EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens Conectar | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 09: Jesus como Filho do Homem
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Estudar a expressão Filho do Homem;
Compreender a importância do título para Jesus;
Esclarecer a importância do Evangelho de Lucas.
Texto de Referência:
Lucas: 2.40-47
VERSÍCULO DO DIA
“E deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. Lc 2.7
VERDADE APLICADA
A harmonia existente entre os Evangelhos é percebida nos pormenores acerca de Cristo.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que as pessoas conheçam Jesus, o Filho do Homem que veio nos salvar.
LEITURA SEMANAL
SEG | Lc 19.10 O Filho do Homem veio para salvar.
TER | Lc 6.5 O Filho do Homem é Senhor do sábado.
QUA | Lc 9.22 A rejeição do Filho do Homem.
QUI | Lc 22.69 O Filho do Homem sentará a direita de Deus.
SEX | Lc 9.44 O Filho do Homem será entregue aos homens.
SÁB | Lc 1.32 Jesus será o Filho do Altíssimo.
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INTRODUÇÃO
O Evangelho de Lucas é rico em detalhes e adota o título de Filho do Homem para se referir ao Messias; isto traz uma série de verdades e implicações no contexto histórico. É considerado a coroa dos Evangelhos sinóticos.
Ponto Chave
“Em Lucas, compreendemos o Messias dentro da Soteriologia”.
1- POR QUE A EXPRESSÃO FILHO DO HOMEM?
Dentro da visão de Ezequiel 1.10, o Evangelho de Lucas é representando pelo rosto de homem, onde Lucas explora com detalhes a obra, ministério e vida de Jesus. O título de Filho do Homem revela mais que um simples profeta, corrobora com a visão de Messias prometido.
1.1. Jesus, o Filho do Homem
No livro do profeta Ezequiel, encontramos por cerca de noventa vezes a expressão “filho do homem” cuja espécie era humana, referindo-se aos descendentes de Adão. Neste prisma a expressão apenas revela a vinculação de certa raça. A partir da visão lucana foi inserindo uma conotação messiânica, convertendo-a em título cristológico. No Evangelho de Lucas encontramos sempre a expressão “Filho do Homem”, demonstrando a missão e autoridade divina de Jesus que sendo o Deus Filho enviado pelo Deus Pai, se materializou em forma humana (Fp 2.5-8) para cumprir a missão do Messias aguardado (Mt 26.45).
1.2. A autocompreensão de Jesus
O Evangelho de Lucas explora parte da infância e adolescência de Jesus com minúcias; deixando claro que Jesus, embora com 12 anos de idade, tinha consciência de sua missão, pois o texto diz: “Não sabeis que convém tratar dos negócios do meu Pai?” (Lc 2.49). o título de Filho do Homem atribuído a Jesus não está limitado apenas ao Messias prometido, mas também a implantação de Seu Reino, quando virá com poder e grande glória (Lc 21.27). Em diversos momentos, encontramos o próprio Jesus falando na terceira pessoa, usando a expressão “Filho do Homem” para relatar verdades como encontramos em Mateus 24.36, ao se referir sobre a vinda do Filho do Homem.
Refletindo
“Os sinóticos revelam a harmonia dos Evangelhos ao relatar a biografia do Messias”. (Richard Hoover).
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2- LUCAS E A CONCEPÇÃO DO FILHO DO HOMEM
A concepção de Lucas se torna clara ao ver que seu objetivo era dar ao seu leitor completo conhecimento da verdade acerca de Jesus como membro da humanidade, mas que viveu uma vida perfeita e representativa do filho do homem pelo poder do Espírito Santo.
2.1. Jesus como Salvador do mundo
A maneira como o evangelista Lucas narra os fatos mostra que a salvação é um tema proeminente em seu Evangelho, ao expressar: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havida perdido” (Lc 19.10). A Missão de Jesus fica clara, a salvação de seu povo; Mateus relata que Jesus salvaria o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21). Somente o Filho do Homem tem poder para perdoar pecado e colocar o homem em comunhão com Deus.
O mesmo escritor Lucas, em seu segundo tratado diz que em nenhum outro existe salvação (At 4.12).O ensinamento lucano é corroborado pelo apóstolo Paulo, quando diz que só existe um mediador entre Deus e o homem, que é Jesus Cristo, homem (1Tm 2.5). Merece destaque a inclusão no fim do versículo, mostrando que Jesus também era homem.
2.2. A genealogia de Lucas
O propósito de Lucas em mostrar a genealogia de Jesus a partir da vida de Maria foi para reforçar o vínculo de que ela era a sua mãe biológica; foi do seu ventre que Jesus nasceu. Outro ponto fundamental em sua descrição na ancestralidade de Cristo foi citar Adão, o primeiro homem, criado a imagem e semelhança de Deus, identificando Jesus universalmente com a História da humanidade. Na visão lucana é importante mostrar o liame que Jesus tem com a raça humana, sendo registrado o seu desenvolvimento como pessoa.
O fato de Jesus ter se tornado humano o capacitou a ser um sacerdote que se compadece de nossas fraquezas, conforme registrado em Hebreus 4.15. Mais tarde, Paulo estabelecerá uma comparação entre o primeiro Adão e o segundo Adão (Jesus), bem como Sua contribuição efetiva no plano de salvação para a humanidade, conforme os textos de Romanos 5.14-21.
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3- LUCAS E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA CRISTÃ
Além de relatar sobre o ministério, vida, morte e ressurreição de Jesus, Lucas apresenta em sua narrativa ensinamentos e atitudes que necessitam ser obedecidas e seguidas pelos discípulos de Cristo. Uma delas é a total dependência do Espírito Santo.
3.1. A Valorização de todas as pessoas
Sabemos muito bem que, nos tempos de Jesus, as mulheres não eram valorizadas, os pobres e oprimidos viviam à margem da sociedade que, por sua vez, era massacrada por uma religião elitista, formal e fria. Jesus não apenas condenou tenazmente os religiosos, como também mostrou o valor das mulheres e defendeu os menos favorecidos. No Evangelho de Lucas consta quarenta e três vezes o substantivo “mulher”. Lucas faz questão de frisar o grupo de mulheres que viajavam com os discípulos (8.2-3); e mulheres que estavam presentes na crucificação (23.55-56).
Embora Lucas fizesse parte de uma classe média elevada, fez questão de mencionar sete Parábolas; destacando o paradoxo entre os pobres e os ricos, mostrando o quanto Jesus se preocupava e agia em prol dos que não tinham socorro. A ressurreição do filho da viúva de Naim é um exemplo do amor de Cristo para com as necessidades das pessoas. Paulo chegou a dizer que Deus era poderoso para suprir todas as nossas necessidades (Fp 4.19).
3.2. Jesus e a dependência do Espírito Santo
A grande lição encontrada no Evangelho de Lucas é a dependência que Jesus tinha do Espírito Santo. Em Lucas 4.1 percebemos que o Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto para ser tentado; na passagem de Lucas 4.18, Jesus cita a profecia de Isaías 61, reforçando a ideia do poder do Espírito Santo em sua vida e ministério. Jesus sabia perfeitamente a necessidade de ser guiado pelo Espírito Santo.
Lucas deixa registrado o desejo de Jesus de que seus discípulos pudessem viver da mesma maneira ao dar continuidade a sua obra (24.49). Que venhamos consagrar nossa vida todos os dias a Deus e viver em comunhão e debaixo da unção do Espírito Santo. O livro de Atos nada mais é do que a vida dos apóstolos sob o domínio do Espírito Santo.
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SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Subsídios Teológico e Histórico
È quase universalmente admitido que o terceiro Evangelho é um dos mais belos livros já escritos. A extensão muito ampla de vocabulário, a excelência da gramática e a alta qualidade do estilo mostram que a obra de Lucas é digna de ocupar um lugar respeitável entre os gigantes literários de todos os tempos. O prefácio (Lc 1.1-4) foi chamado de uma perfeita joia da arte grega. Não há somente beleza do ponto de vista literário, também se encontra em Lucas o que não pode ser encontrado nos outros Evangelhos.
As notas dominantes de alegria, de ações de graça, o lugar de destaque dados às melhores ênfases do Espírito Santo, as imortais parábolas do filho pródigo e do bom samaritano, tudo em perfeita combinação, faz deste o mais belo dos Evangelhos. O vocabulário e o estilo usados por Lucas são tão refinados que o Evangelho foi favoravelmente comparado a vários textos gregos clássicos. A riqueza de detalhes reforça a verdade lucana sobre o Filho do Homem, enviado para salvar a humanidade.
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CONCLUSÃO
O Evangelho de Lucas evidencia que Jesus se tornou parte da História humana, e assim resgatar a humanidade para Deus com seu precioso sangue.
Complementando
Muitas pessoas apreciam apenas o Jesus histórico, outros o enfatizam como um falso cristo, mas, através do relato de Lucas, compreendemos a verdadeira natureza de Jesus e sua missão salvífica.
Eu ensinei que:
A visão apresentada por Lucas mostra que Jesus transpõe as barreiras culturais, geográficas e, principalmente, religiosas.
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