Lição 10: A Certeza da Salvação | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD

LEITURA BÍBLICA

Romanos 8.31-39

A MENSAGEM

“O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus” Romanos 8.16

DEVOCIONAL

Segunda » Lc 1.69
Terça » Hb 2.3
Quarta » Hb 5.9
Quinta » Jo 15.11
Sexta » Sl 51.12
Sábado » 1 Pe 1.9

OBJETIVOS

MOSTRAR a perfeição do plano da salvação realizado por Deus;
APONTAR os inimigos dos filhos de Deus;
REFLETIR sobre a certeza da salvação.

EI PROFESSOR!

Você já refletiu sobre o tamanho da graça e da bondade de Deus? Todos os dias temos provas e sinais do amor de Deus sobre nós. A cada manhã temos que agradecer a Deus pela vida, pelo sustento, pelo perdão e pela maravilhosa salvação que Ele nos proporcionou. Estamos em Cristo e isso faz toda a diferença. Não precisamos temer o mundo, o mal ou Satanás porque Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Somos Filhos de Deus. E o nosso Pai é benigno e amoroso. Ele é um pai perfeito, que cuida do nosso futuro e nunca falha. Ele está conosco todos os dias, na pessoa do Espírito Santo. Ele se faz presente e atuante, nos protegendo, ensinando e nos preparando para um dia morarmos com Ele para sempre.

PONTO DE PARTIDA

O tema da lição de hoje é muito importante e precisa ser estudado atentamente. A certeza da salvação é um assunto bíblico. Muitas pessoas se questionam: Será que é realmente possível ter a certeza da salvação? Vejamos o que o pastor Eurico Bergstén escreveu sobre isso: “A Bíblia declara que é possível a qualquer pessoa, aqui na terra, alcançar a certeza da sua salvação. […] Jesus afirma que se pode receber essa certeza! Ele disse a Zaqueu: ‘Hoje, veio salvação a esta casa’ (Lc 19.9); à mulher pecadora afirmou: ‘A tua fé te salvou; vai-te em paz (Lc 7.50), e ao malfeitor que se converteu na cruz: ‘Hoje, estarás comigo no paraíso (Lc 23.43)” (Teologia Sistemática, p.164). A partir desse embasamento, desenvolva e explique o primeiro tópico da lição. Boa aula!

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD

VAMOS DESCOBRIR

Você tem certeza da salvação? Hoje vamos estudar tudo o que você precisa saber para desenvolver essa convicção. Jesus realizou um sacrifício perfeito na cruz, o qual foi aceito por Deus. Por isso, nossa salvação é considerada poderosa (Lc 1.69), grande (Hb 2.3) e eterna (Hb 5.9). Portanto, ela é muito segura! Vamos lá!

Hora de Aprender
I – TUDO ESTÁ COMPLETADO!

1- O plano deu certo. Jesus, pregado na cruz, após sentir todas as dores, humilhações e sofrimentos do processo de crucificação, disse: “Está tudo completado”. E, assim, entregou o seu espírito e morreu (Jo 19.29,30). O plano de salvação, arquitetado pelo Criador, foi concluído com sucesso. A partir desse momento, uma nova aliança se estabeleceu entre Deus e os homens. Ela não dependeria mais de sacrifícios de animais para a remissão dos pecados, pois Cristo, o Cordeiro de Deus, se sacrificou na cruz e nos redimiu perfeitamente.

2- Amigos de Deus. O plano de salvação revela o maravilhoso amor de Deus, pois mesmo a humanidade sendo inimiga do Senhor, (pois, o pecado é inimizade contra Deus, cf. Tg 4.4), Ele não poupou o Seu único Filho. Assim, Ele nos resgatou da condenação. Jesus morreu e também ressuscitou! Ele está vivo e assentado à direita do Pai, com todo o poder em suas mãos, intercedendo em nosso favor (Rm 8.34). De modo que, a partir do momento que nos entregamos a Deus e aceitamos a Jesus como Salvador, deixamos de ser inimigos de Deus e passamos a ser amigos, servos e filhos do Senhor.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Qual é o segredo da manifestação da certeza da salvação? O próprio Deus encarrega-se de conceder a certeza àqueles que, confiando nEle, aceitam o seu convite. Toda a Trindade está diretamente envolvida na chamada do pecador: Deus (cf. Is 1.18), Jesus (cf Mt 11.28) e o Espírito Santo (cf. Ap 22.17) dizem ‘VEM’! Quando o pecador vem a Jesus, é recebido (cf. Jo 6.37). Deus, então, como confirmação, envia o seu Espírito ao coração do penitente que começa a clamar: Aba, Pai’ (cf GL 4.6), testificando com o nosso espírito que somos filhos de Deus (cf Rm 8.16). Assim, a certeza da salvação nasce dentro do coração! […] O testemunho das Escrituras [também] proporciona uma certeza maravilhosa em nossos corações [_.]. Através da Palavra tomamos conhecimento da verdade, e essa mesma verdade nos liberta, dando-nos [essa] certeza (cf Jo 8.32)” (BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p.165,166).

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD

II – OS INIMIGOS DOS FILHOS DE DEUS

Durante nossa caminhada com Deus temos que amadurecer na fé. Por isso, você deve se preparar, pois irá enfrentar alguns inimigos, sabia? Há três adversários comuns à fé cristã, que você deverá enfrentar:

1- O Tentador. O Diabo vive tentando destruir os salvos em Cristo (1 Pe 5.8). Embora Jesus o tenha derrotado na cruz, ele ainda pode influenciar o homem ao erro. Ele costuma criar armadilhas em forma de pensamentos e sentimentos, semear dúvidas a respeito das verdades bíblicas, ou ainda nutrir frustrações. Você deve blindar sua mente e seus sentimentos com a Palavra de Deus e se revestir do Seu poder através da oração para, assim, ter força e resistir ao Inimigo (Tg 4.7).

2- O mundo. O apóstolo João escreveu: “…o mundo todo está debaixo do poder do Maligno” (1Jo 5.19b). Então, o que devemos fazer diante dessa verdade bíblica? Primeiramente, entenda que não devemos temer essa condição espiritual degradante do mundo, pois estamos em Cristo. Como um filho e uma filha de Deus, você foi chamado (a) para fazer a diferença nesse mundo carente de Deus. Lembre-se de que o nosso chamado é ser santos nessa sociedade, para que a luz de Cristo, que está em nós, brilhe nas trevas (Mt 5.14). Estamos nessa missão. A partir desse princípio, no seu dia a dia, aprenda a amadurecer a discernir o que te afasta e o que te aproxima de Deus. Tenha um cuidado especial com as más amizades, com os influenciadores das redes sociais ou mesmo com as modas ditadas por aí. Faça boas escolhas!

3- A carne. A ‘carne’ é aquela força insistente dentro da pessoa que a conduz ao erro. Mesmo depois de salvos, ainda teremos que lutar contra a nossa inclinação para o pecado e para o mal. Dos três inimigos da alma, esse é o mais perigoso, pois é como se um traidor morasse dentro de você (Gl 5.17). É uma batalha constante. Não devemos fraquejar, mas pedir ajuda ao’’ Espírito Santo para ganhar essa luta.

II – AUXÍLIO TEOLÓGICO

Em João 17 podemos ler uma oração de Jesus pelos seus discípulos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei” (Jo 17.15-18). “Jesus não orou para que Deus os tirasse do mundo para protegê-los do ódio e da perseguição que viriam, mas sim que eles fossem Livres do mal – para que, em circunstâncias difíceis, não fossem presas fáceis do diabo. A única maneira de os crentes serem testemunhas para o mundo é serem testemunhas de Cristo no mundo. Nós precisamos levar a nossa mensagem, confiando na proteção de Deus. Jesus não era parte do sistema do mundo, liderado por Satanás (na verdade, Ele tinha sido tentado com esta finalidade e tinha se recusado a ceder – veja Mateus 4.1-11). Os crentes também não são parte do mundo, porque nasceram de novo (Jo 3.3)” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.587-8).

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD

III – SEGUROS NO AMOR DE DEUS

1- Nossa perfeita salvação. Nossa segurança em Cristo nos garante a salvação (Hb 5.9). Uma salvação que é perfeita, poderosa, grande e que foi conquistada pelo Senhor Jesus na cruz do calvário. A Bíblia diz; “quem ficar firme até o fim será salvo” (Mt 24.13). Nós temos uma eterna salvação, porque ela foi providenciada pelo próprio Deus, mas não temos a garantia de viver pecando e não sofrer as consequências, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Observe que, em Romanos 8.38,39, quando Paulo afirma que “nada” nos separará do amor de Deus, ele enumera alguns exemplos, mas não cita, dentre eles, o pecado, pois esse nos separa de Deus e pode ameaçar a nossa salvação (Hb 6.4-6).

2- A certeza da salvação. Como podemos ter certeza da salvação? Está escrito: “O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Ou seja, Deus, de modo amoroso, testifica dentro do cristão que ele é salvo. E se você tiver dúvidas? Nesses momentos, leia o que a Bíblia também diz; “Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo” (1 Jo 3.20). Que coisa maravilhosa!

III – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“E possível a perda da salvação. Rejeitamos a afirmação segundo a qual “uma vez salvo, salvo para sempre”, pois entendemos à luz das Sagradas Escrituras que, depois de experimentar o milagre do novo nascimento, o crente tem a responsabilidade de zelar pela manutenção da salvação a ele oferecida gratuitamente: Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartarão Deus vivo’ (Hb 3.12). Não há dúvida quanto à possibilidade do salvo perder a salvação, seja temporariamente ou eternamente. Mediante o mau uso do livre arbítrio, o crente pode apostatar da fé, perdendo, então, a sua salvação […]. Finalmente, temos a advertência de Paulo aos coríntios: ‘Aquele, pois, que cuida estarem pé, olhe não caia’ (1 Co 10.12). Aqui temos mencionada a real possibilidade da queda da graça. Assim, cremos que, embora a salvação seja oferecida gratuitamente a todos os homens, uma vez adquirida, deve ser zelada e confirmada’’ (SOARES, Esequias (Organizador). Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 114).

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD

CONCLUSÃO

O plano da salvação foi completado com perfeição. O sacrifício que Jesus fez na cruz foi suficiente. Ele venceu o mau, o pecado e a morte. Agora, somos convidados a viver em santidade e fidelidade a Deus, por meio da fé. Por isso, tenha cuidado com os inimigos dos filhos de Deus e permaneça vigilante diante das coisas e situações que podem te afastar de Deus. Mas, acima de tudo, confie no amor e na graça do Pai. Em Cristo estamos seguros.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra.
“(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38)”

VAMOS PRATICAR

Relacione a primeira coluna com a segunda, marcando com a letra correspondente.

A. Ele ainda pode influenciar o homem ao erro. Ele costuma criar armadilhas em forma de pensamentos e sentimentos, semear dúvidas a respeito das verdades bíblicas, ou ainda nutrir frustrações.(B) “Está tudo completado!” 
B. Jesus, pregado na cruz, disse…(C) Nossa eterna salvação.
C. Ela foi providenciada pelo próprio Deus, mas não temos a garantia de viver pecando e não sofrer as consequências, pois o salário do pecado é a morte.(D) A Carne. 
D. Dos três inimigos da alma, este é o mais perigoso, pois é como se um traidor morasse dentro de você.(A) O Diabo.
EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD

PENSE NISSO

Deus nos chamou para uma nova vida em Cristo. Em nosso dia a dia temos que lembrar que somos Filhos de Deus e, assim, viver de acordo com a Sua Palavra. Lembre-se de que apesar de termos alguns inimigos (Satanás, o mundo e a carne), em Cristo Jesus, somos mais que vencedores.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 10: A Certeza da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD