Lição 01: O Papel Influenciador do Pais | EBD BETEL | 1° Trimestre De 2021

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel – Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O Papel Influenciador do Pais

OBJETIVOS DA LIÇÃO

RESSALTAR que devemos vivenciar o querer de Deus.

FALAR sobre a importância da responsabilidade paterna.

APRESENTAR o perfil da família de Deus.

TEXTO ÁUREO

“Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse.” (Ester 2.10)

VERDADE APLICADA

Os pais têm muita importância na educação dos filhos, pois são os principais agentes de transmissão de valores nas crianças.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ESTER 25

5. Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita,

6. Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de Babilônia.

7. Este criara Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha nem pai nem mãe; e era moça bela de parecer e formosa à vista; e, morrendo seu pai e mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha.

20. Ester, porém, não declarava a sua parentela e o seu povo, como Mardoqueu lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mardoqueu, como quando a criara.

INTRODUÇÃO

Caros irmãos, mais uma vez somos gratos ao Senhor Jesus Cristo pelo início de um novo ano. É verdade que tivemos um ano muito difícil, mas creio que Deus está providenciando coisas melhores, pois, tudo está no controle de nosso Deus. E neste primeiro trimestre do ano, vamos estudar o livro de Ester. Alguns comentaristas o identificam como o “Livro da Preservação ou Livro da Providência”.

Este livro histórico revela, sem mencionar o nome de Deus, o cuidado providencial do Senhor para com o Seu povo, mesmo em terra estranha. Apesar do nome de Deus não se mencionar, há abundantes sinais de que Ele estava operando e cuidando de seu povo. As lições, como o livro, terão como foco as vidas de Ester e Mardoqueu no Império Persa, com seus desafios, perigos enfrentados, suas virtudes e integridade, suas crenças e valores, proporcionando-nos, assim, excelente oportunidade para reafirmarmos que é possível sermos fiéis a Deus mesmo em meio a uma geração corrompida.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel – Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O Papel Influenciador do Pais

1. VIVENCIANDO O QUERER DE DEUS

Ester e Mardoqueu tiveram uma vida repleta de desafios, os quais eles souberam transformar em oportunidades. Quando os pais de (Hadassa) que é Ester morreram, ela foi adotada por seu primo Mardoqueu. Os próprios pais dele provavelmente haviam sido mortos e ele sentiu-se responsável por ela. Mardoqueu ensinou a jovem Ester a amar o seu povo e andar nos caminhos do Senhor.

Mardoqueu era um judeu e pertencia a tribo de Benjamim (Ester 2.5). Sua família foi deportada para a Babilônia. Assim, Mardoqueu provavelmente nasceu em Susã, cidade que se tornou uma das capitais do Império Persa após Ciro ter conquistado a Babilônia. Mardoqueu herdou uma posição oficial entre os judeus cativos que o manteve no palácio, mesmo após a expulsão dos babilônios. Mardoqueu era um homem que fazia tudo na direção de Deus.

1.1. Ensina a criança no caminho em que deve andar A formação do caráter da pessoa começa desde os primeiros dias de sua vida, desse modo, é muito importante que bons ensinamentos sejam repassados por seus pais à criança, pois serão fundamentais para moldar sua forma de viver por toda vida. Por isso, Salomão escreveu em Provérbios 22.6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.”

Veja a importância de se ter um lar, onde há pais tementes a Deus e sábios para criarem seus filhos. Mardoqueu adotou Ester e criou como se fosse sua própria filha, ensinou a ser fiel e confiar em Deus, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

1.2. Família em primeiro lugar. Como dito pelo autor, na cultura judaica era imprescindível que os pais educassem os filhos. Os conhecimentos eram transmitidos aos filhos desde sua infância visando uma melhor conduta e preparação para vida em todos os sentidos. Assim, também, deveríamos praticar essa cultura e ensinar nossos filhos da melhor forma possível a serem pessoas amorosas, honestas, e tementes a Deus.

Foi exatamente assim, que Mardoqueu criou Ester. Se todas as famílias estiverem bem, logo teremos uma sociedade estabilizada, porque a família é base para se ter uma sociedade consolidada. Por isso, a necessidade de termos famílias vivendo de acordo com a vontade de Deus, onde aprendemos todos os tipos de conhecimentos, seja psicológicos, cultural e espiritual. Pela providência divina, Ester foi instruída por Mardoqueu que soube com dedicação e amor educá-la com toda prioridade.

1.3. Faça a diferença onde você estiver. Muitas vezes, as atribuições de Deus para nós exigem preparação, sabendo disso, Mardoqueu se empenhou em educar Ester da melhor forma. Assim, devemos estar confiante e preparado para o trabalho que o Senhor tem para nós e fazer a diferença onde quer que estejamos.

Foi assim, com Ester, era apenas uma jovem judia, órfã e sem muita visibilidade, mas através do agir de Deus, da educação de seu pai adotivo Mardoqueu e das instruções recebidas no palácio (Et 2.12), Deus levantou Ester do anonimato para tornar rainha de toda terra. Ela foi um instrumento nas mãos do Senhor para salvar a si mesma e seu povo da destruição.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel – Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O Papel Influenciador do Pais

2. EXERCENDO A RESPONSABILIDADE PATERNA

Ester era filha de Abigail, que havia morrido; ela cresceu na Pérsia com seu primo mais velho, Mardoqueu, que criou a sobrinha órfã como se fosse sua própria filha (2.7,15). Mardoqueu era um homem reto e temente a Deus, tinha um coração bondoso, sabendo que os pais de Ester morreram, ele tomou para si toda a responsabilidade de criar e educar a jovem Ester com todo carinho. Por isso, Ester tinha todo respeito, obediência e consideração por seu pai adotivo. 

Em Dt 11.18-21, Deus deixa bem clara a responsabilidade dos pais no ensinamento dos filhos. Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e assim, devemos assumir essa responsabilidade.

2.1. O cristão deve brilhar como testemunho de Cristo. Mardoqueu foi um pai brilhante, ele soube como transmitir a Ester um ensino de qualidade, não somente na teoria, como muitos o fazem, mas comprovando esses ensinos através de sua conduta no dia a dia. Foi exatamente essa educação que fez a diferença na vida de Ester.

Ela foi uma jovem obediente, quando foi escolhida pra ser rainha soube ser prudente e agia sob a direção de Deus em todas as suas decisões. Ester e Mardoqueu são exemplo de como o cristão deve se comportar, por isso, nos serve como brilhante testemunho de Cristo.

2.2. Momento de se calar. A Bíblia enaltece a obediência dos filhos aos pais (Ef 6.1-3; Mt 15.4). Sendo órfã (Et 2.15), Ester em tudo obedecia a Mardoqueu, seu pai adotivo. Certa ocasião, quando este lhe ordenou que não declarasse a que povo pertencia, a jovem não hesitou, obedeceu-o prontamente (Et 2.10,20).

Mesmo casada, Ester permaneceu fiel às promessas que fizera a Mardoqueu, honrando-o em tudo (Êx 20.12). Em algumas ocasiões é prudente ficar em silêncio até chegar o momento certo de falar. Isto é especialmente aplicável nas situações em que lidamos com pessoas que possuem autoridade sobre nós. No entanto, podemos sempre ver a diferença que Deus faz em nossa vida.

2.3. Momento de não se calar. No tópico anterior, Ester em obediência a Mardoqueu, ficou calada e não revelou a origem de seu povo e a sua parentela. (Et 2.10,20). Mas a Bíblia diz que há tempo de estar calado e tempo de falar (Ec 3.7), agora chegou a hora de falar, mais tarde, ao receber o pedido de Mardoqueu para livrar seu povo do extermínio, Ester mais uma vez atendeu-o, mesmo consciente dos sérios riscos que correria (Et 4.8,16). 

Ester e Mardoqueu colocaram de lado seus próprios medos e agiram. Ester arriscou sua vida ao pedir que o rei Assuero salvasse os judeus. Sua atitude corajosa nos proporciona um exemplo a seguir ao nos depararmos com difíceis ou perigosas tarefas.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel – Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O Papel Influenciador do Pais

3. O PERFIL DA FAMÍLIA DE DEUS

Foi Deus quem instituiu a família, assim, a família só será perfeita e feliz se o Criador estiver presente neste lar. É na família que se aprende valores fundamentais, tais como: amor, respeito, afeto, consideração e outros valores importantes para criação dos filhos e a união do casal. Assim, a família é o alicerce para obter uma sociedade edificada.

Pela providência divina, após a morte de seus pais, Ester foi criado por Mardoqueu, um homem valoroso e temente a Deus que de forma diligente educou-a nos caminhos do Senhor. 

3.1. É preciso alcançar o coração da criança. Certamente, Mardoqueu usou de muita habilidade para ensinar e adquirir a confiança de Ester. São poucos os pais que sabem lidar com os filhos, é preciso amar, ter paciência, flexibilidade, respeito e dizer não quando necessário. Assim, alcançaremos o coração de nossos filhos trazendo um relacionamento amoroso na família. Ester se tornou obediente a Mardoqueu porque ele foi um pai adotivo muito especial. 

3.2. Ester teve seu caráter formado na infância. Uma família possuidora de bons princípios, sendo ela cristã ou não, saberá criar os filhos com zelo e carinho, isto permitirá que os filhos aprendam dos pais bons costumes, terão bons relacionamentos e saberão lidar com equilíbrio, prudência e sabedoria em todas as adversidades da vida. Mardoqueu instruiu Ester desde a infância a ser obedientes nos caminhos do Senhor (Dt 6.6-7).

Ester guardou no seu coração todos os ensinos e quando adulta permaneceu fiel ao Senhor. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Salmos 119.11.

3.3. Como educar as crianças desta geração? Atualmente a tarefa de educar e criar os filhos têm se tornado um grande desafio, pois, estamos vivendo uma geração bastante diferente, assim, precisamos buscar ajuda de Deus a fim de educar nossos filhos da maneira certa. A tarefa de educar os filhos não é nada fácil, mas temos essa responsabilidade e não podemos deixar de exercê-la.

Muitos pais de forma errônea têm atribuído essa tarefa à escola, porém, o papel da escola é ensinar a ler e escrever e outras disciplinas seculares. A educação começa dentro do lar, para que cumpramos essa nobre missão, temos que buscar sabedoria de Deus. Tiago 1.5;3.17.

CONCLUSÃO

O livro de Ester é uma história magnífica da providência de Deus sobre nossa vida e da nação, mesmo sendo ausente o nome de Deus, vemos em todo o livro a soberania e o Seu poder em tudo. Assim, como Ester e Mardoqueu, devemos orar e confiar no Senhor em todo o tempo para sermos triunfantes a despeito das adversidades. Confiemos sempre no Senhor!

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel – Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O Papel Influenciador do Pais