Lição 12: Temos uma Missão no Mundo | 4° Trimestre de 2022 | EBD ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 12: Temos uma Missão no Mundo

LEITURA BÍBLICA

Mateus 28.16-20

A MENSAGEM

“Então ele disse: – Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16.15

Devocional

Segunda >> SL 96.3
Terça >> Is 6.8
Quarta >> Mc 3.14
Quinta >> Lc 10.1.2
Sexta >> Jo 20.21
Sábado >> 1 Pe 2.9

Objetivos

APRESENTAR a missão da Igreja
MOTIVAR os adolescentes a viverem o chamado de Deus;
REFLETIR sobre métodos e recursos disponíveis hoje para a Igreja cumprir o seu chamado.

Ei Professor!

Cada cristão tem a responsabilidade de cumprir o “ide”, ordenado por Jesus (Mc 16.15). A prática do evangelismo não depende de um chamado especial ou dons de oratória e argumentação. Qualquer cristão, com um coração disposto e obediente a Jesus Cristo, pratica o evangelismo. Essa ordenança de Jesus não pode ser desprezada em nossas agendas.

Precisamos anunciar a cruz, a salvação, a bondade e amor de Deus pela humanidade, porque esta é a melhor mensagem que alguém pode receber. Reflita, caro (a) professor (a), quando foi a última vez que você evangelizou alguém? Não perca o hábito de falar de Jesus! Peça que Deus te dê a oportunidade de evangelizar alguém ainda nesta semana.

Ponto de Partida

O propósito central desta lição é despertar nos adolescentes o desejo de evangelizar. Então, desenvolva a aula e no momento de apresentar o terceiro tópico abra um diálogo com a turma. Converse com eles sobre como a igreja pode falar de Jesus atualmente. Reflita sobre os recursos disponíveis, tais como meios de comunicação, aplicativos, produtos tecnológicos etc.

Mostre que o evangelismo pode ser feito de muitas maneiras. E, por fim, desafie a turma a elaborar um projeto evangelístico e a participar dos trabalhos evangelísticos que já são realizados pela igreja local. Ore para que o Espírito Santo gere um verdadeiro despertamento espiritual entre seus alunos!

Vamos Descobrir

Nós vivemos uma rotina muito cor rida, não é mesmo? Sempre há algum compromisso que precisamos cumprir, mensagens que precisamos responder e tarefas que precisamos executar. Entretanto, temos que estar atentos para não perder de vista o nosso propósito de vida. Sim, temos uma missão para cumprir neste mundo. Hoje vamos estudar mais sobre ela.

Hora de Aprender
I- A MISSÃO DOS DISCÍPULOS DE JESUS

1- Entendendo a missão

Após morrer na cruz, para pagar o preço pelos nossos pecados, Jesus ressuscitou (Mt 27.50-44). As primeiras testemunhas deste grande milagre foram as mulheres que tinham ido até o túmulo (Mt 28.1-6). Jesus apareceu para elas e enviou uma mensagem aos discípulos, dizendo que eles deveriam encontrá-lo na Galiléia (Mt 28.9,10). O texto base da nossa lição trata justamente deste encontro.

Foi um momento muito especial. Os discípulos imediatamente adoraram a Jesus Cristo. Porém, alguns ainda tinham dúvidas (Mt 28.17). Então, Jesus fez uma declaração que afirmava sua autoridade: “[…] Deus me deu todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18). Você pode imaginar o impacto que essa mensagem teve no coração dos discípulos? Eles estavam diante do Senhor Jesus Cristo, o que venceu a morte.

É neste contexto que Jesus Cristo comissionou seus seguidores a uma grande missão (Mt 28.19,20). O Mestre entregou aos seus discípulos a responsabilidade de anunciar as Boas Novas do Evangelho (Mc 16.15). Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que os seguidores de Jesus têm a missão de anunciar que há uma esperança para o pecador (2 Ts 2.16). Apesar da humanidade ter pecado contra Deus (Rm 3.23), apesar da recompensa do pecado ser a morte (Rm 6.23), apesar do homem não ter condições de reaproximar-se de Deus por causa do pecado, ainda há uma esperança. Deus amou a humanidade e entregou o seu Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16).

Jesus Cristo se entregou à morte de cruz, para fazer justiça diante do Pai. Ele morreu na cruz e pagou o preço pelos nossos pecados (Jo 19.16,30). Ele ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte, o pecado e o Maligno (Mc 16.6,9,10).

Agora, todos os que creem em seu nome e o reconhecem como único e suficiente Salvador ganham o direito de serem chamados de Filho de Deus (Jo 1.12). Deus está pronto para perdoar todo pecador que se arrepende. A grande notícia é esta: Deus ama ao pecador, e por sua Graça, perdoa todos aqueles que se arrependem e confessam seus pecados, crendo em Jesus Cristo (1 Jo 1.9, 2.1,2).

Jesus ordenou que seus seguidores anunciassem esta grande notícia entre os povos e batizassem em águas todos aqueles que cressem. Além disso, também é responsabilidade dos seguidores de Jesus ensinar tudo o que Jesus ordenou. Ou seja, além do batismo, também precisamos oferecer um ensino sistemático das Escrituras, a fim de que todos possam conhecer, crer, desfrutar e cumprir todas as ordenanças de Jesus Cristo.

2- Cumprindo a missão

Cada cristão tem a responsabilidade de anunciar a mensagem de Jesus Cristo para outras pessoas (Lc 24.46,47). Independente de idade, tempo de convertido, temperamento pessoal, cargo ministerial. Todos os cristãos de Jesus são chamados à prática do evangelismo (Lc 9.2). Jesus disse que somos suas testemunhas (At 1.8). Isso quer dizer que cabe a nós falar sobre o que vimos, ouvimos e vivenciamos com o Mestre.

Esta atuação missional pode ser feita de múltiplas formas. O importante é que Cristo seja anunciado. Você pode falar de Jesus como seus familiares, vizinhos e amigos em conversas informais ou no momento de um lanche, por exemplo. Pode também compartilhar com outras pessoas em uma fila no shopping, dentro de uma condução ou no intervalo da escola. A este tipo de compartilhamento direto chamamos de evangelismo pessoal (At 8.29-31,35).

Jesus pode ser anunciado em ações coletivas, realizadas pelos irmãos da igreja, tais como culto ao ar livre, eventos externos e criativos ou ações sociais. Chamamos essas medidas de ações evangelísticas (1 Co 9.16).

O Evangelho também pode ser anunciado em lugares distantes de casa. Há algumas pessoas que viajam para outras cidades e até para outros países para falar de Jesus a outros povos (Mc 13.10). Esta prática é chamada de missões (Mt 24.14).

A mensagem de Cristo também pode ser anunciada por meios de comunicação. Existem diversos recursos e muitos podem ser utilizados para anunciar ao Senhor Jesus Cristo (1 Co 9.19-22).

I- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Discípulo’ era um termo comum no século I para uma pessoa que era um seguidor compromissado de um líder religioso, filosófico ou politico [1]. No início do seu ministério, Jesus escolheu doze seguidores de um grupo enorme para formar um grupo mais próximo de discípulos (Mc 3.13-19; Mt 10.2-4; Lc 6.12-16).

Conforme Ele os fez recordar posteriormente, o fato de se tornarem parte integrante desse grupo mais íntimo devia-se ao fato de Ele os ter escolhido e não de eles terem feito uma escolha (Jo 15.16). Tinham dois propósitos principais: estar ‘com’ Jesus, como seguidores, e também para que Ele os ‘enviasse a pregar’ como os representantes de Jesus (Mc 3.14).

Em grego, o termo para enviar a pregar é apóstolos, e, assim, os Doze também passaram a ser conhecidos ‘os apóstolos’. [Eles] Tinham de estar com Jesus durante todo o seu ministério para ouvir a mensagem e aprender sua forma de viver, depois, eles foram enviados por Jesus para as cidades e vilarejos de Israel, para disseminar a mensagem de Jesus sobre o Reino e para demonstrar isso por intermédio dos mesmos sinais milagrosos que Jesus usará (Mc 3.14,15; veja Mateus 10.1-42).

Depois da ressurreição, esses discípulos (com exceção de Judas, que traiu Jesus) tinham de levar a mensagem sobre Ele ao mundo (Mt 28.19)” (Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.69-70).

II- CHAMADOS PARA FAZER A DIFERENÇA

Há diversas passagens nas Escrituras que tratam da responsabilidade missional dos seguidores de Jesus. Alguns termos e comparações especiais são usadas para comunicar a sua importância. Vejamos três exemplos:

Sal e Luz
Jesus declarou que seus seguidores “são o sal para a humanidade” (Mt 5.13). Claro que se trata de uma linguagem metafórica. O sal era um elemento importantíssimo na época de Jesus. Ele era usado para preservar a alimentação, por exemplo. O sal é essencial para manter a saúde. O sal pode ser imperceptível aos olhos humanos quando está misturado com a comida, mas todos percebem sua presença ou sua ausência.

O sal puro jamais perde suas propriedades. Ele só perde seu sabor se estiver contaminado. Assim, como o sal, os cristãos devem estar presente na sociedade e fazendo a diferença, na medida em que se diferenciam dela, porque obedecem a Cristo. Na mesma ocasião. que seus seguidores são “a luz para o mundo” (Mt 5.14). Nesta época, não havia energia elétrica, nem iluminação pública nas ruas.

As fontes de luz eram poucas e pequenas, tais como uma lamparina. Entretanto, a presença da luz é fundamental, especialmente quando as trevas estão presentes. Jesus estava ensinando que seus seguidores devem brilhar a luz de Deus neste mundo. Os seguidores de Jesus não podem se esconder ou desejar passar despercebido (Mt 5.14.15). Antes, devem deixar a luz brilhar através de suas boas obras, para que o nome de Deus seja glorificado (Mt 5.16).

Embaixadores de Cristo
O Apóstolo Paulo, ao escrever para a igreja que estava na cidade de Corinto, ensinou sobre a obra de redenção que Jesus Cristo fez na cruz. Ele explicou que, por meio do sacrifício de Jesus, Deus nos reconciliou com Ele mesmo. Após isso, Ele nos tornou seus embaixadores (2 Co 5.17-21).

Embaixador é um representante político e diplomático de uma autoridade. No contexto bíblico, um embaixador era um agente, que representava a autoridade de um rei ou de um governo Paulo comparou os cristãos a embaixadores porque nós carregamos a mensagem do Rei dos reis (2 Co 5.18,19). Ele mesmo nos enviou, sob sua autoridade, aos povos para conclamar que: “vos reconcilieis com Deus” (2 Co 5.20-ARC)

Geração eleita
O apóstolo Pedro, em sua 1″ corta. se dirige aos cristãos usando quatro termos para qualificar os seguidores de Jesus. Ele escreveu que somos “[…] a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido […]” (1 Pe 2.9-ARC). Cada termo é carregado de lindos significados e todos mostram que os cristãos se diferenciam do mundo. Deus nos escolheu, nos santificou e nos redimiu com um propósito: anunciar “[…] as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9-ARC).

II- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Se um tempero não tiver sabor, não p fará a diferença. Se os cristãos não r fizerem um esforço para influenciar o mundo a seu redor, serão de pouco valor para Deus. Se formos semelhantes ao mundo, não teremos importância. Os valores cristãos não devem ser misturados com os mundanos, a fim de que influenciemos as outras pessoas positivamente, da mesma maneira que o tempero na comida ressalta o melhor sabor […].

Se vivermos para Cristo, brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é […]. Seja um farol da verdade, não oculte a luz de Cristo ao restante do mundo!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1224).

III- A MISSÃO NÃO PODE PARAR

Estamos em missão. Enquanto Jesus Cristo não voltar, a Igreja estará em missão. Não vamos parar de pregar contra o pecado, de chamar o pecador ao arrependimento e apontar a cruz de Cristo (1 Co 1.23,24: 2 Co 4.5).

Você também pode e deve colaborar. Sempre fale de Jesus para seus familiares e amigos. Viva de acordo com a Palavra de Deus, defenda o que é justo e pratique a misericórdia. Pequenas atitudes missionais podem fazer a diferença na vida de uma pessoa e mudar seu futuro eterno para sempre.

III- AUXÍLIO DEVOCIONAL

Jesus disse aos seus discípulos que contassem ao mundo que Ele pagou o preço pelo pecado de todos […]. Atualmente em todas as partes do mundo há cristãos anunciando as Boas Novas a pessoas que nunca ouviram falar de Cristo – Alguma vez você já sentiu que não possui a habilidade ou a determinação necessária para ser uma testemunha de Cristo?

É necessário entender que Jesus ressuscitou e vive hoje em você. À medida que o seu relacionamento com Cristo se aprofunda, Ele lhe dá as oportunidades e o poder necessário =para transmitir o Evangelho (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Rio de 2017, p.1335)

CONCLUSÃO

Jesus comissionou a seus discípulos a missão de pregar o Evangelho. Cada cristão deve participar desse propósito, testemunhando sobre o Salvador. O evangelismo pode ser feito de várias formas, para uma pessoa particularmente, para um grupo de pessoas e de várias maneiras. A missão não pode parar.

VAMOS PRATICAR

1- A lição mostrou três comparações que estão no texto sagrado, nas quais a importância da missão é destacada. Marque com um (X) a opção correta:

( ) Sal e Trevas, Embaixadores de Cristo e Geração Rejeitada.
(X) Sal e Luz, Embaixadores de Cristo e Geração Eleita.
( ) Sal e Luz, Escravos de Cristo e Geração Eleita.

2- Considerando o local onde você vive, de quais formas você pode colaborar com a missão? Resposta pessoal

Pense Nisso

Quando foi a última vez que você falou de Jesus para alguém? Não podemos parar de testemunhar sobre Cristo. Nesta semana escolha algum conhecido para compartilhar a mensagem de Jesus.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 12: Temos uma Missão no Mundo