Lição 08: 1 Coríntios 11 – O Culto Cristão e a Ceia do Senhor | 2° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2023 | TEMA: 1 CORÍNTIOS – Façam tudo com Amor, Decência e Ordem | Escola Biblica Dominical | Lição 08: 1 Coríntios 11 – O Culto Cristão e a Ceia do Senhor

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em 1 coríntios 11 há 34 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, 1 Coríntios 11.23-34 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia. Nesta lição, trataremos de um assunto de suma importância para a igreja. Ele é importante para definirmos a origem da Ceia do Senhor. Além disso, o professor deverá levar ao conhecimento dos alunos a verdadeira forma de interpretação da liturgia da cerimônia.

Deverá discutir sobre as outras formas de interpretação da Ceia, tais como: Transubstanciação e Consubstanciação levando o aluno a compreender, através das Escrituras, que o modo correto de celebrar a Ceia que mais encontra base Bíblica é o memorial. Ademais, é preciso entender que não se trata de uma simples refeição, e sim de uma cerimônia espiritual. Faz parte dela uma autoanálise de nossa comunhão com Cristo, indicando a seriedade com a qual devemos tratar o momento.

OBJETIVOS

Entender que a Ceia do Senhor é um instrumento de comunhão com o Senhor.
Identificar a Ceia como uma ordenança de cunho espiritual.
Reconhecer que a Ceia é a renovação e elevação espiritual para a igreja de Cristo na terra.

PARA COMEÇAR A AULA

Professor levante um pouco mais da história das interpretações para debatê-las em sala de aula. Além disso, no início da aula, interrogue-os sobre a origem da Ceia do Senhor Depois, discorra sobre as origens da Ceia, fale um pouco sobre a Páscoa e os elementos usados no Antigo Testamento. E por fim, questione os alunos se todos podem participar da Ceia do Senhor, independente se são batizados ou não, Reforce o verdadeiro significado da Ceia do Senhor a sua importância espiritual para nós cristãos.

LEITURA ADICIONAL

O apóstolo Paulo acabara de fazer um elogio a igreja de Corinto (11.2). Agora, porém, traz uma série de exortação: “Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior” (11.17). O que estava acontecendo? Mais uma vez divisões na igreja de Corinto. As divisões na igreja haviam chegado a proporções alarmantes. Além do culto a personalidade em torno de alguns líderes (1.12). Agora Paulo mostra que os crentes estavam indo a igreja e voltando para casa piores (11.17).

O culto na igreja estava desembocando em certo esnobismo perverso e odioso por parte dos ricos. Eles estavam desprezando os pobres. Os ricos estavam desprezando a Igreja de Deus e envergonhando os pobres. “Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se em­briague” (11.2). A Ceia era precedida pela Festa do Amor, a Festa do Ágape.

A Bíblia fala dessa festa em Judas 12. No dia em que a Ceia do Senhor era celebrada servia-se uma refeição completa. Os crentes comiam, bebiam, repartiam, se confraternizavam e depois, num clima de comunhão, celebravam a Ceia do Senhor. Essa foi uma prática da igreja apostólica que se perdeu na História. A Festa do Ágape era não apenas um tempo de comunhão, mas, também, e sobretudo, um ato de amor aos membros mais pobres da igreja.

Era uma oportunidade para os cristãos ricos repartirem um pouco de seus bens materiais com os pobres. Uma vez que todos traziam de casa alguma coisa para comer e faziam uma espécie de ajunta-prato, os pobres poderiam participar de uma boa refeição pelo menos uma vez na semana. Depois desse banquete, então, eles celebravam a Ceia.

Livro: 1 Coríntios: Como resolver conflitos na igreja (LOPES, Hernandes Dias. São Paulo: Hagnos, 2008, págs. 210-211).

TEXTO ÁUREO

“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” 1Co 11.26

Leitura Bíblica Para Estudo

1 Coríntios 11.23-34

Verdade Prática

A Santa Ceia é um memorial que celebra a vida, morte e ressurreição de Cristo até que Ele venha.

INTRODUÇÃO
I- O USO DO VÉU 1Co 11.1-16
1
– Extremos devem ser evitados 1Co 11.1-6
2– Homem e mulher 1Co 11.11,12
3– A mulher e o véu 1Co 11.13-16
II- A CEIA DO SENHOR 1Co 11.23-26
1
– Ordenança 1Co 11.25
2– Elementos 1Co 11.23-25
3– Significado 1Co 11.26
III- A FESTA DA SALVAÇÃO 1Co 11.26-29
1
– Examinar a si mesmo 1Co 11.28
2– Discernir o significado 1Co 11.29
3– Anunciar a morte e a volta do Senhor 1Co 11.26
APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda – 1 Co 11.3
Terça – 1 Co 11.12
Quarta – 1 Co 11.24
Quinta – 1 Co 11.27
Sexta – 1 Co 11.31
Sábado – 1 Co 11.32
Hinos de Harpa: 301 – 393

INTRODUÇÃO

Três problemas principais surgiram na igreja em relação ao culto: a posição da mulher; a ma­neira que a Ceia do Senhor estava sendo celebrada; e, o uso correto dos dons espirituais. Do capítulo 11 ao 14, Paulo trata desses três problemas. Os dois primeiros são tratados no capítulo 11.

I- O USO DO VÉU (1Co 11.1-16)

Religiões refletiam o distorcido conceito da época de que as mulheres eram inferiores aos homens e não precisavam de religião. Esse era o pano de fundo cultural da época em que Paulo chegou a Corinto. No entanto, esse bandeirante do reino de Deus chegou com uma mensagem nova, com as boas novas do Evangelho de Cristo, uma nova perspectiva para as mulheres. As boas novas do Evangelho de Cristo trouxeram uma revolução profunda acerca do valor da mulher na sociedade. O Evangelho do Reino dos céus pregado por Jesus resgatou o valor e a dignidade da mulher.

1- Extremos devem ser evitados (1Co 11.1-6) Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (11.1).

Este capítulo começa com o elogio de Paulo a igreja e o convite para que sejam imitadores de Cristo (11.1-3). A tradição era o ensino que Paulo recebeu de Deus, transmitiu à igreja e esta o guar­dou e o observou. O que aconteceu com as mulheres de Corinto quando elas receberam as boas novas do Evangelho? Algumas mulheres cristãs de Corinto sairam de um extremo, o desprezo que recebiam, para outro extremo, a quebra de alguns paradigmas culturais e, desse modo, provocaram desordem no culto. A reação imediata foi abolir o USO do véu.

Paulo, porém, as exorta dizendo que se elas orarem e profetizarem sem o véu desonrarão a própria cabeça e, se forem casadas, os próprios maridos. O momento central da cerimônia de casamento romana era a colocação do véu sobre a noiva. O véu era o indicador social de que a mulher era casada. Já cortar o cabelo era uma punição que anunciava publicamente as espo­sas adúlteras e mulheres ligadas à prática da prostituição. A fé cristã inclui uma vida de obediência e a maneira pela qual a fé se manifesta no mundo e através do exemplo, do amor, da decência e da ordem na igreja.

2- Homem e mulher (1Co 11.11,12) No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem independente da mulher (11.11).

Na Grécia, as roupas dos homens e das mulheres eram muito parecidas, exceto pela “cobertura da cabeça”. O que distinguia a mulher dos homens era o véu. Toda mulher honrada usava o véu. Nenhuma mulher honesta ousava sair de casa sem o véu. Nenhuma mulher frequentava uma reunião pública sem usar o véu. As profetisas pagas do mundo greco-ro­mano exerciam seu ofício com as cabeças descobertas e cabelos desgrenhados.

O apóstolo Paulo mostra o padrão de relacionamento que Deus estabeleceu na comunidade cristã (11.3). E ele nos mostra também uma ordem no Reino de Deus. Podemos dizer que é uma ordem lógica, pois a hierarquia divina é: Deus-Homem-Mulher. A submissão da mulher ao homem não é uma questão de superioridade do homem ou inferioridade da mulher, mas de respeito e autoridade, assim como numa tropa militar funciona a hierarquia e a disciplina.

3- A mulher e o véu (1Co 11.13-16) Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?(11.13).

O véu, portanto, representava duas coisas na cultura de Corinto: a honradez da mulher e a submissão ao seu marido. Nesse sentido o véu era símbolo da dignidade e da modéstia feminina. Apenas as prostitutas e as sacerdotisas cultuais dos cultos pagãos saiam a público sem véu, ou participavam de um culto pagão sem véu.

Quando uma mulher era vista sem véu, seja na rua ou em uma cerimônia pagã, ou mesmo na igreja, essa mulher estava desonrando a si mesma, dando motivo para que sua reputação fosse questionada. Agindo assim, ela também, se fosse casada, desonrava a seu marido (11.5).

Uma mulher em Corinto participando do culto público sem véu seria a mesma coisa que uma mulher chegar hoje num culto com trajes mínimos. Você pode imaginar a reação? Isso provocaria um escândalo e seria absolutamente inconveniente.

A mulher tem espaço na igreja. Paulo fala que a mulher orava e profetizava na igreja (11.5). Elas exerciam um ministério de oração e palavra na igreja. O véu protegia a reputação das mulheres solteiras e a honra no casamento das mulheres casadas.

II- A CEIA DO SENHOR (1Co 11.23-26)

1- Ordenança (1Co 11.25) Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

A Ceia do Senhor é parte fundamental na liturgia do culto cris­tão. A Ceia é uma das duas ordenanças de Cristo: Batismo e Ceia. Paulo exorta os Coríntios, deixando claro que a Ceia não é uma cerimônia vazia na qual os fiéis digerem o pão e o vinho. E, sim, uma proeminente doutrina bíblica embasada em uma ordenança clara e direta de Jesus durante o Seu ministério terreno, com objetivos bem definidos.

Não se trata de uma refeição comum, ou seja, não é apenas comer ou beber. A Ceia vai muito além disso. A Ceia do Senhor é um memorial cujo objetivo central é relembrar e anunciar a morte do Senhor até que Ele venha. Além disso, é um instrumento de comunhão com o Senhor, chamado pelos primeiros cristãos de festa ágape, ou seja, festa do amor. É também uma ocasião de cele­brar a comunhão entre os irmãos.

2- Elementos (1Co 11.23-25) E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo (….) Tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue (11.24-25).

Os elementos da Ceia do Senhor são de grande importância para o estabelecimento da sua liturgia. “Isto é o meu corpo” (v. 24). O pão representa o corpo do Senhor. “Este cálice é a nova aliança no meu sangue” (v. 26). O vinho representa o sangue de Jesus. Recebia o nome de “fruto da vide” (Mc 14.25). Um fato curioso em relação ao vinho é que se trata de uma confirmação do compromisso de noivado nos tempos bíblicos.

Depois de pagar o dote, o jovem trazia o contrato de casamento, também chamado de “pacto da aliança”. E por último era oferecida à noiva uma taça de vinho. Se ela bebesse o vinho, estava aceitando o compromisso com o jovem. Simbolicamente, a Ceia é o momento no qual a “noiva” (Igreja) celebra a aliança, ou seja, seu compromisso com o “noivo” (Jesus).

3- Significado (1Co 11.26) Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

Devemos celebrar a Ceia como um memorial no qual recordamos a vida, a morte e a ressurreição de Cristo. Este é o significado que encontra embasamento bíblico para sua aplicação. A Bíblia Sagrada aponta a celebração da Ceia como um memorial (1Co 11.24-25). Esta visão não estabelece seu modo de celebrar na hipervalorização dos elementos e, sim, no seu simbolismo.

Apesar de não fazer parte da doutrina das igrejas pentecostais, corre em nosso meio um certo misticismo em relação aos elementos, depois da oração feita pelos fiéis. Alguns pretendem dar um significado maior aos elementos e para a cerimónia do que a ideia bíblica de um memorial.
Para o Catolicismo, os elemen­tos se transformam em carne e sangue no momento da eucaristia, dogma conhecido como transubstanciação. Quanto a nós, cristãos evangélicos, celebramos a ceia da perspectiva bíblica, ou seja, como público memorial de fé.

III- A FESTA DA SALVAÇÃO (1Co 11.26-29)

A Ceia é uma das ordenanças do Senhor Jesus. Por isso, ela é regularmente celebrada na igreja. A Ceia é a festa da salvação e do perdão. Vejamos algumas recomenda­ções para participar da Ceia do Senhor.

1- Examinar a si mesmo (1Co 11.28) Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.

Após explicar sobre os ele­mentos, o significado e a importância da Ceia do Senhor, Paulo exorta o povo de Corinto a examinar-se a si mesmo antes de participar da cerimônia. Neste momento, cada participante deve ser juiz de si mesmo, conscientizando-se de suas atitudes e arrependendo-se de seus pecados. É hora de contrição, dis­cernimento, perdão.

Um detido autoexame é um requisito primordial para ser participante da celebração da Ceia.
Cada participante deve colocar a vida cristã na balança da Palavra de Deus, observando se suas atitudes e pensamentos estão alinhados com os ensinamentos bíblicos, para, então, participar da Festa da Salvação.

2- Discernir o significado (1Co 11.29) Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

A Ceia (nova aliança) teve origem por ocasião da Páscoa, mas não era a Páscoa (antiga aliança), a Páscoa era apenas uma pálida figura do que viria. A Ceia tem a ver com a igreja celebrando a morte e ressurreição; aguardando a vinda do Rei pelo Seu sacrifício vicário que trouxe de volta a realidade da comunhão com Deus.

Discernir significa evitar de participar indignamente e sem arrependimento (v. 27). A ceia é destinada aos que creem em Jesus e querem celebrar a memória da Sua morte e ressurreição, e anunciar a Sua vinda. E por este motivo que, em muitas igrejas, para cear, a pessoa precisa ser batizada em águas e estar em comunhão com Deus e com os irmãos.

3- Anunciar a morte e a volta do Senhor (1Co 11.26) Porque, todas as vezes que comer­des este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

Nos tempos de Jesus, depois que selavam o compromisso de casamento, o noivo não poderia tomar nada que fosse produto da uva até o momento do casamento. Já para a noiva, a ordem era oposta. Ela estava liberada para beber um cálice de vinho a fim de lembrar que, em breve, seu noivo voltaria para tomá-la como sua esposa e levá-la para seus aposentos.

A igreja de Cristo, ao cear, relembra do seu compromisso com o Senhor Jesus, anunciando que Ele, em breve, voltará. É bom lembrar as palavras de Jesus: “Pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus” (Lc 22.18).

APLICAÇÃO PESSOAL

A Ceia é uma ordenança do Senhor como um memorial da Sua morte e ressurreição. Além disso, ela anuncia a volta gloriosa do Senhor Jesus.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1- Porque a orientação Paulina sobre o uso do Véu pelas mulheres em Corinto? R. Na época, a mulher que andava sem véu em público era associada a prática da prostituição
2- Quais foram as duas ordenanças de Cristo em sua vida terrena? R. Batismo e Ceia
3-Requisito devemos observar antes de participar da Santa Ceia? R. Examinar-se e discernir o significado da celebração.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2023 | TEMA: 1 CORÍNTIOS – Façam tudo com Amor, Decência e Ordem | Escola Biblica Dominical | Lição 08: 1 Coríntios 11 – O Culto Cristão e a Ceia do Senhor