Lição 05: O Caráter Cristão | 4° Trimestre de 2022 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Caráter Cristão

LEITURA BÍBLICA

2 Pedro 1.1-8

A MENSAGEM

“Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios.” Provérbios 21.3

Devocional

Segunda >> Lc 16.10-11
Terça >> Pv 10.9
Quarta >> Pv 28.6
Quinta >> Hb 13.18
Sexta >> 2 Co 8.21
Sábado >> 1 Jo 2.3-6

Objetivos

ENSINAR o que é caráter;
APRESENTAR características do caráter cristão;
DEMONSTRAR integridade é parte essencial do testemunho de vida do cristão.

Ei Professor!

O relativismo moral está ganhando mais e mais espaço nos veículos de comunicação. Essa ideia aparece em campanhas publicitárias, em textos jornalísticos, em livros, filmes e séries. Além disso, muitos influenciado res das redes sociais atendem uma agenda que visa a desconstrução dos conceitos morais da fé cristã. Entretanto, neste mundo perdido, nós somos a Igreja do Senhor Jesus e estamos aqui para fazer a diferença e para proclamar a verdade bíblica. Como educador cristão, você tem a responsabilidade de expor o perigo do relativismo moral e de apresentar os valores do Reino de Deus para seus alunos. Aumente suas expectativas para esta lição e tenha uma boa aula!

Ponto de Partida

O cristão precisa desenvolver o seu caráter pelos parâmetros do Evangelho de Jesus Cristo – este é o ponto central desta lição. Vivemos em uma sociedade que valoriza o princípio do relativismo ético e moral. Entretanto, a Palavra de Deus é clara: os servos de Deus devem andar no caminho da honestidade, da obediência às Escrituras e da integridade. A fim de iniciar a aula pergunte para a turma: “O que é caráter“? Incentive a participação de todos. Anote no quadro as respostas dos alunos e favoreça a continuidade do diálogo. Após envolver toda turma na reflexão, desenvolve o primeiro tópico da lição, mostrando que o caráter não hereditário. Destaque que o caráter é construído ao longo da vida e que pode ser transformado.

Vamos Descobrir

A identidade de uma pessoa é formada por múltiplas características que definem seu temperamento, personalidade e caráter. Todas as pessoas possuem um caráter. Algumas carregam valores virtuosos e outras, infelizmente, são guiadas por princípios malignos Entretanto, quando alguém entrega seu coração a Jesus Cristo, seu caráter é transformado pelo Espírito Santo. Você sabe quais são as características do caráter de um cristão?

Hora de Aprender
I- O QUE É CARÁTER

É um conjunto de características que estão relacionadas com a índole e com a moral de um indivíduo. O caráter da pessoa reflete em todas as suas decisões e pode ter traços positivos ou negativos Le 16:10) Ele distingue a identidade de uma pessoa. A criança, ao nascer, não tem seu caráter formado Apesar do temperamento e de algumas características, que são hereditárias, cada pessoa vai ter seu caráter moldado ao longo da vida, por meio dos valores que irá aprender e das experiências pessoais e familiares (Pv 10.9). O caráter de uma pessoa é demonstrado por meio do seu comportamento (Pv 28.6). Você já deve ter ouvido a expressão: “tal pessoa é mau caráter.

Essa designação, geralmente, é atribuída a pessoas que apresentam comportamentos maldosos (Sl 11.5)Atualmente, por causa da influência dos redes sociais muitas pessoas se preocupam com sua aparência Fotos e vídeos são editados para alterar a realidade e transparecer uma imagem mais bela Antigamente, o mesmo comportamento era reproduzido socialmente quando as pessoas se preocupavam apenas com suas reputações. Em um primeiro aspecto, não há nada de errado em editar fotos ou em se preocupar com a própria reputação. Inclusive uma boa reputação é construída a partir de uma postura ética e de um bom testemunho.

O problema ocorre quando a pessoa se preocupa apenas com aparência (Jo 7.24). Deus não se impressiona com a aparência humana (1 Sm 16.7) Ele vê o coração de cada pessoa. Deus exige de cada um dos seus seguidores um coração reto diante dele. Os servos de Deus devem andar em integridade vivendo em verdade (Pv 2.20.21). A honestidade não é opcional para os cristãos. Ter um bom caráter é essencial (Mt 5.48)

I- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Segundo o pastor Antonio Gilberto caráter é o aspecto psíquico da personalidade O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão da personalidade. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com a própria conduta. É a marca da pessoa. O caráter faz parte da personalidade. É adquirido, não herdado […]. Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, o estado socioeconômico[…]. Sem sombra de dúvidas, o caráter está aliado à ética de cada pessoa […]

A personalidade é construída […]. A formação da personalidade começa na infância. Dizem os estudiosos que a personalidade de uma pessoa está definida quando ela completa 7 anos de idade. O que ela aprender até esta fase, comprometerá todo o seu desenvolvimento psíquico, emocional, afetivo, social etc. Daí, podemos ver como é importante o papel do ensino cristão […] Da formação da personalidade, desenvolve-se o caráter humano através das diversas experiências da vida” (LIMA, Elinaldo Renovato. O Caráter Cristão: Moldado pela Palavra de Deus e Provado como Ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.9.10).

II- AS CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER CRISTÃO

Uma pessoa de “bom caráter” é aquela que faz o bem, que cumpre suas obrigações, faz o que é direito e justo, ou seja, quem possui e segue valores éticos (Is 26.7). Entretanto, mesmo essas pessoas virtuosas podem ter seu comportamento influenciado pela pecaminosidade (2 Cr 25.2). A Bíblia diz que todas as pessoas pecaram. O pecado corrompeu o homem por completo (Rm 3.23). Por isso, para ser totalmente transformado em alguém que é aprovado diante de Deus, cada pessoa precisa entregar-se a Jesus Cristo. É mediante a essa entrega que a pessoa é verdadeiramente transformada, ela nasce de novo (Jo 3.3,5).

Cada cristão já foi transformado pelo Espírito, por meio da fé (Jo 1.12). E, por isso, possui um caráter cristão que precisa ser desenvolvido e fortalecido. A Bíblia destaca alguns traços distintivos do caráter cristão: humildade, honestidade, pureza, mansidão e verdade (Cl 3.8-13, Ef 4.1-3.15). O apóstolo Pedro cita algumas características virtuosas que todos os cristãos devem desenvolver: “Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm.

À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus A essa devoção juntem a amizade cristo e à amizade cristã juntem o amor” (2 Pe 1.5-7). Para fortalecer o caráter cristão é preciso se consagrar ao Senhor e buscá-lo constantemente (s 55.6) A leitura da Palavra, a prática da oração e do jejum e a santificação devem ser hábitos constantes

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

A santificação é um processo que se desenvolve mediante o poder de Deus e o esforço do crente, a qual torna o pecador em salvo e a ímpio em um santo. O Cristão passa a experimentar uma vida progressiva de santificação (Hb 12.14), dando testemunho de sua fé por suas obras, ou então que preciso ser demonstrado de modo prático (Mt 5.16: Ef 2:10). Há crentes que são carnais e que se arriscam a perder sua posição diante de Deus (1. Co 3.3), e há também os santificados em Cristo Jesus chamadas santos (1 Co 1.2).

A Santificação progressiva envolve todas as áreas da vida do cristão: primeiramente, o pensar, depois, as atitudes os gestos, as palavras, em seguida, a vida espiritual, a vida familiar, a vida profissional, a vida moral, a vida financeira; enfim, ele torna-se santo em toda sua maneira de viver (veja 1 Pe 1:15), Sua santificação é aperfeiçoada no temor de Deus (2 Co 7.1). Em suma, a santificação molda o caráter do crente em seu desenvolvimento espiritual. O salvo tem que ser santificado para que seu caráter seja santo: Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

O caráter do homem reflete sua personalidade e demonstra sua conduta ética e moral” (UMA, Elinaldo Renovato. O Caráter Cristão: Moldado pela Palavra de Deus e Provado como Ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.22).

III- CUIDADO COM AS TENTAÇÕES

Precisamos ficar alertas com as tentações (Mt 26.41). O pecado se apresenta de forma atraente e inocente. Entretanto, o resultado do pecado é mortífero (Rm 6.23). Ele nos distancia de Deus. A tentação é como uma pedra pequena que, quando não é vista, faz a pessoa tropeçar, cair e se ferir. Por isso, aprenda a vigiar e a fugir das tentações (Tg 4.7). Afastar-se do mal não é sinal de fraqueza, ao contrário, é prudência. Quem vigia e se afasta de situações que podem ao pecado, demonstra zelo e compromisso com o Senhor (1 Ts 5.21-23).

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Podemos descrever a tentação como um impulso, um incentivo que move o ser humano a alguma ação que abrirá a porta para o pecado, ou para alguma situação que vai comprometer o seu futuro ou a sua comunhão com Deus […]. A tentação não é o pecado, mas um convite a ele. Uma pessoa que passa para um momento de tentação tem a escolha de ceder ou não, subjugando sua própria vontade ou sendo dominado por ela. Isso nos mostra que a tentação não é um fator determinante para que uma pessoa caia, ou seja, que uma pessoa tentada pecará […].

Como todos os seres humanos possuem necessidades físicas, emocionais e espirituais, toda a tentação tende, de forma inicial, a buscar preencher essas ‘lacunas’. Pode ser o desejo desenfreado por um tipo de comida, por um objeto […] ou ainda por status, posição ou mesmo pela busca de um relacionamento com outra pessoa. A lista varia de pessoa para pessoa” (COELHO, Alexandre. O Perigo das Tentações. Rio de Janeiro: 2022, p.13,14).

CONCLUSÃO

O caráter de uma pessoa é construído ao longo da vida, por meio da sua educação e experiências. Entretanto, ao se entregar a Cristo, cada pessoa é transformada pelo Espírito Santo e passa ter um caráter cristão, que deve ser fortalecido, dia a dia.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

VAMOS PRATICAR

1- Segundo a lição, o que é caráter? É um conjunto de características que estão relacionadas com a índole e com a moral de um indivíduo.
2- Na sua opinião, o que é mais importante: a aparência ou a identidade? Por que? Resposta pessoal
3- Cite os traços distintivos do caráter cristão mencionados na lição. Humildade, honestidade, pureza, mansidão e verdade.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 05: O Caráter Cristão