Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas | 4° Trimestre de 2022 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas

LEITURA BÍBLICA

Romanos 2.6-8 | Gálatas 6.7

A MENSAGEM

Decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia […]. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.” Josué 24.15

Devocional

Segunda >> Gn 3.1-7
Terça >> Dt 30.19
Quarta >> Sl 119.30-35
Quinta >> Pv 1.28-33
Sexta >> Rm 6.22 23
Sábado >> Tg 4.7

OBJETIVOS

DEFINIR o que é o livre-arbítrio
CONSCIENTIZAR os adolescentes sobre a autorresponsabilidade de cada um
CONDUZIR os alunos à maturidade cristã.

EI PROFESSOR!

Os adolescentes estão em uma fase de transição, isto é, em poucos anos eles serão adultos. Perante a Lei, eles serão totalmente responsáveis por suas atitudes. Assim, torna-se urgente a compreensão de que o crescimento também exige o desenvolvimento da maturidade e do senso de responsabilidade. Nesta lição vamos despertar os adolescentes para uma verdade bíblica: diante de Deus, eles já são responsáveis por suas escolhas e comportamento. Eles precisam compreender que Deus deu o livre-arbítrio para cada um deles. E que toda a decisão tomada hoje, precisa ser administrada amanhã. Prepare esta aula tendo esses princípios em perspectiva.

Ponto de Partida

Essa lição é fundamental para esclarecermos aspectos doutrinários acerca da nossa fé. O livre arbítrio é um deles. Conduza seus alunos ao entendimento de que eles têm direito de fazer suas próprias escolhas, contudo, como servos do Deus altíssimo, devem buscar conhecer e seguir a vontade dEle. Logo no início da aula, apresente para a classe a definição de livre-arbítrio: “Liberdade de escolha; capacidade que possui o ser humano de pensar, ou agir, tendo como única motivação a sua vontade” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.256). Explique também que o reconhecimento do livre-arbítrio faz parte do processo de amadurecimento de toda pessoa.

Vamos Descobrir

É muito bom crescer e poder começar a fazer as nossas próprias escolhas. Na adolescência temos um pouco mais de autonomia do que havia na infância. E, inevitavelmente, enfrentamos situações que exigem decisões. E nem sempre nossos pais estão juntos para nos ajudar a escolher. Nessas situações, precisamos fazer boas escolhas. Hoje aprenderemos mais sobre isso.

Hora de Aprender
I – LIVRE-ARBÍTRIO, UM PRESENTE DE DEUS

Você já ouviu falar em livre-arbítrio? O termo, segundo o dicionário, é a “possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade”. Sobre esse conceito, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, diz: “Cremos, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus. dotado por Deus de livre-arbítrio, ou seja, com liberdade de escolher entre o bem e o mal” (CPAD, p.77). Ou seja, o ser humano tem liberdade para fazer suas escolhas. A questão do livre-arbítrio já aparece no início da Bíblia. Quando Deus forma o homem e o coloca no jardim do Éden Ele dá uma ordem: não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16,17). Adão e Eva tinham liberdade para escolher obedecer a Deus ou não. E eles escolheram pecar contra Deus (Gn 3,6) E depois tiveram que lidar com as consequências da sua escolha (Gn 3.7. 16-19, 23).

Por meio do livre-arbítrio temos a possibilidade de escolher ser fiéis a Deus ou não (Dt 30.19). É baseado nessa premissa que, em certa ocasião Josué convocou o povo de Israel a tomar uma decisão. Ele estava encerrando sua atuação como líder do povo de Israel e falou seriamente à nação, dizendo que cada um teria que escolher se iria servir a Deus ou se iria se corromper e praticar a idolatria, adorando as diversas falsos deuses dos povos vizinhos Entretanto, Josué deixou claro que ele e toda sua família iriam servir ao Senhor (Js 24.15). E o povo de Israel respondeu que iria servir e adorar apenas a Deus (Js 24.16.22).

De igual modo, cada cristão tem o livre-arbítrio (1 Co 6.12) Independente da tradição religiosa da sua família, você também precisa fazer uma escolha diante de Deus Cada pessoa precisa decidir-se quanto à fé em Cristo (Jo 14.6). É necessário que cada um confesse seus pecados diante de Cristo e aceite como único e suficiente Salvador (Rm 10.9) De todas as decisões que você terá que tomar na vida, essa é certamente a mais importante de todas (Sl 119.30). Sim é uma escolha individual, porque seus pais não podem fazê-la por você (At 4.121. Hoje, nesta aula você tem a oportunidade de tomar a decisão mais importante de sua vida (At 16.31)

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

Como devemos entender a liberdade de escolha do ser humano?
“A liberdade da vontade humana é reconhecida na Bíblia, embora não seja discutida filosoficamente. Ela assevera a habilidade de escolher entre duas ou mais alternativas sem uma compulsão externa. O homem pode, a qualquer momento, decidir aceitar ou rejeitar a alternativa que aquele momento oferece, mas ele não pode escolher evitar as consequências de sua escolha (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p1157)

II- VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUAS ESCOLHAS

Um adolescente não tem plena liberdade de escolhas diante da sociedade Até mesmo perante a Lei, seus pais ou responsáveis é que possuem autoridade legal para muitas questões Porém, a autonomia para decisões do adolescente cresce conforme vai chegando a idade adulta. Por isso é tão importante aprender sobre responsabilidade (Gl 64.5). A parte mais difícil de ter liberdade de escolha é a responsabilidade de administrar as consequências de cada decisão. Entender isso é sinal de maturidade. Muitas pessoas desejam ter mais liberdade. Mas a maioria não entende que saber escolher o que é certo é mais importante do que fazer o que se deseja Aprender que toda escolha tem consequências (Rm 14.12).

Diante disso, você deve desenvolver a auto responsabilidade, isto é aprender a fazer boas escolhas mesmo quando ninguém está monitorando você. Na vida, você terá que tomar muitas decisões em relação às suas amizades, ao seu comportamento, aos seus estudos, a sua rotina familiar. Quem tem auto responsabilidade sempre escolhe fazer o que é certo, mesmo quando ninguém está olhando: sempre cumpre suas obrigações, mesmo quando as pais não estão por perto: sempre fala a verdade e faz o que é justo, porque sabe que isso agrada a Deus; e sempre se recorda que a Palavra diz que o Senhor ” recompensará cada um de acordo com o que fez (Rm 2.6).

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Co 6.12-ARC). A liberdade é uma marca da fé cristã – liberdade do pecado e da culpa e liberdade para usar e desfrutar de todas as coisas que vem de Deus. Mas os cristãos não devem abusar desta liberdade e ferir a si mesmo ou aos outros. Hoje, muitas pessoas têm interpretado erroneamente esta frase, como se ela significasse: ‘Não serei dominado por qualquer regra de ética, lei ou princípio bíblico. Em vez disso, elas deveriam entender o seguinte: ‘Não serei dominado por nenhum pecado que me assediar”” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. p. 130).

III- CADA DECISÃO É UMA SEMEADURA

Paulo escreveu Carta aos Gálatas que ” […] o que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá “ (GL 6.7). O apóstolo estava utilizando uma imagem agricultura para ensinar um princípio de vida: Não é possível plantar sementes de morango e colher maçãs ou plantar feijão e colher arroz. De igual modo, cada decisão tem um tipo de consequência. Todos os dias precisamos tomar boas decisões, de acordo com a Palavra de Deus (Ef 5.8). O apóstolo Paulo prossegue em seus conselhos: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos chegará o tempo certo em que faremos a colheita” (GL 6.9).

Por isso, sempre escolha o bem e não o mau, o amor e não o ódio, o perdão não a vingança, a verdade e não a mentira. Ao longo da vida, você será tentado a fazer coisas que não agradam a Deus Em algumas situações você também poderá ficar em dúvida sobre o que fazer. Mas você não estará sozinho O Espírito Santo de Deus está com você todos os dias (Jo 16,7,8). Come com a ajuda dEle. Clame por Ele e você receberá toda ajuda e orientação necessária.

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Entre a infância e adolescência adquire-se noções de bondade e maldade, certo e errado, justiça, obrigações, direitos e deveres. Ao entrar na adolescência, observe -se que as escolhas adotadas devem trazer consequências que só o próprio adolescente pode vivenciar. Ele então experimenta a culpa, remorso, verdade ou ansiedade, após uma transgressão de normas morais; aperfeiçoa a capacidade de fazer julgamentos morais a respeito dos próprios atos e dos atos das demais pessoas que o rodeiam; adapta-se a códigos morais e amplia o senso de valores.

A maneira de ele resolver seus problemas, confirmará sua identidade de cristão. Sua capacidade de rejeitar o mal e amar o bem é o que o qualificará como verdadeiro cidadão no Reino de Deus. Incertezas, contradições, conflitos e rebelião no domínio dos padrões morais, poderão aparecer. Valores morais aceitos sem discussão durante a infância, passam a ser questionados. O grupo de companheiros, ao qual o adolescente se associa, pode agir segundo um código de normas e valores bastante diferente daquele que XX ele aprendeu a obedecer no lar […].

A cada momento, surgem reações novas que, em muitos casos, desorganizam. Mas, com a ajuda dos orientadores, ele poderá encarar o cotidiano, resolvendo um problema de cada vez, de acordo com a orientação do Espírito Santo (COSTA, Débora F. Os Maravilhosos Anos da Adolescência. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 31.32)

CONCLUSÃO

É hora de amadurecer. Entenda que o livre-arbítrio demanda autorresponsabilidade. Assuma, imediatamente, a postura de filho obediente e tenha uma vida responsável e dedicada, que agrade ao Senhor.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

VAMOS PRATICAR

1- Escreva com suas palavras o que é livre-arbítrio. Resposta pessoal.
2- Na sua opinião, o que é mais importante, ter liberdade ou ter responsabilidade? Resposta pessoal.
3- Segundo a lição, quem pode ajudar no momento de tomar uma decisão?
( ) Os amigos
( ) Desconhecidos
(X) O Espírito Santo

Pense Nisso

Toda escolha que você faz hoje terá que ser administrada amanhã. Cada um colhe o que planta. Então, faça boas escolhas e isso resultará em uma vida abençoada.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas