Lição 09: Ezequias Confia em Deus | EBD Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 09: Ezequias Confia em Deus | Escola Biblica Dominical

Saber +

Isaias 37.1-37

A Bíblia nos assegura que “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tg 5.17b). Em outras palavras, para que a nossa oração seja ouvida precisamos ser pessoas integras e comprometi das com o Reino de Deus. O rei Ezequias era assim, seu compromisso com o Senhor fez com que ele guardasse os mandamentos da Lei. Com isso, ele ensinou ao povo a importância de ter uma vida consagrada, Ezequias conhecia a Deus de andar com Ele; por isso que, no dia da afronta, ele soube a quem recorrer.

O dia mau chegará para todos, mas será a nossa atitude diante Deus que determinará a nossa vitória ou não. Assim como o rei Ezequias apresentou ao Senhor as suas necessidades, nós também devemos entregar a Ele os nossos problemas e clamar por sua misericórdia. Servimos a um Deus vivo que nos ama e não permitirá que sejamos afligidos pelos “Senaqueribes” da vida. Ele nos disse: “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão” (Salmos 50.15).

PARA MEDITAR

Segunda – Ts 5.17 Ore sempre
Terça – Cl 4.2 Firmeza na Oração
Quarta – Ed 8.22 Deus guarda aqueles que confiam nEle
Quinta – Mt 7.7 Busque a Deus com perseverança
Sexta Is 65.24 Deus se aproxima do seu povo
Sábado – Fp 4.6 Deus supre as nossas necessidades

Ensinar a classe acerca do poder da oração

MEMORIZANDO

“Eu oro a Ti, ó Deus, porque tu me respondes. Por isso ouve-me, escuta as minhas palavras.” ( Sl 17.6)

Professor, combine com seus alunos antecipadamente para que eles participem desta atividade com você: Entregue a eles um pedaço de papel com algumas perguntas simples como: “Que dia é hoje?”; “Posso ir ao banheiro?” Ele deve ficar de pé, iniciar as perguntas e repeti-las várias vezes. Deixe cero que você não as responderá para ver a reação da turma. Depois de um tempo, a turma perceberá que existe algo estanho. Cole a cartolina com o versículo e inicie a explicação, dizendo que não é educado deixar uma pessoa falando sem respondê-la.

E seria pior ainda se essa pessoa estivesse precisando da sua ajuda Deus nos deu a dom de comunicação para nos comunicarmos com os outros. Ajudar os outros segundo as suas necessidades. Diga então que Deus é o único que jamais lhe deixará sem res posta, mesmo que ela não seja exatamente o que queremos ouvir. O mais importante é que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

MATERIAIS PARA ATIVIDADES

• Lápis
  • Borracha
  • Apontador
  • Tesoura com ponta arredondada
  • Cola
  • Cartolina
  • Dois potes de manteiga
  • Sobras de E.V.A. ou papel colorido

PARA COMEÇAR

Já aprendemos o quanto é importante estudar a história e o contexto biblico em que situa-se a lição. Além disso, é importante também fazer uso do material de apoio como livros e comentários bíblicos, sem se esquecer de reunir todos os materiais didáticos possíveis para a elaboração da aula. Esteja na igreja antes dos alunos e organize a sala de aula, aguarde a chegada da turma e os acomode. Tenha uma breve conversa com seus alunos sobre a semana que passou. Apresente os visitantes, ore e de inicio à aula. Em seguida, pegue a Sacola de Brincadeira, oferte e passe para que as crianças façam o mesmo. Reforce o ensinamento de que ofertar a Deus é uma benção especial que todos aqueles que puderem, devem contribuir. Explique aos que não tiverem condição que não fiquem tristes ou, muito menos, com vergonha, pois a principal oferta a Deus é a nossa vida.

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

O profeta Isaías estava no Templo quando o responsável pelo palácio, o escrivão e os sacerdotes chegaram vestidos de roupas de pano de saco (visual 9.1), O profeta se assustou e perguntou:

O que aconteceu? E eles responderam:

– O rei Ezequias nos mandou dizer ao profeta que hoje é um dia de sofrimento porque estamos sendo envergonhados pelo rei Senaqueribe da Assíria, que enviou um mensageiro a afrontar a nosso Deus.

O profeta Isaias respondeu: Não tenham medo. Deus fará com que o rei Assírio receba uma noticia e volte para o seu pais sem entrar na cidade de Jerusalém.

O rei Senaqueribe mandou o mensageiro voltar a Jerusalém com uma carta que dizia assim:

O seu Deus está te enganando, eu sou mais poderoso, já destruí várias cidades e vou fazer o mesmo com vocês!

Quando o rei Ezequias leu aquelas palavras (visual 9.2), correu para o Templo e colocou a mensagem no altar do Senhor e orou:

– Deus, tenha misericórdia de nós, veja as coisas que o rei da Assíria está dizendo contra ti. Livra o teu povo, meu Pai, para que todas as nações saibam que servimos ao Deus vivo! E Deus respondeu por intermédio de Isaias:

A quem Senaqueribe pensa que ofendeu? Ele não sabe que todas as suas conquistas aconteceram porque Eu assim deixei? Agora, por causa da sua afronta, seu povo ficará com medo, triste e fraco. Nenhuma flecha e nenhum soldado entrarão nesta cidade! Ele voltará pelo mesmo caminho que veio. Eu, o Deus de Israel, defenderei Judá.

Naquela noite, o Senhor enviou um anjo ao arraial assírio para eliminá-los e, pela manhã, quando os soldados que sobreviveram viram o que aconteceu, fugiram (visual 9.3). E sabe quem os acompanhou? Isso mesmo, o rei Senaqueribe.

A vitória chegou para o rei Ezequias, porque ele não confiou em sua própria força, pois sua fé estava firmada no Senhor dos Exércitos.

Você Sabia?

Pano de Saco era um tecido áspero e resistente, utilizado para guardar objetos e alimentos. Vestir-se com roupas de pano de saco, significava que a pessoa estava passando por momentos de grandes tristeza, arrependimento, humilhação ou luto.

EBD Revista PECC