Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | EBD Betel Adultos | 3° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“Amai ao Senhor, vós todos os que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos.” Salmo 31.23 

VERDADE APLICADA

Ser fiel a Deus não nos isenta das provações, mas nos permite crescer na fé e no conhecimento do Senhor, testemunhando a Sua provisão. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar a necessidade de tomar uma firme decisão.

Enfatizar a importância de termos uma postura corajosa diante das provações.

Mostrar que nossas “fornalhas” evidenciam nossa fé e revelam o poder de Deus.  

TEXTOS DE REFERÊNCIA

DANIEL 3

14. Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?

16. Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

17. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.

18. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | Escola Biblica Dominical

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / 1Sm 2.30 Os que honram ao Senhor serão honrados.

TERÇA / Sl 101.6 Os olhos do Senhor procuram os fiéis da terra.

QUARTA / Pv 20.6 Quem achará o homem fiel?

QUINTA / Is 49.15 Deus nunca se esquece dos Seus filhos.

SEXTA / Dn 3 Os amigos de Daniel no forno de fogo ardente.

SÁBADO / Ap 2.10 Sê fiel até a morte.

HINOS SUGERIDOS 84, 107, 225  

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para os jovens fiquem firmes na fé e para que suas famílias sejam salvas.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1. Uma firme decisão

2. Antes do forno de fogo ardente

3. O livramento no forno de fogo ardente

Conclusão

INTRODUÇÃO

Sadraque, Mesaque e Abednego são uma prova viva de que podemos viver neste mundo, sem jamais permitir que o mundo nos impeça de adorar e louvar somente a Deus [Dn 3.12, 17-18]. 

PONTO DE PARTIDA

Devemos ser fiéis a Deus.

1. Uma Firme Decisão

Nabucodonosor, rei da Babilônia, declarou guerra a Jerusalém e sitiou a cidade [Dn 1.1]. Após conquistá-la e realizar a primeira deportação, o rei ordena que Aspenaz, chefe dos eunucos, escolha jovens para objetivos específicos: cargos de liderança no governo e aprender a língua e a cultura da Babilônia [Dn 1.3-4].  

1.1. O critério de escolha. A ordem do rei exigia que os jovens escolhidos preenchessem alguns requisitos, pois nem todos estavam capacitados. Primeiro, deveriam ser da linhagem real e dos nobres [Dn 1.3]. Segundo, deveriam ser saudáveis, de boa aparência, inteligentes e de boa formação, competentes para assumir cargos de liderança [Dn 1.4]. Após o processo de seleção, deveriam comer e beber da porção diária do rei [Dn 1.5]. Para destruir a cultura daqueles jovens, era preciso aculturá-los em outra.

Nos dias de hoje não é diferente. Espiritualmente falando, a vida cristã nos permite adquirir conhecimento e sabedoria para um estilo de vida saudável, através da leitura e prática da Palavra de Deus. Nós somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa [1Pe 2.9], e o mundo e o diabo têm forte interesse em que aprendamos, e vivamos, a língua e a cultura do sistema mundano [1 Jo 2.15-17].

Subsídio do Professor: Em seu comentário sobre o livro de Daniel, Joyce G. Baldwin afirma: “Boa aparência, perfeição física e grande inteligência tinham que estar combinados nos homens escolhidos para formarem parte da corte de Nabucodonosor. Era pressuposto que eles já tivessem tido treinamento diplomático, tendo provado serem capazes de se beneficiar da educação especializada destinada a eles por parte do rei babilônico. (…) os termos de sabedoria deste versículo [Dn 1.4] têm conotações éticas e religiosas, pois sem uma consagração total ao Senhor e obediência à Sua vontade não podia haver sabedoria [Jó 28.28]”.  

1.2. A mudança dos nomes. Daniel, Hananias, Misael e Azarias estavam entre os escolhidos [Dn 1.6]. Imediatamente, eles tiveram os seus nomes trocados por nomes babilônicos – Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abednego [Dn 1.7]. A mudança de nome era uma tentativa de integrar os jovens cativos à religião pagã do seu novo ambiente social. Mudar o nome era mudar a identidade. Uma convenção revestida de astúcia. Pessoas sem identidade são facilmente doutrinadas de acordo com a cultura, a linguagem e a necessidade da época.

Subsídio do Professor: Segundo Russell Shedd, o nome Daniel significa: “Deus é o meu juiz” e Beltessazar quer dizer “Príncipe de Bel” – Bel era equivalente a Baal e a Marduque. Hananias significa “Deus é misericordioso” e Sadraque “Amigo do rei”. Misael quer dizer “Quem é como Deus?” e Mesaque é a alteração deste nome para “Quem é como Aku?” (Deus da lua). Azarias significa “Jeová é o meu socorro” e Abednego “Servo de Nego”.  

1.3. Um propósito inabalável. Não é fácil viver num ambiente totalmente contrário às suas convicções religiosas. No entanto, a firme decisão de Daniel e seus companheiros em não se contaminar com as iguarias do rei nos ensina que não devemos abrir mão dos princípios estabelecidos na Palavra de Deus [Dn 1.8]. Mesmo longe de casa, da família, do templo e da liderança religiosa, é preciso ser fiel Àquele que tudo vê [Gn 16.13], pois os Seus olhos procuram os fiéis da terra [Sl 101.6].

Subsídio do Professor: Segundo Alan R. Millard, Daniel e seus companheiros decidiram não se tornar impuros “ao consumir comida preparada sem consideração pela regulamentação israelita, com probabilidade de conter carnes declaradas imundas (e.g., de porco), possivelmente associada com rituais pagãos”.

EU ENSINEI QUE:

Mesmo longe de casa, da família, do templo e da liderança religiosa, é preciso ser fiel a Deus, que tudo vê, pois os Seus olhos procuram os fiéis da terra.

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | Escola Biblica Dominical

2. Antes do Forno de Fogo Ardente

No terceiro capítulo do livro de Daniel, lemos que o rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro de aproximadamente trinta metros de altura e ordenou que todos se prostrassem diante dela e a adorassem [Dn 3.1-5]. Ser lançado no forno de fogo ardente era a penalidade para quem não obedecesse [Dn 3.6].  

2.1. Uma acusação. Após ouvir o som dos instrumentos, todos que estavam no local se prostraram e adoraram a estátua de ouro [Dn 3.7]. Imediatamente, alguns homens caldeus denunciaram Sadraque, Mesaque e Abednego [Dn 3.8-12]. A acusação de insubordinação era tanto política quanto religiosa [Dn 3.12]. A decisão de ser fiel a Deus teve um preço. Assim como Sadraque, Mesaque e Abednego, precisamos estar preparados para arcar com os custos das nossas escolhas. Nem todos querem sair da zona de conforto. Preferem curvar-se e moldar-se aos costumes e ditames mundanos a serem confrontados sobre o Deus a qual servem.

Subsídio do Professor: Ao erguer a estátua de ouro e dar somente duas opções, o rei Nabucodonosor tinha em mente alguns propósitos: verificar a lealdade dos seus súditos; desfazer qualquer possibilidade de rebelião; unificar o reino política e religiosamente. As acusações dos invejosos caldeus tocaram no ponto fraco do rei Nabucodonosor. No entanto, ele não puniu Sadraque, Mesaque e Abednego sem antes ouvi-los. Caso fosse verdade, esse desafio era algo digno de ser visto, e o seu castigo seria uma espetacular demonstração de poder.

2.2. Uma nova tentativa. Apesar de estar furioso com a decisão de Sadraque, Mesaque e Abednego, o rei Nabucodonosor lhes deu uma nova oportunidade de se redimir [Dn 3.13-15]. Quando tomamos a firme decisão de obedecer ao Senhor, é comum surgirem armadilhas para nos fazer sair do caminho. Foi o que aconteceu com um profeta de Deus que predisse contra o altar [1Rs 13.1-10]. A ordem de Deus era não comer pão, nem beber água e nem voltar pelo mesmo caminho [1Rs 13.8, 17]. Ele não deu ouvidos à voz do rei [1Rs 13.7-10], mas caiu na mentira armada pelo velho profeta e, como resultado da sua desobediência, morreu [1Rs 13.23-26].

Subsídio do Professor: Mais importante do que entregar uma mensagem da parte de Deus é ser fiel ao Deus que nos dá a mensagem. O profeta que predisse contra o altar até rejeitou a oferta do rei, mas preferiu atender à hospitalidade religiosa do velho profeta em vez de ficar atento à Palavra de Deus. A punição foi severa (a morte), mas devemos nos lembrar que Deus corrige aqueles a quem Ele ama, aos seus porta-vozes e aos que são grandemente privilegiados [Hb 12.6-7]. Devemos estar atentos para não cairmos nas astutas armadilhas do inimigo. Em Gálatas 1.8-9, o apóstolo Paulo nos adverte contra os falsos mestres ao proferir uma maldição contra qualquer que anunciar outro evangelho.

Comentando sobre o assunto, William MacDonald traz a seguinte reflexão: “Deus tem apenas uma mensagem para os pecadores condenados. Ele oferece a salvação pela graça, mediante a fé, totalmente à parte das obras da lei. Quem proclama outro meio de salvação forçosamente será condenado. Como é sério pregar uma mensagem que resulta na perdição eterna das almas! Paulo não tolerava esses falsos mestres. Nós também não devemos tolerá-los”.

2.3. Uma postura corajosa. O rei Nabucodonosor ofereceu a Sadraque, Mesaque e Abednego a oportunidade de mudar de ideia, mas eles recusaram [Dn 3.16-18]. O monarca tentou ser gentil, mas, ao final, sua proposta foi um desafio religioso: “Quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”. A postura deles não foi dúbia, mas, sim, corajosa: “Não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” [Dn 3.18]. A certeza que eles tinham do livramento divino era formidável. No entanto, mesmo que o Senhor Deus não os livrasse do forno de fogo ardente, permaneceriam fiéis a Ele.

Subsídio do Professor: Esses três jovens não perderam suas convicções e nem tampouco cederam à pressão imposta pela religião local. Eles preferiram ser lançados ao fogo a negarem a fé. Eles não buscavam um reconhecimento nem uma recompensa. Mesmo sendo a minoria, Sadraque, Mesaque e Abednego não se renderam aos costumes e leis babilônicas. Eles são um exemplo para aqueles que prezam pela verdade e não se rendem diante da pressão do inimigo [Jó 2.10]. 

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | Escola Biblica Dominical

EU ENSINEI QUE:

A certeza que Sadraque, Mesaque e Abednego tinham do livramento divino era formidável. No entanto, mesmo que o Senhor Deus não os livrasse do forno de fogo ardente, permaneceriam fiéis a Ele.

3. O Livramento no Forno de Fogo Ardente

Ser fiel a Deus não livrou aqueles jovens da fúria do rei nem de serem lançados no forno de fogo ardente [Dn 3.19-20]. No entanto, a firme decisão deles desencadeou uma série de manifestações importantes e extraordinárias.

 3.1. Nenhum dano. Sadraque, Mesaque e Abednego, atados e vestidos em suas roupas, foram lançados dentro do forno de fogo ardente [Dn 3.21]. Estava tão quente que só as chamas foram suficientes para matar os homens que carregaram Sadraque, Mesaque e Abednego [Dn 3.22]. No entanto, eles não sofreram nenhum dano [Dn 3.27]. Pois, para espanto de todos, “o fogo não tinha tido poder algum” sobre aqueles homens. O que parecia ser uma tragédia transformou-se em um grande testemunho. Muitas vezes, Deus permite que entremos no fogo para que exercitemos nossa fé e Seu nome seja glorificado [Hb 11.34a].

Subsídio do Professor: A declaração de Hebreus 11.34 (“apagaram a força do fogo”) é, presumivelmente, uma referência especial a Sadraque, Mesaque e Abednego, os três amigos de Daniel, cuja história do fogo é descrita no capítulo três do livro de Daniel. Tudo aquilo que Deus realizou é atribuído à fé dos homens que foram milagrosamente livrados. Interessante atentar para o fato de que o fogo do forno ardente conseguiu queimar apenas as cordas que atavam os três jovens hebreus, libertando-os [Dn 3.25].

3.2. Semelhante ao filho dos deuses. O espanto do rei Nabucodonosor foi imediato [Dn 3.24-25]. Havia lançado três homens atados dentro do fogo, mas agora via quatro homens soltos, passeando, sem lesão alguma, e o quarto, em sua interpretação, era semelhante ao filho dos deuses. O próprio Filho de Deus se manifestou para trazer conforto, consolo e salvação para os Seus servos fiéis. Aquele que confia em Deus anda lado a lado com Ele. Quando Deus não nos livra das tribulações, Ele nos acompanha ao longo delas [Is 43.2; Jo 16.33].

Subsídio do Professor: Não havia nenhum sinal de queimado nos cabelos, nas roupas ou no corpo: “nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles” [Dn 3.27]. Russell Shedd: “Um milagre total para uma ocasião especial, um antegozo da salvação total que o Filho de Deus outorga àqueles que confiam nEle pela fé [Hb 7.25]”.

 3.3. Um importante reconhecimento. Nossas “fornalhas” evidenciam nossa fé e revelam o poder de Deus. Sem hesitação, o rei Nabucodonosor reconheceu que Sadraque, Mesaque e Abednego eram servos do Deus Altíssimo e pediu que saíssem do meio do fogo [Dn 3.26]. Ele testemunhou publicamente acerca do livramento e da confiança que eles tinham em Deus [Dn 3.28]. Também redigiu um decreto penalizando quem proferisse alguma blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego [Dn 3.29]. O impacto foi tão grande que Nabucodonosor fez um tributo a Deus: “Não há outro Deus que possa se livrar como este”. Além disso, os fez prosperar na província da Babilônia [Dn 3.30]. Deus honra aqueles que O honram [1Sm 2.30b]. Deus nunca desampara e nem se esquece dos Seus filhos [Sl 37.28; Is 49.15].

Subsídio do Professor: O rei Nabucodonosor louvou a Deus pela postura daqueles jovens. Quando o Senhor apareceu na fornalha e passeou com eles, o próprio rei testemunhou, chamando-os de servos do Deus Altíssimo. Caminhar com Deus faz com que as pessoas testemunhem tanto de Deus quanto a nosso respeito [Dn 3.26-28]. Através da fé desses três jovens, Deus foi honrado e louvado em um reino oprimido por uma falsa religião e obcecado pela cegueira de seu rei. O Senhor honra aqueles que se comprometem com Ele e recompensa a cada um segundo seu trabalho [Jó 34.11; 1Co 15.58b].

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | Escola Biblica Dominical

EU ENSINEI QUE:

Ser fiel a Deus não livrou Sadraque, Mesaque e Abednego da fúria do rei nem de serem lançados no forno de fogo ardente. No entanto, a firme decisão deles desencadeou uma série de manifestações importantes e extraordinárias.

CONCLUSÃO

Na presente lição, aprendemos com Sadraque, Mesaque e Abednego que, seja qual for a provação, nossa fidelidade ao Senhor Deus jamais deve ser negociada. Que o testemunho do nosso compromisso seja agradável a Deus e de grande inspiração, tanto para os de dentro quanto para os de fora.

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 05: Fidelidade, um Estilo de Vida | Escola Biblica Dominical