Lição 06: A Última Batalha | EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 06: A Última Batalha | Escola Biblica Dominical

Saber +

Juízes 16

Quando observamos a vida de Sansão, aprendemos a importância de nos dedicamos totalmente à obra para qual fomos chamados. Vimos que a falta de compromisso do juiz de Israel com os mandamentos divinos e a infidelidade ao voto de nazireado, o levaram a afastar-se de presença de Deus. Isto prova que, somente aqueles que permanecem fieis ao Senhor e não confiam em suas próprias forças, permanecem de pé quando são tentados. Tenho em seu coração que você foi escolhido para ser professor de Escola Dominical. Apesar de ser uma tarefa árdua é porém recompensadora.

Tudo que você ensina: as brincadeiras, as músicas, os joguinhos, os congressos, as atividades, enfim, livrarão muitas crianças de uma vida de perdição eterna pala graça de Deus manifestadas através do ensino. Portanto, não esmoreça diante das vestidas do Inimigo para fazê-lo desistir, parar ou mesmo abandonar o talento que Deus lhe confiou em sua Obra. Lembre-se de que devemos seguir sempre para o alvo, olhando para Cristo e firmes no conhecimento de sua Palavra, a fim de que não sejamos seduzidos pelo mal como Sansão. Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho” (2 Tm 2.15).

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 06: A Última Batalha | Escola Biblica Dominical

PARA MEDITAR

Segunda Fp 4.13 Em Cristo, posso todas as coisas
Terça – Tg 4.4 Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus
Quarta – Pv 1.10 Não se dobre à perversidades dos homens
Quinta – 1 Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados à Deus com sinceridade, Ele nos perdoe
Sexta – Sl 86.5 Deus ama quem o busca
bado – Pv 4.27 Não se desvie nem para direita nem para a esquerda

Objetivos

Conduzir a classe a confiar que a nossa capacidade está em Deus

MEMORIZANDO

“Quem não ama não conhece, pois Deus é amor”. (1 João 4:8)

Pergunte: “Quem sabe me dizer por que Deus é amor?” Aguarde as respostas. E inicie a explicação: o Senhor nos deu a vida e tudo o que temos saúde, família, amigos, a igreja. E o que mais? Deixe-os falar. Ainda assim nos afastamos dEle fazendo coisas erradas que desagradam o Seu coração. Continue a explicação “vocês sabem o que devem fazer quando isso acontecer? Devemos confessar o nosso pecado! Isso mesmo! Toda vez que fazemos coisas que não agradam Deus estamos pecando, e o pecado nos afasta do seu amor. Mas Deus é o nosso Pai e, se nos arrependermos de todo o nosso coração, e orarmos pedindo perdão com sinceridade, certamente Ele há de nos perdoar. Afinal de contas, Deus é amor!”

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 06: A Última Batalha | Escola Biblica Dominical

MATERIAIS PARA ATIVIDADES

  • Lápis
  • Apontador
  • Borracha
  • Tesoura de ponta arredondada
  • Cola
  • Figuras de revistas com flores, bichos, paisagens, pessoas e uma caixa de pre sente
  • Giz
  • Velcro ou lixa
  • Cartolina

PARA COMEÇAR

Estude todo o contexto biblico de historia, uma vez que a sua turma pode ter dúvidas sobre nomes e lugares. Tenha em mente que os Juniores desejam conhecer a Deus e, para isso, precisarão do seu apoio. Coloque o lápis de cor em potes decorados, que podem ser de manteiga ou caixa de leite, revista-os com cola coloridas ou E.V.A. Receba os alunos com carinho e verifique a presença de visitantes. Caso haja visitantes, apresente-os à classe e pergunte se alguém deseja compartilhar uma novidade. Todavia, este momento não deve tomar muito tempo, por isso, tenha atenção. Ore pelos seus alunos e familiares. Selecione um aluno para recolher as ofertas e outro para entregar as revistas.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 06: A Última Batalha | Escola Biblica Dominical

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Deus disse aos israelitas que não se casassem com pessoas de outras nações, cuja cultura adorava a vários deuses. Porém, durante o tempo em que andaram pelo deserto, nem sempre deram ouvidos à voz do Senhor. E aqueles que desobedeceram sofriam graves consequências. Israel precisava de um novo juiz, pois muitos anos se passaram e Gideão já não era mais vivo. Deus escolheu Sansão para ser juiz de Israel e lhe deu uma força extraordinária para defender os israelitas (visual 6.1).

No entanto, ele era desobediente e se apaixonou por Dália que não era israelita. Os filisteus ofereceram dinheiro para que ela descobrisse o segredo da força de Sansão. Por causa disso, Dália persistiu em perguntá-lo várias vezes qual era o seu segredo (visual 6.2).

– Se alguém quiser amarrá-lo, o que deve fazer? Ele respondeu:

– Prenda-me com cordas de arco novas. Quando ele foi visitá-la. Dália o prendeu e disse:

– Os filisteus estão aqui! Mas Sansão rebentou as cordas de arco.

Em outra dia, ela repetiu a pergunta, e ele Amarre-me com cordas novas. Dália repetiu a cena, só que agora com a ajuda dos soldados filisteus. No entanto, Sansão as fez em pedacinhos.

Depois de um tempo, ela insistiu Sansão tornou a responder

– Enlace o meu cabelo e o prenda com um prego de madeira e perderei a minha força, mas não deu certo!

Porém, infelizmente chegou o dia em que Sansão contou a verdade: Sou nazireu. Meu cabelo nunca foi cortado e por isso sou tão forte.

Sansão dormiu, e Dália mandou um homem cortar a seu cabelo. Então, os filisteus o prenderam e o cegaram. Eles fizeram uma festa e Sansão era a atração principal. Naquele momento, o seu cabelo já tinha crescido. Sansão pediu ao rapaz que o ajudava para que o conduzisse até as colunas do templo. Ali, encostou as suas mãos e orou.

-Senhor, dá-me forças para destruir os inimigos de Israel. E empurrou as colunas com toda a força e elas foram rachando, até que o templo veio ao chão e ninguém sobreviveu. (visual 6.3).

Bate papo

Escreva as palavras abaixo em pedaços de cartolinas e recorte a imagem de uma caixa de presente. Recorte e cole a lixa ou o velcro na parte de trás de cada figura e fixe no flanelógrafo. Fixe as palavras no flanelógrafo e deixe a turma desvendar o enigma: “No futuro, meu passado estará presente”. Pergunte à turma o que significa essa frase, aguarde as repostas. Esclareça que todas as nossas escolhas trarão consequências para a nossa vida. Se eu fizer uma escolha errada, terei que assumir o resultado daquilo que fiz. Saiba que Deus tem um caminho traçado para cada um de nós. Se o desobedecermos, estaremos andando segundo a nossa vontade. E, com certeza, essa nunca será uma boa escolha.

VOCABULÁRIO

Enlaçar: Prender, unir
Cordas de Arco: Fio do arco onde a flecha é pressa.
Nazireu: Pessoa separada para trabalhar na obra de Deus e que não poda comer nada que fosse feito do uva nem vinho, nem bebida alguma que fosse fermentada. Também não podia tocar em um cadáver, e nem cortar o cabelo.
Arrependimento: Sentimento de tristeza por erros cometidas ou por oportunidade perdidas

Boa Ideia

Escreva, em um pedaço de cartolina, a frase: Sou forte quando? Recorte e cole no quadro com o uso do durex. Faça o mesmo com a frase: Sou fraco quando? Corte uma tira de cartolina para dividir o quadro ao meio. Divide a turma em duas equipes e explique o jogar com base na história de Sansão, peça que as crianças escrevam quais são as evidencias na nossa vida que mostram quando estamos fortes ou fracos na presença de Deus. Nesta brincadeira, os dois grupos irão ao quadro juntos. O primeiro grupo escolherá os pontos fortes, e o outro, os pontos fracos. Utilize um cronómetro do seu celular para marcar o tempo para a atividade cerca de 3 a 5 minutos. Conte as palavras e peça-lhes que expliquem por que as escolheram. Repita a brincadeira invertendo os grupos. A equipe que escrever mais palavras será a vencedora.

VOCÊ SABIA?

O voto de nazireado era desfeito se: alguém morresse perto da pessoas que tivesse feito o voto e com isso fizesse com que o nazireu ficasse impuro. Nesse caso, para retomar o voto puro outra vez, depois de sete dias ele deveria raspar a cabeça e fazer a barba (Números 6:9).

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 06: A Última Batalha | Escola Biblica Dominical