Lição 01: O mistério dos Evangelhos | EBD Betel – Jovens

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 01: O mistério dos Evangelhos

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conceituar a palavra Evangelho;
Mostrar os quatro Evangelhos;
Evidenciar as características dos sinópticos.

Texto de Referência: 

Lucas – 24.44-49

 VERSÍCULO DO DIA

“Porque a Palavra da Cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. (1 Co 1.18)

 VERDADE APLICADA

O Evangelho revela o grande amor de Deus para com a humanidade.

 MOMENTO DE ORAÇÃO

Oremos para que Deus faça o Evangelho de Cristo chegar às partes mais remotas da terra.

LEITURA SEMANAL

Segunda – Rm 1.16 O Evangelho é o poder de Deus.
Terça – 1 Co 1.17 O Evangelho não consiste em palavras humanas.
Quarta – 2 Co 4.4 O deus deste século cega os incrédulos quanto ao Evangelho.
Quinta – Mc 8.34-35 O Evangelho exige renúncia.
Sexta – Mt 28.18-20 A missão da igreja em pregar o Evangelho.
Sábado – Lc 9.6 Os discípulos pregavam o Evangelho.

INTRODUÇÃO

O Evangelho consiste na vida, ministério e obra de nosso Senhor Jesus, por isso é importante estudar e entender as revelações de Deus para o homem. Embora os Evangelhos tenham sido escritos por autores diferentes, a fonte é uma só: O Espírito Santo de Deus.

 Ponto Chave: “Cristo é a mensagem central dos Evangelhos”.

1. O QUE SIGNIFICA EVANGELHO?

A Palavra Evangelho vem da expressão grega que significa “boas-novas”, dando a ideia de notícias trazidas por alguém. No caso em questão o próprio Senhor Jesus veio trazer as alvissareiras palavras de um Deus amoroso para o mundo, sendo Ele mesmo a razão da existência do Evangelho.

1.1. O Evangelho implanta o Reino de Deus. Uma das mensagens que mais encontramos nos Evangelhos é sobre o Reino de Deus. João Batista, o precursor de Jesus, pregava dizendo sobre a chegada do Reino (Mt 3.2); Jesus, por diversas vezes, falava sobre o Reino (Lc 17.20-21). O Evangelho não apenas marca uma época, mas padroniza a vida dos discípulos de Cristo. Nós, como discípulos de Cristo, precisamos viver e anunciar as verdades do Reino dos Céus. Paulo chega a dizer que nos é imposta esta obrigação (1Co 9.16).

1.2. O Evangelho do arrependimento. Uma das exigências do Evangelho é a necessidade de arrependimento. A expressão grega dá-nos a ideia de uma mudança radical em nossa mente, fazendo-nos mudar de direção. O Evangelho de Cristo tem o poder para mudar a trajetória do homem caído e distante da glória de Deus. O verdadeiro Evangelho leva o ser humano ao arrependimento. Infelizmente, temos visto um pseudo evangelho tentando se infiltrar nos templos, o qual precisamos refutar. Paulo disse que qualquer pessoa que venha pregando outro Evangelho, seja anátema (Gl 1.8).

 Refletindo

“O Evangelho não é feito apenas de acontecimentos históricos, ele tem um significado teológico e redentor”. (John Stott)

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 01: O mistério dos Evangelhos

2. UMA OBRA COMPLETA

O maior objetivo do Evangelho é revelar o grande projeto de Deus para a humanidade. Nos quatro Evangelhos, a saber: Mateus, Marcos, Lucas e João percebemos a completude da História de Cristo, enfocando Suas mensagens, Seu ministério e principalmente o Seu sacrifício e a Sua ressurreição, consumando a obra da salvação. As abordagens destes quatro evangelistas coadunam entre si, destacando pontos relevantes para o propósito em que cada livro tivera na época.

2.1. O enfoque das narrativas. As narrativas se desenvolvem de uma maneira ímpar, deixando explícito que o objetivo de seus autores era fornecer subsídios ao embasamento cristão daquela época. Mateus foca e mostra que Cristo é o cumprimento cabal das profecias veterotestamentárias coadunando os acontecimentos ao Antigo Testamento; enquanto Marcos tem a visão de Cristo como servo e Senhor, evidenciando Jesus trabalhando e operando milagres poderosos. A Bíblia diz que Jesus andou fazendo o bem a todos e curando os oprimidos do diabo (At 10.38)

Lucas trata o Evangelho de maneira esclarecedora e minuciosa (Lc 1.3). Encontramos uma ênfase grande neste Evangelho, o Mestre Jesus como Filho do homem, já em João Jesus é enfatizado como o Filho de Deus, pois o evangelista João mostra que Jesus é o Verbo Divino. Os discursos encontrados neste Evangelho exaltam a Divindade de Cristo.

2.2. A mensagem dos Evangelhos. O Evangelho, além de tratar da pessoa de Cristo, Seus milagres, Seu ministério, Sua morte e Sua ressurreição, pontua assuntos relevantes, tais como: novo nascimento (Jo 3), arrependimento (Mt 3), vida cristã (Mt 5, 6 e 7), salvação (Lc 19.10), remissão de pecados (Lc 24.47) e vinda futura (Mc 13).

Os ensinamentos de Jesus, ao mesmo tempo em que atraiam as pessoas a o seguirem, causavam inveja aos religiosos da época, como os saduceus, fariseus e escribas. Jesus deixou bem claro que os fundamentos do Reino não sofreriam alterações, portanto, seus seguidores deveriam ser fiéis na transmissão da mensagem do Evangelho. Os discípulos de Jesus disseram que não poderiam deixar de falar desta mensagem (At 4.20).

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 01: O mistério dos Evangelhos

3. A DIVISÃO DOS EVANGELHOS

Quando estudamos os Evangelhos vemos que o Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas retratam uma espécie da biografia de Jesus, relatando pormenores de sua historicidade, por isso são chamados de sinóticos. João, por sua vez, retrata mais os discursos e os milagres que evidenciam a Sua Divindade.

3.1. Entendendo a sinoticidade dos Evangelhos. Ao estudarmos os Evangelhos percebemos claramente que os escritos de Mateus, Marcos e Lucas apresentam similitudes no conteúdo e na apresentação, por isso são considerados Evangelhos Sinópticos. Esta expressão é derivada do grego dando a ideia de “visão conjunta”.

É necessário frisar que, embora os evangelistas abordem pontos diferentes, as passagens não se contradizem, e sim se complementam. É comum encontrarmos nos sinópticos ensinamentos por parábolas, genealogias, o Sermão do Monte, Escatologia e vários milagres operados pelo Messias em Seu ministério terreno.

3.2. João, um Evangelho diferente. O apóstolo João apresenta em sua narrativa os discursos de Jesus que abordam sobre sua deidade. Os discursos relatados por João mostram o Cristo como o Filho de Deus em vários textos, encontramos Jesus assumindo a Sua divindade ao dizer “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30).

Uma das expressões mais usadas por João em sua narrativa é “Eu Sou”, mostrando a verdadeira essência de Cristo, por conseguinte é a mesma expressão usada pelo próprio Deus quando Moisés lhe pergunta o nome, conforme descrito em Êxodo 3.14. Em João, não encontramos tantos milagres quanto nos sinópticos, mas os conceitos para o veredito de que Jesus realmente é o Filho de Deus. João chegou a exclamar dizendo: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”, Jo 1.1.

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 01: O mistério dos Evangelhos

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR

Subsídios Teológico e Histórico

Fazendo um paralelo entre os Evangelhos sinóticos e o Evangelho de João, percebemos uma grande diferença entre eles, pois os sinóticos focam em genealogia, tentação, batismo, transfiguração e outros temas. Verificamos que Mateus registra 20 milagres, Marcos relata 18 e Lucas enumera um total de 20. Para se ter uma ideia, no Evangelho de João, encontramos apenas 8 milagres. Outra observação está nas parábolas, pois neste Evangelho apenas uma parábola é citada, enquanto nos respectivos sinóticos encontramos: 16 em Mateus, 5 em Marcos e 20 no Evangelho de Lucas.

O Evangelho de João traz em seu bojo a revelação do Cristo, Filho de Deus, por isso ele selecionou eventos e discursos que revelam o caráter e a progressão da revelação de Deus em Cristo. É bom ressaltar que o intuito de João é apologético, visto que na época de sua escrita existiam várias predileções filosóficas, bem como questionamento acerca da humanidade e divindade de Jesus. João faz questão de ressaltar as sete vezes em que Jesus usa a expressão

“Eu Sou”, vejamos: Eu Sou o Pão da Vida (Jo 6.35); Eu Sou a luz do mundo (Jo 8.12), Eu Sou a porta (Jo 10.7), Eu Sou o bom pastor (Jo 10.11); Eu Sou a ressurreição e a vida (Jo 11.25); Eu Sou o caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6) e Eu Sou a Videira Verdadeira (Jo 15.1).

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 01: O mistério dos Evangelhos

CONCLUSÃO

Os Evangelhos revelam o grande amor de Deus para com o mundo, ao enviar seu único Filho para resgatar a humanidade perdida, por isso, não existe Evangelho sem Jesus e nem cristianismo sem cruz

 Complementando

O termo Evangelho é citado no NT focando sempre na mensagem de salvação. Observa-se o termo muitas vezes acompanhado: Evangelho do Reino (Mt 4.23); Evangelho de Jesus Cristo (Mc 1.1), Evangelho de Deus (Mc 1.14); Evangelho da Paz (Ef 6.15); Evangelho Eterno (Ap 14.6), entre outros.

 Eu ensinei que:

Embora existam quatro pontos de vista diferentes acerca da pessoa de Cristo, eles se complementam fornecendo detalhes de Sua Divindade.