Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito | EBD BETEL | 4° Trimestre De 2020

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

TEXTO ÁUREO

“Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1.5)

VERDADE APLICADA

Descobrir e buscar viver o propósito divino para o qual fui criado é buscar o Reino de Deus para minha vida.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Refletir sobre o que tem dirigido a nossa vida.

Apresentar as vantagens de uma vida com propósito.

Mostrar os valores eternos de uma vida com propósito.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

1PEDRO 4
7. E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.

8. Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.

9. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações.

10. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

11. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Jó 7.6 – Não devemos ter uma vida sem esperança

TERÇA / Pv 13.11 – Devemos ter uma vida equilibrada

QUARTA / Is 26.3 – Devemos confiar no Senhor

QUINTA / Is 49.4 – Deus é o nosso galardão

SEXTA / Jr 29.11 – Deus tem propósitos para nossas vidas

SÁBADO / 1Jo 4.18 – O amor lança fora o medo

HINOS SUGERIDOS: 220, 224, 304

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que o propósito que Deus tem em sua vida se cumpra.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução – 1. O que dirige a sua vida? – 2. As vantagens de uma vida com propósitos – 3. Conhecer seu propósito estimula sua vida – Conclusão

INTRODUÇÃO

Viver uma vida com Deus e o seu propósito é o tema desta aula. Assim, será indagado o que tem dirigido a sua vida e, também, serão destacadas as bênçãos decorrentes de se conhecer o propósito de Deus para sua vida.

PONTO DE PARTIDA: Devemos viver o propósito de Deus.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

1. O que dirige a sua vida?

Encontramos nos dicionários a definição da palavra dirigir, que significa “guiar, controlar, direcionar”. Frequentemente nossas direções de vida são pautadas por decisões que tomamos, desde as mais simples às mais complexas. Neste exato momento você pode estar diante de um problema ou diante de uma escolha que precisa tomar. Existe o fator influência e também as pressões que possam vir para levar você a dar passos necessários na direção que for necessária. A indecisão ou dúvida não nos permite sair do lugar.

1.1. Muitos são dirigidos pela culpa. Um conhecimento do nosso passado nos levará a entender muito do nosso procedimento no presente. A maneira como nossos pais nos criaram ou o ambiente em que vivemos influi fortemente nas nossas decisões e atitudes na vida adulta. O comportamento e atitudes de uma pessoa que viveu num meio competitivo com vários irmãos ou irmãs para dividir tudo será bem diferente daquele que foi o único filho ou que não teve muita competição em casa. Estes fatores se apresentam e, às vezes, diante de erros de decisões, se culpa os pais pelos seus fracassos.

Subsídio do Professor: Rick Warren diz que o propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder, e um temeroso chamado Gideão em um corajoso herói. Ele também pode fazer coisas maravilhosas com o resto de sua vida. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.” [Sl 32.1]. Thomas Carlyle disse: “O homem sem propósitos é como um barco sem leme, um vira-lata, um nada, um ninguém”.

1.2. Muitos são dirigidos pelo medo. Por isso, é importante pedir ao Espírito Santo que nos revele as experiências do passado que têm afetado de maneira negativa a nossa maneira de proceder no presente. Temos que entender que não somos prisioneiros do nosso passado. O medo do futuro baseado nas experiências negativas não pode deixar a pessoa refém. É verdade que nosso passado tem uma tremenda influência sobre nós, pois: a) afeta a maneira que vemos o mundo; b) afeta a maneira com que nos relacionamos uns com os outros; c) afeta a maneira com que nos relacionamos com Deus. Livre-se do medo e exercite a fé.

Subsídio do Professor: Em Deuteronômio 26, Deus instruiu ao povo de Israel, uma vez que eles tivessem entrado na terra, que eles deveriam ir perante ao sacerdote no templo e trazer a oferta ao Senhor. Ao fazer isto, eles deveriam declarar o seguinte: “Sírio miserável foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou…” [Dt 26.5-10]. A maturidade cristã é identificada quando a pessoa é capaz de identificar e reconhecer as experiências que influenciaram na formação do seu caráter. Com a ajuda do Espírito Santo, esta pessoa é capaz de lidar com o seu passado de tal maneira que não prejudique em ações e reações no presente.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

1.3. Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação. Em Filipenses 3.13, Paulo fala acerca de esquecer das coisas que para trás ficam. Esquecer não significa apagar da memória. Se olharmos o contexto, veremos que Paulo tinha acabado de falar do seu passado. Esquecer então é olhar para o passado de uma forma diferente, com uma perspectiva diferente. Existem pessoas que permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar.

Subsídio do Professor: Em Romanos 12.2, o apóstolo Paulo exorta a não andarmos em conformidade com o mundo (a palavra mundo pode ser aplicada também ao nosso convívio, ou seja, nosso mundo). É necessário ter uma mudança de mente, uma transformação necessária para poder experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada pode compensar o prejuízo de não os conhecer: nem o sucesso, nem as riquezas, nem a fama, nem os prazeres.

EU ENSINEI QUE:

Infelizmente, muitos são dirigidos pela culpa, pelo medo e pela necessidade de aprovação.

2. As Vantagens de uma vida com Propósitos

Tudo na vida requer planejamento e conhecer o propósito de Deus para sua vida deve estar incluído no plano, afinal Deus nos planejou, não viemos a este mundo sem um propósito já estabelecido pelo Senhor. Fomos criados para vivermos uma vida abundante.

2.1. Sem Deus e um propósito, a vida não tem significado. Sem a presença de Deus, a vida fica sem o propósito principal, e sem esse principal a vida carece de um significado consistente. Na Palavra de Deus, diversas pessoas expressaram sua falta de esperança. Isaías queixou-se: “Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças” [Is 49.4]. Jó disse: “Lembra-te de que a minha vida é como o vento; os meus olhos não tornarão a ver o bem” [Jó 7.7]. A pior mazela na vida do ser humano não é a morte, mas, sim, uma vida sem sentidos, sem planos e metas estabelecidas.

Subsídio do Professor: Bispo Samuel Ferreira diz que a esperança é tão essencial para sua vida como o ar e a água. É preciso esperança para vencer. Se você tem se sentido sem esperança, não desista! Coisas maravilhosas acontecerão em sua vida quando você começar a viver com propósitos. Deus diz: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor” [Jr 29.11].

2.2. Conhecer seu propósito simplifica a vida. Em 1Samuel 3 encontramos o menino Samuel ministrando perante o Senhor, sob a direção do sacerdote Eli. Samuel veio à existência como um milagre. Sua mãe Ana era estéril e o Senhor ouviu sua oração no momento em que ela fez o voto de entregar o filho a Ele. Veja o propósito: Ana queria um filho e Deus um profeta!

E mesmo Samuel já no templo, ainda novo, levou tempo para o Senhor se revelar a ele e dizer qual era o Seu plano estabelecido para sua vida. Samuel, ao ouvir a voz de Deus e receber as diretrizes do seu propósito, tudo ficou mais claro e nítido para ele [1Sm 3.4-11]. Samuel crescia, amadurecia, o Senhor estava com ele e foi confirmado como profeta para a nação de Israel, sacerdote do Senhor e juiz do povo. Permita que o Senhor revele Seu propósito para sua vida.

Subsídio do Professor: A Bíblia diz: “A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.” [Pv 13.11]. Isso também leva à paz de espírito: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” [Is 26.3]. Viver os planos de Deus e cumprir nosso propósito servindo a Ele e ao próximo produz alegria, amor e intensidade. E isso só é possível através dos relacionamentos com o irmão, com a família, com a igreja, com os amigos. Temos de vivê-la com todas as nossas forças, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer, contando sempre com a graça de Deus.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

2.3. Conhecer seu propósito direciona sua vida. Isso leva você a focar no que é importante, com isso há eficiência e suas energias e esforços são compensados. Faz parte da natureza humana distrair-se com assuntos de menor importância. Mas você saberá peneirar isto e não terá prejuízo com tempo investido perdido ou com conversas sem objetividade. Há pessoas que não criam raízes, não param em empregos, não avançam em nada, não param em igreja e não chegam a lugar algum.

É necessário ter um foco, um senso de direção. Sem um propósito definido, você continuará a alterar seus rumos, empregos, relacionamentos, igreja e outras circunstâncias externas, na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração.

Subsídio do Professor: Rick Warren: “A capacidade de focalização pode ser verificada na luz. A luz difusa tem impacto e energia reduzidos, mas você pode concentrá-la ao focalizá-la. Com uma lente de aumento, os raios do sol podem ser direcionados, a fim de atear fogo à grama ou a um pedaço de papel. Quando a luz é ainda mais concentrada, como em um raio laser, ela pode cortar o aço. Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com um propósito. Os homens e mulheres que mais influenciaram a história foram os mais concentrados numa direção.”

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

EU ENSINEI QUE:

Sem Deus e um propósito, a vida não tem significado. Por isso, conhecer seu propósito simplifica e direciona a vida.

3. Conhecer seu Propósito estimula sua vida

O Salmo 119.105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Deus sempre terá prazer em guiar e conduzir todos que queiram viver Seus planos. Há uma grande recompensa preparada para aquele que persevera nisto.

3.1. Conhecer seu propósito lhe prepara para a eternidade. Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem. Entretanto, o que em última análise importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz. O que as pessoas não percebem é que isto que importa e o resto é secundário.

Subsídio do Professor: Viver nosso legado deve refletir na eternidade, pois tudo que fazemos para o Senhor somos recompensados aqui e lá seremos coroados. Você não foi posto na terra para ser lembrado com uma estátua, nome de rua ou praça, você foi posto aqui para se preparar para a eternidade. Chegará o dia em que você estará diante de Deus e terá de prestar contas dos talentos que Deus lhe entregou e como usou o tempo de vida nesta terra.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

3.2. Esta vida não é tudo o que há. Tiago 4.13-17 nos mostra a incerteza dos planos humanos. O homem tem a tendência de pensar apenas no plano terrenal, e se fadiga muito nisto, como se a vida fosse apenas aqui. Quando, na verdade, a vida é um ensaio geral, antes da eternidade que está por vir. Você passará muito mais tempo do outro lado eterno do que aqui. A terra é um lugar de preparação, a pré-escola, o vestibular para sua vida na eternidade.

É o treinamento coletivo que ocorre antes do jogo; a volta de aquecimento antes do início da corrida. Esta vida é uma preparação para a próxima. Você viverá no máximo cem anos ou um pouco mais sobre a terra, mas para sempre na eternidade. Isso ocorre porque Deus projetou você para viver eternamente.

Subsídio do Professor: Bispo Abner Ferreira falando sobre a morte e ressurreição diz que um dia o nosso coração parará de bater. Então será o fim de seu tempo na terra; mas não o seu fim, você passa imediatamente pelos portais da eternidade. Seu corpo terreno é apenas uma residência temporária de seu espírito. A Bíblia chama o nosso corpo de “habitação temporária”, mas se refere ao nosso futuro corpo como uma “casa”. Se a vida na terra oferece muitas opções, a eternidade nos oferece apenas duas: céu ou inferno.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito

3.3. Há mais na vida do que o agora. A Palavra de Deus nos dá a compreensão plena de que há mais na vida que apenas o aqui-e-agora e perceber que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, você começará a viver de forma diferente. Você começará a viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstância.

Passará a avaliar de uma outra forma tudo que lhe apresentar e, subitamente, muitas atividades, metas e até mesmo problemas que pareciam importantes se mostrarão banais, insignificantes e indignos de sua atenção. Quanto mais próximo você viver de Deus, mais perceberá novos significados nas coisas desta vida.

Subsídio do Professor: Deus deixou registrado em Sua Palavra diversos lampejos da eternidade e das riquezas que lá existe. As palavras de Jesus aos discípulos em João 14.2 são precisas em assegurar isto: “Na casa de meu Pai há muitas moradas (…) vou preparar-vos lugar”. Nós sabemos que, neste exato momento, Deus está preparando um lar eterno para nós. No céu, seremos reunidos com os crentes amados, libertos de toda dor e sofrimento, recompensados por nossa fidelidade na terra e designados para um trabalho que apreciaremos realizar. O plano envolve toda eternidade com Ele.

EU ENSINEI QUE:

Conhecer seu propósito estimula sua vida e lhe prepara para a eternidade, pois esta vida não é tudo o que há.

CONCLUSÃO

Os atos desta vida definem o destino na próxima. Deveríamos compreender que dependemos do Espírito Santo e da Palavra de Deus em cada instante que gastamos neste corpo terreno, pois para chegarmos no céu, é necessário vivermos os propósitos que Deus estabeleceu para nossa vida nesta terra.

EBD 4° Trimestre De 2020 |A Importância da Palavra de Deus para o bem-estar do ser Humano – Orientações e Princípios bíblicos na busca e preservação da saúde integral| Betel Adultos | CPAD |Lição 13: Vivendo a Vida com Deus e o seu Propósito