Lição 04: O Tribunal de Cristo | EBD – Jovens | 4° Trimestre De 2021

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 04: O Tribunal de Cristo | Escola Biblica Dominical

TEXTO DO DIA

“Porque todos devemos comparecer antes o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Co 5.10)

SÍNTESE

Todos os salvos em Jesus Cristo, um dia, must comparecer diante do tribunal de Cristo. Aí cada um será recompensado por suas atitudes e obras.

AGENDA DE LEITURA

Segunda – Pv 21.2 O Senhor Sonda os corações.
Terça – 1 Co 8.13 Nossas obras serão manifestos no tribunal de Cristo.
Quarta – Rm 14.13 Não podemos julgar uns aos outros.
Quinta – Rm 14.12 Cada um dará conta de si mesmo a Deus.
Sexta – 1 Co 4.5 Deus manifestará os desígnios do coração.
Sábado – Ap 22.12 Os galardões Serão distribuídos por Jesus

OBJETIVOS

Explicar como será o tribunal de Cristo;
Evidenciar o que acontecerá no tribunal de Cristo;
Compreender o que receberemos no tribunal de Cristo.

INTERAÇÃO

Professor(a), na lição deste domingo veremos que todos os crentes, um dia, vão comparecer perante serem recompensados por suas suas obras. Existe uma recompensa para todos aqueles que servem ao Senhor com dedicação e amor. Sabemos que todos aqueles que desejam servir ao Senhor fielmente enfrentaram lutas, decepções e frustrações e toda a sorte de intempéries. Contudo, temos um Deus que é fiel e bom e que no momento certo vai recompensar todo nosso trabalho. No tribunal de Cristo, os crentes serão recompensados com os galardões. Porém, a palavra de Deus nos mostra que as obras de muitos crentes, infelizmente,  fenecerão ao serem provadas pelo fogo. Tal verdade reforça o fato de que nosso Deus conhece as intenções dos corações. Que você, professor(a), realize a obra de Deus com alegria e amor, fazendo tudo de coração, para glória do Pai e não para ser visto ou reconhecido pelos homens.

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 04: O Tribunal de Cristo | Escola Biblica Dominical

Orientação Pedagógica

Para a lição de hoje sugerimos que você faça um estudo dirigido com os alunos a respeito do tema da lição. Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá ficar com uma questão para ser discutida e respondida em grupo. Depois, essa que os alunos se uniram formando um único grupo onde as respostas serão apresentadas.

Quem passará pelo tribunal de Cristo? (R: todos os crentes em Jesus Cristo.)

Quando e onde ocorrerá o determinado das obras dos crentes? (R: o julgamento dos crentes ocorrerá no céu).

O que será julgado? (R: as obras dos crentes).

Quais serão as consequências do julgamento?(R: a perda ou ganho dos galardões)

TEXTO BÍBLICO

1 Corintios 3.8-15

8- Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9- Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10- Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11- Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12- E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13- A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14- Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
15- Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

INTRODUÇÃO

Como você tem realizado a obra do Senhor? Com diligência e excelência? Na lição de hoje estudaremos acerca do tribunal de Cristo, lugar onde os crentes vão receber a recompensa por suas obras realizadas na terra em favor do Reino de Deus. O próprio Senhor Jesus Cristo afirmou: “O meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.12). Muitas pessoas confundem o tribunal de Cristo com o Juízo Final, entretanto serão dois acontecimentos muitos distintos. Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, o tribunal de Cristo será para os crentes. É o momento em que eles serão recompensados por todo o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Veremos que haverá uma recompensa para todos aqueles que serviram e servem a Cristo por Amor, com zelo e excelência.

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 04: O Tribunal de Cristo | Escola Biblica Dominical

I- O QUE É O TRIBUNAL DE CRISTO

1. Uma avaliação das obras realizadas pelos crentes. Se pela fé em Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus, certamente participaremos essa grande audiência. Paulo diz que todos os salvos estão intimados a comparecer ante o tribunal de Cristo para receber ‘o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal’ (2 Co 5.10). Você consegue imaginar esse momento? Nessa hora, Nossas obras, boas ou más, serão expostas diante de uma multidão de pessoas. Você já pensou A esse respeito? Haverá, certamente, muitas surpresas quando o Senhor trouxer juízo a respeito das nossas ações. Quando se dará o tribunal de Cristo? Segundo a Declaração de Fé das Assembleia de Deus o Tribunal de Cristo se dará após o Arrebatamento da igreja.

2. Uma prestação de contas. Ainda não conseguimos compreender totalmente a justiça de Deus, contudo sabemos que o Senhor Jesus Cristo é justo e fiel; Ele não erra, seu julgamento é perfeito e Deus outorgou todos os julgamentos (Jo 5.27). As Escrituras Sagradas nos mostram como será o julgamento dos crentes para entrega dos galardões, o tribunal de Cristo. Segundo Tim Lahaye, somente as obras que suportarem o fogo do julgamento Divino serão recompensados (1 Co 3.14). É importante ressaltar que no tribunal de Cristo não haverá julgamento de Pecados, os crentes somente receberam ou perderam recompensas. Contudo, esse será um momento de muito terror, pois as intenções dos corações dos homens será revelada diante de todos os crentes. Muitos fazem a obra de Deus por amor e obediência, de modo desinteressadas. No entanto, alguns fazem a obra visando apenas lucro e fama, mas no tribunal de Cristo tudo será revelado.

3. Um momento de recompensa ou a perda delas. Alguns crentes pregaram a Cristo somente por invés de porfia, mas todos anunciaram o Evangelho, fizeram uso dos seus dons e talentos, de boa vontade e por amor (Fp 1.15). Estes que pregaram porfias verão, no tribunal de Cristo, suas obras serem queimadas e sofreram perdas, quando do recebimentos dos galardões.  Jesus ensinou a respeito da importância de fazermos qualquer tipo de ação, como por exemplo, orar, dar esmola e jejuar em secreto, para que não venhamos perder o nosso galardão no céu (Mt 6.1-21). Muitos praticam boas ações e realizam a obra do senhor somente para serem reconhecidos pelos homens.

Esses já receberam a sua recompensa que na terra. Que venhamos servir ao Senhor de modo a garantir mus o recebimento do inteiro galardão (2 Jo 8). No tribunal de Cristo, haverá muitas surpresas, os alguém que se achava grandemente usado por Deus e que era reconhecido pelos homens na terra pode ter suas obras reprovadas: e outro que não tinha nenhum tipo de reconhecimento fez a obra do senhor no anonimato, poderá ser grandemente honrado pelo Eterno.

PENSE! O que as suas ações vão dizer a seu respeito?

PONTO IMPORTANTE: As Nossas ações expõe nossas intenções e tudo será revelado no tribunal de Cristo

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 04: O Tribunal de Cristo | Escola Biblica Dominical

II- O QUE ACONTECERÁ NO TRIBUNAL DE CRISTO

1. A Fidelidade ao Senhor será recompensado. A palavra usada por Paulo, Não grego, para tribunal de Cristo em 2 Coríntios 5.10 é bema. bema era um lugar elevado, uma plataforma, usado por oradores (públicos) e atletas (pódio) quando recebiam seus troféus. O bema também era usado pelos governantes em seus discursos e pelos juízes (At 12.21; 18.12-17). No tribunal de Cristo, Jesus estará em uma posição elevada, superior e dali seus olhos podem contemplar tudo o que acontece e assim premiar os Vencedores de forma justa. Não desanime pois Jesus está vendo todo o seu trabalho, a sua fidelidade e no momento certo ele vai lhe recompensar. Por isso, não desista!

2. Um julgamento individual. Os crentes prestaram contas, individualmente, do uso que fizeram dos dons e talentos que receberam do Senhor. Todos os servos de Deus receberam da parte do Senhor algum tipo de talento, sendo que uns receberam mais e outros menos, mas todos receberam conforme suas habilidades (Mt 25.14-30). Na Parábola dos Talentos e vírgulas narrada pelo Senhor Jesus, também vemos que os servos não receberam aquilo que eles poderiam administrar. Tal fato nos mostra que se falarmos em nossas atribuições, não poderemos dar nenhum tipo de desculpas. Diante do tribunal de Cristo, os crentes não poderão dizer que estavam sobrecarregados. Então, precisamos ter cuidado!

3. A qualidade precederá a quantidade. Deus valoriza a maneira como crente executam seu trabalho. O Senhor não se impressiona com a quantidade, com os números. Ele deseja ver qualidade, pois a palavra de Deus adverte a respeito daqueles que fazem no serviço de Deus de qualquer maneira: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jr 48.10a NAA). Precisamos de realizar a obra do Senhor, mas com excelência!

Temos visto um aumento aumento do chamado ‘marketing pessoal’, ou seja, os crentes querem ser conhecidos e que suas obras apareçam a todo custo mesmo que para isso usem de engano. Esses fazem da sua vida uma verdadeira ‘vitrine’, postando todas as suas ações nas redes sociais a fim de receberem muitas curtidas e aumentar o número de seguidores. Deus Sabe conhece o coração do homem. Ninguém engana ao Senhor por isso, as nossas ações serão provadas pelo fogo.

PENSE! Como você tem Realizado a obra do senhor?

PONTO IMPORTANTE: O padrão de Deus é alto. Precisamos fazer a sua obra com excelência

III- O QUE RECEBEREMOS NO TRIBUNAL DE CRISTO

1. Recompensas eternas. Jesus nos ensinou que deveríamos ajuntar tesouros no céus, “onde nem a traça nem a ferrugem não consome e nem onde os ladrões não minam e roubam” (Mt 6.20). Com essa afirmação Ele estava mostrando qual deveria ser o nosso alvo nesse mundo os tesouros Celestiais, ou seja, aquilo que é eterno e não efêmero. Todo reconhecimento ou recompensa recebida aqui na terra ficar aqui mesmo. Contudo, o que receberemos o segurado de Cristo não terá data de validade. Será que nós conseguimos entender a grandiosidade do que Deus tem preparado para nós? Aqueles que conseguem compreender essa verdade permanecem ‘firmes e constantes sempre abundantes na obra do Senhor’ (1 Co 15.58).

2. Recompensas e inimagináveis. O apóstolo Paulo nos mostra, no texto de 1 Coríntios 2.9, que não temos condições para imaginar o compreender, o que Deus tem preparado para aquele que o ama. O Pai Celeste tem reservado uma recompensa para todos aqueles que são fiéis. Sabemos que neste mundo Temos que enfrentar dores, sofrimentos, tribulações, mas um dia tudo isso terá um fim. Se você está enfrentando uma perda, uma decepção, uma enfermidade ou qualquer tipo de sofrimento não desanime. Permaneça firme em Jesus Cristo! Não deixe a casa de Deus, não pare de orar, de jejuar e de buscar ao Senhor, pôs em breve “[…] Deus limpará dos seus olhos toda lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21.4). Continue com seus olhos voltados para o cordeiro de Deus.

3. Recompensas e imerecidas. Receberemos no tribunal de Cristo são frutos do que discursos com nossos talentos: existe uma relação com as decisões que tomamos e com as escolhas que fizemos. Contudo, não podemos nos esquecer que eles também são consequência da graça divina, “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). A compensação será dada em decorrência da Graça, aos servos que foram “fiéis no pouco”, a cada um conforme suas obras (1 Co 3.13). Na Parábola dos trabalhadores da vinha, essa generosidade divina mencionada por Jesus, ao responder aos que acham justo a recompensa dos obreiros da Última Hora: “Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu?” (Mt 20.15).

PENSE! Por que Deus venha a necessidade de recompensar os crentes do céu? Só a salvação não seria o suficiente?

PONTO IMPORTANTE: A Bondade e misericórdia do Senhor não tem fim. Ele sempre nos concede além do que merecemos.

SUBSÍDIO

” As escrituras ensina que todos os membros da raça humana são responsáveis perante Deus (Jr 17.10; 32.19). Deus julgará tanto crentes quanto ímpios. O julgamento dos ímpios será diante do grande trono branco – um evento descrito em Apocalipse 20.15 o qual ocorre após o reino milenial de Cristo. Este é o último julgamento antes da eternidade Futura. Em 2 Coríntios 5.10, Paulo fala sobre o julgamento de todos os crentes: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal”.

O fato de todos serão julgados e mostrar a justiça de Deus por todas as criaturas. A salvação de alguns será a maior demonstração da Graça de Deus que o mundo já viu. O julgamento dos ímpios ratificara seus desprezo pela entrega oferecida por Deus em seu filho, reproduzindo em condenação eterna. O julgamento dos justos confirmará a segurança de cada um em Cristo e definirá Recompensas eternas. O julgamento dos ímpios levará a um sofrimento proporcional a sua iniquidade (Mt 10.15; 11.23-24). O julgamento dos justos levar a recompensa maiores ou menores, em proporção a fidelidade de cada um (Lc 19.11-27). Os ímpios compareceram perante o grande trono branco e os crentes compareceram perante o tribunal de Cristo (LAHAYE, Tim (Ed). Enciclopédia popular de profecia bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 462).

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 04: O Tribunal de Cristo | Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

O Senhor é bom e recompensará todos aqueles que trabalharam na sua Seara por amor. Todos os nossos esforços, no serviço do mestre, um dia será recompensado. Talvez você esteja enfrentando muitas barreiras, muitas dificuldades que querem fazê-lo abandonar a obra do Senhor. Mas não desista! Em Jesus Cristo você encontrará força para suportar as aflições do nosso tempo. Vai valer a pena tudo que você tem feito, todo seu trabalho e esforço.

HORA DA REVISÃO

1. Quem vai participar do Tribunal de Cristo ? Todos os crentes em Jesus Cristo

2. Quando se dará o Tribunal de Cristo ? Segundo a Declaração de Fé das Assembleia de Deus o Tribunal de Cristo se dará após o Arrebatamento da igreja.

3. Segundo a Lição, o que é o Tribunal de Cristo? É o julgamento individual dos crentes pelo uso que fez dos dons e talentos recebidos de Deus

4. Qual a palavra que Paulo usou para o tribunal de Cristo em 2 Coríntios 5.10? Bema. Plataforma usada pelos governantes e juízes no discurso

5. O que receberemos no tribunal de Cristo? Receberemos os galardões

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 04: O Tribunal de Cristo | Escola Biblica Dominical