EBD Editora Betel | 2° Trimestre De 2025 | Tema: MORDOMIA CRISTÃ – A Gratidão e Fidelidade na Administração dos Recursos que Deus nos Confiou | Escola Biblica Dominical | Lição 11- A participação das mulheres no ministério de Jesus
TEXTO ÁUREO
A participação das mulheres no ministério de Jesus “Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Susana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas”, Lucas 8.3.
VERDADE APLICADA
O Senhor chama mulheres e homens, a quem capacita com o poder do Espírito Santo e usa na grande obra de evangelização e edificação da Igreja.
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Reconhecer o amor das mulheres pelo Evangelho de Jesus.
Ressaltar a importância das mulheres para o Ministério terreno de Jesus.
Saber que Jesus valorizou as mulheres tanto quanto os homens.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
MATEUS 26
6 E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
7 Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lhe sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.
LUCAS 8
1 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios,
3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Susana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | At 16.15 Um exemplo de caridade.
TERÇA | At 5.3-5 Mentira, uma atitude reprovável.
QUARTA | Lc 7.44-47 Jesus valorizou as mulheres.
QUINTA | Lc 13.16 Jesus libertou mulheres.
SEXTA | Mc 12.44 Pobre em dinheiro, rica em amor.
SÁBADO | Lc 8.2,3 As mulheres serviam a Jesus com bens e serviços
HINOS SUGERIDOS: 409, 225, 372
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que Deus continue a levantar mulheres que contribuam para o Reino.
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- As mulheres no Ministério de Jesus
2- Jesus e as mulheres
3- O papel das mulheres na Igreja Primitiva
Conclusão
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que a participação das mulheres foi relevante tanto para o Ministério de Jesus na terra quanto para o início da formação e das atividades da igreja nos tempos apostólicos. Tal realidade contrastava com a tendência de desprezo pelas mulheres daqueles tempos. Mas a graça de Deus e o poder do Espírito Santo se manifestam em mulheres e homens; pois, em Cristo, somos um (Gl 3.28).
PONTO DE PARTIDA – A contribuição das mulheres para o Ministério de Jesus.
1- As mulheres no Ministério de Jesus
As primeiras discípulas não só seguiam a Cristo como também contribuíam com seus próprios recursos com o Ministério dEle. Joana, Susana e outras mulheres, por exemplo, serviam ao Mestre com suas fazendas (Lc 8.1-3). Certamente, a disponibilidade em servir e contribuir com seus bens foi uma expressão de gratidão e amor por terem sido abençoadas por Jesus Cristo com acolhimento, perdão, libertação e cura.
1.1. O papel das mulheres no Ministério. As mulheres tiveram um papel tão importante no Ministério terreno de Jesus que são citadas nos quatro evangelhos (Mt 27.55,56). Entre tanto, Lucas é o evangelista que dá a abordagem mais detalhada sobre essa contribuição, inclusive citando Maria, mãe de Jesus; Isabel, mãe de João, o Batista; Ana, a profetisa; a sogra de Pedro; a viúva de Naim; a mulher que ungiu os pés de Jesus; Joana, a mulher de Cuza; Susana; a mulher do fluxo de sangue; a filha de Jairo; Marta e Maria de Betânia; a mulher paralítica e Maria Madalena (Lc 1.5-25,57-80; 2.36-38; 4.37-39; 7.11-15,36-50; 8.1- 3, 43-56; 10.38-42; 13.10-16; 24.10).
Bispo Abner Ferreira: “Deus não criou a mulher apenas para que seja auxiliadora do homem, mas para participar ativamente na edificação e propagação da Sua obra. Prova disso é a quantidade de mulheres que se dedicaram, em todos os tempos, ao trabalho da Casa de Deus: orando, liderando e “servindo com suas fazendas” Portanto, assim como as mulheres mostraram amar mais ao Senhor que aos seus bens, devemos ter um coração cheio de gratidão pelo que o Senhor tem feito por nós. Um coração grato atrai o favor de Deus!”
1.2. Servir é um ato de gratidão. Algumas mulheres que serviam ao Ministério de Jesus tinham sido libertas de espíritos malignos e curadas de enfermidades; talvez por gratidão, elas passaram a servir a Jesus também com seus bens (Lc 8.3). Essa atitude mostra que elas reconheceram a importância de investir nas coisas de Deus, no que é eterno, porque experimentaram o benefício de viver livre da dor e do sofrimento que carregavam. Além disso, Jesus deu visibilidade às mulheres em uma sociedade que as maltratava e ignorava.
Bispo Abner Ferreira: “Por muito tempo, as mulheres foram postas de lado na sociedade e tratadas como pessoas de uma classe inferior. Na época em que a Bíblia foi escrita, os costumes de muitos povos refletiam seu modo de pensar. Entretanto, Jesus Cristo as tratou de modo simples e gentil. As mulheres, que antes eram discriminadas pela sociedade, encontram em Jesus a revelação do amor de Deus’.
1.3. A relevância das mulheres no Ministério de Jesus. Maria Madalena, Joana, Susana e outras mulheres seguiam a Jesus, participando ativamente do Seu Ministério terreno. Enquanto o Mestre e Seus discípulos se dedicavam à pregação do Evangelho, aquelas valorosas mulheres lhes forneciam apoio, inclusive material e financeiro (Lc 8.1-3). Elas foram importantes para a divulgação da mensagem de Jesus, como ressalta Bispo Abner Ferreira (2019, p. 58): “Percebemos, hoje em dia, que por trás de muitos pastores sempre há valorosas mulheres os ajudando; seja com intercessão, seja com bens. Não podemos negar a vital importância das mulheres e suas contribuições para a Obra do Senhor”.
Comentário Bíblico Beacon: “O Evangelho de Lucas é o Evangelho das mulheres”. Aqui vemos um exemplo deste fato. Lucas nos informa que algumas mulheres tinham papel vital no ministério evangelizador de Jesus. Cada uma delas tinha uma razão especial para ser muito grata a Cristo, e para se sentir devedora dele. Elas haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades.
EU ENSINEI QUE:
Jesus trouxe dignidade e visibilidade às mulheres em uma sociedade que frequentemente as desvalorizava e ignorava.
2- Jesus e as mulheres
Lucas evidenciou a importância de algumas mulheres para o Ministério de Jesus, a exemplo de Joana, Marta e Maria.
2.1. Nos passos de Jesus. Joana serviu a Jesus com seus bens (Lc 8.3). Ela fazia parte da elite do primeiro século, pois era esposa de Cuza, um dos oficiais de Herodes Antipas, governador da Galiléia. Provavelmente, Susana estava junto com as mulheres que foram ao túmulo de Jesus, tendo testemunhado aos outros discípulos, juntamente com Maria Madalena, sobre a ressurreição (Lc 23.55; 24.10). Os relatos em Atos também mostram a presença de mulheres entre os que se convertiam ao ouvir o anúncio da Palavra de Deus (At 17.4,12).
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal: “Joana era esposa de Cuza, que era procurador de Herodes (ou administrador). Este homem pode ter ficado encarregado de uma das propriedades de Herodes Antipas. Joana também é mencionada em Lc 24.10 como uma das mulheres que, juntamente com Maria Madalena, avisou os discípulos da ressurreição de Jesus. Além disso, nada se sabe dela; o marido de Joana é mencionado somente aqui. Talvez os leitores gentios de Lucas conhecessem este homem e a natureza do seu cargo”.
2.2. Marta, a hospitaleira. A hospitalidade é uma característica da vida cristã, pois expressa fraternidade, amor e cuidado com o outro (1 Pe 4.9). Marta, irmã de Lázaro e de Maria, é um exemplo de crente que oferece o que tem de mais valioso a Jesus. No caso dela, o próprio lar (Lc 10.38). Talvez Marta tenha se preocupado demais em sua hospitalidade, mas a verdade é que ela se empenhou para dar a melhor acolhida possível a Jesus e Seus discípulos (Jo 12.2).
Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal: “A hospitalidade é uma arte. Certificar-se de que um hóspede seja bem recebido, aquecido e bem alimentado, requer criatividade, organização e trabalho de equipe. Sua capacidade de alcançar esses objetivos faz de Maria e de sua irmã, Marta, uma das melhores equipes de hospitalidade da Bíblia. Seu hóspede era Jesus Cristo”.
2.3. Maria, a agradecida. Maria de Betânia, irmã de Lázaro, usou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro, para ungir os pés de Jesus. Depois, ela enxugou os pés do Mestre com os próprios cabelos, deixando toda a casa perfumada (Jo 12.3). Isso aconteceu após Jesus ter ressuscitado Lázaro, irmão de Maria, então ela mostrou sua gratidão ao ungir os pés de Jesus com um perfume bastante caro. Além disso, com essa atitude, Maria reconheceu a Jesus como Messias e Rei.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal: “Este perfume era feito de uma erva aromática (nardo) das montanhas da Índia, importado em garrafas de alabastros. Este caro artigo importado tinha tanto valor que as pessoas usavam para fins de investimento, como o ouro é frequentemente usado em nossos dias. Maria pode ter ungido Jesus como o seu Messias Real. Ela derramou o melhor que pôde encontrar. O preço não é a questão central, mas uma expressão sincera de fé é amor”.
EU ENSINEI QUE:
A hospitalidade é uma característica da vida cristã.
3- O papel das mulheres na Igreja Primitiva
O NT traz vários registros sobre a presença de mulheres entre os muitos convertidos e a participação delas entre os comprometidos com o exercício do ministério cristão; contribuindo, assim, para a disseminação da Palavra de Deus e a edificação da Igreja. Num tempo marcado pela tendência a desprezar as mulheres, escreveu Paulo: “todos vós [mulheres e homens] sois um em Cristo Jesus” Gl 3.28.
3.1 . Maria, um grande coração. Maria, mãe de João Marcos, é mencionada uma única vez na Bíblia (At 12.12). Mesmo em meio à perseguição empreendida por Herodes Agripa aos cristãos, ela abriu as portas de sua casa e acolheu os crentes. É possível que Maria fosse rica ou tivesse uma condição financeira privilegiada, pois sua casa era grande o suficiente para abrigar a congregação de Jerusalém, além de contar com a ajuda de Rode, sua empregada. Foi para a casa da mãe de João Marcos que Pedro se dirigiu quando ficou livre da prisão de maneira milagrosa (At 12.13-17).
Comentário Bíblico Beacon: “Na casa da mãe de João Marcos, muitos estavam reunidos e oravam. A implicação é que o pai de Marcos já tivesse morrido, mas que a sua mãe possuía uma casa suficientemente grande para servir como lugar de reunião para uma congregação cristã em Jerusalém. Também é perfeitamente possível que o grande cenáculo desta casa (um amplo piso superior para convidados) tenha sido o local onde a última Ceia foi celebrada, e onde aconteceu o Pentecostes”.
3.2. Dorcas, uma mulher admirável. Tabita, cujo nome em grego é Dorcas, que significa gazela, vivia em Jope. Ela foi uma mulher fiel a Deus, que deixou um bom exemplo de como viver a vida cristã: “usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres”; At 9.36. Dorcas era uma excelente costureira, e usava esse talento recebido de Deus em benefício dos outros (At 9.39). Ela era muito querida pelas pessoas da cidade por sua generosidade e seu coração abençoador.
Bispo Abner Ferreira: “Dorcas era uma serva que ajudava os mais pobres. Ela expressava piedade e amor ao Senhor cuidando dos necessitados. Muitas pessoas usavam as roupas feitas gratuitamente por Dorcas, por isso todos gostavam muito dela. Dorcas amava o Senhor Jesus e fazia tudo com amor e boa vontade’.
3.3. Lídia, um exemplo de hospitalidade. Logo após ter sido batizada, juntamente com sua família, Lídia hospedou Paulo e Silas em sua casa, demonstrando disposição para servir a Jesus (At 16.15). O exemplo que podemos tirar da vida de Lídia é que devemos fazer tudo como se fosse para Deus (Cl 3.23). Ela investiu bens, tempo e amor no serviço à Igreja de Cristo (Ef 6.6,7), tornando-se importante para os irmãos da Igreja Primitiva.
Pr. David Cabral: “Lídia colocou em primeiro lugar o seu Senhor e, em segundo plano, o seu trabalho de subsistência. Tornou o seu lar um centro de hospitalidade e glorificação a Deus. (…) A hospitalidade é uma virtude recomendada na Bíblia. Ela é importante porque é uma forma prática de doar a si mesmo (Gl 6.9,10). Quem serve ao seu semelhante está servindo a Deus”
EU ENSINEI QUE:
Jesus integrou as mulheres em Seu ministério, reconhecendo seu valor e participação ativa na obra de Deus.
CONCLUSÃO
As mulheres da Igreja Primitiva tiveram um papel importante na expansão do Reino de Deus. Jesus permitiu que elas convivessem com Ele e Seus discípulos em um ambiente de respeito e amor fraternal, o que certamente despertou nelas um senso de utilidade nunca experimentado. Por amor e gratidão, aquelas mulheres abençoaram o Ministério terreno de Jesus até o fim, enquanto O seguiam.
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: