Lição 13: Nossa Guerra é Espiritual | EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 13: Nossa Guerra é Espiritual Escola Biblica Dominical

Saber +

Efésios 6.10-18

É com imensa alegria que concluímos mais um trimestre estudando a Palavra de Deus. Que bom que você se dedicou a realizara Obra de Deus com amor, carinho e responsabilidade. Para cada aula, você separou um tempo valioso para a leitura e estudo de bíblia, e, principalmente, buscou a face de Deus. Ter uma vida de nos capacita para a guerra contra o Inimigo, mesmo sabendo que a vitória nos foi garantida pelo sangue de Jesus Cristo No entanto, sabemos que devemos fazer a nossa parte se quisermos vencer.

Receber o revestimento de armadura de Deus é um privilégio que nos é concedida. Isto comprova a cuidado e o carinho de Deus para com as nossas vidas. Ele se preocupa com cada detalhe com a nossa mente, nossos sentimentos e emoções, nosso caminhar e, também com todo o nosso corpo. Deus nos protege porque sabe o quanto somos vulneráveis às investidas do inimigo, que faz de tudo para nos afastar dos valores cristãs. Você foi separado por Deus para ensinar à sua turma que existe um Deus que cuida de cada detalhe da nossa vida e que nos ama incondicionalmente. O nosso zela com o ensino de Palavra será visto e comprovado nas atitudes de cada criança e eles viverão “Como filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas, elas devem brilhar como as estrelas no céu” (Fp 2.25)

PARA MEDITAR

Segunda 1 Corintios 15.57  Deus nos garante a Vitória por Jesus Cristo
Terça – Salmos 119.11 Guardando a palavra no coração para não pecar
Quarta Hebreus 4.12 A Palavra de Deus é viva e eficaz
Quinta – Jeremias 1.7 Quando Deus envia Ele garante
Sexta – 2 Timóteo 4.7 Chegando ao fim e conservando a Fé
Sábado Salmos 27.5 Deus nos dá segurança

Objetivo

Levar a classe à compreensão de que Deus nos capacita para uma batalha espiritual contra o inimigo

Memorizando

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”. (Ef 6.11).

Cole a figura do bombeiro e do médico no quadro, e pergunte: “Por que eles estão usando roupas especiais? Aguarde as respostas. Afirme que as roupas são para protegê-los, e continue: “O que aconteceria se o médico não usasse a máscara e se o bombeiro se esquecesse de calçar a bota?” Deixe os responder e diga: “Esses profissionais só estão protegidos porque estão usando todos os itens de segurança e do uniforme. Caso faltasse algum, eles sofreriam graves consequências. Fixe a cartolina com o versículo-chave e explique que Deus nos deu o conjunto completo de armas espirituais para nos defendermos no dia mau. Pergunte a turma o que pode ser um dia mau. Após as respostas, explique “É preciso que usemos todas as peças de armadura porque se faltar alguma, não estaremos totalmente preparados para vencer as investidas do Diabo, no dia em que tivermos de enfrentar algum problema.”

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 13: Nossa Guerra é Espiritual Escola Biblica Dominical

MATERIAIS PARA ATIVIDADES

  • Lápis
  • Borracha
  • Tesoura com ponta arredondada
  • Lápis de cor
  • Figura de revista de um bombeiro e de um médico
  • Cartolina
  • Cola

Jogo de Boliche para seção Boa ideia

  • Dez garrafas Pets grandes
  • Uma Bolinha
  • Três folhas de papel cartão
  • Fita crepe
  • Um pouco de areia

PARA COMEÇAR

Hoje, encerramos mais um ciclo de grande aprendizado. Muito tempo foi investido na preparação de cada lição e sabemos que, em alguns momentos, você teve que superar as próprias limitações para concluir mais esta etapa. Por isso, temos a certeza de que Deus
o abençoará grandiosamente. Durante esta semana, compre os brindes para os alunos mais assíduos da classe. E Não se esqueça da embalagem, escreva um cartão para cada presente, ressaltando as qualidades dos ganhadores e como você está ansioso para encontrá-los no
próximo trimestre. Chegue à sala antes da sua turma. Ore a Deus e peça inspiração e sabedoria para que esta última aula alcance o objetivo. Prepare o flanelógrafo, os visuais, os potes com o material de escrita e da dinâmica. Não se esqueça da Sacola de Brincadeiras para a oferta e
as revistas dos alunos. Oriente-os para marcar o plano de frequência.

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Enquanto Jesus não volta para buscar a sua igreja, Deus nos deu alguma armas para nos defender das Tentações este mundo. Vamos aprende-las?

O Senhor deseja que sejamos fortes espiritualmente e que saibamos proteger a nossa mente e o nosso corpo das investidas de diabo. Por isso, Ele nos deu uma armadura especial. A nossa luta não é contra o ser humano, e sim contra o que o inimigo faz na vida das pessoas que não conhecem a Jesus como Salvador. Por esse motivo, nunca deixa sua armadura de lado. Desse modo, quando a tentação vier te derrubar, você poderá prevalecer e vencer a Batalha! Coloque o cinturão da Verdade. Com ele você saberá o que é mentira do diabo e não acreditara nas coisas erradas que são ditas pelas pessoas que desejam te afastar de Deus.

Depois a Couraça da Justiça. Esta peça cobre do ombro até a cintura. Ela protege o seu coração, o lugar onde Jesus Cristo deve fazer moradas. Quando ele habita em nós, Fazemos o que é certo e justo. Calce os sapatos especiais para anunciar as boas notícias do Evangelho! Jesus morreu por nós. Se você foi Perdoado, agora deve levar a palavra todas as pessoas que precisam conhecer essa verdade.

Pegue o escudo da Fé. Ele é grande e cobre boa parte do corpo. Não permite que você seja atingido pelas Flechas do inimigo. Para que isso aconteça acredite que Deus pode defende-lo de todos os males desse mundo. Para a cabeça, você tem um capacete da salvação. Com ele a sua mente é guardada das dúvidas sobre a salvação que temos em Jesus Cristo. O inimigo investe pesado em nossas mentes para nos confundir; por isso, Deus resolveu protegê-la!

E, por último, a Espada do Espírito. Quando lemos a Bíblia Sagrada, encontramos todos os milagres e promessas que Deus tem para nossas vidas. E assim, aprendemos como nos defender do inimigo. Use toda a armadura que Deus deu a todo tempo esteja sempre próximo dEle.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 13: Nossa Guerra é Espiritual Escola Biblica Dominical

BATE-PAPO

Deus sabe que toda a humanidade e tendenciosa a fazer coisas erradas: porque essa é a influência do diabo sobre a vida das pessoas neste mundo. Entretanto, Deus nos concedeu um presente a fim de nos ajudar e fortalecer contra as investidas do inimigo. Naquele tempo, o soldado do povo que maltratava os seguidores de Cristo usava uma armadura que a protegia durante a guerra. Deus resolveu usá-lo como exemplo e também nos concedeu uma armadura espiritual que é invisível aos olhos humanos. É através dela que estamos protegidos contra os ardilosos ataques do diabo. Essas peças são fundamentais para o soldado Cristão!

VOCABULÁRIO

Armadura: Conjuntos de peças utilizada para proteção pessoal do soldado durante uma batalha.
Evangelho: É a mensagem de Salvação pregada por Jesus

BOA IDEIA

Faça com a turma um jogo de boliche. Pegue as 10 garrafas e retire o rótulo. Recorte os desenhos das peças que compõem a armadura e as palavras e as respectivas palavras de cada parte da armadura. Cole sobre o papel cartão deixando 1cm a mais de cada lado. Recorte uma tira larga de papel cartão e fixo desenho e aprenda na garrafa com fita crepe. E está pronto o boliche! Dica: coloque um pouco de areia dentro das garrafas. À medida que arrumar o boliche, Pergunte a turma o que significa cada item da armadura. Resposta, Coloque os pinos decorados com as palavras em ordem para serem derrubados. Em seguida explique:

Se você tem vergonha: – não poderá o anunciar o evangelho.

Se falar mentiras: – não poderá usar o Cinturão da Verdade.

Se tem medo: – não está usando o escudo da Fé.

Se tem Inveja: – não está usando a couraça da Justiça que protege o seu coração.

Se tem dúvida sobre o poder de Deus: – não poderá usar o capacete da salvação.

Se não ler a Bíblia: – desconhece o poder e não estará usando a Espada do Espírito.

Você sabia?

O cinto era Largo para proteger os órgãos vitais e une as outras peças da armadura? Que a couraça era feita de placas de metal para que as flechas ou espada não machucar se os soldados? Que os sapatos tinha taxas ou pregos na sola? Que os escudos eram feitos de madeira e coberto com coro grosso e ganchos para formar um muro a fim de proteger os soldados? E também precisava seu molhados porque os inimigos e lançavam flechas pegando fogo!

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 13: Nossa Guerra é Espiritual Escola Biblica Dominical

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 13: Nossa Guerra é Espiritual Escola Biblica Dominical