Lição 8- Davi: O pastor de ovelhas que se tornou Rei | 2° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: A História do Povo Escolhido | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 8- Davi: O pastor de ovelhas que se tornou Rei

Lição 8- Davi: O pastor de ovelhas que se tornou Rei

LEITURA BÍBLICA

Atos 13.17-22

A MENSAGEM

Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá. 1 Samuel 16.13

Devocional

Segunda » 1 Sm 16.1
Terça » 1 Sm 16.12,13
Quarta » 1 Sm 16.18-23
Quinta » 1 Sm 24.6-12
Sexta » At 13.22,23
Sábado » Sl 89.20-24

Objetivos

ENSINAR a história de Davi, destacando que ele foi escolhido por Deus para liderar o seu povo;
MOTIVAR os adolescentes a terem força, coragem e fé em Deus, diante dos gigantes da vida;
MOSTRAR aos adolescentes que todas as promessas de Deus se cumprirão no tempo certo, porque Deus é fiel.

EI PROFESSOR!

Seus alunos esperam que você domine o assunto e o trabalhe com maestria. Por isso, estude bem a Lição, leia todas as referências bíblicas e todos os subsídios. Ore pedindo a Deus unção para ministrar. Durante o contato com seus alunos na Escola Dominical construa um relacionamento saudável com eles. Mais do que um professor, os adolescentes precisam de um mentor, um exemplo a ser seguido, uma referência para a vida cristã. Por isso, observe o comportamento e as falas dos seus alunos. Seja sensível e intervenha quando perceber que algum aluno precisa de aconselhamento ou intercessão. Saiba que a sua aula é um momento de edificação espiritual e que sua influência pode fazer muita diferença na vida de cada aluno, a aula é como uma semente plantada, que dará frutos futuramente.

PONTO DE PARTIDA

Você já viu ilustrações ou documentários de lutas no mundo antigo? Use sua imaginação e pense: quais seriam os equipamentos ideais para entrar numa batalha nesse contexto? Obviamente uma armadura que proteja o corpo, um escudo e uma espada para atacar seriam necessários. Todavia, Davi entrou em uma batalha com sua roupa de pastor e sua arma foi uma funda. Davi não se adaptou à armadura e à espada de Saul. Ele enfrentou Golias de forma original e Deus usou sua destreza com a funda para derrubar o gigante. Utilize esse exemplo para apresentar o primeiro tópico. Aplique à vida dos alunos dizendo que eles não precisam copiar ninguém para serem usados por Deus e que possuem talentos únicos que podem ser utilizados no Reino de Deus.

VAMOS DESCOBRIR

Na lição de hoje estudaremos sobre a vida de Davi. Veremos como ele foi escolhido por Deus, na presença de seus irmãos, e sua ascensão à corte real e ao exército de Saul. Compreenderemos como a fama de Davi se espalhou por toda a nação de Israel. Porém, a vida de Davi não foi marcada apenas por vitórias. Seu sucesso lhe trouxe muitas dificuldades e provações. Vamos descobrir o que podemos aprender com a trajetória desse pastor de ovelhas.

Hora de Aprender
1 – O JOVEM ESCOLHIDO

1 – Samuel na casa de Jessé. Deus enviou Samuel à casa de Jessé, em Belém (1 Sm 16.1). Samuel obedeceu a ordem do Senhor e se dirigiu até lá com o objetivo de ungir um novo rei para Israel. Todavia Jessé tinha muitos filhos e Samuel não sabia quem de fato seria o escolhido. Então, ao receber a visita do profeta, Jessé começou a apresentar seus filhos. Quando Davi chegou, Samuel entendeu que ele era o escolhido e o ungiu como rei. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi (1 Sm 16.12,13).

2 – Lutando contra um gigante. Algum tempo depois, os Filisteus se reuniram para lutar contra Israel. Ambos os exércitos estavam de prontidão, todavia, um guerreiro filisteu chamado Golias, que era grande e poderoso (1 Sm 17.4-7), foi ao vale e desafiou qualquer guerreiro de Israel para uma luta (1 Sm 17.8). Desta forma, apenas ele e um soldado hebreu lutariam e as nações deveriam aceitar o resultado dessa luta. Golias pôs a condição de que o povo do soldado perdedor seria escravo do povo do soldado que vencesse (1 Sm 17.9,10). Saul ficou com medo e seu exército também (1 Sm 17.11).

O rei ofereceu recompensas para quem lutasse contra Golias: riquezas, casar-se com a sua filha e isenção de impostos para toda a família (1 Sm 17.25). Mas, ninguém se prontificou a ir. Golias desafiou os israelitas por 40 dias (1 Sm 17.16). Porém, certo dia, Davi, foi ao acampamento para levar comida para três de seus irmãos. Ele ouviu sobre o desafio do gigante filisteu e sobre as recompensas mediante a vitória. Davi se prontificou para lutar contra Golias (1 Sm 17.17,20,32). A princípio, o rei Saul não apoiou a ideia, pois Davi era apenas um jovem que apascentava ovelhas (1 Sm 17.33).

Davi, porém, demonstrou que sua confiança estava no Deus de Israel e contou para Saul algumas experiências de lutas e vitórias, contra um leão e um urso (1 Sm 17.34-37). Diante da fé destemida de Davi, Saul concordou e até lhe cedeu sua própria armadura (1 Sm 17.37-39). Mas Davi dispensou tudo aquilo. Ele pegou o seu cajado de pastor de ovelhas, 5 pedras de um ribeiro e sua funda (1 Sm 17.40). Mesmo diante de um guerreiro mais experiente, mais forte e com armadura, Davi não teve medo. Ele não deixou de crer em Deus e ficou firme mesmo diante do desdém e do deboche do gigante Golias (1 Sm 17.42-45).

Davi declarou sua vitória pela fé antes mesmo da batalha começar (1 Sm 17.46). E, quando Golias começou a caminhar em sua direção, ele atirou uma pedra, utilizando a funda. A pedra acertou a testa de Golias e ele caiu imediatamente. Em apenas um golpe, Davi venceu a Golias (1 Sm 17.49). Então, ele finalizou o combate (1 Sm 17.50,51). Por suas mãos, Deus deu a vitória a Israel (1 Sm 17.52-54).

I- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Que tipo de arma Davi usou para derrotar o gigante Golias? Era uma funda comum, mas não um brinquedo de criança, pois durante séculos os exércitos combateram usando fundas. Nos dias dos Juízes, alguns soldados israelitas eram excelentes atiradores com fundas nas batalhas. A tribo de Benjamim tinha 700 guerreiros canhotos que podiam atirar uma funda a um cabelo e não erravam (Jz 20.16). O centro de uma funda, às vezes chamado de ‘panela’, era um pedaço grande de couro, que continha a pedra.

Uma longa tira de couro, ou uma corda de pelo de cabra, era atada a cada extremidade da panela. Às vezes, a corda tinha um laço na extremidade, para prendê-la ao pulso do atirador. O atirador segurava a outra extremidade. Com a pedra no lugar, o atirador girava a arma ao redor da cabeça várias vezes, e então soltava a ponta da corda, enviando a pedra ao seu alvo. O povo de Golias percebeu, tarde demais, que a funda de Davi era uma arma de guerra mortal, e não um brinquedo de criança” (BEERS, V. Gilbert. Viaje através da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 108-109).

II – DAVI COMO SERVO NA CORTE

O rei Saul passou a ser atormentado por um espírito maligno (1 Sm 16.14). Os oficiais do rei procuraram alguém que soubesse tocar harpa, a fim de que a música pudesse ajudar ao rei nos momentos de aflição (1 Sm 16.15,16). Eles chamaram Davi pois viram que o Senhor era com ele (1 Sm 16.18). Diante do rei, o jovem ungido tocava sua harpa e o espírito maligno se retirava, deixando Saul em paz. O rei rejeitado ficou satisfeito com Davi e solicitou que continuasse a trabalhar com ele. Assim, Davi tornou-se também o escudeiro de Saul (1 Sm 16.21,22). Saul gostou muito de Davi e do seu trabalho, mas o seu apreço se esgotou em pouco tempo.

II – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Claramente neste ponto da história, o Espírito Santo chama a nossa atenção para Davi e Saul, colocando-os lado a lado, para a nossa meditação cuidadosa. Ambos foram escolhidos para ser líderes, e ambos foram ungidos pelo Espírito. Mas, com essas duas declarações, cessa a comparação e começa o contraste, pois todo o resto na vida de Saul e Davi está em assombrosa oposição.

Nós vemos o sol começando a brilhar sobre uma vida, e deixando de brilhar sobre a outra. Para uma das vidas, há um crescimento firme na graça e no conhecimento de Deus; para a outra, há um trágico declínio e desobediência a Deus: trevas, frustração, pecado. Saul começou muito bem, e poderia ter sido tudo o que Davi foi. Os dois homens são colocados lado a lado, para o nosso exame, para nossa advertência, e para nosso incentivo.

O mesmo Deus amoroso, os mesmos recursos espirituais estão à disposição de ambos, mas vemos que um deles cresce constantemente, e o outro afunda constantemente” (REDPATH, Alan. Formando um homem de Deus: lições da vida de Davi. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p. 34).

III – DE PERSEGUIDO A COROADO

Davi, então, começou a conviver com Saul e toda a sua corte (1 Sm 18.2) e recebeu algumas responsabilidades diante do rei. As tarefas que Saul solicitava a Davi eram feitas com enorme habilidade. Por isso, o jovem foi promovido a um elevado posto no exército (1 Sm 18.5). Davi teve muito sucesso em suas missões e sua fama cresceu no meio do povo, a ponto de gerar um cântico (1 Sm 18.7). O sucesso de Davi encheu Saul de inveja (1 Sm 18.8,9).

Esse ressentimento cresceu a ponto de Saul tentar matar Davi (1 Sm 18.10,11). Saul Tinha medo de Davi, não apenas por causa do seu bom desempenho e popularidade, mas sim porque o Senhor estava com Davi (1 Sm 18.12,15). Algum tempo depois, Saul tentou matar Davi novamente (1 Sm 19.10) e o jovem começou a viver como um fugitivo. Mas Davi teve ajuda de seu amigo Jônatas, filho de Saul, com quem fez um acordo de proteção e bondade (1 Sm 2 0 .1 2-1 6 ).

Davi precisou se esconder para sobreviver por alguns anos (1 Sm 20.24,42). Davi teve algumas oportunidades de matar Saul, mas não o fez por entender que ainda não era a hora de Saul. Ele se recusou a ferir aquele que um dia tinha sido escolhido por Deus (1 Sm 24.4-6, 26.9). Por fim, Saul entrou em batalha contra os filisteus e, quando viu que estava perdendo tirou a sua própria vida, para não morrer na mão dos filisteus (1 Sm 31.4). Nesta batalha morreram também os três dos filhos de Saul (1 Cr 10.6). Depois da morte do rei, Davi assumiu o reinado (2 Sm 2.4), tornando-se o 2° rei da nação.

III – AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Jônatas é um exemplo vivo de lealdade. Às vezes, ele era forçado a lidar com lealdades conflitantes: a seu pai, Saul, e a seu amigo, Davi. Sua solução para esse conflito nos ensina como ser leais e o que deve guiar a lealdade. Em Jônatas, a verdade sempre guiava a lealdade. Jônatas percebeu que a fonte de verdade era Deus, que exigia toda a sua lealdade. Era seu relacionamento com Deus que dava a Jônatas a capacidade de lidar, de maneira eficaz, com as complicadas situações de sua vida.

Ele era leal a Saul, porque Saul era seu pai, e o rei. Ele era leal a Davi, porque Davi era seu amigo. Sua lealdade a Deus o guiava em meio às exigências conflitantes de seus relacionamentos humanos. As exigências conflitantes dos nossos relacionamentos também nos desafiam. Se tentarmos decidir esses conflitos apenas no nível humano, estaremos constantemente lidando com uma sensação de traição.

Mas se indicarmos aos nossos amigos que nossa lealdade suprema é a Deus e sua verdade, muitas de nossas escolhas serão muito mais claras. A verdade na sua Palavra, a Bíblia, trará luz às nossas decisões. Aqueles que são mais próximos à você sabem a quem você dedica sua maior lealdade?” (Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 469).

CONCLUSÃO

A história de Davi nos ensina a esperar o tempo de Deus. Todas as promessas de Deus para Davi se cumpriram no tempo de Deus (Ec 3.1).

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Quais eram as recompensas para quem derrotasse o gigante Golias? R. Ter riquezas, casar-se com a filha do rei e a família não iria mais pagar
impostos (1 Sm 17.25).
2- Saul tinha um filho que era amigo de Davi. Qual era o seu nome? R. Jonatas
3- Qual instrumento Davi tocou para livrar Saul do espírito maligno?
(x) Harpa
( ) Saltério
( ) Violão
( ) Shofar

Pense Nisso

Há um tempo entre a promessa e o seu cumprimento. Assim como houve um tempo entre a unção de Davi e quando, de fato, ele assumiu o trono. Davi passou por muitas coisas até ver a promessa de ser cumprida. E, quanto a nós, estamos dispostos a passar pelo processo de Deus até ver a promessa se cumprir?

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: A História do Povo Escolhido | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 8- Davi: O pastor de ovelhas que se tornou Rei