Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano | EBD BETEL | 4° Trimestre De 2020

EBD | 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| BetelAdultos |Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano

TEXTO ÁUREO

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.” Jo 14.27a

VERDADE APLICADA

Somente em Jesus conseguiremos obter a restauração em nossa alma.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar o mapa de nossa personalidade.

Ensinar que é preciso se desprender do passado.

Explicar que o diabo não quer que alcancemos a cura.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

COLOSSENSES 2

10. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade;

12. Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.

13. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

14. Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

15. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Sl 16.9 – A importância de descansar em Deus

TERÇA – 1Co 15.57 – Deus nos dá a vitória por Jesus Cristo

QUARTA – 2Co 5.1 – Deus tem uma casa eterna para nós

QUINTA – 2Co 7.1 – Devemos nos purificar de toda imundície

SEXTA – Ef 2.14 – Jesus Cristo é a nossa paz

SÁBADO – Cl 1.13 – Deus nos tirou da potestade das trevas

HINOS SUGERIDOS – 28, 77, 111

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que muitas pessoas possam se desprender do excesso do passado.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1. O mapa de nossa personalidade

2. É preciso se desprender do passado

3. O inimigo não quer que alcançamos a cura

Conclusão

INTRODUÇÃO

Esta lição tem o objetivo de demonstrar que é possível a restauração da totalidade do ser humano pelo poder de Jesus Cristo. Contudo, é necessário que o nascido de novo viva segundo os princípios da Palavra de Deus para desfrutar das bênçãos que o Bom Deus tem reservado já para a vida nesta terra.

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos

PONTO DE PARTIDA: Somente Jesus pode restaurar a nossa alma.

1. O mapa de nossa personalidade

As experiências vivenciadas participam da formação da personalidade, refletindo, assim, na maneira de agir de uma pessoa. Nosso relacionamento com os outros é influenciado por nossas experiências passadas. Dizem os psicólogos que as coisas que nos acontecem nos primeiros anos de vida passam a constituir uma base que determina o modo como agimos ou reagimos diante de todas as situações, pelo resto da vida.

1.1. A restauração é para todos. Lemos na Palavra de Deus: “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau, do mau tesouro, tira coisas más.” [Mt 12.35]. Os psicólogos já chegaram à conclusão de que empregamos cinquenta por cento de nossa energia mental e emocional reprimindo lembranças penosas. Todos nós precisamos de restauração na alma, uns mais, outros menos. Naturalmente, não podemos mais modificar aquela situação, mas quando nascemos de novo, o Senhor Jesus nos liberta do domínio, também, daquele senso de vergonha das práticas pecaminosas que tenta paralisar a pessoa e sufocá-la com tristeza e desânimo [2Co 5.17; Fp 3.13-14].

Subsídio do Professor: Encontramos as nossas imagens nos olhos de outras pessoas imperfeitas (pais, colegas, professores etc.). Não existe ninguém perfeito neste mundo. Se você examinar um anel sob o microscópio todos os dias e se familiarizar intimamente com cada mancha, ficará aborrecido. Mas não é dessa forma que Deus pretende que sejamos vistos. Por isso, através do sacrifício de Cristo e de Seu sangue purificador somos limpos de toda mancha do pecado.

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos

1.2. Em Jesus obtemos a restauração. Isaías 53 nos apresenta várias características de Jesus. O texto cita: sem parecer nem formosura, homem de dores, experimentado nos trabalhos, desprezado e que nós não fizemos dele caso algum. Jesus conhecia com precisão a dor e o sofrimento, sabia o que era desprezo e rejeição. Todas as mazelas do ser humano Ele tomou sobre si, bem como enfermidades e doenças, por fim toda maldição e pelo Seu sacrifício na cruz trouxe restauração, libertação e cura. Seu sangue derramado tornou-se a garantia da remoção da maldição para que possamos desfrutar de todas as bênçãos.

Subsídio do Professor: Em 1Coríntios 15.57, Paulo expressa o pensamento de nosso coração quando diz: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. Betty Tapscott afirma: “Nossa vitória contra os gigantes que o diabo nos envia está em Jesus. Ele já os derrotou na cruz, e não temos nada mais a temer da parte deles”. Pois agora que nascemos de novo, é possível viver em Espírito e nos conduzirmos de acordo com a Palavra de Deus, em oração, vigilância e revestidos da armadura de Deus.

1.3. Paz de espírito e de coração. Encontramos em Isaías 26.3 um exemplo quanto à participação divina e humana no processo de se desfrutar de paz: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti…”. A expressão “conservarás”, se refere à ação divina, ou seja, preserva, guarda. Enquanto que “mente firmada”, é ação humana – “algo pensado na mente; ou algo entesourado ou guardado no coração”. A pessoa que já passou pela experiência do novo nascimento precisa se exercitar e vigiar para ocupar sua mente e seu coração com o que edifica, além de levar a Deus em oração, com confiança, o que preocupa ou inquieta, para, assim, desfrutar dessa paz [Pv 4.23; Fp 4.6-9].

Subsídio do Professor: Paulo Cesar Lima: “O perdão de Deus não nos faz esquecer dos traumas vividos no passado, mas nos dá a capacidade de interpretá-los com outros olhos e nos faz conviver com eles no presente sem que interfiram no nosso existir. A cura propiciada a nós pelo perdão de Deus não é o cancelamento das memórias passadas, mas a virtude da tolerância, que é a pedagogia do amor”.

EU ENSINEI QUE:

Todas as experiências que vivemos moldam nossa personalidade e nos fazem agir da maneira como agimos. Por isso, Jesus quer que todo nosso ser seja são.

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos

2. É preciso se desprender do passado

Não podemos viver o hoje preso às experiências negativas do passado, é preciso mudar o foco. Precisamos compreender que devemos dar liberdade para que o Espírito Santo nos leve à cura. Se realmente quisermos ser integralmente restaurados e desfrutarmos de paz interior, Ele pode concedê-la a nós, e assim fará [Cl 1.13-14].

2.1. Remova as recordações indesejáveis. É possível que, quando examinamos a consciência, ainda encontremos resquícios de culpa que precisa ser tratada. Essa culpa pode proceder de coisas pequenas ou grandes que fizemos no passado, mas que ainda não nos arrependemos e nem confessamos ao Senhor. É produto de pequenas coisas como mentiras ou palavras ferinas. Provém do egoísmo da infância, rebelião da adolescência, individualismo do adulto, ou de confrontos violentos e ressentimentos ocultos — cuja lembrança produz um sentimento de tristeza e dor. Não podemos manter essas coisas guardadas por mais tempo.

Subsídio do Professor: O primeiro passo é derramar o coração perante o Senhor. Então veremos o quanto Ele está pronto para perdoar-nos e libertar-nos de todo sentimento de culpa. Quando assim fazemos, o peso da culpa não tem mais poder sobre nós. Por outro lado, podemos lembrar ocasionalmente de coisas que já confessamos, mas temos a convicção do nosso perdão.

2.2. Tratamento direto na causa e não no sintoma. Esconder o problema não é a solução. Negá-lo muito menos. É preciso reconhecer o pecado, confessar, crer no poder de Jesus para perdoar e não mais cometê-lo. Arranjar desculpas ou se esconder atrás da hipocrisia não traz libertação. O que necessitamos não é uma razão para continuar pecando, mas a libertação que vem pelo conhecimento da verdade. Devemos reconhecer que nossa carne é fraca e vivemos numa sociedade pecaminosa, que fará de tudo para nos seduzir e fazer-nos pecar.

Porém, não necessitamos ceder à tentação. Foi Martinho Lutero quem disse: “Você não pode evitar que pássaros voem sobre a sua cabeça, mas você pode evitar que eles façam ninho nela”. Certamente que você não poderá evitar que a tentação venha à sua mente. Contudo, você poderá evitar que ela o domine.

Subsídio do Professor: Jesus é o médico em excelência da alma, Ele possui o tratamento adequado para cada sintoma de dor que nela se apresentar e nos submete à prescrição da Sua Palavra, que nos assegura da cura de tristezas, mágoas, medos e inseguranças. Com isso a imagem de Deus em nós é restaurada, passamos a ter paz permanente nos aceitando, contando sempre com o bálsamo que é derramado sobre as feridas, onde haverá cicatrização, não seremos mais incomodados pela dor e pelas lembranças que ela traz. O regozijo e alegria serão permanentes em nossos corações.

2.3. A paz que cura. O Espírito Santo ajuda a desfrutar da paz que excede todo entendimento e que produz cura de toda experiência amarga e frustrante que possamos ter vivido. Quando recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, adquirimos também um relacionamento com o Espírito Santo, que cooperou para que fossemos alcançados pela graça salvadora.

Ele nos ajuda a desfrutar da bênção de Deus de três maneiras: habitando em nós, intercedendo por nós e ungindo-nos com o poder de Deus [Rm 8.26-27]. Tenha a consciência da presença do Espírito Santo na vida do nascido de novo. Receba com alegria a Sua presença todas as vezes que o inimigo quiser te acusar e use a unção que está sobre ti para despedaçar todo jugo e caminhar em triunfo sempre.

Subsídio do Professor: Mediante o sacrifício de sua vida sem pecados, Jesus proveu-nos o meio para que tivéssemos um relacionamento eterno com Deus. Deus enviou o Seu Espírito Santo para nos ajudar a desfrutar de Suas bênçãos. Davi no Salmo 32 nos mostra que somos bem-aventurados por termos perdão dos pecados e transgressões. Ele sabia o que isto representava, pois em diversos momentos de sua vida ele teve que saber lidar com as lembranças dolorosas de sua vida e as consequências que lhe causaram até perdas em sua família.

EU ENSINEI QUE:

É preciso se desprender do passado. Para isso, devemos remover as recordações indesejáveis, fazer um tratamento direto na causa e não no sintoma e buscar a paz de Deus, que traz cura.

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos

3. O inimigo não quer que alcancemos a cura

Satanás tem um arquivo organizado com todas as nossas fraquezas, nossos pontos mais “doloridos”, nossos fracassos e temores. Ele é o acusador e tem todo interesse em manter uma pessoa prisioneira de seus pecados e suas culpas, buscando destruí-la.

3.1. Não dê ouvido às mentiras do diabo. Ele é um mentiroso! A Bíblia nos diz: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” [Mt 6.14-15]. Só poderemos obter uma cura completa, se perdoarmos àqueles que nos magoaram de alguma forma.

Subsídio do Professor: Pr. Alex Cardoso: “O perdão não somente restabelece nossa comunhão com Deus, como também dá saúde à alma, mente, coração e ao corpo, promovendo o perfeito equilíbrio entre o homem e o meio em que vive”. Só poderemos ter essa cura interior depois que entregarmos totalmente ao Senhor nossas tristezas e temores do passado. Portanto, não permita que o inimigo mantenha você cativo com suas mentiras.

3.2. Devemos confiar em nosso pastor. A humildade se acha intimamente ligada à sinceridade. Temos que buscar a Deus com humildade. Betty Tapscott afirma: “A principal razão por que muitas pessoas não buscam auxílio espiritual é que são orgulhosas. Não querem que os outros saibam de sua vida passada; não querem que os outros percebam que elas se acham espiritualmente presas, devido a certas lembranças dolorosas, que elas estão passando por um sofrimento terrível bem no fundo de sua alma”.

Por isso é necessário confiar em quem Deus estabeleceu como pastor em nossas vidas, devemos vencer as barreiras e abrir nosso coração a este guia que nos ministra, entender que é ele quem vela por nossa alma, pois um dia há de dar conta dela, conforme Hebreus 13.7, 17.

Subsídio do Professor: Pastor é aquele a quem Deus instituiu como o anjo da igreja e, também, tem uma responsabilidade diante de Deus por nossas vidas. Por isso, em oração e na direção do Espírito Santo, dará a orientação à luz da Palavra de Deus a seu liderado e, também, manterá o sigilo da conversa, sem expor a ninguém aquilo que lhe fora exposto no diálogo. Hoje as pessoas relutam em fazer isto e acabam se abrindo com quem não deve e sofrendo as consequências de serem expostos.

3.3. Vida com abundância. O Senhor Jesus, o bom pastor, revelou que, enquanto há os que procuram roubar, matar e destruir, Ele veio para que Suas ovelhas desfrutem de vida com abundância – “vida completa”; “vida em plenitude”; “super abundância” [Jo 10.10]. Afinal, Deus, por intermédio de Jesus Cristo, nos reconciliou consigo mesmo [2Co 5.18].

Tal verdade não significa uma existência na terra sem adversidades e aflições, mas, sim, que é possível aos que permanecem em Cristo, já vivenciar alegria, paz, esperança, amor, fé, segurança e tantas outras bênçãos reservadas para os que pertencem à família de Deus [Ef 2.19].

Subsídio do Professor: F. F. Bruce comentou João 16.33: “Existem duas esferas de existência: em mim e no mundo (…) A paz que seu povo tem nele não é só a paz que ele dá [Jo 14.27]; é a paz que Ele mesmo tem, e que partilha com eles. O mundo que inflige tribulação é inimigo de ambos. Mas ele é um inimigo derrotado; a cruz que o Senhor em espírito já abraçou marcou seu triunfo e a queda do mundo. Seu povo participa do seu triunfo e da sua paz. A fé mencionada em 1João 5.4 é que une seu povo a Ele, de modo que a vitória dEle passa a ser também a vitória de seu povo”.

EU ENSINEI QUE:

O inimigo não quer que alcancemos a cura. Sendo assim, não devemos dar ouvido às mentiras do diabo; devemos confiar em nosso pastor e tomar posse de nossa herança espiritual.

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos

CONCLUSÃO

Que o Espírito Santo nos ajude a permanecermos em Cristo, para que, mesmo estando ainda em um mundo repleto de aflições, possamos desfrutar de paz, alegria e vida abundante. Permaneçamos em oração e vigilância constantes, guardando coração e mente para não sermos sufocados

EBD | 4° Trimestre De 2020 | Lição 04 – A suficiência de Cristo para Restaurar a Totalidade do ser Humano –  A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano| BetelAdultos