Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | 4° Trimestre De 2021 | EBD – Betel

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6.10

VERDADE APLICADA

Há uma batalha diária entre os filhos de Deus e as hostes do mal. Precisamos estar conscientes e revestidos para enfrentá-la.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Discorrer acerca da batalha espiritual.
Ensinar acerca da forma de organização do inimigo.
Mostrar como um cristão deve estar protegido.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
EFÉSIOS 6

10- No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12- Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13- Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Dn 10 Os acontecimentos dos últimos dias.
TERÇA / Jo 3.20 Todo aquele que faz o mal aborrece a luz.
QUARTA / 2Co 10.4 As armas da nossa milícia não são carnais.
QUINTA / Ef 6.18 Devemos orar em todo tempo.
SEXTA / 1Pe 5.8 O diabo, nosso adversário.
SÁBADO / 1Pe 5.9 Precisamos resistir firmes na fé.

HINOS SUGERIDOS 108, 212, 225

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore por revestimento espiritual.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1– Vestindo-nos de toda a armadura
2– Conhecendo os inimigos da batalha
3– O equipamento do soldado cristão.
Conclusão

INTRODUÇÃO

Paulo nos fala acerca da uma batalha espiritual e de todos os recursos disponíveis que temos para nos revestirmos e, assim, podermos resistir e ficar firmes.

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical

PONTO DE PARTIDA

Precisamos estar revestidos e protegidos.

1- VESTINDO-NOS DE TODA A ARMADURA

Existe uma batalha inevitável entre aqueles que servem a Cristo e as organizadas forças do mundo espiritual. Para vencer a batalha devemos estar devidamente equipados [Ef 6.11-12].

1.1. Fortalecei-vos no Senhor e em sua força. Todo cristão sabe perfeitamente que enquanto permanecer neste mundo, precisa estar sempre vigilante e sempre contando com a ajuda do Senhor, pois o inimigo é astuto, bem organizado e forte. A exortação é para que a Igreja se fortaleça no Senhor e receba a necessária vitalidade dEle [Ef 6.10]. Ninguém deve entrar em uma batalha sem o devido preparo. A palavra grega usada aqui é “endynamosthe” e significa: “fortaleza, tornar-se forte”. O cristão deve ter Cristo como a fonte de seu poder, porque não se trata de uma batalha física (não é contra carne ou sangue), e não é com forças humanas que venceremos essa guerra [Ef 6.12]

Subsídio do Professor: Aceitando essa verdade ou não, desde o dia em recebemos a Jesus Cristo como nosso Salvador, nos tornamos alvos das investidas de Satanás, mas não estamos sós e nem desamparados. Por esse motivo devemos nos fortalecer em Deus e conhecer as armas que nos dispôs para a batalha, que não são carnais, poderosas em Deus para destruir as fortalezas do inimigo [2Co 10.4]. Lutamos contra o mundo, a carne e o diabo, isso requer força espiritual e muito esforço de nossa parte.

1.2. Revesti-vos de toda armadura. A Igreja de Cristo é como um quartel que recruta e treina seus soldados para a batalha contra as hostes do mal. Como bons soldados de Cristo precisamos estar bem treinados e fortes para enfrentar os ardis de nosso inimigo. Para esta luta contra o mundo das trevas, também precisamos nos vestir adequadamente, cobrindo todas as áreas onde o inimigo possa nos ferir [Ef 6.11]. Isso nos indica que não se trata de uma vestimenta comum, se trata de uma vestimenta especial fornecida por Deus, de uma série de elementos espirituais perfeitamente projetados por Deus para cobrir Seu povo na luta diária contra os ataques do inimigo. Existe também uma razão pela qual devemos estar revestidos: “para que possamos permanecer firmes contra as armadilhas do diabo” [Ef 6.11b].

Subsídio do Professor: Sendo a batalha espiritual, as armas também devem ser espirituais [2Co 10.4]. Porém, tão importante quanto ter armas é saber como utilizá-las. Outro fator determinante na batalha é conhecer o inimigo, como age, que tipos de armas utiliza. Conhecendo essas coisas, poderemos não somente detectá-lo, mas também combatê-lo exatamente no ponto em que a luta esteja realmente acontecendo: no campo espiritual [Ef 6.12]. O caminho para a vitória sobre o diabo é obedecer à ordem de vestir toda a armadura de Deus e resistir, conforme lemos no versículo 11.

1.3. A luta não é contra a carne e o sangue. Devemos entender claramente que não são as pessoas físicas que se opõem a nós (não é carne nem sangue). Toda ação que outros empreendem contra nós pelo fato de estarmos em Cristo, a mão do inimigo está presente, ainda que de forma sigilosa [Ef 6.12a]. Verdadeiras estratégias de guerra não convencionais (Paulo as chama de astutas ciladas), que geralmente passam despercebidas. Por isso precisamos estar em comunhão com o Espírito e revestidos da armadura de Deus. O apóstolo Paulo assim nos ensinou em relação ao mundo das trevas: têm poder, são astutos e maus. O mundo das trevas usa seu poder para destruir e se deleita na falsidade e no pecado, odeiam a luz e a verdade [Jo 3.20].

Subsídio do Professor: Existe um mundo demoníaco ao nosso redor e está se manifestando em nosso tempo. Se tivéssemos dito isso em outros tempos, poderíamos ser taxados como loucos e que tudo era fantasia. Atualmente, no entanto, o demonismo é um tópico popular exposto abertamente na mídia. Há pessoas que estão sendo atraídas e envolvidas em todos os tipos de atividades demoníacas. Existem forças malignas agindo contra a igreja, elas estão trabalhando contra o crente, contra Deus e contra Cristo. Não podemos ignorar essa verdade, pois está acontecendo e nós somos chamados a enfrentar e anunciar as verdades bíblicas [Ez 33.1-9]. “Na batalha contra o mal, sê valente…” (Harpa cristã 225).

EU ENSINEI QUE:

Existe uma batalha inevitável entre aqueles que servem a Cristo e as organizadas forças do mundo espiritual. Para vencer a batalha devemos estar devidamente equipados.

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical

2- CONHECENDO OS INIMIGOS DA BATALHA

O relato de Paulo é muito esclarecedor. Ele fala acerca da batalha, diz o local onde essa batalha está sendo travada e revela quem são os inimigos que devemos combater.

2.1. A organização do exército inimigo. No versículo 12, temos uma descrição que revela a estrutura de um reino espiritual organizado, que continua operando e projetando suas estratégias em uma dimensão fora do mundo natural que vemos, para aplicá-las todos os dias, a qualquer momento, contra a Igreja de Jesus Cristo, ou seja, contra os discípulos de Cristo, a fim de fazê-los cair e, assim, impedir o avanço do reino. Eles são denominados de “principados, potestades, príncipes das trevas deste século, hostes espirituais da maldade” [Ef 6.12]. Observamos que cada termo usado para descrever essa hierarquia demoníaca é precedido pela palavra “contra”, que implica que cada um representa uma categoria ou nível de autoridade diferente.

Subsídio do Professor: De acordo com o teólogo Elienai Cabral, essas hostes incluem várias ordens ou classes de espíritos caídos. O reino de Satanás é organizado em hostes especiais. Aqui nos são apresentadas três categorias de inimigos que são os escalões de Satanás: “os principados e as potestades” são duas classes de ordens angelicais de Satanás que designam espíritos que exercem atividades de comando sobre outros demônios contra os remidos. Os “governadores das trevas ou dominadores mundiais das trevas” são espíritos que comandam o entenebrecimento espiritual (as trevas) neste século [Ef 6.12].

2.2. Mundo espiritual x mundo físico. Devemos ter em mente que tudo o que acontece no mundo espiritual tem influência no mundo físico, e vice-versa. Podemos citar como exemplo a oração de Daniel, que foi feita no mundo físico, mas repercutiu no mundo espiritual [Dn 10.2-13; Ef 6.12b]. Nesse capítulo Paulo revela a posição do inimigo, quem são e de onde partem seus ataques. Francis Foulkes comenta que os cristãos, estando em Cristo, são descritos como estando elevados acima deste mundo material, nos “lugares celestiais” [Ef 2.6], assim também lá ocorre o seu conflito espiritual (…).

Subsídio do Professor: Encontramos a expressão “lugares celestiais” ou “regiões celestiais” em Efésios 1.3 (bênçãos espirituais), 1.20 (lugares celestiais – RA – Cristo à direita do Pai, 2.6 (assentados), 3.10 (regiões celestiais – RA – pela igreja a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida), 6.12 (luta nos lugares celestiais). Assim, como comentou o Pr. Esequias Soares, o sentido dessas palavras depende do contexto onde elas aparecem. Contudo, seja qual for, o certo é que em todas os textos referenciados acima a tônica é: estamos em Cristo, ressuscitado dentre os mortos e assentado à direita do Pai; o plano de Deus com Sua Igreja vai além deste mundo físico [Ef 3.10]; e nEle somos fortalecidos e sustentados para vencer as batalhas que surgem.

2.3. Os inimigos que devemos enfrentar. O principal inimigo que devemos enfrentar é o diabo, mas ele não está só, ele vem com suas hostes [Ef 6.11-12]. Aqui vemos literalmente o paralelo da batalha de dois reinos espirituais com influências terrenas. Enquanto essas hostes estão nas regiões celestiais, a Bíblia diz que Satanás “anda em derredor, buscando a quem possa tragar” [Jó 1.7; 1Pe 5.8-9]. Fica claro que o ataque vem por todos os lados. Mas também devemos nos alegrar porque temos um grande General que está por toda a parte, e habita pelo Espírito Santo dentro de cada um de nós, formando um grande exército e capacitando com armas poderosamente destrutíveis e insuportáveis ao inimigo [2Co 10.4].

Subsídio do Professor: Devemos ter a consciência de que uma guerra espiritual está acontecendo e que as pessoas precisam estar fundamentadas na Palavra de Deus. Há uma manifestação demoníaca que é evidente no fato de que tantas pessoas são varridas por todos os tipos de cultos e seitas com falsas crenças. Como resultado dessa situação confusa, a Palavra de Deus parece cair em um nível de insignificância em alguns círculos e organizações cristãs. A ordem é estar revestido de toda a armadura, só assim resistiremos às ciladas inimigas [Ef 6.11].

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical

EU ENSINEI QUE:

Paulo fala acerca da batalha, o local onde essa batalha está sendo travada e quem são os inimigos que devemos combater.

3- O EQUIPAMENTO DO SOLDADO CRISTÃO

O servo de Deus que deseja vencer e seguir adiante, deve estar preparado e equipado, pois o inimigo busca a todo o instante que sua fé seja enfraquecida. Por isso, a ordem é estar revestido de toda a armadura de Deus.

3.1. A roupagem de um bom soldado. O apóstolo Paulo nos mostra as seis peças principais que compunham as vestimentas de um soldado da época: o cinto, a couraça, o calçado, o escudo, o capacete e a espada, para apresentá-las como ilustrações de verdade, da justiça, do evangelho da paz, da fé, da salvação e da Palavra de Deus. Cada uma delas cumpre uma função estratégica na proteção do soldado, tendo sido desenhadas por Deus, para nos equipar na luta contra o maligno e suas hostes. Cada uma delas serve para cobrir um algum ponto vulnerável de nossas vidas. A ordem é estar devidamente coberto para poder resistir no dia mau e ficar firmes [Ef 6.13].

Subsídio do Professor: A luta cristã mesmo sendo espiritual se desenvolve em várias esferas. Warren Wiersbe: “Como cristãos, enfrentamos três inimigos: o mundo, a carne e o diabo [Ef 2.1-3]. Uma vez que lutamos contra inimigos na esfera espiritual, precisamos de equipamentos ofensivos e defensivos”. Deus nos supriu com “toda a armadura”, e seguramente não podemos permitir que parte alguma fique descoberta. Satanás sempre irá buscar alguma área desprotegida para usá-la como ponto de partida para seus ataques [Ef 4.27].

3.2. A estabilidade espiritual do crente. Bem sabemos, que Paulo escreve a carta aos efésios de sua prisão em Roma, na qual estava rotineiramente visualizando um soldado romano. Provavelmente o Espírito o inspirou no tipo de roupa que o soldado usava, para nos ensinar como devemos estar preparados para enfrentar o adversário “no dia mau” [Ef 6.13], ou seja, no dia ou quando somos tentados a enfrentar uma situação difícil, que pode nos trazer crises de fé; quando estamos passando por provações de diferentes magnitudes e tipos, e assim, depois que toda essa tempestade tiver passado, permanecermos firmes [Ef 6.13b]. O que significa que devemos permanecer alertas, e sem hesitação.

Subsídio do Professor: Russell Shedd: “O último parágrafo nos convoca para a guerra. Somos todos chamados a nos fortalecer na força do poder de Deus. Esta última palavra não é apenas para mulheres e maridos, chefes e servos, filhos e pais, mas é para todos – Efésios 6.10. Novamente sentimos a necessidade de o Espírito Santo vir e encher a nossa vida para que possamos realmente transformar este mundo para Cristo”. Assim, é possível lidar com a batalha, resistir e ficar firme, enquanto cumprimos a missão que nos entregou Nosso Senhor.

3.3. Aplicando a vida à oração. Nesta parte, Paulo enfaticamente nos exorta a orar o tempo todo, com toda a oração e súplica no Espírito [Ef 6.18]. Paulo provavelmente não inclui a oração como uma das peças da armadura, porque a oração do crente é muito abrangente, deve permear toda a luta, independentemente do tipo de luta, das circunstâncias ou do tempo. É por isso que diz “em todo o tempo”, no Espírito. Isso não apenas nos fala sobre o momento, mas que às vezes nem sabemos o que pedir ou como pedir, por isso se faz necessário, para a eficácia da oração, fazê-la solicitando a orientação do Espírito Santo [Rm 8.26].

Subsídio do Professor: Quando Paulo fala sobre oração e suplica no Espírito, não fala de apresentar uma lista de pedidos a Deus. Significa que reconhecemos nosso inimigo e que nos apropriamos dos recursos espirituais de Deus. Nós nos apegamos a Deus para que possamos ser preenchidos com toda a plenitude dEle. Paulo fez aqui uma distinção entre a oração e a súplica. A oração é geral e a súplica é específica. Toda oração deve ser feita no Espírito, isto é, guiada e controlada no Espírito, para que seja uma oração eficaz [Rm 8.26].

EU ENSINEI QUE:

O servo de Deus que deseja vencer e seguir adiante, deve estar preparado e equipado. Por isso, a ordem é estar revestido de toda a armadura de Deus.

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

Estamos em Cristo nos lugares celestiais, mas também ainda nesse mundo [Jo 16.33], tendo, assim, que lidar com as investidas do maligno. Portanto, é imprescindível sermos fortalecidos no Senhor e estarmos revestidos de toda a Sua armadura para resistirmos e ficarmos firmes. Até que Ele venha.

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 13: Revestido de Toda Armadura de Deus | Escola Biblica Dominical