Lição 01: O Nascimento de João Batista | EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021

EBDJuniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 01: O Nascimento de João Batista | Escola Bíblica Dominical

SABER +

Lucas 1.5-25,57-64

Enquanto queimava incenso no Altar, Zacarias também orava solicitando filho ou a vinda do Messias. Em ambos os casos, sua oração foi respondida. Zacarias logo teria um filho, que prepararia o caminho para o Messias. Deus responde a oração ao seu modo e ritmo. Ele operou em uma situação “impossível” (a esposa de Zacarias era estéril), para que se desse o comprimento de todas as profecias relativas ao Messias. Se quisermos ter as nossas orações respondidas, devemos estar abertos ao que Deus pode realizar em situações impossíveis. E devemos esperar que Deus trabalha seu tempo e modo. 

[…] Quando ele foi dito que teria um filho, Zacarias duvidou da palavra do anjo. Sob a perspectiva humana, as dúvidas dos sacerdotes eram compreensíveis, mas com Deus, tudo é possível. Embora Zacarias e Isabel tivessem passado da idade de ter filhos, Deus lhe concedeu um. É fácil entender mal o que o criador quer fazer em nossa vida. Mesmo povo de Deus às vezes comete o erro de confiar em seu intelecto ou em sua experiência, em vez de confiar no Altíssimo.

Quando você for tentado a pensar que é uma das promessas de Deus é insensível convida, lembre-se da obra dEle ao longo da história. O poder de Deus não é limitado por uma perspectiva estreita nem atado pelas limitações humanas. Confie completamente no Senhor. (Texto adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD,2003, pp. 1340-41).

PARA MEDITAR

Segunda – Lc 11.1-13 Deus ouve nossas orações.

Terça – Is 55.10-11 Deus faz tudo no tempo certo.

Quarta – Ec 3.1-15 Há um propósito para todas as coisas

Quinta – Js 23.14 As promessas de Deus não falham

Sexta Is 53  Jesus, a maior Promessa de todas

Sábado Rm 13.11 O comprimento da salvação

OBJETIVO

Ensinar às crianças que Deus é Fiel e cumpre todas as suas promessas, e que responde às nossas orações no tempo certo.

MEMORIZANDO

Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações”. (Salmos 6.9)

DINÂMICA: Confeccione cartões com as palavras do versículo. Peça aos alunos que leiam o versículo. À medida que eles forem lendo, retire uma palavra e peça que leiam novamente. Repita este procedimento até que os alunos tenham memorizado todo o versículo. 

EXPLICAÇÃO: Deus sempre ouve nossas orações, ainda que não pareça estar ouvindo. O silêncio de Deus ou a “demora” em responder não é indicação de que Deus não está nos ouvindo. Ele apenas tem o tempo certo para realizar os seus propósitos em nossas vidas.

EBDJuniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 01: O Nascimento de João Batista | Escola Bíblica Dominical

MATERIAIS PARA ATIVIDADES

• Para a seção “Memorizando”: Confeccione cartões com as palavras do versículo. Utilize cartolina e canetinha hidrocor. Recorte a cartolina em formato retangular e escreva as palavras do versículo;

• Para o momento da atividade, separe uma garrafa PET para a confecção do pote do ajudantes do dia;

• Para o momento “Boa Ideia”: Utilize folhas de ofício, tesoura, grampeador e lápis de cor, borracha para confecção do caderno de oração.

PARA COMEÇAR

1. Receba os alunos com muito carinho e animação. Procure demonstrar o quanto eles são queridos por você.

2. Escolha um aluno para fazer a oração de abertura. Escolha cânticos que falem a respeito da oração e da fidelidade de Deus.

3. Prepare um pote dos ajudantes do dia. Com o fundo de uma garrafa PET faça um pote e dentro dele coloque o nome de todos os alunos matriculados. A cada domingo sorteie dois no mês. Esses alunos ajudarão você a entregar os materiais, pegar os lanches e auxiliar em qualquer necessidade que você julgue conveniente.

4. A fim de estimular a leitura da Bíblia e solidificar o aprendizado sobre a vida de Jesus, propomos que a classe realize a leitura dos Evangelhos de Lucas e João ao longo do trimestre.

5. Elabore um cartaz apresentando uma tabela com o nome de cada aluno e os capítulos de cada livro que será lido durante a semana. No último domingo do trimestre, no mesmo dia da festa de encerramento, haverá a premiação daqueles que leram todos os capítulos (entregue uma premiação menor àqueles que leram alguns capítulos).

6. Ao final, recolha a oferta, ore pelas crianças e agradeça a Deus pela oferta arrecadada.

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Zacarias e sua esposa Isabel viviam uma vida correta diante de Deus, obedecendo a todas as leis e mandamentos do Senhor. Apesar de serem casados há muito tempo não tinham filhos, porque Isabel não podia engravidar e os dois já estavam muito velhos.

Um dia, Zacarias, que era sacerdote, servia no templo. De repente, um anjo apareceu na frente dele [Visual 1.1]. O anjo disse que Isabel teria um filho e que o nome do menino seria João. Ele seria um mensageiro e prepararia o caminho para a chegada do Salvador. Ele não deveria tomar nenhuma bebida com álcool, pois seria cheio do Espírito Santo e levaria muitos israelitas de volta para o Senhor.

Ao ouvir isso, Zacarias ficou desconfiado e perguntou: Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também (Lc 1.18).

Então, o anjo respondeu que, pelo fato de Zacarias não ter acreditado na mensagem, ficaria mudo até que seu filho nascesse. Quando saiu do templo, ele não podia falar e se comunicava somente por sinais [Visual 1.2]. Zacarias voltou para casa e, pouco tempo depois, Isabel ficou grávida.

Quando chegou o tempo certo, Isabel deu à luz um menino. No dia da circuncisão (a circuncisão era feita no oitavo dia de vida do menino e era um símbolo da Aliança de Deus com o povo de Israel), quando perguntaram qual seria o nome da criança, Isabel respondeu que ele se chamaria João. Então, perguntaram ao pai qual seria o nome do menino. 

Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “o nome dele é João” [Visual 1.3]. No mesmo instante, o sacerdote voltou a falar e começou a louvar a Deus.

Nossas orações são mais do que dizer a Deus o que precisamos ou queremos. É a forma mais humilde de reconhecermos que somos dependentes do Pai. Às vezes pode parecer que Deus está inerte, impotente ou até mesmo nos ignorando. Mas seu silêncio faz muito mais do que podemos imaginar: nos ensina a confiar, sermos pacientes e a estarmos mais atentos à sua voz e maneira de trabalhar.

EBDJuniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 01: O Nascimento de João Batista | Escola Bíblica Dominical

BATE PAPO

Converse com seus alunos sobre oração e promessas. Pergunte-lhes o que é oração, para que serve e como devemos fazê-la. Diga que a oração permite que cultivemos um relacionamento íntimo e saudável com Deus e que ela deve condizer com o modo como vivemos, precisamos ser sinceros e transparentes em nossas orações. Questione aos seus alunos se já tiveram a experiência de ouvir ou ver Deus respondendo suas orações. Pergunte o que é promessa e se já receberam promessas dos pais, familiares ou de Deus. Indague se eles conhecem alguma promessa que Deus tenha feito à humanidade ou a algum personagem da Bíblia que já tenha se cumprido. Ao final, pergunte se Deus já cumpriu alguma promessa feita a eles ou a seus familiares.

VOCABULÁRIO

Sacerdote: Líder espiritual do povo. Era responsável por fazer a ligação entre Deus e as pessoas. 

Profeta: Mensageiro de Deus. Era responsável por transmitir a mensagem da parte de Deus ao povo. 

Templo: Lugar de adoração a Deus, onde o sacerdote oferecia sacrifícios pelos pecados do povo.

BOA IDEIA!

CADERNO DE ORAÇÃO:

Professor(a), faça com seus alunos o caderno de oração. Cada um deverá confeccionar o seu. Entregue a eles folhas de ofício previamente dobradas no meio para fazer um “livrinho” de 6 páginas. Grampeie as páginas e peça aos alunos para fazer uma capa bem colorida, escrevendo também o versículo do dia. Depois de finalizado, os alunos deverão escrever seus pedidos de oração. Oriente-os a orar por suas famílias, seus amigos, vizinhos, professores, nossos governantes e autoridades. A cada dia um novo pedido deve ser incluído. Lembre-os de orar todos os dias pelos pedidos que estão no caderno.

Ao final, ore por todos na classe, e em casa levando o seu caderno de oração interceda pela turma. Reserve um espaço para testemunhos e agradecimentos, perguntando ao longo do trimestre se houve alguma oração respondida.

EBDJuniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 01: O Nascimento de João Batista | Escola Bíblica Dominical

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

VOCÊ SABIA?

Assim como Sansão e Samuel, João Batista era nazireu. O nazireado era um voto de consagração a Deus. Para cumpri-lo, a pessoa não podia tomar bebida forte ou vinho, não podia cortar o cabelo e nem se aproximar de cadáveres O voto poderia ser por um período de tempo ou por toda a vida, como aconteceu com Sansão. Não se sabe quando essa prática começou, mas os nazireus continuaram a existir até os tempos do Novo Testamento.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBDJuniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 01: O Nascimento de João Batista | Escola Bíblica Dominical