Lição 02: Em Deus, o Nosso Pai | EBD – Adolescentes | 2° Trimestre De 2021

EBD | 2° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Tema do Trimestre: Cremos | Lição 02: Em Deus, o Nosso Pai

OBJETIVOS

Relacionar os atributos de Deus.
Destacar as formas de revelação divina.
Associar a natureza de Deus aos seus nomes e atributos.

Texto Bíblico 

João 3.16,17; Mateus 6.9-13 

Leitura Devocional 

Segunda – Jo 1.18
Terça – Jo 6.27,45,46
Quarta – At 13.33
Quinta – .Rm 8.15
Sexta – 1 Co 1.3; 8.6
Sábado – Gl 1.1-4; 4.6
Domingo – 1 Pe 1.2

Destaque 

“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conhecemos a Deus” (1 Jo 3.1). 

Material Didático 

Sites especializados, revistas, livros, pinturas artísticas e a Bíblia. 

Quebrando a Rotina 

Olá, professor! A fim de concluir a aula desta semana, sugerimos a você explorar a criatividade dos alunos, Leve para a classe diversos recortes de sites especializados, ou de desenhos, reproduzidos por pinturas artísticas ou outras fontes que revelam os deuses de diversas culturas. Por exemplo, os deuses da Mitologia Grega, Thor, deus do trovão; Poseidon, deus dos mares, etc. Seus alunos se identificaram com estas imagens, pois, certamente, as acessaram na escola ou assistiram desenhos animados. Depois, peça para eles ditarem as características do respectivo deus. Ouça os alunos atentamente. Geralmente, os deuses da Mitologia Grega são fortes, violentos e raivosos.

Em seguida, abra a Bíblia no Evangelho de João, capítulo 4, nos versículos 19-24 e leia atenciosamente com toda a classe: Afirme que, diferentemente do que a mitologia mostra, não há formas possíveis de compararmos a imagem do Deus verdadeiro. Porque Ele é Espírito. Adoramos um Deus único e verdadeiro e que enviou o seu Filho para nos dar vida em abundância, Deus continua desejoso em se revelar plenamente ao homem. E esta plena revelação é Jesus Cristo, o nosso Senhor (CI 2.9)! 

Estudando a Bíblia 

Caro, professor! Algo deve ficar claro na aula desta semana: o Deus Pai se revelou de maneira profunda e suficiente na sua Palavra. Não há outro meio de conhecermos a Deus, senão, por intermédio do seu único Filho, Jesus Cristo, e através da sua Palavra Santa, a Bíblia. Hoje, por meio da internet e da rede social, os adolescentes acessam diversas culturas e estilos de vida. Nesta faixa etária, tudo é novidade e nada se despreza; tudo é motivo para conhecer, verificar e tocar. 

Embora muitos sejam alertados pelos seus pais, ou responsáveis, sobre o que se deve ou não fazer, ao professor cabe a árdua missão de acompanhar os adolescentes em tudo o que idealizam. Isto significa se especializar em assuntos em que você normalmente não se interessa: acompanhá-los nas redes sociais; e não ter medo dos questionamentos desconcertantes. Não obstante, a maioria das dúvidas que eles apresentam, nós também tínhamos quando éramos mais jovens. Incentive a leitura da Bíblia entre eles. Faça um plano de leitura mensal, ou semestral, e proponha que leiam a Palavra de Deus. O plano pode começar pelos Evangelhos. A Bíblia é a fonte da revelação de Deus! 

EBD | 2° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Tema do Trimestre: Cremos | Lição 02: Em Deus, o Nosso Pai
 Tema do Trimestre: Cremos | Lição 02: Em Deus, o Nosso Pai
Lição 02: Em Deus, o Nosso Pai

Recapitulando 

Na aula desta semana estudamos a respeito de Deus, o Pai, a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Vimos que a Bíblia Sagrada descreve o seu caráter através dos nomes: Elohim; Jeová; El; Adonai; Pai. Aprendemos também que o Pai tem diversas qualidades. Umas das quais podem ser vistas em nos, são: santidade, justiça, fidelidade, misericórdia e amor.

E outras que compete apenas a esfera divina: onipotência, onipresença, onisciência e soberania. Nesta lição fomos incentivados a nos relacionarmos com Deus, por meio de Jesus de Nazaré, em amor. Esta é a fiel revelação de Deus para nós. Quem vê Jesus, vê o Pai. Nunca é tarde para iniciarmos um relacionamento de amor com Deus através de Cristo Jesus, o seu Filho. 

Refletindo 

1. Em sua opinião, qual a única fonte de informação fidedigna sobre Deus? A Bíblia. Professor, use esta oportunidade para reafirmar a Bíblia como a fonte inesgotável da revelação de Deus. 

2. Para nos relacionarmos com Deus é preciso crer que ele existe. Mas como crer num ambiente de descrença? O Senhor Jesus disse: “Bem aventurado os que não viram e creram” o 20.29). Não precisamos ver para crer. Mesma num ambiente de descrença, o Espirito Santo continua a convencer o ser humano do seu pecado, da justiça e do juízo. 

3. Basta apenas conhecer Deus na teoria, desassociado da prática? Não. A experiência pessoal com o Deus da Bíblia é essencial para conservar a fé em Jesus.