Lição 01: Marcos e o seu Evangelho | 1° Trimestre de 2023 | EBD – BETEL

EBD Revista Editora Betel | 1° Trimestre De 2023 | TEMA: O EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus | Escola Biblica Dominical | Lição 01: Marcos e o seu Evangelho

TEXTO ÁUREO

“Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze- -o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” 2 Timóteo 4.11

VERDADE APLICADA

Mesmo vivenciando dificuldades e instabilidades, o discípulo de Cristo deve perseverar e aproveitar as oportunidades para crescimento e amadurecimento.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apontar a relevância de viver em um lar cristão.
Mostrar que um momento de fracasso não é nosso fim.
Falar que Deus sempre está disposto a nos restaurar.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ATOS 12
9- E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
10- E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11- E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12- E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA Dt 31.6 Devemos ser corajosos.
TERÇA Sl 44.26 Deus se levanta em nosso auxílio.
QUARTA Sl 145.14 O Senhor ergue o caído.
QUINTA Sl 146.8 O Senhor eleva o abatido.
SEXTA Jr 31.25 Quando estamos fracos, Deus nos eleva.
SÁBADO 1 Pe 5.10 Deus traz a restauração que precisamos.

HINOS SUGERIDOS: 6, 15,93

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que vidas e ministérios sejam restaurados.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1-
Quem foi Marcos?
2– Particularidades do evangelho de Marcos
3– Do início ruim a um fim honroso
Conclusão

INTRODUÇÃO

Dentre os evangelhos sinóticos, assim denominados pelas semelhanças entre si, Marcos é o mais curto, entretanto isso em nada atenua o seu valor teológico e a beleza de sua mensagem.

PONTO DE PARTIDA – A Relevância de viver em um lar cristão.

1- QUEM FOI MARCOS?

Marcos, assim como Lucas, não esteve entre os doze apóstolos que andaram e foram treinados pelo Senhor para pregarem o Evangelho, diferentemente de Mateus e João que ficaram com Ele durante todo o Seu ministério terreno. A Bíblia nos mostra que Marcos era filho de uma mulher chamada Maria [At 12.12] e parente de Barnabé [Cl 14.10]. Em algumas versões Marcos é apresentado como primo de Barnabé. O registro de Lucas em Atos parece indicar que a casa da mãe de Marcos era um lugar de reunião da igreja e de oração a Deus. Marcos também é citado como companheiro de Barnabé e Paulo durante a primeira viagem [At 12.15; 13.5], tendo abandonado os dois missionários no decorrer da viagem [At 15.38].

1.1. Marcos teve a graça de viver em um lar cristão. Quando lemos a história da libertação de Pedro do cárcere determinado por Herodes, observamos que, após o anjo libertá-lo das algemas e guiá-lo até a porta cidade, Pedro chegou à casa da irmã Maria, mãe de Marcos, onde os irmãos estavam orando por ele [At 12.12].

Paul Gardner: “A primeira referência a este Marcos no Novo Testamento aparece no relato da libertação miraculosa de Pedro da prisão em Jerusalém, onde fora colocado por ordem de Herodes Agripa (44 d.C.) [At 12.6-11]. Após ser liberto pelo anjo, este apóstolo dirigiu-se “a casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos”. Como muitos outros judeus daquela época (como Saulo, também chamado de Paulo; At 13.9), ele tinha um nome hebraico (João, que significa “Deus é gracioso”) e um romano (Marcos, que significa “grande martelo”). O fato de seu pai não ser mencionado em conexão com a família e a casa provavelmente significa dizer que já havia falecido.”

1.2. Marcos teve um lar a serviço do Reino de Deus. Sobre o conceito de entrega pelas coisas de Deus, podemos dizer que observamos esta qualidade na pessoa de Maria, mãe de Marcos. Lucas expõe que, mesmo vivendo um momento adverso, onde os cristãos estavam sendo perseguidos e mortos por Herodes [At 12.1 21, Maria cedeu a sua habitação para acolher os irmãos da igreja de Jerusalém nesse momento tão infausto. Os exemplos de coragem da irmã Maria poderiam ser muitos, pois a cada dia, ao abrir as suas portas, ela corria o sério risco de ser descoberta e sofrer as duras penas das leis romanas. Lucas nos faz enxergar que Pedro, após a libertação do cárcere, busca abrigo na casa da irmã Maria, pois tinha a certeza de que lá encontraria o povo de Deus. Assim, essa mulher nos mostra que devemos ser aguerridos quando se trata em combater em benefício do Evangelho de Cristo, mesmo durante as perseguições em nossa vida. Maria não arredou mão de fazer o que era certo, mesmo correndo risco de morte.

Paul Gardner: “Maria, mãe de João Marcos, é mencionada pelo nome apenas em Atos 12.12. Pedro fora lançado na prisão por Herodes, mas um anjo do Senhor interveio e o libertou miraculosamente. O apóstolo então dirigiu-se à casa dessa irmã em Cristo, O fato de que havia um bom número de cristãos reunidos ali que oravam pela libertação de Pedro e de que foi o primeiro lugar para onde ele se dirigiu depois que foi solto sugere que provavelmente tratava-se de uma casa espaçosa, que possivelmente era o local de reuniões regulares de uma das “igrejas” de Jerusalém.”

1.3. Marcos é a prova clara de que o exemplo vem de casa. A vida da mãe de Marcos foi um exemplo não só para os de fora, como de igual modo o foi para o seu filho. Podemos deduzir que, através de seus ensinamentos. Marcos, anos mais tarde, tornou-se companheiro do apóstolo Paulo, juntamente com seu parente Barnabé [At 12.25]. Por sua audácia e intrepidez, Maria proporcionou ao seu filho Marcos os meios para que se tornasse um dos condutores da igreja e autor do evangelho que leva o seu nome.

Pastor Valdir Oliveira: “Ensinar a criança “no” caminho em que deve andar. Não adianta só mostrar o caminho, tem que ir junto [Pv 22.6]. Dar instruções devidas em todo lugar, em todo tempo [Dt 6.6-7]. Os pais não devem deixar para a igreja, a escola, o mundo e a vida, a tarefa de ensinarem seus filhos, pois é dever primário dos pais.”

EU ENSINEI QUE:

Marcos teve a graça de viver em um lar cris- tão. Ele viu sua mãe disponibilizar sua casa para que os irmãos pudessem orar e ter comunhão uns com os outros na fé.

2- Particularidades do evangelho de Marcos

O evangelho de Marcos, mesmo sendo o menor entre os quatro evangelhos, de acordo com a tradição, foi o primeiro a ser escrito, sendo a fonte primária para Mateus e Lucas. Entretanto, diferente dos outros evangelhos, Marcos deixa claro que seu propósito é mostrar que o Mestre lidera através do serviço, expondo que Jesus veio servir e sofrer em favor de Seus servos [Mc 10.45].

2.1. Contexto histórico do evangelho de Marcos. Nos dias em que o evangelista Marcos escreveu seu evangelho, os cristãos estavam lidando com uma ampla e cruel perseguição por parte dos líderes religiosos, pois na sociedade judaica naquele momento tudo se decidia em volta da composição religiosa, que tinha como base a estrutura do templo. Outra preocupação dos cristãos era o Império Romano que os oprimia incansavelmente. Assim os cristãos viviam em ambiente hostil onde eram reprimidos pelo Império Romano para que eles adorassem o imperador como um deus e oprimido pelos líderes religiosos para que não aceitassem esse novo ensinamento estabelecido por Cristo. Contudo os cristãos, por recusarem tais orientações, sofriam todo tipo de retaliação, pois os mesmos procuravam manter sua fidelidade a Jesus Cristo e por tal postura sofriam as piores aflições.

A perseguição aos cristãos foi realizada de maneira implacável pelo Império Romano e pelas autoridades religiosas locais. Sobre a perseguição empreendida pelos judeus aos cristãos, vemos essa oposição em um texto fazendo menção da pessoa do apóstolo Paulo, quando o acusam de modo depreciador de fazer parte da seita dos nazarenos At 24.5]. Influenciado pelos líderes religiosos, os romanos passaram a perseguir os cristãos que sofriam uma série de afrontas que tinha como finalidade evitar que o cristianismo continuasse a se desenvolver pelo Império.

2.2. Data. Não há um entendimento unânime em relação à data em que o evangelho de Marcos foi documentado; entretanto, acredita-se que as anotações devem ter sido realizadas entre 55 e 70 d.C., esse pensamento se dá em razão de Marcos não fazer nenhuma citação sobre a destruição do templo, que havia sido prenunciada por Cristo [Mc 13.1-2]. A história mostra que, no ano 70.C.. a cidade de Jerusalém foi arruinada pelo exército romano sob a liderança do general Tito. Depois de um longo cerco, centenas de judeus foram mortos e um grande número levado aprisionado.

Conforme as palavras ditas por Jesus, a cidade de Jerusalém foi destruída pelos romanos sob a liderança de Tito em 70 d.C. A história narra que, im- pacientes com a oposição dos judeus, os romanos originaram um verdadeiro banho de sangue, matando centenas de judeus e terminaram por incendiar aquilo que o povo judeu tinha de mais apreço: o templo.

2.3. Destinatários. Em seu conhecido evangelho, entendemos que Marcos procura, ao que tudo indica, apresentar Cristo aos romanos. A origem deste pensamento, de ter Marcos escrito para os gentios, se dá por ele não mencionar nada a respeito do nascimento ou da genealogia de Jesus. Podemos dizer que se evidenciam por seus dezesseis capítulos que ele procura mostrar aos romanos que Cristo não veio para ser servido, todavia para servir e guiá-los à subordinação completa do Evangelho.

Hernandes Dias Lopes: “O consenso geral entre os estudiosos é que Marcos foi escrito de Roma para os cristãos que viviam em Roma. Segundo William Hendriksen, Marcos foi escrito para satisfazer o pedido urgente do povo de Roma por um resumo dos ensinos de Pedro.

EU ENSINEI QUE:

O evangelho de Marcos não se inicia com genealogia, pois os romanos não estavam preocupados em genealogia, todavia em ação

3- Do início ruim a um fim honroso

Em Atos 13.13 podemos ler que Marcos deixou a comitiva da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé e regressou para Jerusalém. Adotando o ponto de vista das Escrituras, não sabemos a razão que o fez regressar.

3.1. Marcos recuou, mas não abandonou a fé. Por seu regresso na primeira viagem missionária que havia feito com Paulo e Barnabé, Marcos será o motivo de uma calorosa discussão entre ambos. O pensamento de ambos conflitava em razão de Marcos ter deixado uma imagem negativa do ponto de vista de Paulo. Barnabé, entretanto, acreditava que Marcos merecia outra oportunidade e assim o fez. Vemos que Paulo e Barnabé irão se apartar um do outro, com Paulo escolhendo Silas como companheiro e Barnabé oferecendo outra chance a Marcos, levando-o consigo para Chipre [At 15.39].

Manual Bíblico Unger: “Essa viagem épica, que levaria o evangelho à Europa, começou com aguda dissensão. Paulo e se separaram por causa de João Marcos [At 12.25; 13.13; 2Tm 4.11], Barnabé navegou, com Marcos, rumo a sua terra natal, Chipre. Paulo e Silas partiram para a Ásia Menor, dessa vez por terra

3.2. Marcos, um obreiro restaurado na obra de Deus. É inevitável identificar que Marcos de um desertor foi restaurado a serviço do Reino. Para exemplificar podemos ver que ele esteve em companhia de Pedro, que o tratava como um filho: “A vossa coeleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.” [1Pe 5.13]. Já o apóstolo Paulo, que recusou sua companhia na segunda viagem missionária, agora descreve que Marcos está indo até os colossenses e solicita que o recebam com todo respeito [Cl 4.10].

Podemos ver na vida de Marcos que Deus tem prazer em restaurar o homem [Jr 31.25]. Fica visível por toda Bíblia que Deus nunca desiste de nós. Ele tem tudo que precisamos para ter uma vida restaurada. Ele entende nossos questionamentos melhor do que nós mesmos e tem sempre o remédio certo para curar as nossas feridas.

3.3. Marcos, de desacreditado a benéfico. Após começar seu ministério de maneira inconstante, Marcos se levantou e cooperou de maneira digna para o desenvolvimento da igreja no primeiro século. Mesmo sem ter sido um pastor de relevância na liderança da igreja em Jerusalém como Tiago. Pedro, Paulo e seu parente Barnabé, ele teve a sua importância para o Reino, sendo o primeiro a escrever o Evangelho de Jesus Cristo, o qual foi fonte para os demais.

Paul Gardner: “Alguém talvez julgue que a firmeza de Paulo em não permitir a participação de João Marcos na segunda viagem missionária significaria o fim de qualquer ministério juntos no futuro. O caso, porém, não foi esse. Em duas de suas cartas (60 a 62 d.C.), provavelmente escritas enquanto aguardava o primeiro julgamento em Roma, depois de completar sua terceira viagem missionária, o apóstolo refere-se a ele de forma apreciativa. Na carta aos Colossenses, Marcos é mencionado com outros cooperadores de Paulo como alguém que fora “uma consolação” para ele [Cl 4.10-11]. Na carta a Filemom, novamente é descrito (junto com Lucas e outros) como “cooperador” [Fm 24]. Finalmente, em sua última carta, escrita a Timóteo, Paulo lhe dá instruções: “Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério” [2Tm 4.11].

EU ENSINEI QUE:

Marcos teve sua vida restaurada e pôde ser uma bênção nas mãos do Senhor. De igual modo Deus oferece uma vida nova, cheia de esperança para todo aquele que se arrepende e se volta para os pés do Senhor.

CONCLUSÃO

A leitura do livro de Marcos nos faz ver que ele intenciona apresentar Jesus como Servo de Deus. Podemos concluir dizendo que o tema central deste evangelho é que Cristo veio para servir e não para ser servido. Jesus veio para resgatar a humanidade.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

EBD Revista Editora Betel | 1° Trimestre De 2023 | TEMA: O EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus | Escola Biblica Dominical | Lição 01: Marcos e o seu Evangelho