Lição 02: Quem é o Criador | 1° Trimestre de 2023 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 02: Quem é o Criador

LEITURA BÍBLICA

Jó 38.4-18

A MENSAGEM

Os mais altos céus são de Deus, o Senhor; a ele pertencem a terra e tudo o que nela existe.” Deuteronômio 10.14

Devocional

Segunda » Pv 3.19
Terça » Is 45.8
Quarta » Jó 41.11
Quinta » Is 44.6-8
Sexta » Jó 36.26
Sábado » Ap 1.8

Objetivos

EXPLICAR a grandeza do Criador e o que é ser transcendente;
DEMONSTRAR que Deus pode ser conhecido;
INCENTIVAR os adolescentes a conhecerem a Deus.

Ei Professor!

Você já parou para pensar como as divindades são apresentadas em outras religiões? Em alguns casos uma divindade é apresentada como uma força cósmica, impessoal; noutros, como um ser que não pode se relacionar com humanos; há ainda “deuses” que foram esculpidos e não tem vida. Em nosso caso é diferente.

O Senhor é o único Deus verdadeiro, Todo-Poderoso, mas, ao mesmo tempo, busca relacionar-se amorosamente com as pessoas, que Ele mesmo criou. Diante disto, em primeiro lugar, busque um relacionamento íntimo com Deus, orando constantemente, lendo a Bíblia com disciplina e sendo cheio do Espírito Santo, pois só assim será possível desenvolver com excelência o nobre ministério do ensino.

Ponto de Partida

Para preparação desta aula, sugerimos que você aprofunde a leitura sobre a doutrina de Deus nas obras “Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal”, “Teologia Sistemática – Eurico Bergstén”, bem como na “Declaração de Fé das Assembleias de Deus” para melhor conhecimento do assunto e enriquecimento da aula. Inicie a aula perguntando aos alunos como eles conseguem descrever a Deus. Incentive-os a compartilhar qualidades e características de Deus; relacione as respostas no quadro. Ensine à classe que é por meio de qualidades que o próprio Deus apresenta em sua Palavra que nós podemos conhecê-Lo. Destaque, no tópico três, que na plenitude dos tempos, Deus Se deu a conhecer de forma mais clara aos homens por meio de Jesus Cristo

Vamos Descobrir

Você já parou para pensar na grandeza de Deus? Diferente de nós, Ele não pode ser medido, não teve início, nem terá fim; A plenitude do conhecimento da natureza de Deus está além da capacidade do entendimento humano. Isso quer dizer que, embora Deus se revele ao ser humano, ao mesmo tempo, não podemos conhecê-lo plenamente. Sim, Deus se deu a conhecer por meio de qualidades reveladas em sua Palavra. Agora, disponha-se e venha conhecer mais do Senhor!

Hora De Aprender

A Bíblia descreve a grandeza de Deus. Suas qualidades são fantásticas, seu poder é impressionante. O Criador não pode ser comparado a nada daquilo que já foi visto ou imaginado. Entretanto, mesmo assim, as Escrituras nos convidam a conhecê-lo (Os 6.3) e a nos relacionarmos com Ele, pelo modo que Ele mesmo estabeleceu (Jo 14.6).

I – A TRANSCENDÊNCIA DO CRIADOR

1- O que é transcendência. A palavra se refere àquilo que vai além da inteligência humana. Apesar da grande capacidade do homem de pensar, há muitas coisas que estão além do conhecimento humano. Por exemplo, o perfeito funcionamento da Terra e seus movimentos de rotação e translação (como tiveram início e como continuam sem parar ao longo de milhares de anos?); há ainda a complexidade do corpo humano, com seus trilhões de células e a gigantesca engenharia por trás do funcionamento do cérebro etc. Isso sem mencionar os mistérios da vida natural que ainda não foram descobertos.

2- O Criador é transcendente. Aplicada a Deus, a palavra “transcendência” comunica que o conhecimento da plenitude de Deus está muito além da capacidade da mente humana.

Veja algumas características divinas que revelam isto:
• Ele é eterno (Jr 10.10; Dt 33.27);
• Ele não teve início (SL 90.2; Hc 1.12);
• O Senhor não está dentro do tempo (2 Pe 3.8);
• Ele não muda (Hb 13.8);
• Sua sabedoria não pode ser medida (Já 11.8,9);
• Ele é trino (Gn 1.26; Lc 3.21,22), mas também é um só (Dt 6.4; Mc 12.29);
• É Onisciente (Sl 139.2-4), Onipresente (Sl 139.7-10) e Onipotente (Sl 62.11; Mt 28.18). — Não é incrível? O nosso Deus é grande, poderoso e majestoso!

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Os termos eterno’, ‘perpétuo’, e ‘para sempre’, são frequentemente empregados pelos tradutores da Bíblia na tentativa de captar o sentido das expressões hebraicas e gregas que colocam a Deus dentro de nossa realidade temporal e finita. (…) Ainda que vejamos o tempo como uma forma limitada de medição, a plena compreensão da eternidade está além de nosso alcance. Todavia, podemos meditar sobre o aspecto duradouro e intemporal de Deus.

E isto nos levará a adorá-lo como o Deus pessoal que estendeu uma ‘ponte’ sobre o abismo que separava a sua essência – infinita e ilimitada, da nossa – finita e limitada. ‘Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos’ (Is 57.15).

Portanto, na impossibilidade de se entender a relação entre o tempo e a eternidade, confessamos: ‘Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém’ (1 Tm 1.17; cf. Nm 23.19; Sl 33.11; 102.27; Is 57.15)’’ (JOYNER, Russel E. In HORTON, Stanley M. (Ed.) Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.131).

II- O CRIADOR PODE SER CONHECIDO

1- A personalidade divina. Você sabe o que é a personalidade humana? Ela é composta por um conjunto de capacidades cognitivas (conhecimento), afetivas (sentimentos e emoções) e volitivas (tomada de decisões). Quando afirmamos que Deus é uma pessoa estamos apontando que Ele tem todos os atributos de personalidade. Ele não é como a divindade retratada no panteísmo, que é confundida com a própria criação.

O Senhor também não é uma força mística ou uma energia ou algo do tipo. Ele é o verdadeiro Deus. O Senhor é um Deus pessoal e relacional. Por isso, estabeleceu um relacionamento com o ser humano. A Bíblia nos informa que o homem ouvia a voz do Senhor que passeava pelo jardim (Gn 3.8). Deus se comunicava com o homem, dotado de personalidade, feito à sua imagem e semelhança.

2- Deus pode ser conhecido. Como já dito, Deus é transcendente. Porém, também é imanente. Isto significa que Ele pode ser conhecido. Isso fica claro, mais uma vez, em Gênesis, pois após criar o ser humano, Deus falava com ele; Além disso, o Senhor também deu a Adão leis e trabalho no jardim (Gn 2.15-17). O Senhor pode ser conhecido tão somente na medida em que Ele mesmo quer se revelar. — Mas, como uma pessoa pode conhecer a Deus?

Primeiramente, o homem pode crer que há um Deus soberano ao olhar para tudo aquilo que foi criado (Rm 1.18-21; Sl 19.1). O conhecimento de Deus por meio da Criação é chamado de “revelação geral”. De forma mais profunda, o ser humano pode conhecer ao Criador por meio da Bíblia Sagrada, pois ela mostra quem Ele é e todo o seu propósito. As Escrituras revelam, por exemplo, que Ele é amoroso (1 Jo 4.8; Rm 5.8), misericordioso (SL 136), fiel (Sl 31.5), santo (Sl 99.3) e justo (2 Cr 12.6).

Todo aquele que entrega sua vida a Jesus deve se dedicar a conhecê-lo por meio da sua Palavra (Sl 119.105), da oração (Jr 33.3), e da devoção ao Senhor (Sl 51.10). É da vontade de Deus que você tenha um relacionamento verdadeiro com Ele, com um vínculo de pai e filho (Jo 1.12). Isso só é possível por meio da fé em Jesus Cristo (Gl 3.26; Hb 11.6).

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“COGNOSCÍVEL
Deus jamais foi visto (Jo 1.18). O Deus onipotente não pode ser plenamente compreendido pelo ser humano (Jó 11.7), mas se revelou em diferentes ocasiões e de várias maneiras. Isto indica que é da sua vontade que o conheçamos e tenhamos um correto relacionamento consigo (Jo 1.18; 5.20; 17.3; At 14.17; Rm 1.18-20). Isso não significa, porém, que podemos compreender completamente e exaustivamente a totalidade do caráter e da natureza de Deus (Rm 1.18-20; 2.14,15). Assim, da mesma forma que Ele se revela, também se oculta: ‘Verdadeiramente, tu és Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o salvador’ (Is 45.15). Deus não se oculta para encobrir-nos seus atributos, mas para deixar-nos bem patentes nossos Limites diante do seu ilimitado poder. Pelo fato de Deus ter decidido agir através de seu Filho (Hb 1.2) e ter a sua plenitude habitando nEle (Cl 1.19), podemos estar confiantes de que encontraremos em Jesus grandiosas manifestações do caráter divino. Jesus não somente torna conhecido o Pai, como também revela o significado e a importância do Pai Celestial’’ (JOYNER, Russel E. In HORTON, Stanley M. (Ed.) Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.129).

III- O CRIADOR REVELADO POR JESUS CRISTO

Homem nenhum viu a Deus, pois ninguém poderia ver o Senhor e permanecer vivo (Êx 33.20). Jesus disse justamente isto, que ninguém pode ver a Deus, mas que o Filho unigênito revelou o Pai (Jo 1.18). Jesus, o filho de Deus, ensinou sobre o Pai (Jo 14.8-11), pregou o arrependimento (Mt 4.17) e mostrou o caminho que as pessoas precisam trilhar para conhecerem a Deus e encontrarem a salvação (Jo 14.6). Fora de Jesus não há relacionamento com Deus.

III- AUXÍLIO TEOLÓGICO

Sobre o texto de Hebreus 1.3 e a perfeita semelhança de Jesus Cristo com o próprio Deus, vejamos: “A expressão da Pessoa essencial de Deus (Hb 1.3ab) – Fica claro que esse Filho não é somente um Agente, mas um Aspecto (podíamos assim dizer) da própria divindade. Ele não pode ser dissociado do ser essencial do Pai. Em primeiro Lugar, como o esplendor da sua glória, ela revela de forma perfeita a majestade de Deus.

No entanto, mais do que isto, Ele é a expressa imagem da sua pessoa (cf. Cl 1.15) ou, como a NVI traduz: a ‘expressão exata do seu ser’. Isso é mais do que a imagem de Deus na qual o homem foi criado e, certamente, muito mais do que a expressão da santidade de Deus por meio dos seus atos poderosos; não é nada menos do que a revelação de forma concreta e visível do próprio Deus.

Mas visto que não vemos no Filho encarnado a expressão exata ou completa dos atributos absolutos da imensidade, imutabilidade, ou infinitude, podemos inferir que o ser essencial de Deus é primariamente santo e, em Jesus, vemos a expressão exata da personalidade em sua atividade criativa e amor redentor” (TAYLOR, Richard S. In Comentário Bíblico BEACON. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.27).

CONCLUSÃO

O Criador é mesmo grande, poderoso e maravilhoso. Ao mesmo tempo, porém, está interessado em se mostrar aos homens e para isto busca um relacionamento. Sua maior ação de amor e de revelação foi dar ao mundo Jesus Cristo, seu único Filho, para que o mundo pudesse conhecê-lo mais e mais. Jesus veio para que todos os homens tivessem vida eterna ao lado do Pai (Jo 3.16-18).

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Descreva com as próprias palavras o que é transcendência. Resposta pessoal
2- Cite ao menos três qualidades que revelam a transcendência do Criador. Resposta pessoal. Alguns exemplos são: Eterno, Onisciente, Onipresente, Onipotente, Imutável.
3- O que significa dizer que Deus é imanente? Significa que Deus pode ser conhecido pelo homem.
4- O que pode ser compreendido por “revelação geral”? A manifestação e o conhecimento de Deus por meio da Criação.
5- Você conhece a Deus? Resposta pessoal.

Pense Nisso

Para conhecer mais a Deus, siga as instruções deixadas por Ele em sua Palavra:
(1) Leia a Bíblia;
(2) Ore com sinceridade de coração;
(3) Busque ao Espírito Santo, consagrando a Ele todas as áreas da vida.
É um grande desafio, mas é o caminho para ser íntimo do Criador de toda a terra, o dono do universo, o teu Pai.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BÍBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 02: Quem é o Criador