Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo | 1° Trimestre de 2023 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.26-31; 2.7

A MENSAGEM

“Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir.” Gênesis 1.3

Devocional

Segunda » Gn 1.1
Terça » Gn 2.7
Quarta » Jó 38.1,4
Quinta » Ne 9.6
Sexta » Is 48.13
Sábado » Jr 10.11,12

Objetivos

APRESENTAR e defender a doutrina da Criação;
EXPLICAR a teoria do Evolucionismo e suas limitações;
DEMONSTRAR a superioridade do texto bíblico sobre teorias humanas e temporais.

Ei Professor!

Estamos iniciando um novo trimestre. Nossos estudos estarão concentrados no livro de Gênesis. Por isso, é necessário que você leia mais uma vez o primeiro livro da Bíblia. Também é preciso que tenha bons livros para auxiliar você na preparação das aulas. Busque formar uma boa biblioteca, conforme suas possibilidades. Entretanto, conte com os textos complementares que estão disponíveis em sua revista. Em cada lição, selecionamos trechos de grandes obras e disponibilizamos como auxílios teológicos e didáticos. Você também pode acessar outras obras editadas pela CPAD e relacionadas ao assunto de cada lição.

Ponto de Partida

Professor (a), utilize uma folha de papel pardo para estender no chão. Sente-se com os alunos ao redor dela. Dê a cada aluno um lápis ou caneta e peça que um a um assinem a folha, em qualquer lugar do espaço. (Você também pode fazer essa atividade utilizando uma folha sulfite. Passe a mesma a cada aluno e peça que assinem o próprio nome.) As assinaturas serão as mais diversas, grandes e pequenas, extensas ou curtas etc. Mostre aos alunos que cada um tem uma assinatura e esta é pessoal e identifica cada pessoa. E conclua dizendo que, de igual modo, Deus deixou, sua assinatura na obra da criação (Sl 119.1; Sl 111.3; Rm 1.20). Essa marca reflete o seu poder e glória e deve levar todo homem a temer o Criador.

Vamos Descobrir

Você já ouviu falar sobre Criacionismo e Evolucionismo? A Bíblia ensina claramente que Deus criou o mundo e o ser humano. Por outro lado, é comum o ensino escolar, da proposta evolucionista, que é contrária à verdade bíblica, ensinar algo distinto. Saiba que a Bíblia está correta e não erra no relato da Criação. O Criacionismo é o ensino que defende que tudo o que existe foi criado por Deus. Já o Evolucionismo nega essa possibilidade.

Hora De Aprender
I- O ENSINO DA CRIAÇÃO DIVINA

1- Uma doutrina fundamental. A Bíblia Sagrada, em seu primeiro versículo, afirma: “No começo Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). Esse texto deixa claro que Deus é Criador. O verso também é a introdução de todo relato da criação, o que envolve os céus, as águas, a terra, o reino vegetal, os astros, os seres marinhos, aves, animais e a raça humana (Gn 1.1-27). O Senhor fez tudo o que desejou fazer (Sl 135.6), ninguém o aconselhou para que tomasse suas decisões (Is 40.14).

2- A criação aponta para o Criador. Ao olharmos para o universo notamos que não é possível supor que ele veio a existir aleatoriamente. Nos últimos anos da década de 1990, os cientistas descobriram que existem 29 características do universo, precisamente ajustadas, para que a vida na terra seja possível. Outro cientista, ganhador do Nobel de Física em 1978, afirmou que as observações da ciência moderna apontam para uma criação sobrenatural. Em resumo, seria impossível o planeta Terra existir em condições perfeitas para a vida, a não ser que tenha sido planejado para este fim. Tal combinação é chamada de “sintonia fina”. O profeta Isaías, há milhares de anos, já anunciou que Deus é quem criou todas as coisas (Is 45.18).

3- A precisão científica da Bíblia. A Bíblia não é um manual científico. No entanto, ela apresenta muitas afirmações relacionadas ao campo da ciência. Vejamos alguns exemplos que a Bíblia mostra há milhares de anos, mas que a ciência só descobriu recentemente:
• O ciclo hidrológico (Jó 36.27,28; Ec 1.7);
• A terra está suspensa no vazio (Jó 26.7);
• O ar é pesado (Jó 28.25);
• Tempo, espaço e matéria tiveram um começo (Gn 1.1,17,18; Jo 17.5; 1 Co 2.7);
• A terra é uma esfera (Is 40.22);
• As estrelas são incontáveis (Jr 33.22).

Há vários outros exemplos que demonstram a grandeza da Palavra de Deus, do Senhor e das verdades bíblicas sobre a ordem natural do mundo. Tudo isto deve levar o ser humano a crer em Deus e ter confiança no relato das Escrituras.

AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Adolescentes – Esta faixa de idade é caracterizada por muitos conflitos emocionais. Isto se deve à transição da infância para a vida adulta. Eles não são crianças nem adultos, e não se entendem a si mesmos. Gostam de discutir todo tipo de assunto, são inseguros e julgam que ninguém consegue compreendê-los. Independentemente do que dizem os especialistas, se sentem realmente adultos.

Esta é a época de grandes mudanças físicas e mentais: crescimento acelerado, desarranjos da pele, consciência do sexo e muitas outras transformações bruscas. No campo mental, a habilidade de prestar atenção é bastante aumentada. O mesmo acontece com a capacidade de memorização, julgamento e raciocínio. Na área social, o adolescente possui uma nova consciência de sua personalidade e um interesse novo e crescente nas outras pessoas. Está profundamente interessado no que os outros pensam dele, principalmente os do sexto oposto.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES – Indiscutivelmente, o professor deve lançar mão de todas as técnicas e atividades didáticas disponíveis para facilitar a aprendizagem e dinamizar as suas aulas. As principais são: discussão em grupo, debates, painéis, dramatização, estudos de casos, simpósios e dinâmicas de grupos” (TULLER, Marcos. Recursos didáticos para a Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 59,60).

II- A TEORIA DO EVOLUCIONISMO

1- O que significa. Evolucionismo é a teoria que defende o surgimento da vida através da evolução lenta e gradativa das espécies. Tal ideia é contrária à doutrina bíblica de que Deus criou os homens, a natureza e os animais. Segundo a proposta evolucionista, ao longo de milhares de anos e por meio de sucessivas etapas, os seres vivos sofreram adaptações, de acordo com o ambiente no qual viviam, até chegarem ao estado atual.

2- O pressuposto naturalista. O Evolucionismo está apoiado no naturalismo. Filosoficamente, o naturalismo defende a ideia de que apenas as leis e forças naturais operam no mundo. Nessa hipótese, não há espaço para o sobrenatural. Logo, as idéias naturalistas excluem Deus de todas as suas conclusões. Portanto, neste campo, todos já iniciam as investigações científicas partindo do pressuposto de que não é aceitável nenhuma proposta sobrenatural.

3- O Evolucionismo não pode ser provado cientificamente. Infelizmente, a teoria evolucionista não é ensinada como uma hipótese ou sugestão para explicar o surgimento da vida, mas como verdade absoluta. Uma vez assim colocada diante dos alunos, faz com que o Criacionismo pareça ser uma explicação anticientífica e sem fundamentos sólidos. Entretanto, a verdade é que as conclusões de cientistas evolucionistas estão cheias de suposições e hipóteses não comprovadas cientificamente. Em pontos das pesquisas em que não há certeza ou comprovação, eles fazem conclusões forçadas e que descartam Deus e o fator sobrenatural do cenário. Até hoje, a teoria evolucionista não foi comprovada cientificamente.

II – AUXÍLIO DIDÁTICO

“Supõe-se que a Evolução Seja Verdade – Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde se supõe que a evolução é um fato. Uma pesquisa na Literatura escrita por evolucionistas indica que as conclusões foram baseadas na suposição inicial de que a evolução é um fato. Várias teorias foram, então, consideradas, para ver qual delas melhor se encaixa no ‘fato’ da evolução. Em tais casos, a evolução propriamente dita jamais foi questionada. Nunca se sugeriu que um projeto inteligente e sobrenatural poderia, na verdade, ser uma teoria mais razoável e ter mais evidências que o suportassem.

A suposição de que a evolução é um fato tem resistido durante décadas, e isso somente mudará quando os cientistas decidirem (…). Os Fatos Vêm à Tona – Agora, até mesmos evolucionistas dedicados reconhecem que o neodarwinismo não é nada além de uma teoria – apesar das suas próprias pressuposições de que é um fato.

Tais cientistas repetidamente descrevem passos teóricos da evolução, usando palavras e expressões como ‘talvez’, ‘possivelmente’, ‘nós pensamos que’, ‘se’, e assim por diante. Na verdade, nem um sequer dos passos críticos de transição identificados pelos evolucionistas tem qualquer evidência forte” (MUNCASTER, Ralph O. Examine as Evidências. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 37,38).

III – A PALAVRA DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE

1- O Evolucionismo e o registro fóssil. Talvez alguém questione: “os fósseis comprovam o Evolucionismo?” — Não. Se comprovasse, deveriam ser encontrados fósseis que demonstrem a suposta transição nas espécies. Por exemplo, deveria haver muitos fósseis de animais em transição da água para a terra. Os registros fossilizados até indicam alguma pequena alteração nas formas de vida, mas nada que apoie de forma robusta a teoria da evolução (Rm 1.25).

2- O testemunho bíblico sobre a criação. Vários textos bíblicos dão testemunho da criação divina, como relatada em Gênesis (Sl 102.25; Pv 3.19; Cl 1.16; Hb 1.10). O Senhor colocou a terra em seu preciso lugar para que fosse habitada (Is 45.18). O profeta Isaías declarou: “O Senhor Deus criou os céus e os estendeu; formou a terra e tudo o que nela existe e deu vida e fôlego a todos os seus moradores […]” (Is 42.5). Deus falou por meio do profeta: “Fui eu que fiz a terra e criei os seres humanos para morarem nela. Com as minhas próprias mãos, estendi o céu e ordenei que o sol, a lua e as estrelas aparecessem” (Is 45.12).

3- A palavra de Deus sempre permanecerá. Paulo declarou que desde que o Pai criou o mundo, suas qualidades podem ser vistas na criação (Rm 1.20). Mas, muitos homens se recusam a reconhecer o Senhor como Criador e não lhe dão glória; antes, são ingratos. Por causa disso, suas mentes estão vazias e cheias de escuridão (Rm 1.20,22). Apesar de todo esforço tolo do ser humano, Deus nunca deixará de ser o único e sublime Criador. Sua Palavra é a verdade e permanecerá para sempre (1 Pe 1.24,25).

III – AUXÍLIO DIDÁTICO

“O registro fóssil está completo? – Charles Darwin escreveu em seu livro A Origem das Espécies que ‘a seleção natural pode agir somente pela preservação e acúmulo de modificações herdadas infinitesimalmente pequenas, benéficas ao ser preservado’. Ele prosseguiu perguntando: ‘Por que, se as espécies descenderam de outras espécies, por graduações imperceptivelmente finas, nós não encontramos inúmeras formas de transição, por todas as partes?

Por que não está toda a natureza em confusão [ele está falando sobre as plantas e os animais de hoje], em vez das espécies como nós as vemos, bem definidas’? Finalmente, ele se pergunta, ‘mas, segundo esta teoria, incontáveis formas de transição devem ter existido, por que não as encontramos incrustadas, em quantidade incontáveis, na crosta da terra’? Na época de Darwin, tínhamos escavado relativamente poucos fósseis, em comparação aos incontáveis milhões de que dispomos hoje em dia para análise.

Mas a validade do que ele diz não se alterou. Se o registro fóssil realmente demonstrasse evolução, teríamos encontrado ‘incontáveis’ espécies de transição, apresentando variações infinitesimalmente pequenas” (MUNCASTER, Ralph O. Examine as Evidências. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 50).

CONCLUSÃO

O Criacionismo bíblico é a verdade sobre a origem da vida. O Evolucionismo não se apoia em verdades científicas confiáveis. Deus criou tudo o que existe. É Ele quem mantém a natureza e a vida humana. Ele é o dono de toda a Criação (Sl 24.1).

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Encontre as seguintes palavras no “caça palavras”: Criacionismo, Criação, Evolucionismo, Homens, Naturalismo e Sobrenatural. As palavras estão escondidas na horizontal, vertical e com palavras ao contrário.

Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo |  1° Trimestre de 2023 | EBD - Adolescentes

Pense Nisso

Você já se sentiu desconfortável na escola ao ver a teoria da evolução ser ensinada como única verdade? Esta lição é um chamado de Deus para que você dedique seus esforços para compreender mais sobre o Criacionismo. Certa vez, um cientista disse: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita, nos aproxima”.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

✔️ Lições Adultos – CPAD

✔️ Lições Jovens – CPAD

✔️ Lições Adolescentes – CPAD

✔️ Lições Adultos – EDITORA BETEL

✔️ Lições Jovens – EDITORA BETEL

✔️ Lições Adultos – REVISTA PECC

✔️ BIBLIA ONLINE

✔️ SUBSÍDIOS EBD – CPAD

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo