Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes | 2° Trimestre De 2022 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes 2° Trimestre De 2022 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes

LEITURA BÍBLICA

Marcos 4.26-34

A MENSAGEM

“Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra.” Marcos 4.26

DEVOCIONAL

Segunda » Mt 13.24-26,30
Terça » Lc 13.18,19
Quarta » Lc 17.20,21
Quinta » Mc 1.14,15
Sexta » Mt 6.33
Sábado » 1 Co 3.6-9

OBJETIVOS

DEFINIR o conceito de Reino de Deus;
TRABALHAR os conceitos e parâmetros do Reino de Deus, ilustrados nas parábolas das sementes;
DESTACAR a presença e o crescimento do Reino de Deus no mundo.

EI PROFESSOR !

Hoje falaremos sobre o Reino de Deus, a partir de duas histórias contadas por Jesus: a da semente que cresce secretamente e a do grão de mostarda. Ambas, revelam algum aspecto desse Reino que é de Deus e que vem dos Céus à Terra. Esperamos que a aula seja profundamente esclarecedora, mas sobretudo, esperançosa. Pois falar sobre o Reino de Deus deve produzir esperança para todos nós que estamos vivendo neste mundo doloroso marcado pela presença incômoda do pecado. Afinal de contas, o Cristo que trouxe o Reino a nós, prometeu que esse Reino cresceria secreta e abundantemente. E toda a Palavra anunciada por Jesus vai se cumprir. Em breve Jesus voltará e futuramente seu Reino será consumado sobre todas as nações.

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2022 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes

PONTO DE PARTIDA

A título de introdução, destaque a forma como Jesus introduz essas parábolas. Ele diz: “O Reino de Deus é como…” (Mc 4.26). Explique que essa forma peculiar de começar algumas parábolas não deve ser entendida exclusivamente como se referindo ao primeiro elemento mencionado na história, mas a todos os elementos presentes na história. Ou seja, Jesus não está dizendo que o Reino é semelhante apenas a “um homem que joga a semente na terra (v.26) ou a “uma semente de mostarda (v.31), mas Ele aponta que o Reino se assemelha ao processo inteiro que as parábolas se propõem a contar. Sendo assim, é importante que você deixe claro aos seus alunos que as parábolas do Reino não tentam esgotar tudo o que o Reino é, pelo contrário, a ideia é apenas apresentar alguns vislumbres sobre ele. Tenha uma ótima aula!

VAMOS DESCOBRIR

Você sabe explicar com suas palavras o que é o Reino de Deus? Hoje vamos estudar sobre esse tema. Jesus contou muitas histórias para explicar verdades profundas sobre o seu Reino. A partir de duas parábolas contadas por Jesus, abordaremos questões como o crescimento invisível, porém, constante do Reino e seu início inexpressivo como um grão de mostarda e seu resultado final Vamos lá?!

HORA DE APRENDER

Hora de Aprender Hoje estudaremos duas histórias que fazem parte de um conjunto ainda maior de parábolas conhecidas como “parábolas do Reino”. Nesta lição, trataremos de apenas duas. Em ambas, Jesus compara o seu Reino às pequenas sementes.

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2022 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes

I – O REINO DE DEUS

Afinal de contas, o que é o Reino de Deus? Você já parou para pensar nisso? De forma simples e objetiva, o Reino de Deus é a intervenção divina na História da humanidade para cumprir os seus propósitos redentores. Esse conceito nasceu na esperança judaica do Antigo Testamento, de uma ação divina que dava fim à presente era (marcada pelo pecado, dor, doença, atuação maligna) introduzindo um novo tempo (caracterizado pela presença do Espírito, da justiça, saúde e paz). Ou seja, os judeus aguardavam pelo fim, pois o fim também significava um novo começo – o início de uma nova história com Deus, o tempo do seu reinado.
Assim, podemos ver que o Reino de Deus é tanto presente, quanto futuro. Ao analisarmos os ensinamentos de Jesus, fica evidente a existência de uma tensão entre o Reino que chegou e o Reino que está por vir. Ele descreveu o Reino como algo presente (Lc 17.21; Mc 1.14; Mt 12.28), mas também como uma expectativa futura (Mt 6.10,33; 8.11; Mc 9.47). Na tentativa de traduzir essa tensão é que os teólogos falaram do Reino como “já” em relação a sua instauração presente e “ainda não” em relação a sua consumação futura. Por enquanto, aguardamos paciente e esperançosamente a consumação desse Reino (Rm 8.18-25; Fp 3.20,21; 1 Ts 1.9,10), enchendo-nos da presença do Espírito Santo.

I – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“O Reino e a Atividade de Deus A ligação entre o tema do Reino de Deus e a pneumatologia são as Boas Novas do Reino de Deus (o Reino que Jesus proclamava estar “presente”) e envolve a dupla verdade do evangelho:
(1) a morte redentora de Cristo, mais
(2) o dom do Espírito Santo.
Nossa crença é que o tema bíblico do Reino de Deus representa os fundamentos teológicos da teologia pentecostal. O Reino de Deus representa o poder dinâmico e o Reino de Deus no mundo. O Reino, no sentido bíblico, designa a entrada sobrenatural de Deus na história na pessoa de Jesus Cristo; Ele veio declarando que o Reino de Deus havia chegado (Lc 11.20). O Reino é sinônimo da atividade de Deus; é a expressão mais fértil para o governo de Deus e seu poder liberado no mundo. Na nova era do Espírito, o Novo Testamento mostra que o poder e a atividade de Deus entre o povo envolvem a Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo” (POMERVILLE, Paul A. A Força Pentecostal em Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p.202).

II – O REINO É COMO UMA SEMENTE

Jesus contou uma pequena parábola, que é narrada unicamente por Marcos (4.26-29). É a história do homem que lança a semente sobre a terra e, independentemente do seu esforço, acordado ou dormindo, ela brota e cresce, e, quando menos espera, seus frutos estão maduros e prontos para a colheita. Aqui temos algumas lições importantes sobre o Reino de Deus para aprender. Jesus diz que com o Reino de Deus também é assim; ao ser semeado nos corações, misteriosa e secretamente, ele vai crescendo e tomando forma, até que seus frutos sejam visíveis e abundantes.

De maneira que, assim como o lavrador precisa reconhecer seus limites, precisamos também aprender e aceitar que somente Deus é quem tem o controle de tudo. Nós somos apenas aqueles que lançam a semente e não temos o poder de fazê-las crescer e frutificar no tempo que queremos. Às vezes, algumas dão resultados rápidos, e outras demoram. No entanto, é o Senhor Todo-Poderoso que tem o domínio sobre todo o processo. O próprio Jesus, ao falar sobre o papel do Espírito Santo, disse que é Ele que “[…] convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito, justo e também do julgamento de Deus” (Jo 16.8).

Como fica claro, nosso papel é semear, porém, o crescimento do Reino é responsabilidade exclusiva de Deus (1 Co 3.6,7). Em vez de ficarmos aflitos, devemos ter paciência, confiança e expectativa naquilo que vai acontecer sob a supervisão divina. Afinal de contas, o tempo de espera chegará ao fim e a colheita será efetuada (Mc 4.29). Assim também é com o Reino de Deus, chegará um tempo em que as inúmeras sementes espalhadas sobre a face da Terra crescerão e darão frutos em abundância e a colheita final, então, acontecerá; e o Reino que já teve início terá sua consumação final. Essa é nossa esperança.

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2022 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes

AUXÍLIO DIDÁTICO

“Essa história nos ensina que o crescimento espiritual não pode ser medido por um cronômetro. O Reino de Deus pode ser plantado em nós em uma fração de tempo, mas seu crescimento só se torna aparente com o passar do tempo e a prática da fé O Crescimento espiritual é um processo gradual e contínuo que é finalmente consumado na colheita da maturidade espiritual. Podemos começar a entender esse processo de crescimento espiritual fazendo uma comparação com o lento, mas inexorável, crescimento de uma planta. Embora o lavrador não entenda o verdadeiro processo de crescimento, a sua ignorância não interrompe esse crescimento – as sementes brotam e crescem.

Da mesma forma, o Reino de Deus começa na vida de uma pessoa com a semente do entendimento, que firma raízes na boa terra de um coração preparado. Essa semente brota e cresce com uma sólida fé. Mas é responsabilidade de Deus determinar como isso acontece. Os discípulos, curiosos a respeito da difícil missão que tinham pela frente, estavam sendo orientados por Jesus para não se preocuparem com a maneira como o Reino iria crescer. Sua função era plantar a semente. Ao chegar à terra, Jesus plantou o Reino de Deus, e Deus iria levar aquela colheita à sua completa realização” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.211,212).

III – O CRESCIMENTO DO REINO

Seguindo seus ensinamentos sobre o Reino de Deus, Jesus lhes propôs outra parábola (Mc 4.30-32). E essa é tão cativante como a anterior. Agora, Ele recorre à semente de mostarda, a menor das hortaliças da Palestina naquela época. A mostarda, uma vez semeada, “cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas” (v.32). Como é possível notar, a história de Jesus dá um destaque tanto ao tamanho inexpressível da semente quanto ao resultado que ela produz, pois assim como o minúsculo grão de mostarda é capaz de produzir um enorme arbusto com até quatro metros de altura, assim também é o Reino de Deus, que no tempo oportuno revelará toda sua grandeza e efetividade.

O Reino que teve um início pequeno (como uma semente de mostarda) na Palestina com Jesus e os doze discípulos, logo começou a dar seus primeiros frutos em Atos dos Apóstolos (4.4; 5.14; 6.7) e tem crescido consistentemente no coração de milhares e milhares de pessoas espalhadas por toda Terra. Com essa parábola, o Senhor estava encorajando seus discípulos a permanecerem firmes e constantes, apesar de toda perseguição, incompreensão e deboche que estivessem recebendo, pois, o Reino que era pequeno cresceria em tamanho e em influência.

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2022 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes

AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Prezado (a) professor (a), sugerimos que ao iniciar esse tópico você providencie e apresente aos alunos alguns tipos de sementes (que preferencialmente, uma delas seja a de mostarda). Após apresentá-las, faça uma comparação entre elas e seus frutos, e em seguida diga-lhes que no Reino de Deus pequenas sementes podem gerar grandes frutos. Ao final do tópico, redirecione a atenção deles para as sementes novamente e diga-os que, na força do Espírito Santo, eles podem frutificar abundantemente para Deus, fazendo com que seu Reino cresça sobre a Terra. Eles não devem deixar que as circunstâncias e os outros imponham limites e restrições sobre o desejo de realizar a obra do Senhor. Pelo contrário, em Deus eles podem fazer proezas. Como uma pequena semente que dá muitos frutos, assim também pode ser a vida deles.

CONCLUSÃO

O Reino já está presente entre nós. Como uma semente que cresce de forma misteriosa, esse Reino continua crescendo, dia após dia. Você faz parte desse Reino!

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Complete:
Jesus diz que com o Reino de Deus também é assim, ao ser semeado nos corações , misteriosa e secretamente ele vai crescendo e tomando forma até que seus frutos sejam visíveis e abundantes.

2- Quanto ao crescimento do Reino de Deus diga se a afirmativa é verdadeira (V) ou falsa (F):
(V) Nós, somos apenas aqueles que lançam a semente, mas não temos o poder de fazê-las crescer e frutificar no tempo que queremos.
(F) O Senhor nos encoraja a permanecermos firmes e constantes, apesar de toda dificuldade, pois o Reino que é pequeno e continuará pequeno e sem qualquer influência.

PENSE NISSO

Você faz parte do Reino de Deus. Este Reino está vivo, operante e crescente. Em breve o Rei virá. No tempo certo, Ele dominará sobre tudo e todos para todo o sempre e você fará parte desse reinado. Não troque o Reino de Deus, que é eterno, por nada deste mundo.

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2022 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Reino de Deus e as Sementes

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC