Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje | EBD BETEL | 1° Trimestre De 2021

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

TEXTO ÁUREO

“(…) e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.” (Ester 2.15b)

VERDADE APLICADA

As atitudes da rainha Ester enfatizam a necessidade de sermos pessoas honradas.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Entender qual é o papel do cristão no mundo.

Apresentar Ester como um exemplo de fidelidade.

Ressaltar que Ester era íntegra e temente a Deus.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

TEXTOS DE REFERÊNCIA
ESTER 2

8. Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.

16. Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.

17. E o rei amou a Ester mais do que todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Mt 5.13-14 – Devemos ser sal da terra e luz do mundo.

TERÇA / Rm 12.2 – Não devemos nos conformar com este mundo.

QUARTA / 2Co 4.1-6 – Devemos pregar a Cristo Jesus, o Senhor.

QUINTA / Fp 2.15 – Devemos ser irrepreensíveis e sinceros.

SEXTA / Tt 2.11-12 – Devemos renunciar à impiedade.

SÁBADO / 1Jo 2.15 – Não devemos amar o mundo.

HINOS SUGERIDOS: 111, 141, 225

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que Deus nos dê estratégias para estarmos no centro da sua vontade.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução – O papel do cristão no mundo – Um exemplo de fidelidade – Ester, mulher íntegra e temente a Deus – Conclusão

INTRODUÇÃO

O livro de Ester nos descreve de uma maneira afetuosa as estratégias de Deus, o qual agiu de modo silencioso para proteger o povo hebreu dos seus inimigos.

PONTO DE PARTIDA

Devemos ser íntegros e tementes a Deus.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

O Papel do Cristão no Mundo

Ester viveu em um período em que prevalecia a imoralidade. Em seu reino havia promiscuidade, libertinagem, traição, embriaguez excessiva e todo tipo de idolatria. Você conhece algum lugar assim? É impossível não perceber que o nosso mundo hoje está semelhante àquele em que Ester convivia.

Como uma serva fiel, ela não se deixou corromper com as coisas que o mundo oferece! Ela sabia que pertencia ao povo que tinha aliança com Deus. E você, sabe qual o seu papel no mundo?

1.1. Devemos confiar no amor de Deus. Deus disse através do profeta Jeremias: “Com amor eterno te amei” [Jr 31.3]. Ele nos criou e se importa conosco. Uma prova deste amor nota-se na vida de Ester, que tinha uma íntima e saudável comunhão com o Senhor. Deus sabia que ela não abandonaria as verdades transmitidas por seu primo Mardoqueu [Et 2.7].

Temos observado que nos dias atuais muitos cristãos estão abandonando suas verdades. O apóstolo João deixou registrado que: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” [1Jo 2.17]. Isso nos faz ter a certeza de que não devemos abandonar ao Senhor e que a alegria verdadeira está em ter uma comunhão contínua com Ele.

Subsídio do Professor: Quando vivemos um relacionamento íntimo com Deus, não damos lugar à mentira. Cabe a cada crente estudar as Escrituras e obedecer às verdades ali contidas. Os crentes atuais necessitam duma composição de valores básicos que lhes proporcione segurança e uma direção na caminhada rumo aos céus. Cada cristão precisa estar alicerçado em verdades consistentes de normas que identifiquem o que é certo ou errado, bom ou mau.

Como presenciamos, no caso da rainha Ester, a educação transmitida por seu primo não admitia o errado no lugar do certo. Os valores morais que a Bíblia nos oferece devem ser adotados, para nos ajudar a levar uma vida estável e feliz.

1.2. Um exemplo para os cristãos de hoje. A maneira como o livro de Ester aborda sua conduta serve de espelho para cada cristão. Ela nos ensina a confiar no Senhor acima de tudo. A Bíblia corrobora nos orientando a não amar o mundo. É por causa disso que Jesus afirmou que Seu reino não era deste mundo [Jo 18.36]. O crente tem que aprender a dizer “não” às tentações do mundo: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há” [1Jo 2.15].

Em uma sociedade contaminada e nefária, é preciso que haja cristãos que façam a diferença em todos os segmentos de nossa sociedade, ao ponto de conquistarem alguns para o Evangelho de Cristo, por causa da sua vida exemplar.

Subsídio do Professor: Deus dá valor à Sua Palavra e sempre cumpre Suas promessas. Como bons filhos de Deus, devemos honrar nossa palavra, assim como Deus cumpre a Sua. A nossa vida diária tem que fazer a diferença neste mundo. Devemos andar apropriadamente e de cabeça levantada por onde quer que passemos, não devemos viver uma vida fingida nem simulada, mas explícita e verdadeira.

Jesus nos ensinou a ser verdadeiro: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna.” [Mt 5.37]. Devemos ser autênticos em nossas palavras, para que sejamos reconhecidos como pessoas de confiança e contribua, assim, para que o Senhor seja glorificado.

1.3. Uma fé inabalável. Através da Bíblia temos a oportunidade de conhecer pessoas que fizeram toda a diferença neste mundo. Uma destas pessoas foi Ester. Ela nos mostra que podemos até viver em uma terra estranha, e ainda assim a nossa fé ser pautada no sobrenatural de Deus. Ela pede que todos os judeus jejuem por ela por três dias [Et 4.16], tendo a plena certeza da importância do jejum e da oração na vida do servo de Deus. Esta atitude de Ester demonstra sua total dependência em Deus. Ester praticou o que Jesus disse em Mateus 6.16-18.

Subsídio do Professor: Toda a Escritura é um manual de fé e de coragem, que narra as histórias de muitos homens e mulheres, que, agindo por meio da fé, praticaram a vontade do Senhor. Estes homens e mulheres venceram obstáculos insonháveis. Dando-nos grandes exemplos de que, quando atuamos por fé, experimentamos o momento tão sublime que Maria viveu quando o anjo lhe disse: “Porque para Deus nada é impossível” [Lc 1.37].

Aprendemos que o Senhor é a fonte da fé. Ela vem dEle. Sem fé não é possível agradar a Deus [Hb 11.6]. Jesus ficou admirado com a fé do centurião romano: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” [Mt 8.10].

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

EU ENSINEI QUE:

É preciso que haja cristãos que façam a diferença em todos os segmentos de nossa sociedade, ao ponto de conquistarem alguns para o Evangelho de Cristo, por causa da sua vida exemplar.

Um Exemplo de Fidelidade

Em sua carta a Timóteo, Paulo escreveu: “…sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” [1Tm 4.12]. Ester nos dá este exemplo em sua dependência total de Deus. Ester tinha tudo para ser uma pessoa triste, desanimada, entretanto não é isso o que vemos. Notamos que ela está firmada na palavra do salmista, que declarou: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” [Sl 46.1]. O exemplo de fidelidade é uma das características mais importantes do autêntico discípulo de Jesus.

2.1. Faça a diferença onde você estiver. Embora vivendo em uma terra estrangeira, Ester não se deixou levar pelas influências que o mundo pode oferecer. Assim como Ester, os cristãos de hoje são peregrinos em uma terra estrangeira [1Pe 2.11], pois o nosso reino não é deste mundo [Jo 18.36]. Vivemos no meio de uma sociedade insensível e agressiva ao nosso projeto de vida.

Contudo, não devemos ficar na defensiva. Devemos pregar a Cristo a tempo e fora de tempo [2Tm 4.2]. Ester possuía as características que Deus espera de todos nós, sem exceção. O verdadeiro cristão tem que fazer a diferença no meio em que estiver, seja na sua igreja, no seu trabalho, em sua casa e em sua família. Precisamos ser dependentes de Deus, e Ele honrará as nossas atitudes.

Subsídio do Professor: Nossas atitudes refletem de fato quem nós somos. Que atitudes temos tomado para fazer as melhores escolhas? Estamos dando prioridade ao que realmente importa? Nossas famílias estão em primeiro lugar em nossas escolhas? Estamos fazendo a obra de Deus como de fato ela tem quer ser feita?

Aprendemos com as palavras de Jesus que nossas atitudes mostram os nossos frutos: “Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto…” [Lc 6.43-44]. Atitude na presença de Deus faz a diferença para desfrutarmos de “todas as bênçãos espirituais” [Ef 1.3].

2.2. As estratégias de Deus para a nossa vida. Ao falar sobre estratégias de uma vida vitoriosa, nos vem à mente dois personagens: Ester e José. José entrou na presença do rei quando foi convocado, Ester entrou sem ser convidada. Ester foi capaz, mesmo sendo indigna, por ser judia, de tornar-se rainha da Pérsia [Et 1.1], e José tornou-se governador do todo o Egito [Gn 41.40]. Aprendemos com a história de ambos que, quando o Senhor quer abençoar, Ele se utiliza de várias estratégias.

Quando Deus quer abençoar, o que importa de fato é a nossa comunhão com Ele. Tenha a certeza de que Deus tem uma estratégia para que a tua vida seja vitoriosa. Subsídio do Professor: Muitas vezes estamos rodeados de problemas inesperados, que nos deixam paralisados, sem saber como reagir. É nesta hora que o Senhor nos dá estratégia, para que possamos continuar vencendo mesmo diante de adversidades e crises.

2.3. Deus tem um propósito na vida de cada crente. O livro de Ester nos faz entender que o cristão faz parte do plano de Deus na terra. Devemos viver por meio da fé, certos de que Deus tem um propósito para cada um de nós. Na dinâmica de Deus, Sua tática é a de uma vida vitoriosa para todos os seus servos [Jr 29.11].

Para que o Senhor venha cumprir Seus propósitos em nossa vida, precisamos basear todas as nossas ações no que diz a Sua Palavra: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” [Rm 8.28].

Subsídio do Professor: Temos que abrir nossos corações para que Deus realize os Seus propósitos em nossas vidas. Nenhuma resolução que possamos fazer é tão urgente como a coragem de amar aquele que nos amou primeiro, e permitir que o Seu propósito seja realizado em nossa vida. Embora o homem tenha se contaminado, e se feito inútil para o desígnio de Deus, Deus não desiste do Seu propósito. O propósito de Deus é inalterável [Hb 6.17]. Seus propósitos devem direcionar nossa vida. O desígnio de Deus deve se tornar o nosso propósito, o nosso alvo!

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

EU ENSINEI QUE:

A fidelidade é uma das características mais importantes do discípulo de Jesus.

Ester, Mulher Íntegra e Temente a Deus

Ester é apontada na Bíblia como uma serva sincera. Mulher íntegra e temente a Deus. Integridade é um termo abrangente que significa: “Qualidade de íntegro, retidão, imparcialidade, pureza”. Todos os adjetivos qualificam Ester. Ela quis mostrar ao rei o que era, e não o que possuía [Et 2.15]. Seu verdadeiro tesouro não estava em sua aparência, e sim no fato da presença de Deus estar em sua vida.

3.1. A bênção do Senhor estava sobre a vida de Ester. Por sua fidelidade espiritual, o Senhor engrandeceu Ester diante das nações: “E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.” [Et 2.17].

Ela tinha a bênção de Deus sobre a sua vida [Pv 10.22]. Isso faz parte da promessa de Deus que expõe: “…os sinceros herdarão o bem” [Pv 28.10]. Quando a bênção do Senhor está sobre a nossa vida, milagres acontecem.

Subsídio do Professor: Ester, por sua obediência, se tornou a mulher mais rica do império persa. Mesmo diante de tantas riquezas, Ester não esqueceu suas origens. Jesus conta a parábola de um homem muito rico, entretanto insensato [Lc 12.13-21].

Segundo a parábola, este homem era possuidor de tantas riquezas, contudo possuía um grande defeito: não zelava por seu bem mais precioso: sua alma. Para ele, seus bens materiais alimentariam sua alma [Lc 12.19]. No entanto, a análise divina veio sobre ele de maneira consistente: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.” [Lc 12.20-21].

O Senhor chama de louco todos os que acrescentam patrimônios para si mesmos, mas não se interessam em ser ricos no relacionamento com Deus. Os cristãos que possuem uma fé genuína em Deus se favorecem das “riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade” [Rm 2.4].

3.2. A vida eterna: tesouro incomparável. Nos dias de hoje, existe um falso conceito de prosperidade. Mediante a isso, o homem vive buscando acumular tesouros na terra. Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra” [Mt 6.19]. Os homens estão morrendo por tesouros perecíveis que a traça e a ferrugem consomem.

Acumulam suas fortunas para, depois de sua morte, seus familiares disputarem pelos bens deixados. Porém, os servos do Senhor procuram depositar sua fé em Deus por meio de seu Filho, Jesus Cristo, sabendo que o seu tesouro incomparável é a vida eterna.

Subsídio do Professor: Os bens terrenos fazem os corações humanos se tornarem soberbos, proferem: “Eu obtive! É meu!”. O dinheiro se torna um deus venerado e idolatrado por quem o amontoou. Não sabem eles que o nosso maior tesouro é Cristo, a maior riqueza que Deus nos deu.

Quando Lhe entregamos nossa vida, Ele nos confere coragem e alento para encararmos a vida com todas as pelejas. Ele nos torna mais que vencedores. Ser filho de Deus é a prerrogativa mais ilustre da nossa salvação. Ser filho de Deus é o alicerce da nossa fé e a esperança da glória futura.

3.3. Verdadeira paz só em Jesus. A oportunidade para se ter um relacionamento saudável com Deus está disponível a todos os homens. Este relacionamento talvez não resulte em prosperidade material aqui na terra, todavia brotará uma paz profunda que nenhum dinheiro do mundo pode comprar.

Para se ter paz é preciso mais do que semear sementes financeiras no seu Reino; é adotar um modo de vida e praticar uma devoção sincera e contínua a Deus. Como disse o profeta Isaías, somente em Jesus podemos encontrar a verdadeira paz, pois Ele é o Príncipe da Paz [Is 9.6].

Subsídio do Professor: Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” [Mt 11.28]. O que Ele estava querendo dizer é que somente nEle existe verdadeiramente a paz. Ao oferecer a Sua vida na cruz do Calvário por cada um de nós, Jesus rompeu com o precipício que existia entre Deus e o homem.

Ele resgatou a nossa vida aqui na terra, dando-nos a vida eterna no céu após a nossa morte. Todavia, a vida eterna é somente para aqueles que permitem Cristo fazer morada em seu coração. Quando consentimos que Cristo faça parte da nossa vida e a conduza, todas as nossas inquietações, perturbações, problemas e batalhas, são transferidos para Ele.

Àquele que for fiel, Ele promete que desfrutará de vida abundante ainda nesta terra e no porvir. Esta é uma promessa real e admirável de um Deus que nos ama com um amor irrestrito.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje

EU ENSINEI QUE:

Os servos do Senhor procuram depositar sua fé em Deus por meio de seu Filho, Jesus Cristo, sabendo que o seu tesouro incomparável é a vida eterna.

CONCLUSÃO

Aprendemos nesta lição que a nossa vitória está em um conjunto de passos e de atitudes de comportamentos. O livro de Ester nos ensina que nossas atitudes podem influenciar no processo para sermos bem-sucedidos, como José, Ester e tantos outros. Servir a Deus corretamente é fundamental para cumprirmos nossa missão como discípulos de Cristo.

EBD | 1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu PovoBetel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje