Lição 11: O Exército que Fugiu | 3° Trimestre De 2021 | EBD – Juniores

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 11: O Exército que Fugiu Escola Biblica Dominical

Saber +

2 Reis 6.24-25,31; 33.7

Na história de hoje, aprenderemos que Deus escolheu quatro homens o leproso para anunciar como boas novas aos Famintos. Foram aqueles que não se conformaram com o problema, mas foram em busca de uma saída. Ele sabia que não podia ficar acomodados com aquela situação e decidiram fazer algo a mais por suas vidas. Do mesmo modo, devemos tomar a decisão de nos levantar na presença de Deus e buscar a solução dos problemas que nos cercam. Quando nós dispomos a buscar a face do Senhor, Ele manifesta o sobrenatural a fim de nos livrar em meio à adversidade.

Portanto, quando as dificuldades da vida de cercarem, não se acomode, Mas faça como aqueles quatro homens que decidiram que não morreriam na porta da cidade. Antes, se levantaram e seguiram em direção ao Arraial assírio, Crendo que poderia encontrar uma solução. Assim, o mesmo Deus que realizou milagre na vida daquele homens também está ao seu lado para te fazer vencer. Sua palavra nos garante que o seu amor e cuidado estarão visivelmente presente.”[…] Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer” (Jr 31.13b).

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 11: O Exército que Fugiu Escola Biblica Dominical

PARA MEDITAR

Segunda – Salmos 40.10 publicando a Fidelidade do Senhor
Terça – Romanos 8.31 Se Deus é por nós quem será contra nós?
Quarta – Êxodo 14.14 O senhor luta por nós
Quinta – Salmo 108.13 O Senhor nos dará Vitória
Sexta – Salmos 3.5 O Senhor nos protege.
Sábado – Josué 23.10 O Senhor luta por nós

Objetivo

Explicar aos alunos como Deus nos dá a garantia da Vitória

MEMORIZANDO

“Ó Senhor, aquilo que te conhece confio em ti, Pois não abandona os que procuram a tua ajuda”. (Salmos 9.10)

Escreva o versículo acima em uma cartolina. Recorte e cole pedaço de lixa na parte de trás. Repita o processo com imagens de pessoas contentes. Em seguida, fixe a todos no flanelógrafo e o coloque sobre o tripé. Solicite que a turma lei pergunte: de quem o versículo está falando? Com o conhecimento adquirido, seus alunos poderão responder com facilidade. Explique a classe que Deus é o senhor de todas as coisas que existe no mundo. Por isso, ele pode mudar qualquer situação que estejamos enfrentando, por mais complicado que seja. Que situações podem ser estas? Eles dirão. Logo após, pergunte: “O que Deus pode fazer para mudá-las?”. Por fim, reafirma que Deus transforma qualquer momento difícil em momento de grande alegria!

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 11: O Exército que Fugiu Escola Biblica Dominical

MATERIAIS PARA ATIVIDADES

  • Lápis
  • Borracha
  • Apontador
  • Tesoura com ponta arredondada
  • Cola
  • Flanelógrafo
  • Lixa
  • Gravuras de pessoas contentes
  • Gravuras de alimentos (frutas, sucos, refeições, e legumes e doces )
  • Quatro a cinco guarda-chuvas
  • Folha de papel oficio

PARA COMEÇAR

A alegria do coração transparece no rosto. Por isso, seus alunos devem encontrar em você um sorriso acolhedor todas as vezes que entrar em a sala de aula. E sua missão criar um ambiente convidativo para a turma. Como estamos na décima primeira aula a sua sala deve estar decorada com todos os versículos chaves anteriores.

Temos um respeito da sua responsabilidade com a classe. Você precisa chegar com antecedência a igreja para verificar o ambiente da sua sala de aula. Verifique as janelas, examine as mesas e carteiras, veja se estão em condições de uso. Depois de tudo organizado, dispõe-se próximo à entrada e, à medida que os alunos foram chegando, entregue as revistas e permita que as crianças tenham uma breve conversa. É bem provável que Muitas delas se encontra somente aos domingos.

Após este momento, peça que se coloquem de pé para oração e louve uma canção que o ministério infantil conheça. Em seguida, solicite ao voluntário que recolhe as ofertas com sacola de brincadeiras.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 11: O Exército que Fugiu Escola Biblica Dominical

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Ben-Hadade, O Rei da Síria, pôs o seu exército ao redor da cidade de Samaria. Naquele tempo, o povo de Deus passou por um período de escassez e muita fome. O pouquinho que sobrou estava sendo vendido a um preço absurdo!

Jorão estava furioso com o profeta Eliseu e gritou:

– Se até o final do dia Eliseu não estiver morto, Deus pode me matar! – E mandou buscá-lo.

Na hora mesma, o Profeta soube falou como pessoas que estavam na sua casa:

– O rei mandou me matar – Mal tinha se calado e o rei de Israel apareceu em sua porta. Ele estava furioso:

– Deus que permitiu essa desgraça! Então, porque vou esperar algo de bom dEle?

Eliseu respondeu:

– Amanhã, esta hora, você estará comprando em Samaria a melhor comida pelo menor preço!

O servo do rei salvou:

– Nem se Deus abrisse o céu.

Então o profeta disse:

– Você vera, porém, não vá comer.

Naquela época, as cidades eram cercada por grandes Muros e havia portões para que as pessoas pudessem entrar. Do lado de fora, havia quatro homens leprosos que conversavam entre si:

– não podemos entrar na cidade, e lá também não tem comida. Vamos para o acampamento sírio; Se permitir e que vivamos, então viveremos! Caso não permitam, qual será a diferença? Vamos morrer de fome mesmo!

Mas quando eles chegaram, não havia ninguém. Pois Deus fez com que os sírios ouvisse um barulho como se fosse a chegada de carros de guerra e pensaram que o rei de Israel tinha se aliado a outras Nações para derrotá-los. E, por esta causa fugiram!

Quando os quatro leprosos Entraram na tendas, comeram e beberam. E pensaram entre si que não deveria aguardar a bênção só para eles. Por isso, voltarão a Samaria e contaram que viram aos guardas do portão.

E um soldado disse ao rei:

– Quem ficar aqui morrerá de fome, deixe que alguns homens verifiquem a história deles.

E quando chegou ao arraial dos sírios, de fato, estavam desertas. E a profecia de Elizeu se cumpriu! Vocês se lembram do servo do rei? Ele estava na porta da cidade e foi pisoteado pelo povo quando saíram em busca de comida.

BATE PAPO

Pergunte aos alunos que hora aproximadamente eles almoçaram e jantaram. Depois, pergunte quem fez a comida, e o que acontece quando essa pessoa se atrase chega a hora da refeição e não tem nada preparado. Fale a turma: ” Imagine se a comida não chegar ao supermercado, nem ao sacolão, nem a padaria? E pior que isso, se o alimento não pudesse ser plantado ou criado? O que aconteceria com o bairro onde moramos, ou melhor, com o país, se o exército inimigo Não deixasse que a comida chegasse Até nós?” Deixe-os opinar e afirme que isso já aconteceu há muito tempo na cidade de Samaria. Naquela ocasião, o povo estavam desesperado por causa da extrema fome!

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 11: O Exército que Fugiu Escola Biblica Dominical

VOCABULÁRIO

Honrar: Quer dizer amar, cuidar e respeitar algo ou alguém.
Lepra: Nome dado a uma doença de pele que deixa a pessoa machucada e com manchas.
Tenda: Barraca feita de pele de animais, e pelo de cabra onde as pessoas moravam.

BOA IDEIA!

Amigo professor, para realização dessa atividade, você usará alguns guarda-chuvas. Separe a turma em dois grupos. A equipe denominada ATAQUE, receberá uma folha de papel ofício para cada integrante. Para equipe denominada DEFESA, distribui os guarda-chuvas. Essa equipe deverá  abrigar aproximadamente 3 crianças em cada guarda-chuvas. Para isso, Calcule o número de alunos e veja a quantidade de guarda-chuva que será preciso. Logo após, explique a brincadeira.

Cada membro da equipe ATAQUE escreverá na folha coisas que nos fazem mal entristece. Depois, amassando a folha fazendo uma bola de papel. Enquanto isso, você dirá a equipe DEFESA  que eles deverão se defender com guarda-chuvas, ficando atrás deles. Quando as crianças acabarem de escrever, coloque cada grupo em uma extremidade da sala. A equipe DEFESA  deve estar devidamente protegida em quanto a equipe ATAQUE  deve jogar as bolinhas no guarda-chuva. A seguir, inverta os grupos e Tenho as duas experiências de cada lado. Em seguida, Explique a turma que Deus representa o guarda-chuva. Pergunte a classe: Por quê?

VOCÊ SABIA?

Quanto a lepra era descoberta, as roupas das pessoas eram rasgadas, a sua cabeça descoberta, e seus componentes superiores técnicos sempre cobertos. O leproso não podia morar dentro das cidades. Eles não podiam se aproximar das pessoas sadias e, quando eram avistados, mesmo que estivesse distantes, alguém precisava gritar a palavra ‘imundo’. Quem tinha lepra eram atacado por pedras para que se afastasse. Sendo assim, as  poucas vezes que saíam eram à noite, a fim de recolher comida que ninguém queria.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 11: O Exército que Fugiu Escola Biblica Dominical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.