EBD Editora Jovens Betel | 4° Trimestre De 2025 | TEMA: CARTA AOS ROMANOS – A Salvação pela Graça mediante a Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 02: Só em Jesus há Salvação
VERSÍCULO DO DIA
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego”. Rm 1.16
VERDADE APLICADA
O Evangelho de Jesus Cristo é o meio poderoso pelo qual Deus oferece Salvação a todos os que creem.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Identificar a Salvação como um Dom de Deus;
Compreender que só em Jesus há Salvação;
Reconhecer que não existe bem maior que a Salvação.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que a humanidade compreenda que somente em Jesus há Salvação.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA | Gn 12.3 O Plano de Salvação para a humanidade.
TERÇA | Tt 2.11,12 A Graça de Deus nos trouxe Salvação.
QUARTA | Lc 19.10 O Filho do Homem veio salvar os perdidos.
QUINTA | 1Tm 1.15 Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores
SEXTA | Ef 2.8 A Salvação é Dom de Deus
SÁBADO | At 16.3 Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa.
INTRODUÇÃO
No capítulo 3 da Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo aborda uma realidade confrontadora: todos estão sob o jugo do pecado. Porém, logo depois, Paulo anuncia que a justificação é oferecida gratuitamente pela Graça de Deus a todos que creem em Cristo (Rm 3.21-26).
Ponto Chave: “Todos somos pecadores e incapazes de nos Justificar perante Deus, mas a Justiça divina é oferecida gratuitamente pela fé em Jesus Cristo.”
1- A SALVAÇÃO É DOM DE DEUS
Ninguém pode justificar a si mesmo pelas próprias obras, pois a Salvação é Dom de Deus (Rm 3.23,24; Ef 2.8,9), alcançada exclusivamente pela fé em Jesus Cristo, cuja morte e ressurreição reconciliaram a humanidade com o Criador. Esse Dom reflete o amor incondicional de Deus, que alcança todos os que creem em Jesus. Podemos dizer, então, que a Salvação é um presente imerecido, recebido pela confiança no sacrifício de Cristo e não um prêmio por realizações pessoais.
1.1. Queda e morte no primeiro Adão. A Bíblia afirma que a morte entrou no mundo como consequência do pecado (Rm 5.12), quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, esse ato de rebeldia resultou na separação entre o homem e Deus (Rm 3.23). Devido à desobediência, Adão e Eva experimentaram a morte espiritual. A Queda tornou os homens escravos do pecado, fazendo-os mais inclinados às coisas da carne que às de Deus e sendo o ponto de partida para a natureza pecaminosa dos descentes de Adão. Assim, por mais que o homem se esforçasse, não havia nenhum modo de se reconciliar com o Criador por meio de suas próprias obras.
1.2. Resgatados da morte pelo segundo. Adão Paulo nos diz que, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores; mas, pela obediência de um, muitos serão feitos justos (Rm 5.19). Ou seja, o primeiro Adão rompeu a relação de pureza com Deus; no entanto, Deus tinha um plano para que a humanidade pudesse se achegar a Ele e desfrutar da Salvação. Jesus Cristo, o segundo Adão, fez o concerto: Ele restaurou a comunhão entre o Pai e os homens, a qual havia se perdido no primeiro Adão. Assim, por intermédio de Cristo, alcançamos o Dom gratuito de Deus, que é a Vida Eterna (Rm 6.23).
Refletindo
“A Bíblia deixa claro que todas as pessoas precisam de um Salvador e não podem salvar a si mesmas.” Stanley M. Horton.
2- OBTENDO A SALVAÇÃO
A Soteriologia é a parte da Teologia que estuda os aspectos da Doutrina da Salvação.
2.1. Cristo, o único caminho para a Salvação. A Soteriologia explora a natureza e o significado da Salvação. Essa parte da Teologia se debruça sobre o estudo do Plano Salvífico (Rm 3.23; 6.23) pela análise da Suficiência de Cristo para a Salvação, ressaltando que: A) Jesus é o único Mediador entre Deus e a humanidade; B) Só em Jesus há Salvação (1Tm 2.5). Na Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo ressalta essa verdade: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”, Rm 10:9.
2.2. O arrependimento produz Salvação. O arrependimento é um passo indispensável para se obter a Salvação, e sua manifestação ocorre pela renovação do nosso entendimento: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”, Rm 12.2. Além disso, é necessário que nossas atitudes reflitam o Caráter de Cristo, pela ação santificadora do Espírito Santo: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”, Rm 8.13.
3- AS BÊNÇÃOS DA SALVAÇÃO
A Salvação é um dos temas centrais da fé cristã, representando a Graça que restaura a relação entre Deus e o homem. As bênçãos da Salvação são muitas e profundas, gerando transformação espiritual, emocional e eterna em quem as recebe.
3.1. Perdão dos pecados. A Salvação nos concede o perdão completo dos pecados e nos liberta da culpa e da condenação. Paulo afirma que: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”, Rm 6.23. Em Cristo, o pecado não tem domínio sobre a nossa vida: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da Graça”, Rm 6.14. Assim, sermos salvos do domínio do pecado significa viver a plenitude em Cristo.
3.2. Relacionamento com Deus. A Salvação restaura o relacionamento rompido entre o ser humano e seu Criador, mediante a fé: “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação […]”, 1Pe 1.5. Essa afirmação de Pedro nos assegura da Salvação em Cristo Jesus. Seguindo essa linha de raciocínio, é possível perceber que os crentes são guardados por Cristo, estando livres das forças do mal que tentam impedir nossa conexão com Deus (Rm 8.31-39). Portanto, a segurança que encontramos em Cristo nos leva à certeza inabalável de que, somente nEle, temos Salvação e paz com Deus.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
No termo “Salvação” está incluído todo o Plano da Redenção em Cristo. É a palavra mais importante encontrada nos Evangelhos (Lc 19.9), incluindo todos os atos e processos de Redenção. A revelação desse mistério é para aqueles que aceitam o Plano Divino da Salvação, depois de se tornarem novas criaturas por obra do Espírito Santo (Jo 3.5). Pedro escreveu sobre o mistério da Salvação prestes a ser revelada no último tempo (1Pe 1.5). Os crentes estão guardados na virtude de Deus contra todas as forças do mal que ameaçam destruir a nossa comunhão com Deus (2Tm 4.18; Jd 24; Rm 8.31-39). Somente mediante a fé os crentes são protegidos por Deus (Ef 2.8). O cristão precisa conservar uma fé viva em Cristo para ter a proteção contínua de Deus (Jd 3; 1Jo 5.18b). (XAVIER, Pr. Reginaldo S. Revista Betel Dominical. 1º Trimestre de 2001. Lição 1.).
CONCLUSÃO
O Filho é a plenitude da Salvação que vem do Pai. Ao se fazer semelhante aos homens, Jesus submeteu-se tanto à vontade quanto ao Plano de Salvação de Deus, antes destinado à humanidade: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?”, Rm 8.32.
Complementando
O pecado trouxe ao homem a condenação eterna, ou seja, o separou da Presença de Deus. Porém, em meio à sentença no jardim do Éden, Deus prometeu a Salvação (Gn 3.15), que se cumpriu na Obra Redentora de Cristo na cruz, trazendo expiação e perdão ao homem.
Eu ensinei que:
A Salvação é a garantia da Vida Eterna com Deus, concedida aos que são justificados pela fé em Jesus Cristo.
Este blog foi feito com muito carinho para você. Ajude-nos Se desejar apoiar nosso trabalho e nos ajudar a manter o conteúdo exclusivo e edificante, você pode fazer uma contribuição voluntária via Pix: 346.994.088.69 (CPF) Seja um parceiro desta obra “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: