por Ele para que a preservação do povo judeu fosse realizada. Mais uma vez veremos a mão do Senhor atuando sobre a vida do seu servo. Quando parecia que o Senhor havia se esquecido de Mardoqueu, o Senhor fez ao rei mostrar o seu agradecimento e julgou que seu principal opositor seria a pessoa indicada para honrá-lo [Et 6.10].

Subsídio do Professor: Esta ordem do monarca foi uma grande infâmia para o orgulhoso Hamã. O orgulho nos faz pensar que somos melhores que os outros. O orgulhoso não se submete a Deus, porque acha que seu próprio caminho é melhor. Disse Jesus: “E o que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e o que si mesmo se humilhar, será exaltado.” [Mt 23.12]. Ao invés de Mardoqueu ser humilhado, porque não se prostrava perante Hamã, Hamã é que teve que honrar ao próprio Mardoqueu!

3.2. O oponente não impede a honra a Mardoqueu. A Bíblia narra que Hamã tomou o vestido real, colocou-o sobre Mardoqueu, assentou-o no cavalo do rei, e saiu pela cidade, dizendo estas palavras: “Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada” [Et 6.11]. É óbvio que os papéis de Mardoqueu e Hamã se inverteram: “Depois disto, Mardoqueu voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo à sua casa, anojado, e coberta a cabeça.” [Et 6.12].

Subsídio do Professor: O profeta Isaías deixou registrado sobre o povo de Israel que: “Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria.” [Is 61.7]. Presenciamos na vida de Mardoqueu o quanto Deus pode nos exaltar nesta terra.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

Aprendemos que Deus tem uma promessa de vitória para cada um de nós. Só devemos crer e tomar posse. Devemos ensinar que todas as injúrias que Satanás lançou sobre a nossa vida e seus ferrões inflamados cairão por terra e os planos que ele tem feito para te apagar serão todos destruídos pelo poder de Deus.

3.3. Deus é poderoso para desfazer as ciladas. A Bíblia diz: “Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança.” [1Sm 2.3]. O rei Assuero promoveu o soberbo Hamã à posição mais elevada no seu governo [Et 3.1]. O livro de Provérbios relata que: “Vindo a soberba, virá também a afronta” [Pv 11.2].

Hamã foi tão arrogante que mandou construir uma forca de cinquenta côvados de altura, tramando matar Mardoqueu, mas sendo ele mesmo condenado à morte; foi enforcado na forca que havia mandado construir para Mardoqueu.

Subsídio do Professor: A vitória de Mardoqueu sobre Hamã demonstra que o verdadeiro caráter da Igreja de Cristo é o de vencedor. Nós somos um povo que Deus deseja livrar das mãos de Satanás. Um povo feliz, repleto de fé, que acredita que o Eterno pode livrar de todos os males.

EU ENSINEI QUE:
Assuero tinha uma dívida de gratidão para com Mardoqueu. Nós, de igual modo, temos que expressar nossa gratidão, pois não somos uma “ilha”, mas participamos de vários grupos sociais, nos quais há pessoas que nos auxiliam em diversos momentos.

CONCLUSÃO

Aprendemos nesta lição que nenhuma arma preparada contra os filhos de Deus prevalecerá. A história de Mardoqueu conta que ele fez de sua vida uma entrega pessoal ao Senhor, e por isso foi honrado. Que possamos ser semelhantes a Mardoqueu e fazer o que o Senhor quer façamos.

DICA DE CONTEÚDO AUXILIAR

LIVRO/EBOOK: Transformando as adversidades em cenários de milagres e vitórias. Bispo Abner Ferreira. Editora Betel, 2020.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 09: Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam