Lição 07: Miquéias – Um viver de acordo com os caminhos do Senhor | 3° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

EBD Revista Editora Betel | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. | Escola Biblica Dominical | Lição 07: Miquéias – Um viver de acordo com os caminhos do Senhor

Lição 07: Miquéias – Um viver de acordo com os caminhos do Senhor | 3° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

TEXTO ÁUREO

“Eu, porém, esperarei no Senhor; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” Miquéias 7.7

VERDADE APLICADA

Somos chamados a cumprir a missão de anunciar a Palavra de Deus no poder do Espírito Santo, com amor e fidelidade ao Senhor.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar o cenário da mensagem de Miqueias
Destacar a ganância e a insensibilidade do povo
Apresentar lições do livro de Miquéias para os dias de hoje

TEXTOS DE REFERÊNCIA
MIQUÉIAS 1

1 Palavra do Senhor, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.
2 Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, em tua plenitude; e seja o Senhor Jeová testemunha contra vós, o Senhor, desde o templo da sua santidade.
3 Porque eis que o Senhor sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra.
5 Tudo isto por causa da prevaricação de Jacó e dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA SI 51.17 Deus não despreza um coração quebrantado.
TERÇA Pv 17.5 Escarnecer do pobre é insultar o Criador.
QUARTA – Jo 1.8 A importância de testificar da luz, que é Cristo
QUINTA – 2Co 5.20 O ministério da reconciliação.
SEXTA – Ef 2.7-8 A salvação é pela graça.
SÁBADO 1Pe 2.9 Geração eleita, sacerdócio real, nação santa.
HINOS SUGERIDOS: 141, 432, 440

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore a Deus por coragem para pregar contra o pecado e as injustiças que nos assolam.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- O cenário da mensagem do profeta Miquéias
2- A ganância e a insensibilidade
3- Miquéias para hoje
Conclusão

INTRODUÇÃO

A profecia de Miquéias é uma denúncia contra o pecado, os falsos profetas, as injustiças sociais e a corrupção, mas, também, contém palavras que revelam a misericórdia de Deus.

PONTO DE PARTIDA

Devemos praticar a justiça e a misericórdia.

1- O cenário da mensagem do profeta Miquéias

A opressão do povo assírio foi usada como instrumento de Deus para disciplinar o povo de Israel; desta forma, as palavras proféticas de Miquéias ecoaram antes, durante e um pouco após o ataque da Assíria. O primeiro versículo do livro de Miquéias situa o leitor sobre a periocidade de seu ministério que foi durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá [Mq 1.1].

1.1. Conhecendo um pouco mais o profetas. Sabe-se pouco a respeito da vida pessoal do profeta. Seu nome era Miquéias [Mq 1.1.]; lugar onde morava – morastita – Moresete-Gate [Mq 1.1,14]; a época em que profetizou foi “nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá” [Mq 1.1]; e sua mensagem foi dirigida para Samaria e Jerusalém [Mq 1.1]. O nome Miquéias significa “Quem é como Jeová?”. Este nome era um nome muito comum à época e pode ter as variações de Mica e Micaías. Segundo os estudiosos do Antigo Testamento, o profeta Miquéias e o profeta Isaías foram contemporâneos e, possivelmente, isso explique a semelhança entre seus textos [Is 2.2-4; Mq 4.1-3].

R. N. Champlin: “O nome Miquéias vem de uma palavra hebraica que significa “Quem é como Yaweh?”. O nome do autor do livro de Miquéias aparece na Septuaginta como Michaías. A Vulgata Latina diz Michaeas. Ele foi o autor do livro que figura em sexto lugar na disposição dos profetas menores, segundo o nosso cânon do Antigo Testamento. No texto do cânon hebraico, aparece no “livro dos doze profetas”; e, na Septuaginta, aparece em terceiro lugar entre esses profetas. O seu livro é mencionado por Ben Siraque [Eclesiástico 48.10], de maneira tal que fica confirmada a sua aceitação, desde tempos antigos, como parte das Sagradas Escrituras do Antigo Testamento.”

1.2. A mensagem do profeta. As palavras proféticas de Miquéias se dirigiram às cidades de Samaria, capital do reino do Norte, e Jerusalém, capital do reino do Sul. Suas palavras foram de denúncias contra os habitantes e contra seus governantes. A época em que o profeta viveu foi um período de corrupção e violência no reino de Judá [Mq 7.2-4], A mensagem do profeta Miquéias era uma dura advertência ao povo, pois havia rejeitado a Deus e Suas leis. O juízo de Deus era iminente sobre os infiéis, no entanto Miquéias trazia consolo e esperança para uma minoria que permaneceu fiel a Deus, para esses havia uma promessa de restauração.

Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical – 2° Trimestre de 2008, p. 34-35): “Miquéias, Amós, Isaías e Oséias são chamados profetas éticos, por causa da ênfase que deram à exigência de conduta reta por parte dos adoradores de Jeová. Esta é uma característica dos profetas dos séculos oitavo e sétimo antes de Cristo, e deve-se a três fatores principais:
a) a deterioração do comportamento religioso dos hebreus;
b) as especulações sobre o caráter de Deus;
c) a evolução do conceito de justiça divina.”

1.3. Os falsos profetas. Em meio a tanta apostasia, corrupção e violência, o esperado era que surgissem também falsos profetas. Contra eles, Miquéias também dirigiu suas palavras proféticas com coragem e ousadia: “…e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá” [Mq 3.11]. A liderança em geral aceitava subornos: “Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse” [Mq 3.11]. Tanto o povo quanto seus líderes civis e religiosos caminhavam longe das leis e da justiça de Deus. Contra esse estado de coisas, o profeta, como um arauto, anunciou a salvação [Mq 4-5]. Ele falou da destruição, mas também anunciou a salvação.

Ev. Valdilon Ferreira Brandão (Revista Betel Dominical – 2° Trimestre/1994, p. 30) comentou sobre a infidelidade dos líderes para com Deus nos tempos de Miquéias: “A verdade e o juízo devem ser o compromisso de cada cidadão, principalmente daqueles que exercem a autoridade [ Jó 29.14-17], Infelizmente, há casos em que o pecado obscurece a visão de algumas pessoas, a ponto de inverter o padrão de vida espiritual [2Tm 4.10; 2.4-5]. Como nos dias de Miquéias, temos presenciado líderes que se distanciaram do propósito divino [ Ap 2.5].” Podemos conectar Miquéias 3 com 2 Pedro 2, pois o apóstolo diz que como “houve entre o povo falsos profetas…entre vós haverá também falsos doutores”.

EU ENSINEI QUE:

O remédio para uma sociedade adoecida moral, ética e espiritualmente é se voltar para Deus em sincero e verdadeiro arrependimento.

2- A ganância e a insensibilidade

A cobiça pelas propriedades alheias predominava entre aqueles mais abastados, os governantes e os líderes religiosos, uma vez que a riqueza era avaliada pela quantidade de terras que se possuía. Para que tal objetivo fosse alcançado, não se importavam em oprimir e defraudar seus compatriotas [Mq 2.1-2]

2.1. A crise da integridade. Como já dito anteriormente, a crise ética, moral e espiritual permeava toda a sociedade daquela época. Mesmo sendo o povo escolhido de Deus, há muito Israel não escolhera mais o Senhor como Deus em suas vidas. Haviam adotado o estilo de vida dos povos pagãos, bem como a corrupção dos mais influentes contra os mais vulneráveis. Quando os camponeses encontravam dificuldade em produzir aquilo que lhes era exigido para custear o alto estilo de vida das pessoas mais abastadas e influentes, os proprietários de terras tomavam as suas propriedades e posses, e subornavam os juízes, influenciando as decisões da justiça.

Ev. Valdilon Ferreira Brandão (Revista Betel Dominical – 2° Trimestre/1994, p. 30): ““Ai daqueles que no seu leito maquinam iniquidades” [Mq 2.1]. No primeiro capítulo o pecado do povo eleito refere-se ao pecado de Samaria que se alastrou até Jerusalém [Mq 1.9]. A injustiça dos que detém o poder [Is 5.8, 14] permeia todo o capítulo dois. Os poderosos são acusados de explorarem os pobres, violentando seus lares e oprimindo os humildes [Mq 2.1, 4], “Têm poder em suas mãos” [Mq 2.1] Qual poder? Certamente o poder econômico, que compra os “outros poderes”, abrindo assim caminho para agirem soberbamente, satisfazendo sua insaciável vontade de possuir [Pv 14.34; 29.2].”

2.2. A verdadeira religião. Diante de todo o quadro até agora visto, seria coisa muito difícil retomar a vida com Deus? Seria possível para aquele povo fazer um concerto com Deus? Miquéias clamou por um arrependimento sincero, ele anunciou o juízo iminente, que seria enviado pelo Senhor. Chamou o povo de Deus a agir com justiça, a amar a misericórdia e a andar humildemente com Deus. O próprio profeta deu a receita do que seria a verdadeira religião diante de Deus: “Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” [Mq 6.7-8]. Há nas palavras de Miquéias o encorajamento necessário a todos que genuinamente desejam servir a Deus.

Lições Bíblicas – 4° Trimestre de 2012, CPAD – Subsídios Ensinador Cristão: “Ele denuncia os falsos profetas, os líderes desonestos e os sacerdotes ímpios que enganavam o povo e o conduziam ao pecado, ao invés de direcioná-los a uma vida mais próxima de Deus. Por mais que se pratique de forma correta os rituais que a Lei ordena, esses rituais não podem ser suficientes se o coração do povo mantinha seus pecados. Deus estava irado com Samaria e Jerusalém, pois o povo não o adorava de coração. Isso não significa que Deus abomina rituais. Ele mesmo prescreveu em Levítico a liturgia e as festas religiosas. O que deixou Deus irado foi o povo imaginar que seguindo corretamente os rituais, estariam isentos de uma vida de fé e das obrigações sociais da Lei quanto ao auxílio dos pobres [Mq 6.7-8]. O profeta deixa claro o desejo de Deus para os israelitas, numa referência que serve também para a Igreja do Senhor: a prática da justiça, o amor à bondade e o andar de forma não soberba diante de nossos pares e do próprio Deus.”

2.3. Juízo e esperança. O profeta advertiu que os assírios dominariam o povo de Israel e isso seria tão devastador, que quem observasse não entenderia como um povo escolhido por Deus estava naquela situação ou diria que Deus retirou o Seu favor deles. Miquéias interpreta a invasão assíria como julgamento de Deus contra Jerusalém. Eles não somente perderiam tudo, como também seriam entregues nas mãos de um povo terrível e cruel. Contudo, Miquéias não anunciou somente o juízo de Deus, ele também profere palavras de esperança e salvação. Ele mostrou também um caminho de esperança, pois Deus é justo para salvar o inocente e o que se converte dos seus maus caminhos.

Ao longo do Antigo Testamento, em vários momentos do povo de Deus, vemos o Senhor enviando castigo por causa dos pecados de Israel. Porém, também é atestado que tais momentos não significavam que o Senhor rejeitara Israel para sempre. Ev. Valdilon Ferreira Brandão (Revista Betel Dominical – 2° Trimestre/1994, p. 31): “Antes mesmo de acontecerem os juízos sobre Samaria e Jerusalém, vemos Deus demonstrando o amor pelo seu povo ao anunciar sua restauração [Mq 4.6-7].”

EU ENSINEI QUE:

A nossa comunhão com Deus deve se revelar na maneira como tratamos outras pessoas.

3- Miquéias para hoje

A profecia de Miquéias, apesar de ter sido direcionada ao povo de Jerusalém e Judá, aborda temas que nunca deixaram de existir em todas as sociedades em todos os tempos. Ele denunciou os pecados, a corrupção, as injustiças e os falsos profetas. Apesar de Miquéias ter anunciado o iminente juízo de Deus, também profetizou esperança e restauração mediante o arrependimento e a misericórdia de Deus.

3.1. Esperança em meio à aflição. O profeta, em meio ao caos em que se encontrava, profere palavras de esperança em meio à aflição: “Eu, porém, esperarei no Senhor; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” [Mq 7.7]. Miquéias encontrou em Deus a solução para os males que o afligiam. O profeta confiou no juízo e na misericórdia de Deus e sabia que tudo estava sob Seu controle. Essa certeza traz a Miquéias a força necessária para continuar sua missão, ainda que não houvesse qualquer sinal de mudança daquele cenário, pois, por todos os lados havia pecado, deuses estranhos e injustiças.

Richard Julius Sturz (Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias – Introdução e comentário, Vida Nova, 2001, p. 276): “A despeito da impiedade generalizada (v. 2), a despeito da opressão política (v. 3), a despeito da desagregação da família (w. 5-6), ele (Miquéias) olhará para Iavé, o Deus da aliança (cf. Js 24.14-15). Deus está presente, e Miquéias confiará, por mais que ele pareça “ausente”. “Esperarei” indica que sua confiança está no Deus que salva. Miquéias observa o futuro para ver Deus intervir. Desde o capítulo 2, isso tem sido uma constante em sua profecia. O mesmo conceito aparece com frequência nos Salmos (cf. especialmente SI 38.15; 42.5; 130.5). Aqui, como em outras passagens, Miquéias depende totalmente de Deus para a salvação.”

3.2. Apelo à fidelidade e à justiça. Deus quer que Seu povo viva à altura dos padrões morais e éticos que Ele traçou. Nos dias de Miquéias, muitos deixaram de viver à altura dos altos padrões divinos. Deus os havia livrado da escravidão egípcia e os estabelecera como nação. Convocou-os a ser uma sociedade exemplar que atraísse para Ele outras nações [Dt 4.5-6], No entanto, eles exploraram os pobres e se dedicaram com egoísmo à busca de suas próprias vantagens. Rebelaram-se contra a autoridade de Deus e rejeitaram os seus profetas.

Hernandes Dias Lopes (Miqueias: a justiça e a misericórdia de Deus): “A mensagem de Miquéias vem ao encontro da criminalidade nas ruas e, ao mesmo tempo, denuncia os poderosos sobre a injustiça que os povos de hoje passam e sofrem por não haver quem os defenda. Os homens poderosos continuam arrogantes como na época de Miquéias, mudaram apenas as épocas, mas a injustiça prossegue sendo praticada.”

3.3. A esperança na misericórdia do Senhor. Miquéias apontou os pecados de Israel e Judá como sendo a idolatria [Mq 1.5-9], a exploração dos mais pobres [Mq 2.1-2-3.1-3] e a falsa religiosidade [Mq 3.5-7]. Eles sofreriam o julgamento de Deus e o cativeiro seria o seu destino [Mq 2.10; 6.9-16], Tanto o reino do norte quanto o reino do sul experimentaram o cativeiro. O reino do norte foi destruído, mas Judá, reino do sul, não foi exterminado. A nação não seria exterminada totalmente. Assim como o profeta denunciou o pecado, ele também anuncia a misericórdia de Deus àqueles que O buscam com o coração arrependido [Mq 7.18].

ZUCK, R. B. (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. CPAD, 2009, p. 444): “Junto com a restauração do rei davídico, Miquéias também profetizou uma reversão na sorte de Jerusalém. Miquéias advertiu que esta cidade, escolhida por Davi como capital e local do templo do Senhor, seria sujeita ao sítio [Mq 5.1] e reduzida a entulhos [Mq 3.12], Ele personificou a cidade em sua humilhação como uma mulher em trabalho de parto, estorcendo-se em agonia para dar à luz [M q4.9-10]. Da perspectiva do exílio, Jerusalém personificada reconhece a justiça do castigo de Deus e prevê o dia da justificação e restauração [Mq 7.8-12], Utilizando a imagem de Miquéias 4.9-10, o profeta comparou a volta do povo exilado em Sião a dar à luz [Mq 5.3]. No futuro, o Senhor livraria Jerusalém dos que a atacavam [Mq 4.11-13].”

EU ENSINE! QUE:

A misericórdia de Deus prevalece sobre a Sua ira quando o Seu povo se arrepende dos seus maus caminhos.

CONCLUSÃO

A mensagem de Miquéias ensina o segredo para aqueles que desejam permanecer firmes apesar das circunstâncias – o segredo é manter os olhos fixos em Deus e não nas circunstâncias.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: