Lição 11: O Amor pelas Palavras | 4° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: O Amor na Vida Cristã | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 11: O Amor pelas Palavras

Lição 11: O Amor pelas Palavras | 4° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

LEITURA BÍBLICA

Tiago 1.3-12

A MENSAGEM

O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. Provérbios 18.21

DEVOCIONAL

Segunda » Gn 2.1-3
Terça » Nm 6.22-24
Quarta » Pv 25.11
Quinta » Tg 1.19
Sexta » Mt 24.10
Sábado » Cl 4.6

Objetivos

APONTAR que a falta de cuidado com as palavras traz problemas;
ESCLARECER que as palavras são o resultado das motivações do coração;
ASSINALAR quanto à importância do uso sábio das palavras.

EI PROFESSOR!

Saber se comunicar é uma habilidade que os seus alunos precisarão aprender durante a vida. Seja na igreja para fazer a obra de Deus ou mesmo no meio secular para se destacar profissionalmente, eles precisarão aprender a falar corretamente e quando falar. Salomão, por exemplo, pediu a Deus sabedoria para saber entrar e sair no meio do seu povo. Ele precisava de sabedoria para consolidar o Reino que o seu pai havia construído pelas mãos de Deus. Sua oração foi ouvida e ele recebeu a sabedoria divina. Tiago ratifica que quem não tem sabedoria deve pedir a Deus, que dá de boa vontade, sem arrependimento. Nesta lição, mostre aos seus alunos que a sabedoria com as palavras é um hábito que precisa ser desenvolvido.

PONTO DE PARTIDA

A Bíblia ressalta a importância do cuidado com a língua. Há alguns pecados cometidos por conta do mal uso das palavras. Dentre eles, podemos citar a mentira, a calúnia, a fofoca, a grosseria e a falta de educação. Inicie a aula conversando com seus alunos sobre os prejuízos desse tipo de comportamento. Quem apresenta esses comportamentos, certamente, se prejudica na relação com o próximo. Quem é que quer ficar perto de alguém que só vive falando mal dos outros? Que empresa contratará uma pessoa que preserva o mal hábito da mentira ou da fofoca? E quem é que vai convidar para uma cerimônia alguém que só vive tratando as pessoas com grosseria? Reflita com seus alunos que a conduta do cristão deve ser exemplar e isso inclui o cuidado com as palavras.

Vamos Descobrir

A Palavra de Deus traz algumas instruções concernentes ao cuidado com as palavras. A mentira, a fofoca, a calúnia e a grosseria são exemplos de equívocos ou desproporcionalidade no uso das palavras. Nesta lição, veremos que, seja qual for a situação, trata-se de um problema relacionado à escolha das palavras. Precisamos pensar na forma como comunicamos as idéias e avaliar a maneira como tratamos o próximo. Como crentes em Jesus, somos chamados a abençoar as pessoas e não para sermos causadores de confusão.

Hora de Aprender

A comunicação é uma das formas básicas de interação entre as pessoas. O tempo todo fazemos uso das palavras, de forma falada ou escrita, para transmitirmos uma mensagem. Várias passagens bíblicas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, tratam do assunto da língua, ou melhor, do uso correto das palavras que devem ser pensadas antes de serem ditas.

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.
Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

I- O PERIGO DA LÍNGUA

A Carta de Tiago destaca como as ações do cristão implicam na relação com as pessoas. Vários temas são tratados nesta Carta, porém, vamos nos ater sobre o cuidado com a língua. Tiago ressalta que o crente deve tomar cuidado com o que fala. O perigo está no fato de que a língua é um pequeno órgão do corpo humano, mas com grande poder de criar ou destruir a vida (Pv 18.21).

1.1. O risco de uma palavra dita de forma equivocada. Tiago faz uma comparação séria da língua com o fogo. De que maneira? Ele escreve que basta uma pequena chama para incendiar toda uma floresta (Tg 3.5), ou seja, uma palavra dita de maneira ou na hora errada pode arruinar a vida de uma pessoa ou uma situação. Além disso, ele acrescenta que esse fogo é enviado pelo Inferno (Tg 3.6). Tiago repete aquilo que aprendemos em Gênesis 1.26, quando Deus criou o homem e a mulher, deu para eles o domínio de toda a criação. Mas Tiago vai além e comenta que, apesar de tanto poder sobre a natureza e os animais, o ser humano não é capaz de controlar este membro do próprio corpo: a língua (Tg 3.8).

1.2. A motivação por trás das palavras. O ensino de Tiago sobre o cuidado com as palavras não está restrito ao passado. Ele é extremamente atual e muito presente nas nossas relações com as pessoas no dia a dia. A comunicação continua tendo efeitos prejudiciais para as relações, assim como era nos tempos bíblicos. A motivação, seja boa ou ruim por trás das palavras, influencia na forma como as palavras são expressas. Por essa razão é tão importante termos o cuidado com as nossas palavras.

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

A Carta de Tiago tem mais o floreado e o sabor retórico de um sermão do que uma linguagem repleta das nuanças disciplinares de um ensaio teológico. Portanto, a despeito de imagens extremamente negativas (como por exemplo, e inflamada pelo inferno’, v. 6), ele não acredita que o discurso humano seja um mal irremediável, pois manifesta, muitas vezes, os desejos permanentemente instáveis existentes em uma pessoa (capazes de proferir ‘bênção ou maldição’, v. 10). Por esse motivo, o discurso pode ser particularmente pernicioso e incansavelmente mau (v. 8). […] A razão pela qual o discurso humano pode ser destrutivo, tanto para o indivíduo (pois contamina todo o corpo’) como para os membros da comunidade (pois ‘inflama o curso da natureza’, v. 6), e tão especialmente difícil de controlar (vv. 7,8), é que seu mal é incansável (no grego, akatastos, a mesma palavra traduzida como ‘inconstante’ em 1.8). Sendo uma manifestação dos desejos de uma pessoa ‘instável’, divididos entre o bem e o mal, aqueles que a cercam não conseguem imaginar o que esperar de seu discurso. Será que louvará a nosso ‘Deus e Pai’ ou será que amaldiçoará ‘os homens, feitos à semelhança de Deus’ (v. 9)? Desse modo, pode destruir a pessoa enquanto a divisão permanecer dentro dela. Ele envenena (v. 8) a comunidade tornando as pessoas temerosas de confiar e de se abrir conosco, pois não sabem se irão receber instrução e apoio (Tg 5.13-20) ou se serão feridas pela ‘maldição’ e pelo juízo (Tg 4.11,12; cf 1.5-8)’’ (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds). Comentário Bíblico Pentecostal- Novo Testamento: Romanos-Apocalipse. Vol 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 874,875).

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: O Amor na Vida Cristã | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 11: O Amor pelas Palavras

II- AS PALAVRAS QUE ABENÇOAM

Com os crentes que servem a Jesus, devemos atentar à maneira como respondemos às pessoas e ao tom dos comentários que fazemos. Sem esquecer que fofoca, calúnia e mentira também são produzidas pelas palavras e não devem fazer parte da conversa de quem serve a Deus.

2.1. As palavras perversas vêm da maldade do coração. Jesus disse certa vez que “é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias” (Mt 15.19). O que isso significa? Quando alguém xinga ou mente, está simplesmente refletindo algo que está dentro dele. Então, é cuidando dos pensamentos e os entregando a Deus que filtramos aquilo que expressamos com nosso corpo e nossas palavras.

2.2. As virtudes do Espírito superam a natureza humana. O apóstolo Paulo ensina que “as pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza” (Gl 5.24). Por isso, quem segue a Jesus não é dominado pelos costumes ruins porque seu coração é dirigido pelo Senhor. Deus produz as virtudes do Fruto do Espírito na vida do crente, então, o amor e o domínio próprio substituem atitudes de raiva e outras coisas ruins (Gl 5.19-23). As palavras do crente devem abençoar as pessoas e não amaldiçoá-las. Deus chamou Abraão para que ele fosse uma bênção (Gn 12.2). Tiago nos alerta para que nossas palavras sejam para desejar o bem e não o mal (Tg 3.10).

II- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Aquele que controla suas palavras pode refrear (guiar ou controlar) toda a sua conduta. Isso provavelmente não é um termo literal porque um homem poderia manter sua fala sob controle e mesmo assim pecar de outra forma. Tiago está usando um tipo de provérbio — uma generalização para enfatizar o lugar-chave da fala na vida cristã. Ela é comparável à afirmação de Jesus: ‘Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras será condenado’ (Mt 12.37). O que Tiago quer dizer com varão […] perfeito? O adjetivo perfeito (teleios) normalmente refere-se ao propósito ou função do substantivo modificado. Nesse contexto, poderia significar: aqueles que alcançam plenamente o seu elevado chamado’. O cristão que é cristão no seu falar está agradando plenamente a Deus. Ele é varão […] perfeito, no sentido que Jesus ordenou aos seus discípulos a usar um falar franco e direto (Mt 5.37) e então acrescentou: ‘Sede vós, pois, perfeitos, com é perfeito o vosso Pai, que está nos céus’ (Mt 5.48). À luz dessa verdade um cristão apenas pode se unir à oração do salmista: ‘Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!’ (Sl 19.14)” (Comentário Bíblico Beacon: Hebreus a Apocalipse. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 174).

III- AS PALAVRAS DE SABEDORIA

São muitas as reclamações de que relacionamentos de amigos e famílias estão sendo prejudicados por conta de xingamentos e insultos nas redes sociais. É justamente disso que Tiago fala ao nos alertar sobre o controle da língua. Estar diante de uma tela, sem olhar nos olhos da outra pessoa, não dá direito de escrever ou gravar áudios de qualquer forma.

3.1. A sabedoria no uso das palavras. Os filhos e as filhas de Deus devem ser luz no mundo das trevas (Mt 5.14-16). O mesmo deve ser considerado também quando fazemos uso das redes sociais. O agravante da interação digital é que muitas publicações ferem a imagem de uma pessoa e tornam a ofensa pública. Por isso, deve-se manter o respeito e se comunicar de maneira educada, mesmo quando se discorda da posição da outra pessoa.

3.2. O exercício no uso correto das palavras. O livro de Provérbios nos incentiva a usar as palavras com sabedoria. Uma resposta respeitosa evitar maiores conflitos e acalma confusões (Pv 15.1,23). Às vezes, a melhor coisa a se fazer é ficar em silêncio (Pv 17.27). Não se fala sem pensar, ainda mais quando se escreve e tem tempo para elaborar a resposta. Devemos seguir a orientação bíblica para ser sábio e ponderarmos nossas palavras (Pv 26.4-5). Aplique o seu coração a exercitar o cuidado com as palavras.

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: O Amor na Vida Cristã | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 11: O Amor pelas Palavras

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“A palavra comunicar significa tornar alguma informação com um a duas pessoas. Quando uma pessoa transmite o pedido ‘Dê-me um refrigerante’, sabemos que ela se comunicou eficazmente quando o indivíduo com quem ela estava falando lhe dá um refrigerante. Tanto a pessoa que fala (a pessoa que codifica a mensagem em palavras) como a que ouve (a pessoa que decodifica a mensagem) entendem a mensagem. O professor deve se comunicar com o aluno. Deve ensinar a lição (codificá-la em palavras). Mas a comunicação não é uma via de mão única do professor para o aluno. Na sala de aula, há a informação de resposta. O aluno deve reagir. O professor deve usar as palavras usadas pelo aluno. Quando ambos se entendem, acontece a comunicação. […] Os professores têm muitas escolhas, no uso da linguagem. Eles não podem usar qualquer palavra, mas uma palavra apropriada. Além disso, não podem usar todas as palavras à sua disposição; eles devem seguir certas regras na escolha da palavra, e devem, ainda:
1- Conhecer a mensagem a ser transmitida. Quando estão ensinando a Palavra de Deus, devem escolher as palavras que transmitam, corretamente, a mensagem de Deus à classe;
2- Saber quais palavras os alunos usam normalmente. Isso que dizer que os professores devem entender os seus alunos, os termos que usam e os motivos por que os usam […]” (TOWNS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 162,163).

CONCLUSÃO

Tenha amor pelas suas palavras. Mesmo na adolescência é preciso prestar atenção na maneira de se comunicar. Palavras ruins como ofensas não fazem parte do vocabulário de quem é habitação do Espírito Santo.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38 – Clique também nos anúncios. Cada clique nos ajuda Bastante.

VAMOS PRATICAR

1- Responda:
a- De que forma as palavras podem prejudicar a vida de alguém?
R: Uma palavra dita de maneira equivocada ou mesmo a mentira ou a calúnia sobre alguém.
b- De que forma você tem se esforçado para pronunciar palavras de bênçãos sobre a vida das pessoas? R: Resposta pessoal

2- Escolha a alternativa correta. Como devem ser as palavras do cristão?
a) De bênção ( X )
b) De bênção e maldição ( )
c) De sabedoria ( X )

3- Escreva algumas maneiras que você pode usar as redes sociais para abençoar as pessoas. R: Resposta pessoal

PENSE NISSO

Usar bem as palavras está ligado a viver de maneira sábia. Tiago nos ensina que se alguém está precisando de Sabedoria é só pedir a Deus que “ a dará porque é Generoso e dá com bondade a todos” (Tg 1.5). assim, não há desculpa para se viver e falar de qualquer jeito.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: O Amor na Vida Cristã | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 11: O Amor pelas Palavras