Lição 06: Fui Escolhido | EBD – Adolescentes | 3° Trimestre De 2021

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido

Objetivos

Estimular a comunhão e a intimidade com Deus;
Ensinar que Deus exalta os pequenos e desprezados;
Mostrar as formas que Deus.

TEXTO BÍBLICO

1 Samuel 16.1-13 

Destaque

“Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Rama” (1Sm 16.13).

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda – 1 Sm 16.7
TerçaPv 3.32
Quarta Sl 4.3
Quinta – 1Sm 16.23
Sexta – 1Sm 17.45
Sábado – Sl 7.10
DomingoRm 8.33

Material Didático

Lousa, roteiro de perguntas para a dinâmica sugerida no quadro; doces, chocolates para premiar os alunos na atividade.

Quebrando a Rotina

Você pode fazer uma dinâmica com a classe, por exemplo: perguntas e respostas rápidas, pesquisando na Bíblia.

Divida a sala em grupos, nomeando-os, como se fosse uma gincana. Faça um roteiro de perguntas concernente à História de Davi e estabeleça uma regra na dinâmica perguntando uma vez para cada grupo. Cada um terá a chance de responder ou passar a pergunta para o outro. Conforme os grupos forem respondendo e acertando do, vã marcando os pontos no quadro. Espere apenas minuto para as respostas.

Isso estimulará o raciocínio, a memória e os levará a procurar as respostas na Bíblia o mais rápido, possível. De preferência, leve uma caixa de bombons, ou algo do tipo para premiar o grupo que mais fizer pontos. Você pode reservar um tempo da aula para essa atividade interativa, lembrando sempre do planejamento prévio e da organização do tempo.

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido

ESTUDANDO A BÍBLIA

As vezes, nós somos escolhidos para funções as quais nem imaginávamos fazer um dia. Todavia, quando fazemos a vontade de Deus, tudo o que aprendemos e vivemos faz sentido em nossa existência. Então, vemos as experiências da vida cooperarem para que chegássemos onde estamos hoje. Por exemplo, talvez você nunca pensou que a faculdade que, pela bondade do Pai, você fez, pudesse ser usada no Reino de Deus. Além do mais, o Senhor utilizou meios para capacitá-lo às coisas maiores e colocá-lo em lugares que jamais imaginou chegar.

Caro professor, o dom de ensinar é exclusivo! Não é qualquer um que Deus escolhe para exercer tão nobre função. Você foi escolhido sim, não despreze o dom que há em ti! Antes, plante sementes para florescer um lindo jardim por intermédio de suas mãos. Seus alunos serão as flores que desabrocharão mundo afora, pois a água que você usa para regá-los vem de uma fonte eterna e transbordante.

Vamos aprender com mais essa história, que Deus quando escolhe alguém para sua obra, não considera a aparência, a força, a beleza, ou mesmo os conceitos humanos. Antes, Deus olha para o coração, uma vez que somente o Senhor conhece o que há dentro de cada um de nós. Foi desse modo que Ele escolheu Davi.

A Necessidade de um Novo Rei para Israel

O rei que estava governando Israel nesse período era Saul. Ele foi ungido pelo profeta Samuel (1Sm 10). Entretanto, com o passar do tempo, não permaneceu fiel aos preceitos de Deus. Por muitas vezes, o Senhor mandava o profeta Samuel repreendê-lo, mas de nada adiantava. A Bíblia afirma que “o SENHOR Deus se arrependeu de ter colocado Saul como rei de Israel” (1Sm 15.35b). Com isso, surge a necessidade de outro rei para governar o povo de Deus. Alguém que fosse justo e obediente em tudo ao Senhor. Em razão disso, Deus escolheu um jovem pastor a quem todos desprezavam para ungir rei.

Assim, Davi foi escolhido bem cedo e, somente quando adulto, após alguns anos, é que veio a se tornar rei de Israel. Do mesmo modo, você também foi escolhido para servir sua geração, meu caro adolescente! Embora muito jovem, o Senhor escolheu você para um propósito específico em sua obra. E se Deus o escolheu, tudo quanto Ele falou há de se cumprir em sua vida.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

O nome Davi pode significar ‘amado’, do hebraico do dodi (cf. Jedidias, ‘por amor do Senhor’ ou ‘porque o Senhor o amava’, 2 Sm 12.25). Algumas décadas atrás, alguns estudiosos pensavam que esse nome poderia ser um título, como ‘capitão’. […] Davi nasceu em Belém de Judá, uma cidade cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Era a cidade de Boaz e Rute, que tornou-se mais conhecida como cidade natal de um filho de Davi, o Messias de Israel.

Davi era o caçula de uma família de dez filhos (1Sm 16.10,11; 1Cr 2.13-16 relacionam apenas nove, talvez um filho tivesse morrido na infância). Os nomes de seus irmãos eram Eliabe (Eliú), Abinadabe, Siméia, Natanael, Radai e Ozém. Os nomes de suas irmãs eram Abigail e Zeruia. De acordo com 2 Samuel 17.25, essas meninas eram filhas de Naás.

Aparentemente, a mãe de Davi teve essas filhas em um casamento anterior, e seu nome é desconhecido. Seu pai Jessé, era um ancião rico e muito respeitado em Belém, e que reivindicava ser da linhagem de Boaz. Davi era um filho da velhice de Jessé (1Sm 17.12)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. CPAD, 2010, pp.525,26). EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido

O Menor de seus Irmãos

Deus ordenou ao profeta Samuel ir até a casa de Jessé, o belemita, pois dentre os seus filhos, Ele havia escolhido um rei. Para que Saul não desconfiasse, o Senhor instruiu o profeta a dizer ao rei que iria oferecer sacrifícios em Belém. Junto com ele, estaria Jessé e seus filhos (Sm 16.1-3).Tendo chegado ao locai, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e achou que estava diante do “escolhido”: “Mas o SENHOR disse: — Não se impressione com a aparência e nem com a altura. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Sm 16.7).

E Jessé apresentou todos os demais filhos, e a todos o profeta dizia: “O Senhor não tem escolhido estes” (1Sm 16.10). Por fim, Samuel perguntou a Jessé se havia acabado todos os moços, e ele respondeu: “Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas” (1Sm 16.11). Imediatamente, o profeta mandou chamá-lo. Davi se apresentou a Samuel e, diz a Bíblia, era “um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes” (1Sm 16.12). No mesmo instante, o Senhor mandou Samuel levantar e ungir o moço, pois era este o escolhido (1Sm 16.12,13).

Assim, Deus não vê como o homem. O Senhor escolheu a Davi porque era um jovem segundo o coração de Deus. Quantas vezes você já se menosprezou ou se intitulou pequeno demais para ser escolhido por Deus? O Criador não hesita em trabalhar contra a regra geral. Ele escolhe os humildes e desprezados para exaltá-los, colocando-os em um lugar de honra, como fez com o pequeno Davi.

A Unção de Deus na Vida de Davi

Após Samuel ungir a Davi, o Espírito de Deus se apoderou dele de tal maneira que o jovem passou a ter uma comunhão ainda mais especial com Deus. Certa vez, Saul estava atormentado por um espírito mau (1Sm 16.15) e era necessário trazer alguém que soubesse tocar harpa para que o rei se acalmasse (1Sm 16.17,18). E Saul deu ordem para que buscassem a Davi. O jovem pastor tornou-se seu pajem de armas e o rei o amou muito, a ponto de pedir a Jessé, seu pai, que deixasse Davi perante ele. Assim, todas as vezes que o espírito mau vinha sobre Saul, Davi tocava sua harpa e o rei se acalmava.

A história nos lembra ainda que Davi enfrentava ursos e leões para defender suas ovelhas (1Sm 17.34-37). Do mesmo modo derrotou o gigante Golias quando todo o exército israelita o temeu (1Sm 17.23-58). A unção de Deus sobre a vida do jovem enchia-o de coragem e ousadia. Mas ele não deixava de ser um adorador sensível e sincero que expulsava o mal ao tocar sua harpa.

Querido adolescente, certamente você também tem a unção de Deus em sua vida. Talvez, você ainda não saiba, mas o Senhor quer que você o busque intensamente a cada dia. Pois Ele o ungirá para a realização de grandes coisas em seu reino.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

Davi prevaleceu contra o filisteu. A vitória de Davi sobre Golias resultou da sua fé em Deus: a fé está já testada e comprovada na sua vida. Podemos identificar cinco fatores específicos conducentes ao seu triunfo:

1. Davi tinha seu coração entregue a Deus (16.7), e assim buscava continuamente a Deus e a sua face (cf. 1Cr 16.10,11; SI 27.8).

2. Davi tinha um carinhoso e profundo zelo pela honra e reputação do Senhor Deus de Israel (vv.26.36,46). Ele percebeu que Golias estava afrontando não somente os exércitos de Israel, mas o próprio Senhor Deus.

3. A confiança de Davi no poder do Senhor foi fortalecida pela sua lembrança das ocasiões anteriores em que ele clamara a Deus por livramento e o recebera (vv. 34-37; cf. SI 29.3,4).

4. Davi confiava, não em si mesmo, mas em Deus, para obter a vitória sobre Golias e os filisteus (vv.37.45-47; SI 33.16,17; 44.6,7; Os 1.7).

5. O Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele (16.13;Zc 4.6).

Sempre que os filhos de Deus enfrentarem problemas e situações parecendo intransponíveis, esses gigantes podem ser derrotados, se exercermos fé como Davi, e se dependermos do poder do Espírito Santo (Ef 3.20,21; Fp 4.13)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995, p.459).

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido

Um Homem Segundo o Coração de Deus

Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois ele agradava ao Senhor em tudo. Não foi à toa que Deus o escolhera para ser rei de Israel. Davi era sincero com Deus, até mesmo em suas fraquezas e necessidades. Além de temente e obediente à vontade divina, o jovem era fiel, corajoso e confiante, tanto que a maioria dos Salmos que compôs relata suas fraquezas e confiança plena no Senhor. No entanto, o jovem Davi não deixava de louvar a Deus reconhecendo a grandeza do Criador.

Os feitos de Davi eram justos perante o Senhor, e ele reinou em Israel por 40 anos. Embora tenha sido ungido muito novo, somente com 30 anos a promessa veio a se cumprir em sua vida. Claro que, na época, Saul sentiu ciúmes e raiva pelo fato de Deus tê-lo abandonado e escolhido a Davi, de quem se tornou um inimigo mortal. No entanto, essas coisas eram consequências dos próprios atos de Saul.

Apesar de ter sido fortemente perseguido por Saul e outros inimigos, Davi não desistiu de sua chamada para governar o povo do Senhor, nem de lutar contra os seus opositores. Que possamos aprender com Davi a viver uma vida de comunhão com o Senhor e não temer as hostilidades. Antes, devemos vencer as batalhas diárias para glória do Senhor Jesus.

AUXÍLIO DIDÁTICO

Caro professor, nesse momento da aula, é importante que você converse com seus alunos a respeito da intimidade deles com Deus. Ser uma pessoa honesta, que fala a verdade e faz o que é justo, é agradável ao Senhor. Embora ainda sejam adolescentes, é importante que saibam, desde cedo, que Deus ama a justiça no íntimo, e, como seguidores de Cristo, eles devem dar um bom testemunho da Palavra de Deus entre as pessoas que ainda não conhecem o Caminho da Verdade, seja na escola, na família, na vizinhança, no seu bairro etc.

Destaque também que, assim como Davi foi escolhido e se tornou um grande homem de Deus, o Senhor também os escolheu para uma grande obra, e tudo o que Deus espera é que eles sejam humildes, sinceros e obedientes à voz de Deus. Davi enfrentou muitas batalhas, a fim de que Deus o colocasse como rei de Israel, mas o Senhor foi com ele em todos os momentos. Do mesmo modo, o Senhor também é conosco em todas as adversidades que enfrentamos durante a nossa adolescência.

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido

Conclusão

A história do jovem pastor Davi nos ensina muitas lições. Além de ter se tornado o maior rei de Israel, conquistou muitas vitórias para o povo de Deus. Seu coração sincero e humilde agradava ao Criador. Embora tenha cometido alguns erros irreparáveis, Davi se arrependeu de coração e Deus nunca o desamparou. Caro adolescente, Deus também te escolheu! Não duvide da sua chamada e da sua capacidade, pois o Senhor deseja realizar grandes coisas através da sua vida!

RECAPITULANDO

O jovem Davi foi escolhido dentre os seus irmãos para cumprir i propósito divino sobre Israel. Embora os demais jovens, de acordo com o olhar humano, aparentassem mais capacidade para cumprir a função de rei, não estavam conforme o olhar divino. Por outro lado, Davi sendo humilde e desprezado por sua própria família, era o rei que Israel precisava. Mas o que, de fato, agradava a Deus em Davi, era a sua intimidade, comunhão e obediência para com o Senhor.

O jovem pastor era da linhagem de Abraão. Davi era bisneto de Boaz e de Rute. Lembram da história de Rute? Ele também faz parte da genealogia de Cristo, que nos evangelhos é tratado como “o filho de Davi” e “Leão da Tribo de Judá”. Todas essas expressões são referências à linhagem de Davi (Mt 1.1). Portanto, o que era desprezado e tido como maldição se tornou uma referência de benção para todas as nações por meio de Cristo Jesus. Seu exemplo e intimidade com Deus devem ser imitados. Quantos de nós não gostaríamos de ser chamados também de “homem ou mulher segundo o coração de Deus”, não é verdade? 

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido

Refletindo

1. Fale sobre a importância de Deus chamar alguém para sua obra. Resposta livre. Entretanto, após a lição você deve ter munido o aluno de todas as informações necessárias para ele dissertar sobre a importância de Deus chamar pessoas para sua obra.

2. Você já julgou alguma pessoa pela aparência? Resposta pessoal.

3. Você é um adolescente segundo o coração de Deus? Resposta pessoal.

Quer Dicas Para Melhorar Suas Aulas Da EBD? Clique aqui

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adolescentes – Revista do Professor – Tema do Trimestre: Adolescentes na Bíblia | Lição 06: Fui Escolhido