Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas | 4° Trimestre De 2021 | EBD – Pecc

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas Escola Biblica Dominical

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora a suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Mateus 14 e 15 há 36 e 39 versos, respectivamente. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Mateus 14.13-36 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.

Caro(a) professor(a), Jesus realizou maravilhas para provar a Israel que Ele era o Messias esperado, mostrou Seu poder sobre realidades materiais e espirituais: multiplicou alimentos, curou mazelas físicas, expulsou demônios e andou sobre águas. Seu Evangelho praticado pela igreja é para o mundo um sinal de que Jesus é Senhor do universo. Se nos entregarmos a Ele, o pouco que somos se fará abundante. Temos confiado Nele somente, entregado nossos dias a ouvir Sua Palavra? Ao entregar-se com disponibilidade, cada um de nós será multiplicado com abundância de entendimento e poder espiritual para abençoar os irmãos. Temos adorado Jesus fervorosamente como a mulher cananéia? A fé move o coração do Senhor Jesus.

OBJETIVOS

Evidenciar a compaixão de Jesus pelos necessitados através das multiplicações de pães e peixes.
Enfatizar que o poder de Jesus sobre as forças da natureza revelam a Sua divindade.
Demonstrar que, independente da distância, os poderes das trevas se submetem à ordem do Messias.

PARA COMEÇAR A AULA

Professor(a), faça uma experiência prática. Se há bons leitores; ou bons músicos; e bons técnicos em informática; ou bons médicos, todos podem pensar meios de saciar os irmãos com o que Jesus lhes entregou. O mais importante é que, ao entregar o que têm, testemunhem que nada lhes pertence, mas ao Rei Jesus que, por misericórdia e através de nossas vidas, faz maravilhas pelos que Nele creem. Assim, faremos como os discípulos e recolhemos mais bênçãos para distribuirmos a tantos outros.

LEITURA ADICIONAL

Jesus, antes de operar o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, toma algumas medidas pedagógicas, que comentamos a seguir. Em primeiro lugar, é preciso saber quais são os recursos disponíveis (14.17; Mc 6.38). O milagre de Deus acontece quando o homem decreta sua falência. Eles tinham um déficit imenso. Era um orçamento desfavorável cinco pães e dois peixes para alimentar uma grande multidão.

Em segundo lugar, é preciso colocar a pouco que se tem nas mãos de Jesus (14.18). Jesus deseja que entreguemos em suas mãos o que possuímos. Ele fará que o pouco seja suficiente para muitos. O garoto entregou seu lanche a André, este o levou a Jesus, e Jesus o multiplicou. Não podemos fazer milagre, mas podemos levar o que temos e colocá-lo nas mãos de Jesus. Warren Wiersbe diz que precisamos começar com o que temos e entregar tudo o que temos ao Senhor. Em terceiro lugar, é preciso organização para que todos sejam atendidos (14.19). Nosso Deus é Deus de ordem. Ele criou o universo.com ordem. Ele não é Deus de confusão. Não deveria haver tumulto, Todos deveriam ser igualmente atendidos.

Em quarto lugar, o milagre acontece nas mãos de Jesus, mas as mãos dos discípulos devem repartir o pão (14.19b) Jesus ensina a seus discípulos onde eles devem esperar os suprimentos da graça Erguendo os olhos ao céu… Só de Deus vem pão com fartura para alimentar as multidões famintas. Somos cooperadores de Deus. Em quinto lugar, o alimento que Jesus oferece satisfazer plenamente (14.29) Jesus tem pão com fartura. Aquele que se alimenta dele não tem mais fome. Ele satisfaz plenamente. Assim como Deus alimentou o povo com o maná no deserto, agora Jesus está alimentando a multidão.

Livro: Mateus: Jesus, Reis dos reis (LOPES. Hernandes Dias, São Paulo, Hagnos, 2019, p. 455-456). EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas Escola Biblica Dominical

Texto Áureo

“Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.” Mt 14.28

Leitura Bíblica Para Estudo

Mateus 14.13-36

Verdade Prática

Não há limites para a atuação do poder de Jesus na vida daquele que tem fé.

INTRODUÇÃO
I- AS DUAS MULTIPLICAÇÕES DE PÃES Mt 14.13-21; 15.29-39
1-
Uma grande multidão Mt 14.14
2-. A primeira multiplicação Mt 14:19
3– A segunda multiplicação Mt 15.32
II- JESUS ANDA POR SOBRE AS ÁGUAS Mt 14.22-33
1
– Jesus fica só para orar Mt 14.23
2– Jesus anda sobre as águas Mt 14.25
3– Os discípulos admirados Mt 14.33
III- A MULHER CANANÉIA Mt 15.21-28
1
– Poder sobre o reino das trevas Mt 15.22
2– A mulher Cananéia Mt 15.23
3– Grande é a tua fé! Mt 15.28
APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda Gênesis 1.26
Terça – Isaías 65.17-18
Quarta – Mateus 8.11
Quinta Lucas 8.25
Sexta – Mateus 14.32
Sábado – Mateus 15.28

Hinos da Harpa: 301-578

INTRODUÇÃO

Os capítulos 14 e 15 de Mateus trazem demonstrações poderosas do Messias. As duas multiplicações de pães e peixes, o andar sobre as águas e a libertação, à distância, da filha da mulher Cananéia são ações poderosas, trazendo marcas sobrenaturais em Israel, nunca dantes vistas.

I- AS DUAS MULTIPLICAÇÕES DE PÃES (Mt 14.13-21; 15.29-39)

1. Uma grande multidão (Mt 14.14). “Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou seus enfermos.”

Jesus havia se retirado para um local deserto, pois desejava ficar só. Porém, quando desembarcou, percebeu que uma numerosa multidão contornara a pé o curso das águas e já estava a Sua espera. Na primeira multiplicação, Mateus estima que havia cerca de 5 mil homens (Mt 14.21); na segunda 4 mil homens (Mt 15.38). Só ele revela o detalhe de que esses números excluíam as mulheres e crianças que estavam presentes. A fama de Jesus como o Messias havia se espalhado. As multidões estavam sedentas para ouvi-lo, e também esperançosas para serem curadas de suas enfermidades. Muito embora desejasse ficar só naquele momento, Jesus não despediu a multidão. Pelo contrário, compadeceu-se dela e começou a curar os enfermos. Aqueles que colocam sua esperança em Jesus jamais serão desprezados (Jo 6.37). O Senhor sempre tem tempo para nós e, com amor, supre as nossas necessidades. Ele não dispensa ninguém de mãos vazias e tem prazer em cuidar das pessoas.

2. A primeira multiplicação (Mt 14.19). E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões

A primeira multiplicação de pães e peixes é o único milagre, dentre os muitos realizados por Jesus, registrado nos quatro evangelhos. Foi realizada dentro do território de Israel, em local desértico, para onde Jesus tinha ido com o intuito de ficar a sós com os seus discípulos (v. 13). O público que a presenciou era integrado predominantemente por judeus. Ao entardecer, os discípulos ficaram preocupados e pediram que Jesus despedisse a multidão naquele momento, pois já caía a tarde. Jesus, provando e ao mesmo tempo ensinando seus discípulos declarou: “Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer” (Mt 14.16).

Os discípulos já haviam se mobilizado para juntar o que podiam de alimento, mas conseguiram apenas cinco pães e dois peixes, Jesus então pediu que o trouxessem. Era o suficiente para que Ele, agradecendo e abençoando o alimento, operasse o milagre de alimentar aquela multidão (Mt 14.17,19) Após todos se fartaram, sobejaram doze cestos de alimentos, o equivalente a um para cada apóstolo, em contraste com os cinco pães e dois peixes apresentados como oferta. Quem supre os outros e a obra de Cristo também será suprido, abundantemente (Lc 6.38). Para que estejamos aos seus pés ouvindo a Sua Palavra, Ele cuida de nós (Lc 10.42), nos sacia e, ao final, transbordam as suas bênçãos.

3. A segunda multiplicação (Mt 15.32) “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho.”

A segunda multiplicação de pães e peixes (Mt 15.32-39) foi realizada na região de Decápolis, fora de Israel, e presenciada por uma multidão que era integrada em sua maioria por não judeus. Dessa vez, não são os apóstolos que demonstram preocupação; é Jesus que se compadece das pessoas que o seguiam de forma perseverante , mas que certamente estavam com fome. O Senhor demonstra preocupação com a saúde e o bem estar delas. Por quê? Estavam aos pés de Cristo havia três dias, bem alimentadas espiritualmente. Não murmuravam de nada. Bastava-lhes estar ali.

Ao final, novamente, a integralidade da multidão, desta vez de 4 mil homens, afora mulheres e, crianças comeu e se fartou, e ainda sobejaram 7 cestos. Quando buscamos a Deus, Ele se preocupa com tudo o que precisamos, como o próprio Mestre ensinou no sermão do Monte (Mt 6.33). Implicitamente, as duas multiplicações prefiguram a participação de judeus e gentios, que aceitarem, a Cristo, no banquete messiânico, as Bodas do Cordeiro: os gentios são admitidos na comunhão do povo de Deus. Em Mateus 8.11, Jesus afirmou que muitos virão dos quatro cantos e se sentarão à mesa.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas | Escola Biblica Dominical
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas Escola Biblica Dominical
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas | Escola Biblica Dominical
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas Escola Biblica Dominical
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas | Escola Biblica Dominical
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas Escola Biblica Dominical

II. JESUS ANDA POR SOBRE AS ÁGUAS (Mt 14.22-33)

1. Jesus fica só para orar (Mt 14.23) “E. despedidas as multidões, subiu, ao monte, a fim de orar sozinho, em caindo a tarde, lá estava ele, só”

Jesus insistiu que os discípulos passassem para a outra margem sem Ele; passou ainda um tempo despedindo as multidões. Finalmente, subiu ao monte para orar e conseguiu passar um tempo a sós com o Pai. Ainda assim, o tempo todo, Jesus não tirou os olhos do mar e do barco usado pelos discípulos para fazer a travessia. Possivelmente, em suas orações, intercedia por eles. Certo é que o Mestre estava no monte em oração quando os viu em dificuldade. Da mesma forma, à momentos mais turbulentos de nossas vidas não estão ocultos ao Seu olhar.

2. Jesus anda sobre as águas (Mt 14.25) “Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.”

A madrugada ia para sua parte final e o barco não conseguia chegar ao destino em razão da braveza das ondas e da força do vento contrário. O evangelista relata que a embarcação era açoitada pelas ondas (24). Jesus, então, saiu de Sua posição e foi até eles de maneira inesperada. Ele simplesmente saiu a caminhar por sobre as águas. Diante do fenômeno sobrenatural, os discípulos ficaram tão aterrorizados que começaram a gritar pensando tratar-se de um fantasma (Mt 14.26). Antes de acalmar o mar, o Mestre precisou acalmar os ânimos dos discípulos (Mt 14.27).

Alguns estudiosos apontam que, neste momento, Jesus afirma, ao mesmo tempo, Sua identidade e Sua divindade ao dizer: “Não temam, Eu Sou”. Uma afirmação tão poderosa desperta a fé de Pedro e ele pede para ir ao encontro de Jesus, caminhando por sobre as águas também. Pedro deu alguns passos, porém começou a afundar à medida que perdia a fé e o foco em Jesus. O Salvador estende a Sua mão poderosa e resgata o apóstolo. Ao entrarem no barco, cessou o vento (Mt 14.32).

3. Os discípulos admirados (Mt 14.33)E os que estavam no barco e adoraram dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”

Aos poucos, os discípulos foram conhecendo a extensão do poder de Jesus. Ele já tinha dado uma demonstração de ter poder sobre a natureza, quando foi acordado pelos discípulos em um barco solapado pela tempestade (Mt 8.23-27). Jesus repreendeu os ventos e o mar se acalmou A pergunta, na ocasião, foi: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt 8.27). Todavia, Jesus passa a lhes dar uma compreensão em um grau mais elevado de conhecimento sobre a sua essência com a multiplicação dos pães e peixes, consolidada com o seu andar sobre as águas. Se em Mateus 8.27, os discípulos queriam saber quem Jesus era, por fazer, naquela ocasião, o vento e as águas o obedecerem agora, ao andar sobre as ondas, no ápice desse episódio que está em Mateus 14.33, os discípulos reconheceram, quase em uníssono, pela primeira vez. Verdadeiramente és Filho de Deus.

III- A MULHER CANANÉIA (Mt 15.21-28)

1. Poder sobre o reino das trevas (Mt 15.22) “E eis que uma mulher que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.”

Agora, cabe registrar o episódio que retrata Jesus expulsando demônios à distância. O episódio da mulher Cananéia vai demonstrar exatamente isso: ainda que longe, os demônios obedecem a ordem de Jesus. Nessa altura de seu ministério, o Senhor Jesus já tinha libertado várias pessoas de espíritos malignos e curado à distância. Para os discípulos, o Reino dos céus, que estava sendo estabelecido por Jesus , tinha poder sobre as doenças físicas e até sobre a morte. Trata-se de um reino que aponta para uma vida com saúde plena e ressurreita, na eternidade. Um reino do Filho do Homem com a humanidade que crê.

2. A mulher Cananéia (Mt 15.23) “Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se rogaram-lhe Despede-a pois vem clamando atrás de nós”.

O Senhor retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom (atualmente, o Líbano), já que tinha tentado retirar-se num lugar deserto em Israel – onde realizou a multiplicação de pães e peixes – e não conseguiu ficar a sós com seus discípulos, em razão da procura das multidões e da visita dos fariseus Jesus, então, sai dos limites da Terra Santa (Mt 15.21). Foi ali que veio ao seu encontro a mulher Cananéia, estrangeira e dos povos que habitavam em Canaã antes da chegada de Israel, natural da região siro-fenícia em que morava. A mulher cananéia aproximou -se de Jesus reconhecendo-o como o Messias, chamando-o de Filho de Davi, comunicando-lhe que sua filha estava “horrivelmente endemoninhada, e pedindo pela compaixão de Cristo” (Mt 15.22).

3. Grande é a tua fé (Mt 15.28) Então, lhe disse Jesus ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres E desde aquele momento, sua filha ficou sã.”

De início, (1) Ele, porém, não lhe respondeu palavras” (Mt 15.23).
A seguir (2) seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe Despede -a pois vem clamando atrás de nós (Mt 15,23).
Após, (3) Jesus disse “não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15.24). Ela continuou adorando-o e pediu-lhe socorro.
No entanto, Ele disse: (4) “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” (Mt 15.26). A mulher, então, falou “sim senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que comem da mesa dos seus donos” (Mt 15.27). Jesus libertou a criança à distância.

Não há limite geográfico, não há poder maior, não há restrição étnica Ele tem poder e quer abençoar os que se voltam para Ele com fé. A resposta da mulher foi, em todos os sentidos, notável. Ao invés de se ressentir por ter sido classificada como “cachorrinho” por parte de Cristo, ela aceitou a situação. Mas tirou dela o maior proveito possível. Tudo que pediam eram as migalhas que caem da mesa (27). Ela cria que essas migalhas iriam atender às suas necessidades. Em outras palavras, o poder do Mestre era tão grande, que não seria necessária uma parte expressiva dele para expulsar o demônio do corpo da sua filha. Não é de admirar que Jesus a tenha elogiado “Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento, sua filha ficou sã (28). Seu pedido foi atendido de forma imediata e plena. Aleluia

APLICAÇÃO PESSOAL

Multiplicar pães e peixes, andar sobre o mar e libertar à distância uma endemoniado são sinais de que Jesus é o Filho de Deus e tem poder ilimitado sobre toda a criação, incluindo forças da natureza, pessoas e potestades.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

RESPONDA

1) O que enfocam as multiplicações de pães e peixes? R: A compaixão de Jesus e o papel dos discípulos.
2) O que os discípulos disseram após Jesus andar sobre as águas e acalmar a tempestade? R: “Verdadeiramente és filho de Deus” (Mt 14:33)
3) Qual é o poder do Reino de Deus contra as trevas, por meio de Cristo? R: Salvar, curar e libertar os oprimidos.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 07: MATEUS 14 e 15 – Jesus multiplica Pães e anda sobre as Águas Escola Biblica Dominical