Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão | EBD – BETEL | 1° Trimestre De 2021

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conscientizar de que Deus atua a favor do seu povo.
Ensinar que existem pessoas que são exemplos para nós.
Explicar que Deus tem o melhor para Seus servos.

TEXTO ÁUREO

“E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra.” Ester 8.16

VERDADE APLICADA

O Senhor Deus está atento ao Seu povo nesta terra para cuidar e guardar.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
ESTER 8

1 – Naquele mesmo dia, deu o rei Assuero à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus; e Mardoqueu veio perante o rei, porque Ester tinha declarado o que lhe era.
2 – E tirou o rei o seu anel, que tinha tomado a Hamã, e o deu a Mardoqueu. E Ester pôs a Mardoqueu sobre a casa de Hamã.

3 – Então disse o rei Assuero à rainha Ester e ao judeu Mardoqueu: Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele enforcaram numa forca, porquanto quisera pôr as mãos nos judeus.
4 – Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos, em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque a escritura que se escreve em nome do rei e se sela com o anel do rei não é para revogar.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Gn 18.14 – Haveria alguma coisa difícil para o Senhor?
TERÇA / Sl 27.14 – Espera no Senhor e Ele te fortalecerá.
QUARTA / Sl 31.15 – Os meus tempos estão nas mãos de Deus.
QUINTA / Sl 37.34 – Espera no Senhor e guarda o seu caminho.
SEXTA / Is 40.31 – Os que esperam no Senhor renovam as forças.
SÁBADO / 1Jo 2.17 – Aquele que faz a vontade de Deus permanece.

HINOS SUGERIDOS: 169, 171, 172

MOTIVOS DE ORAÇÃO: Ore para que nossa nação seja fortemente impactada com a Palavra de Deus.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1– A bondade de Deus é iminente
2– Viver em Deus traz crescimento
3– Os planos de Deus são perfeitos
Conclusão

INTRODUÇÃO

Veremos nesta lição que Deus continua agindo em favor do Seu povo. Aprenderemos que vale a pena fazer o que é correto, pois, quando estamos ao lado do Senhor, Ele envia socorro no momento oportuno.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão

PONTO DE PARTIDA: Deus cuida e guarda o Seu povo.

1 – A bondade de Deus é iminente

Os verdadeiros servos do Senhor procuram andar neste mundo com todo o amor e sem maldade em seu coração. Quem vive com Deus desfruta da paz que somente se encontra nEle, pois acredita que a bondade divina sempre estará lhe auxiliando.

1.1. Deus jamais se esquece. Mardoqueu poderia pensar que Deus havia se esquecido dele. Ele salvou a vida do rei por intermédio da rainha Ester; informando sobre uma conspiração [Et 2.21-22]. Por este ato, embora fosse merecedor da mais alta honraria, não recebeu de imediato sequer um agradecimento por sua lealdade e coragem, contudo este ato foi registrado.

Pode ser que você esteja na mesma condição de Mardoqueu, esquecido por todos. Ou quem sabe aborrecido por falta de gratidão. Tenha a certeza de que, assim como Deus não se esqueceu de Mardoqueu, Ele não se esquece de você.

Subsídio do Professor: Hamã era inimigo declarado de Mardoqueu. E, após tanta perseguição, acabou sendo enforcado numa forca que ele mesmo mandara fazer para Mardoqueu junto da sua casa. Mais uma vez podemos ver claramente que Deus não se esquece de nós. Charles R. Swindoll: “Aprecio especialmente as duas primeiras palavras de 6.1 (Livro de Ester), “Naquela noite”.

É assim que Deus age. No último momento, Ele entra e faz o inesperado. Quando ninguém parece notar nem se importar, Ele nota e se importa “naquela noite” (…) “Deus não é injusto para ficar esquecido”, quanta sabedoria há nessas palavras. Quando ninguém mais nota, fique certo, Deus nota. Quando ninguém mais lembra, Deus registra”.

1.2. Um Deus Todo-Poderoso. Ao assistirmos o rei Assuero honrando Mardoqueu somos motivados a ter a convicção de que o Senhor semelhantemente cuida de nós. Mardoqueu demonstra confiança de que Deus seria com ele independente das circunstâncias. Ele nos ensina que acreditar em Deus é ter confiança no Seu afeto, é saber que o Seu desejo é o melhor para nós.

O salmista expressou: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” [Sl 125.1]. Este precioso salmo nos ensina que devemos ter a fé de Mardoqueu, que no momento certo o Senhor atuará em nosso favor.

Subsídio do Professor: A Bíblia está recheada de passagens que corroboram que Deus não faz nada antes, nem depois, Ele age na hora certa! Na biografia de Mardoqueu apresentada, observamos que tudo tem a sua hora, tudo tem o seu período correto. Tudo advém precisamente como deve suceder. Podemos ter a certeza então de que existe tempo certo para cada coisa que irá acontecer em nossa vida, como aconteceu na vida de Mardoqueu.

1.3. A lealdade ao Senhor traz recompensas positivas. A admirável história da Rainha Ester narra um intenso aprendizado em seu capítulo oitavo, quando o rei Assuero dá o seu anel real, que tinha tomado de Hamã, a Mardoqueu [Et 8.2]. A elevação de Mardoqueu, cuja vida é marcada por injustiças e perseguições, se deu por conta de sua fidelidade ao Senhor.

Tenha a certeza de que você poderá passar por momentos de injustiças e perseguições, mas permaneça leal ao Senhor, como Mardoqueu, e tenha a certeza de que acontecerá uma grande virada em sua vida para glória do Eterno!

Subsídio do Professor: A lealdade é uma das colunas que sustentam o real valor do homem. Não importa onde moramos ou nascemos, devemos todos ser leais ao Senhor. Ser leais ao Eterno e a seu Reino é mais importante do que qualquer outra coisa [Mt 6.33].

Ser leal ao Senhor é poder contar com alguém; sabendo que essa pessoa jamais vai te deixar sem ajuda, jamais te decepcionará. O apóstolo Paulo explanava abertamente a sua lealdade ao Senhor. Ele registrou aos cristãos em Roma: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo” [Rm 1.16].

EU ENSINEI QUE:
Os verdadeiros servos do Senhor andam neste mundo com todo o amor e sem maldade em seu coração.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão

2 – Viver com Deus traz crescimento

O Senhor se alegra quando festejamos o Seu nome. Esta celebração nos é demonstrada na vida de Mardoqueu, que vivia para exaltar o nome do Senhor. O salmista disse: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias.” [Sl 34.17]. Estar próximo de Deus como fez Mardoqueu nos torna abençoados. Deus está procurando seus filhos fiéis na terra para abençoá-los, exatamente como fez com Mardoqueu.

2.1. Vivendo o melhor de Deus. O anel que Hamã tanto cobiçou agora estava no dedo daquele que ele intentou matar [Et 8.2]. Essa história mostra que Deus abençoa aquele que se coloca em Sua presença. Mardoqueu praticou o que era certo. Por isso pôde viver o melhor de Deus nesta terra.

Que possamos ser semelhantes a Mardoqueu, fazer o que o Senhor quer que façamos. Somente assim poderemos viver o melhor de Deus nesta vida. Se hoje lhe perguntassem se você está vivendo o melhor de Deus, qual seria a sua resposta? Viver o melhor de Deus é o grande desafio para o cristão deste século.

Subsídio do Professor: Mardoqueu foi um homem sábio, que agiu conforme a direção de Deus. Por isso desfrutou das bênçãos do Senhor. Muitos cristãos não apresentam uma vida correta nos caminhos do Senhor, porque não possuem um juízo apropriado das Escrituras. Como desprezaram o ensino, agem de maneira errada e padecem por isso. Para vivermos o melhor de Deus necessitamos buscar a Sua presença a cada dia.

Passamos por dias de consternação, encalço, adversidade, quantos são os infortúnios! Mas o apóstolo Pedro nos advertiu a lançarmos sobre o Senhor toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós [1Pe 5.7].

Observando sob esperança escatológica, para viver o melhor de Deus, que ainda está por chegar, Pedro diz: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” [2Pe 3.13]. E o estado de graça, de amor, de justiça e de verdade será instaurado para todo o sempre, de eternidade em eternidade.

2.2. Desfrutando das bênçãos do Senhor. Quando tudo parece perdido aos nossos olhos, e nossos inimigos se levantam, perguntando onde está o teu Deus? [Sl 115.2]. Então é aí que Deus se eleva para te exaltar diante de teus oponentes, pois, quando pensamos que caímos no esquecimento de todos, inclusive de Deus, como parecia que o Senhor tinha se esquecido de Mardoqueu, a Bíblia relata:

“Então Mardoqueu saiu da presença do rei com um vestido real azul-celeste e branco, como também com uma grande coroa de ouro e com uma capa de linho fino e púrpura, e a cidade de Susã exaltou e se alegrou.” [Et 8.15]. Que imagem linda de se ver. Aquele mesmo homem que havia se vestido de saco e de cinza [Et 4.1], agora recebe um traje real. Quando Deus quer é assim, quem é humilhado de repente é exaltado.

Subsídio do Professor: A Palavra de Deus nos afirma que Ele já nos abençoou com todas as bênçãos em Cristo Jesus [Ef 1.3]. Isso denota que todos os que permanecem em Cristo são abençoados por Ele! O apóstolo Paulo na carta que escreveu a Timóteo nos norteia sobre o que fazer para usufruirmos das bênçãos de Deus em nossa vida. Ele expõe: “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” [1Tm 6.12].

2.3. Com Deus a vitória é certa. A estratégia arquitetada por Mardoqueu e por Ester ao selarem as cartas com o anel do rei era bem simples. O povo judeu tinha permissão para lutar, e para defender sua vida e propriedades, e poderiam matar quem os quisesse fazer mal [Et 8.11]. A confiança na vitória era tão grande que: “em toda província e em toda cidade onde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e gozo, banquetes e dias de folguedo” [Et 8.17].

Hoje a vitória nos é dada porque: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” [Jo 1.14]. A vida do Filho de Deus ilumina a vida dos filhos dos homens e lhes garante a vitória contra as astutas ciladas do diabo.

Subsídio do Professor: Não há nem um dia de nossa vida que não estejamos debaixo das mãos de Deus. O apóstolo João profere que a vitória que vence o mundo é a nossa fé [1Jo 5.4]. Para o homem e a mulher de fé, não há outra força capaz de salvá-los mediante as lutas, a não ser pelo auxílio do poder de Deus. Lembre-se de que, como cristãos, possuímos o Espírito de Deus dentro de cada um de nós. Se solicitarmos o auxílio do Senhor, Ele guerreará por nós. E seremos vitoriosos, pois Deus sempre é bem-sucedido em suas lutas.

EU ENSINEI QUE:
O Senhor se alegra quando festejamos o Seu nome. Esta celebração nos é demonstrada na vida de Mardoqueu, que vivia para exaltar o nome do Senhor.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão

3 – Os planos de Deus são perfeitos

A réplica do rei Assuero nos remete ao grande plano que Jesus realizou por cada um de nós. O rei declara: “Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele enforcaram numa forca, porquanto quisera pôr as mãos nos judeus” [Et 8.7]. Assuero está falando com veemência que aquele que assolava a Mardoqueu e a seu povo já havia sido exterminado.

Hamã foi julgado e condenado pelo simples fato de querer pôr as mãos sobre o povo de Deus. Esta foi a mesma obra de Jesus na cruz do Calvário: o diabo arquitetou destruir o povo de Deus, porém a Bíblia nos narra: “…Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” [1Jo 3.8].

3.1. A justiça de Deus predomina neste mundo de maldades. A maldade do homem depois da queda [Gn 3.22], sempre esteve presente no mundo [Gn 6.5]. Não era diferente com Hamã, pois, com ódio mortífero do povo judeu, consegue persuadir o rei a assinar um decreto para matar todos os judeus existentes nas províncias da Pérsia.

Existem momentos em que a maldade parece que vai vencer, mas por sobre ela está a bondade e a justiça do Senhor. Porque Deus é amor e a maior prova disso foi Cristo morrer na cruz.

Subsídio do Professor: Toda a glória e o esplendor do Senhor se resumem em bondade infinita [Lm 3.22]. O Senhor Jesus estará sempre do lado da bondade e da justiça. Ele bem sabe o significado de ser injustiçado, pois foi julgado perante o tribunal injusto, em um processo que Pilatos havia declarado a sua inocência.

Mas Ele triunfou sobre a morte [Hb 2.14-15]. Nunca o mal derrotará o bem, porque o Senhor é bom e sabe converter o que é mal em bem [Êx 33.19]. Por isso é que temos a obrigação de praticar sempre a verdade e a justiça, pois assim desfrutaremos sempre da presença do Senhor ao nosso lado.

3.2. Aprendendo com Ester e Mardoqueu. A história de Mardoqueu e Ester nos ensina a sermos cristãos em meio à desumanidade estabelecida no mundo. Ester chorava por seu povo [Et 8.6], Mardoqueu estava disposto a servir a Deus onde quer que estivesse. Diante disto o Senhor trabalhou na vida dos dois para realizar grandes coisas em favor do seu povo. O livro de Isaías diz: “Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria.” [Is 61.7].

Subsídio do Professor: Que possamos ser semelhantes a Mardoqueu e a sua prima Ester; chorar pelo nosso próximo, lutar pela paz e pela justiça. As lições de vida destes personagens demonstram que podemos depositar em Deus nossa confiança para tecer os acontecimentos da nossa vida para o nosso bem, embora possamos não estar aptos a distinguir o conjunto de ações traçados por Ele.

3.3. O céu é o único lugar em que não haverá pessoas perversas. Em algum momento de sua vida, você possivelmente já fez esta pergunta: Por que há tanta maldade entre os homens? Desde a queda o homem vem passando por guerras, injustiças, doenças, fome, perseguições e morte.

Nunca existiu tanta consternação como nos dias atuais. Contudo chegará um dia em que não haverá mais maldade, não haverá doenças, não haverá guerras ou assassinatos. Porque no céu o pecado não adentrará. A Palavra de Deus afirma: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” [Sl 37.11].

Subsídio do Professor: Ninguém é capaz de mostrar plenamente como é o céu de fato, pois é algo que não se consegue expressar em palavras. O apóstolo Paulo expôs aos coríntios dizendo: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” [1Co 2.9].

O hino 422 da Harpa Cristã nos dá uma ideia de como o céu é algo primoroso: “No céu não entra pecado, fadiga, tristeza, nem dor; não há coração quebrantado, pois todos são cheios de amor”. Entretanto, para gozar deste lugar, devemos morrer para o mundo e viver sob a graça e a amizade de Deus.

EU ENSINEI QUE:
A atitude do rei Assuero nos remete ao grande plano que Jesus realizou por cada um de nós na cruz do Calvário.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão

CONCLUSÃO

Constatamos nesta lição que Deus honra aquele que persevera e é provado nas batalhas do dia a dia, como foi o caso de Mardoqueu. Aprendemos que não devemos desistir, pois Deus está sempre conosco, fortalecendo-nos e nos preparando para recebermos a vitória na hora certa.

EBD | 1° Trimestre De 2021| Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu povo| Betel  Adultos | Escola Bíblica Dominical |Lição 11: Deus Apresenta Salvação ao Cristão