Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus | 2° Trimestre De 2022 | EBD – Jovens

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus

TEXTO PRINCIPAL

“Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e
sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gn 3.5)

RESUMO DA LIÇÃO

Mesmo sendo criado sem pecado, o primeiro casal cedeu à tentação e desejou ser como Deus

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Gn 2.16,17 Um mandamento simples
TERÇA Gn 3.1 A conversa da desobediência
QUARTA Gn 2.17 Uma morte anunciada
QUINTA – Gn 5.5 A morte concretizada
SEXTA Os 11.9 Deus nao mente
SÁBADO – Is 4 3.10 Não há outro Deus

OBJETIVOS

COMPREENDER que Deus dê uma orientação para Adão e Eva
EXPLICAR que Satanás colocou em dúvida o que Deus havia falado para o primeiro casal
EXPOR o custo da desobediência de Adão e Eva

INTERAÇÃO

Professor(a), na lição deste domingo estudaremos o capítulo 3 de Gênesis. nele encontramos um dos relatos mais tristes da história da humanidade: a queda de Adão e Eva. Deus não foi pego de surpresa com o pecado do primeiro casal, pois as escrituras sagradas afirma que desde a fundação do mundo a morte Redentora de Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido determinada (Ap 13.8).O primeiro casal pecou de modo deliberado contra Deus ao desobedecer a única restrição. Contudo, o criador não deixou entregue a sua própria sorte, Ele providenciou sua Redenção. Por intermédio da história de Adão e Eva, podemos ver que as consequências que vieram sobre eles ao cederem à tentação, foram as piores possíveis. Uma delas foi o sentimento de culpa, algo novo e terrível para o primeiro casal que havia sido formado sem pecado, no estado de Inocência. Que estejamos sempre alerta e vigilantes, sabendo discernir tudo que vem do inimigo para que não venhamos sucumbir diante das tentações que temos que enfrentar diariamente.

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), Sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos seus alunos o plano de satanás contra nós. Precisamos estar vigilantes para que não venhamos cair nas muitas ciladas do inimigo.

O PLANO DE SATANÁS

DúvidaFaz você questionar a palavra de Deus e a sua bondade
DesencorajamentoFaz você olhar para os seus problemas e não para Deus
DesvioFaz as coisas erradas parecerem atraentes a ponto de você desejar las mas que as coisas certas
DerrotaFaz você sentir-se um fracassado e não ter ânimo de sequer tentar 
DemoraFaZ você adiar algo de modo que nunca consiga terminá-lo
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Rio de janeiro: CPAD.p.11)

TEXTO BÍBLICO
Gênesis 3:1-11

1- Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2- E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3- Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4- Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5- Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6- E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7- Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8- E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9- E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10- E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11- E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

INTRODUÇÃO

O tema tentação é apresentado nas Sagradas Escrituras em diversos momentos, e com diferentes pessoas. Nem mesmo o primeiro casal, criado em um estado de perfeição, escapou de ser tentado e de ceder a tentação. Nesta lição, veremos de que forma Adão e Eva, ainda que orientados por Deus, decidiram romper os limites estabelecidos pelo Criador. Os resultados advindos dessa decisão foram nefastos para o homem e para a natureza, e perduraram até os nossos dias. Assim como o primeiro casal, estamos sujeitos à tentação, mas podemos escolher entre pecar contra Deus ou sermos fiel a Ele. Desejar ser como Deus e ficar livre da consequência dessa escolha foi a ‘chave’ usada por Satanás para tentar Adão e Eva, e eles se deixaram levar por esse desejo.

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus

I- UMA ORIENTAÇÃO DADA PELO PRÓPRIO CRIADOR

1- A criação. A Palavra de Deus nos mostra que antes do Eterno criar o primeiro casal, o mundo tinha forma e os animais já existiam (Gn 1.14-23). Deus não apenas trouxe ordem ao caos existente, mas também preparou um local devidamente adequado para que o homem e a mulher pudessem viver sem padecer qualquer necessidade (Gn 2.8-15). O homem não foi criado no Jardim, mas foi ali colocado por Deus não apenas para cuidar dele, mas também para guardá-lo (Gn 2.15).Adão estava cercado de animais e desfrutava da companhia de Deus, mas o próprio Senhor afirmou: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). Então, o senhor, da costela do formou aquela que seria a ajudadora de Adão, a sua outra metade (Gn 2.18). Esta verdade bíblica nos mostra que há uma forte ligação afetiva e emocional entre o homem e a mulher. Essa ligação afetiva foi planejado por Deus para o casal, por isso Satanás sempre vai tentar destruir lá com as suas muitas propostas enganosas.

2- Criados sem pecado. O primeiro casal foi formado sem pecado, no estado de inocência. Adão e Eva foram criados para não morrer. As escrituras nos mostra que desde o princípio, Deus preparou o melhor para humanidade. Assim como o primeiro casal, ali no Éden, o senhor deseja que tenhamos provisão, proteção e a presença dEle.

3- Uma única restrição. A única restrição que Deus determinou ao casal foi não comer do fruto que procedia da árvore que ele chamou de ‘árvore da ciência do bem e do mal’ (Gn 2.16-17). Não nos é dito, no livro de Gênesis, o formato, a aparência, o tamanho desse fruto, nem desta árvore, mas entendemos que o primeiro casal sabia onde ela está e como era sua aparência e fruto. Deus foi bem enfático ao afirmar que o homem jamais poderia comer da árvore da ciência do bem e do mal. Adão e Eva entenderam as orientações que o Eterno lhe dera.
Deus não criou robôs programados para obedecerem incondicionalmente a qualquer ordem, sem poderem refletir no que iriam fazer ou deixar de fazer, e nas consequências de suas ações. Adão e Eva tinham autonomia para obedecerem a Deus ou rebelar-se contra Ele.

SUBSÍDIO 1

Professor (a), iniciou um tópico fazendo a seguinte indagação: ‘Como Eva poderia ter resistido à tentação? Segundo as mesmas diretrizes que podemos seguir. Primeiro, precisamos compreender que ser tentado não é pecado. Não cometemos pecado até o momento em que cedemos à tentação. Então, para resistir à tentação, precisamos (1) orar, pedindo para resistir: (2) correr, algumas vezes literalmente: (3) dizer não quando confrontamos com que sabemos ser errado. Tiago 1.12 nos conta as bênçãos e recompensas para aqueles que não cederam à tentação’
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Rio de janeiro: CPAD.p.9).

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus

II- SERÁS COMO DEUS

1- A dúvida. Um dos maiores problemas no tocante a tentação é o fato de que eta não apenas serve de isca para o pecado, mas coloca em cheque o que pensarmos a respeito de Deus. Muitas vezes, diante de uma necessidade, a dúvida aparece e pensamos: “Deus realmente vai suprir minhas necessidades?” Ou diante de uma situação perigosa questionamos: “O Senhor vai mesmo me livrar e proteger?” A Palavra de Deus afirma que Satanás se aproximou de forma sorrateira da mulher, e começou a conversar com ela por meio da serpente. Esse animal certamente já era conhecido do primeiro casal, e por isso, não deve ter despertado espanto quando se aproximou e iniciou a conversa.

A dúvida semeada pela serpente na mente no coração de Adão e Eva foi a respeito do que Deus havia falado: “É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do Jardim?” . A mulher respondeu que, exceto uma, as demais árvores lhes eram permitidas (Gn 3.2). Contudo, a serpente continua falando de modo astuto e afirmou ao casal: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e serei como os Deus, sabendo bem e o mal” (Gn 3.5). As palavras do diabo foram direto ao coração de Eva: era como se Deus não quisesse abençoar o primeiro casal com uma sabedoria especial e, mais ainda, com a possibilidade de eles serem como o próprio criador. O inimigo semeou no coração de Eva o mesmo sentimento pelo qual foi expulso do céu (Is 14.14). Da mesma forma que ocorreu a queda do ser que fora criado para glorificar a Deus, caíram também o homem e a mulher.

2- “Se abriram os vossos olhos”. A serpente fez Eva acreditar na possibilidade de obter um conhecimento extraordinário sem esforço algum. Saber mais do que era preciso, no caso do primeiro casal, não estava atrelado a possuir um conhecimento diferenciado para vida, e sim ao ato de desobedecer ao que Deus havia determinado. Não é pecado buscar o conhecimento. A palavra de Deus nos convida a buscar a sabedoria e o conhecimento (Pv 4.7). Entretanto, ela nos adverte que não nos apoiamos somente na nossa própria experiência mas que aprendemos a confiar no Senhor (Pv 3.5). Deus tem prazer em partilhar conosco seus segredos, mas há coisas que não nos é reservado saber.

3- “Sereis como Deus”. Satanás, ao tentar Eva, diz que ela e o marido seria como Deus, mas em que aspecto? Na glória que Deus manifestava, ou no seu poder criador? Em nenhum dos atributos de Deus, Satanás ofereceu a eles uma promessa falsa, há de saber a diferença entre o bem e o mal. O que eles receberam foi justamente o que Deus disse que aconteceria caso fossem desobedientes: a morte. O pai da mentira iniciava, assim, o seu projeto para destruir a obra-prima de Deus.

PENSE!
Será que foi a busca pelo conhecimento que derrubou o primeiro casal?

PONTO IMPORTANTE!
O que derrubou o primeiro casal não foi a busca do conhecimento, e sim a desobediência a Deus, e já usa viu orientado acerca de suas ações em relação ao fruto.

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus

SUBSÍDIO 2

“Satanás utilizou-se de um motivo para tentar Eva: ‘você será como Deus ‘. Eva não estava errado em querer ser como Deus. Tornasse mais parecido com Deus é o maior objetivo da humanidade. Deveríamos ser assim. Mas Satanás enganou Eva no que diz a respeito do modo de alcançar este objetivo. Ele alegou que ela poderia aparecer se com Deus, desafiando a autoridade dEle, tomando o seu lugar e decidindo por si mesma o que era melhor para sua vida ponto na verdade ele a instruiu a ser seu próprio deus”
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD.p.9)

III- O CUSTO DA DESOBEDIÊNCIA

1- O afastamento de Deus. A primeira ação de Adão e Eva, depois de desobedecerem a Deus, foi tentar se esconder da presença dEle (Gn 3.8). Em sua onisciência o Senhor já sabia do ocorrido, no entanto ele não perguntou a Adão: ‘Porque você pegou?’ o criador perguntou ‘onde está?’. Deus sabia onde eles estavam, nas desejável dar ao casal a oportunidade para que entendessem o que fizeram. O ‘onde estas’ representava uma posição de afastamento da presença de Deus. O Senhor não chamou Eva, mas chamou Adão, pois ele era o responsável pelo jardim, por sua esposa e, juntamente com ela, ou perecer as orientações que havia recebido de Deus.

2- Problemas entre o casal. Com a desobediência por parte do casal, também veio o primeiro desentendimento entre eles. Adão, questionado por Deus por sua desobediência, aponta para sua esposa como uma fonte que induziu ao erro (Gn 3.12). É curioso como ele tentou transferir a culpa do seu erro para outra pessoa, sendo que ele mesmo não se opôs à proposta de desobedecer a Deus. Não raro, temos a tendência de buscar um culpado para nossa própria torpeza. Acabamos surpreendidos pelo confronto de nossa consciência e da voz de Deus e a primeira coisa que fazemos é arrumar uma pessoa ou uma situação para justificar nossa falha. Por sua vez, Eva, questionada também por Deus, aponta para a serpente como a raiz de sua desobediência. Tanto Eva quanto Adão não entender o que eram responsáveis por suas atitudes, e que por mais que fosse incentivados por elementos externos a pecarem, eles eram ocupados por escolher e colher os resultados de suas ações. Adão e Eva se esqueceram dos momentos com Deus, das riquezas do Jardim, do convívio e da conversa ao fim do dia. Ao dar ouvidos a Satanás, ele se posicionaram em contrariedade ao que conheciam do próprio Deus, mesmo que de forma inconsciente.

3- A morte como consequência. O que o inimigo não disse, foi o preço que o casal pagaria pela desobediência: a morte. Satanás conseguiu, em poucas palavras perverter no coração do primeiro casal toda a orientação que Deus dera ponto isso nos mostra que temos a inclinação de questionar o que Deus disse, e uma vez questionando, crer que é possível ultrapassar os limites por ele proposto, sem ver lá, na frente, as consequências. Muitas vezes, não apenas questionamos o que foi falado por Deus, mas também desprezamos o que ele delimitou como consequências para os nossos atos. A busca pelo conhecimento jamais será vista como ao ponto que Satanás ofereceu a Adão e Eva foi um pseudoconhecimento. Obedecer a Deus é uma escolha nossa, e é sempre a melhor decisão. Adão e Eva escolheram ouvir a voz do inimigo, desobedeceram a Deus e as consequências dessa decisão trouxeram maldição tanto para eles quanto para a natureza.

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus

SUBSÍDIO 3

Professor (a), inicie o tópico pedindo que os alunos tenham uma consequência de ceder à tentação. Em seguida explique que “como um Deus santo, ele só poderia ter respondido de acordo com a sua natureza moral perfeita. Deus não permitiria que o ato de pecar ficasse sem uma punição”.
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro. CPAD.p.11).

PENSE!
Qual foi o preço pago pelo primeiro casal por sua desobediência?

PONTO IMPORTANTE!
Além do afastamento de Deus, o casal foi retirado do paraíso e passou a experimentar a morte, e com eles, todos os seus descendentes.

CONCLUSÃO

O primeiro casal passou pela primeira tentação e não conseguiu subsistir porque preferiu dar mais valor ao que Satanás disse do que é o que Deus havia ordenado. Eles não somente descreveram o que o senhor havia dito, mas também creio que poderiam ser semelhantes a Deus, e que não morreriam. Como vimos, o preço pago pela desobediência nunca compensa a perda da comunhão com Deus e as consequências que se seguiram.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

HORA DA REVISÃO

1- O primeiro casal foi criado com ou sem pecado? O primeiro casal foi criado sem pecado
2- Pelo texto sagrado, o homem foi criado no Jardim? Não. Ele foi criado e colocado no Jardim do Éden
3- Foi a busca pelo conhecimento que derrubou o primeiro casal? Não. O que os derrubou foi a desobediência a Deus.
4- O que fizeram Adão e Eva ao serem questionados de sua desobediência? Tentaram colocar em outra pessoa a culpa pelo seu erro.
5- Cite duas consequências que atingiram Adão e Eva por terem desobedecido a Deus. Afastaram-se de Deus e se sujeitaram a morte

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: O PERIGO DAS TENTAÇÕES – As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Adão e Eva: querendo ser como Deus