Lição 06 – O Cristão e o Cuidado de Deus | EBD BETEL | 1° Trimestre De 2021

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 06: O Cristão e o Cuidado de Deus

TEXTO ÁUREO

“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” Ester 4.14

VERDADE APLICADA

O caráter da rainha Ester ensina como submeter-se à vontade de Deus e apreciar Seu cuidado constante.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Compreender que o amor de Deus é imensurável.

Mostrar que a dor nos aproxima de Deus.

Entender que nosso fundamento é Cristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
ESTER 4

4 Então vieram as moças de Ester e os seus eunucos e fizeram-lhe saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou vestidos para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco, porém ele os não aceitou.

5 Então Ester chamou a Hataque (um dos eunucos do rei, que este tinha posto na presença dela) e deu-lhe mandado para Mardoqueu, para saber que era aquilo e para quê.

6 E, saindo Hataque a Mardoqueu, à praça da cidade que estava diante da porta do rei,

7 Mardoqueu lhe fez saber tudo o quanto lhe tinha sucedido, como também a oferta da prata, que Hamã dissera que daria para os tesouros do rei, pelos judeus, para os lançar a perder.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 06: O Cristão e o Cuidado de Deus

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Sl 37.17-18 – O Senhor conhece os dias dos retos.

TERÇA / Sl 145.20 – O Senhor guarda todos os que o amam.

QUARTA / Sl 147.2-3 – O Senhor é bom.

QUINTA / Is 6.1-3 – Santo é o Senhor dos Exércitos.

SEXTA / Os 13.4-5 – Não há outro Salvador.

SÁBADO / 1Pe 5.7 – Lançando sobre Ele toda a ansiedade.

HINOS SUGERIDOS – 126, 141, 396

MOTIVOS DE ORAÇÃO: Ore por nossas igrejas espalhadas pelo mundo.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução – 1. O cristão e o seu ponto de equilíbrio – 2. A dor nos impulsiona a buscar a Deus – 3. Nosso fundamento é Cristo – Conclusão

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos que, muitas vezes, a dor é o agente que nos leva a buscar a Deus. Observaremos ainda que a destruição familiar é um incansável meio que Satanás emprega para roubar a paz no mundo.

PONTO DE PARTIDA: Devemos nos submeter à vontade de Deus.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 06: O Cristão e o Cuidado de Deus

1. O cristão e o seu ponto de equilíbrio

Muitos de nós quando passamos por situações difíceis ficamos sem atitude, sem saber o que fazer. O abatimento traz perturbação na alma. Os judeus nos dias de Ester ficaram desanimados diante do decreto do rei para exterminar todos eles. A Bíblia narra que: “… havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em sacos e em cinza” [Et 4.3].

O Senhor Jesus também passou por momentos de muita tristeza [Mt 26.38]. Por isso, devemos sempre pedir ao Senhor: “Refrigera a minha alma…” [Sl 23.3]. O ponto de equilíbrio do cristão para superar a adversidade é agir com quietude e confiança em Deus.

1.1. O cuidado de Deus com Seu povo. Estar sob os cuidados de Deus significa segurança; é a garantia de sucesso nos momentos difíceis. Deus sempre mostrou um profundo amor para com o povo de Israel. Os israelitas já haviam experimentado o amor de Deus durante a travessia pelo deserto. Mais uma vez presenciamos o agir de Deus para livrar o seu povo do extermínio. Quando tudo parecia escuro e incerto, Deus intervém na história de forma sobrenatural.

É admirável a forma como o amor de Deus é presenciada na vida do povo eleito por Ele. Isto faz parte do Seu amor sempre presente, guardando a nossa vida [Sl 31.19].

Subsídio do Professor: A mão do nosso Deus estava direcionando a rainha Ester e o Seu povo em todos os seus atos. O Senhor é cuidadoso para com todos os que o buscam com um coração sincero. O rei Davi descreveu: “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” [Sl 37.25]. Precisamos não sucumbir sob o peso das provações, porque o Senhor prometeu ser nossa força, nosso escudo e nosso cântico [Sl 28.7].

1.2. O Senhor deve guiar a nossa vida. Jeremias 29.11 nos faz entender que Deus nos conhece e tem excelentes planos para cada um de nós. A vida de Ester foi dirigida do início ao fim pelo Senhor. Ela pôde entender que os planos de Deus são sempre os melhores. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam [Rm 8.28].

O salmista nos revela que Deus está presente em nossa vida desde o período fetal [Sl 139.13]. Jesus disse que até os cabelos de nossa cabeça estão contados [Mt 10.30]. Observamos que desde o princípio do nascimento o Senhor já cuida de nós. Por isso, podemos afirmar que o aborto é um grave pecado diante de Deus.

Subsídio do Professor: Deus conhece o nosso presente e o nosso futuro. O salmista expressou: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.” [Sl 139.16]. A informação do Senhor a nosso respeito vai além daquilo que podemos imaginar. Ele conhece até os nossos pensamentos [Sl 139.2]. Até os nossos caminhos estão sob Seus olhares [Sl 139.3]. Ele conhece o que há em nosso coração [Jo 2.25].

1.3. Ester, uma serva altruísta. Disse Ester: “Porque como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a perdição da minha geração?” [Et 8.6]. Ester nos mostra que o principal alvo da vida cristã não é a felicidade pessoal, e, sim, o amor ao próximo. Quando aceitamos a Cristo com sinceridade, a nossa vida passa a ser a vida de Cristo, pois nos tornamos um nEle, assim como Ele e Pai são um [Jo 17.20-21].

Subsídio do Professor: O desprendimento às coisas terrenas abrange o amor a Deus em primeiro lugar [Dt 11.13]. Se o homem não amar ao próximo que vê, como poderá amar a Deus a quem jamais viu? [1Jo 4.8]. O altruísmo da rainha Ester deve provocar nos cristãos de hoje uma atitude mais direcionada aos outros, e menos para si mesmos. Ela se pôs em atitude de risco [Et 7.5-10], a fim de salvar seu povo da destruição que estava por vir.

EU ENSINEI QUE:
O ponto de equilíbrio do cristão para superar a adversidade é agir com quietude e confiança em Deus.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 06: O Cristão e o Cuidado de Deus

2. A dor nos impulsiona a buscar a Deus

O significado da palavra dor no dicionário tem a seguinte definição: “Expressão de um sofrimento, de uma tristeza física ou moral”. Era este o sentimento que pairava em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei [Et 4.3]. O sofrimento traz perturbação na alma [Sl 42.5]. Mediante o tamanho da consternação de sua alma, Ester e seu povo foram impulsionados a buscar ao Senhor [Sl 91.15].

2.1. Devemos agir por fé. À medida que as cartas de extermínio dos judeus chegavam às províncias, só restava a Ester olhar para o alto, e se lembrar dos ensinamentos de seu primo a respeito de como o Senhor havia libertado Seu povo do Egito, e acreditar que este mesmo Deus poderia livrá-los desta terrível ameaça. A Bíblia está cheia de recomendações para agir por meio da fé.

Mardoqueu demonstrou fé quando respondeu a Ester com firmeza, assegurando-lhe que, se ela não agisse, de alguma maneira o Senhor salvaria o Seu povo [Et 4.14]. A mesma fé cabe aos cristãos de hoje, pois o Senhor se levanta em defesa dos seus [Rm 8.31].

Subsídio do Professor: Sempre que falamos sobre fé, nossa mente nos faz lembrar de Abrão. O Senhor ordenou a ele para abandonar sua terra e sair do meio de sua parentela, e ir para uma terra que o Senhor lhe mostraria [Gn 12.1]. Nesta hora ele poderia ter questionado esta ordem. Imagine sair de um ambiente onde você conhece tudo e todos para ir a um local desconhecido, mas Abrão demonstrou ser um homem de fé. Ele provou que sua confiança estava em Deus, então decidiu agir pela fé.

2.2. Ou clama ou perece. Deus anseia que nós o procuremos e clamemos por Ele. Assim como uma criança alarmada pelo perigo grita ao pai, também podemos clamar ao Senhor, sabendo que nosso Pai virá em nosso auxílio [Jr 33.3]. Ester tomou uma decisão sábia de jejuar e de clamar juntamente com o seu povo a Deus. Essa atitude de clamor fez com que o Senhor escutasse as suas súplicas.

O Senhor deseja responder nossas orações e nos surpreender com milagres além da nossa compreensão. Ele espera chegar mais perto de nós para que possamos conhecê-lo. Afinal Ele é a nossa rocha de refúgio e de descanso espiritual [Is 32.2].

Subsídio do Professor: As Escrituras têm mais do que belas narrações. Ela concebe a biografia de indivíduos verdadeiros que passaram por dificuldades reais, e que, no momento em que depositaram sua fé em Deus, puderam usufruir das bênçãos do Senhor. E, quando admiramos essas histórias, podemos avistar grandes modelos para os nossos dias. Ester preferiu correr risco de morte a ficar assistindo a desgraça de seu povo. Pois a sua missão era maior do que a sua dor. A vida do cristão precisa ser embalada por meio da fé. Devemos acreditar que o propósito de Deus será maior que o nosso sofrimento.

2.3. Buscando forças na adversidade. As circunstâncias diziam que a morte era questão de dias para o povo, a sorte já havia sido lançada. Apropriando-se de uma fé extraordinária, por causa do sofrimento de seu povo [Et 4.16], Ester buscou auxílio no Todo-Poderoso. Ela conseguiu extrair da adversidade forças para buscar auxílio em Deus. Depois deste acontecimento, Ester nunca mais foi a mesma!

Após uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor. A glória da segunda casa foi bem maior do que a primeira! O cristão no mundo de hoje não deve deixar a fé vacilar. Precisa olhar para a cruz e fixar seu olhar em Cristo Jesus, que venceu tudo por amor a cada um de nós.

Subsídio do Professor: Se fixarmos nossos olhares em Jesus, nunca mais seremos os mesmos. Vejamos o exemplo de Paulo, notamos a sua ferocidade contra os cristãos: “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.” [At 8.3].

Após fixar seu olhar em Cristo teve sua vida mudada radicalmente, tornando-se a pessoa mais persuasiva e de poderosa influência no momento mais delicado da Igreja. Muitos judeus questionavam sem entender como um homem tão inteligente, e que agia ferozmente contra os cristãos, de repente passa a ser um deles. Depois de um encontro pessoal com o Senhor, Paulo passou a conhecê-Lo melhor e a ter mais intimidade com Ele. O Senhor se agrada quando todos celebram ao Seu nome [Sl 42.4].

EU ENSINEI QUE:
Mediante o tamanho da consternação de sua alma, Ester e seu povo foram impulsionados a buscar ao Senhor.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 06: O Cristão e o Cuidado de Deus

3. Nosso fundamento é Cristo

O principal alvo de Satanás é a família, independentemente de ser cristã ou não. Como nos dias de Ester, ainda hoje a família é atingida por diversos males, frutos de uma sociedade mergulhada no pecado. As famílias cristãs necessitam, como nunca, buscar oportunidades em meio a todos esses desafios do novo milênio, para não perderem a sua essência.

As nossas casas precisam estar fundamentadas em Cristo, precisamos levar a nossa família a se agarrar em Jesus. Quando nós nos seguramos em Cristo, estamos nos agarrando ao Pão da Vida, pois o Pão da Vida é Jesus [Jo 6.35].

3.1. Deus sempre estará conosco. Quando a desesperança da alma atingir o nosso ser, careceremos de buscar o alento em Cristo. O apóstolo Paulo dá uma receita para todo o cristão ser vitorioso: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” [Rm 12.12]. Através do livramento de Ester, pode-se perceber que Deus está conosco e sempre vem ao nosso encontro nos dando a vitória, e nos livrando das garras do diabo. Apesar de passarmos por lutas diárias, a misericórdia do Senhor sempre nos alcança [Sl 42.8].

Subsídio do Professor: Nada nos transmite mais segurança do que saber que Deus está conosco [Js 1.9]. O plano traçado por Hamã era destruir toda a genealogia dos judeus. Foi justamente desta ascendência que Ester nasceu. Por uma intervenção divina, Deus mostrou a Ester que a Sua presença é constante em nossa vida. Ela pôde constatar que: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” [Sl 30.5].

3.2. Não deixe que nada roube sua paz. O extermínio familiar é uma luta intensa que o diabo trava desde o momento em que soube que de uma mulher nasceria o Salvador do mundo [Gn 3.15]. Ele amofina a família, pois sabe que, se em casa está mal, não importa o quanto as outras coisas estejam bem, porque a nossa mente não estará em paz.

Se desejamos uma vida familiar bem-sucedida, necessitamos habitar em total conexão com o Senhor todos os dias e precisamos da armadura de Deus para que possamos enfrentar as lutas e os desafios do nosso tempo, e nos fortalecemos no Senhor [Ef 6.10-11]. Oremos por nossas famílias, cuidemos dela; é presente de Deus para nossas vidas.

Subsídio do Professor: Os problemas que afligem as famílias hoje são surpreendentes. E não estão acontecendo apenas no Brasil. Em outros lugares no mundo, o diabo, ensandecido, está causando estrago em todo o lugar que puder. Satanás não descansa, ele quer destruir todas as famílias que estiverem no seu caminho. Mas ele não vai conseguir, pois: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” [Sl 46.7]. Alguém disse com muita propriedade: “Nenhum sucesso no mundo justifica o fracasso no lar”.

3.3. Sua família espiritual é o alvo. A Bíblia nos descreve com nitidez que nos últimos dias a Igreja enfrentaria a ira de Satanás. Ele sabe que seu tempo está finalizando e seu maior desejo é devastar o povo de Deus [Ap 12.12]. Diante das transformações sociais com todas as suas decorrências, a Igreja, sem dúvida, é a maior instituição a interceder em favor do modelo convencional de família.

Subsídio do Professor: A igreja é convocada a resistir, pela força do poder do Senhor, o diabo e a seus anjos. Quando a igreja é negligente em sua condição espiritual, fora dos propósitos divinos, tudo vai mal. Nesta condição o inferno nem se preocupa com os crentes ali presentes. Negligência significa dormir em relação às coisas de Deus. O mais terrível alvo de Satanás é apartar a oração da Igreja. Ele sabe que uma igreja forte é uma igreja que ora.

Quando a igreja reage e se apropria das bênçãos do Senhor, Satanás volta suas atenções aos irmãos em Cristo, e começa a lançar contendas entre os irmãos. A igreja deve deixar as fofocas de lado, e fazer o que Jesus Cristo nos determinou: vá e faça discípulos [Mt 28.19]. A única ocupação da igreja deve ser ganhar almas.

EU ENSINEI QUE:
O principal alvo de Satanás é a família, independentemente de ser cristã ou não. Por isso, as nossas casas precisam estar fundamentadas em Cristo.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | CPAD |Escola Bíblica Dominical |Lição 06: O Cristão e o Cuidado de Deus

CONCLUSÃO

Mardoqueu nos deixou um grande legado. Sua confiança e sua fidelidade a Deus tornaram-se para os cristãos de hoje um grande exemplo: o de se curvar somente a Deus. O cristão que tem a sua confiança em Deus, através de Sua Palavra, também deseja obedecê-lo para ser vitorioso