Lição 11: Família, Aliança de Amor e Vida | 3° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 11: Família, Aliança de Amor e Vida

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

A partir do estudo da dou­trina biblica para a família, entender-se-á o seguinte: (1) Que a família, no piano de Deus, tem origem no casamento, sendo uma união heterossexual e monogâmica, além de uma união indivisível, de acordo com as palavras do próprio Senhor Je­sus (Mt 19.4-6).
(2) Que a fé é repassada aos filhos através da instrução diária pelos pais, que ensinam seus filhos a respeitá-los e a honrá-los, e não somente a eles, mas também a Deus.
(3) Desenvolvendo a base para o relacionamento familiar saudável e respeitoso, através da sujeição de uns aos outros membros da Família, aprender-se-á a amar, a cuidar e a aperfeiçoar uns aos outros.
(4) Nossa Família também faz parte da bênção divina (Gn 12.3).

PALAVRAS CHAVES: Família • Queda • Restauração

OBJETIVOS

Saber a origem e a constituição de Família no padrão divino.
Conhecer os deveres de cada membro da família.
Entender que a família é o lugar onde se propaga a Fé

PARA COMEÇAR A AULA

Comece a aula informando aos alunos que a família é um projeto de Deus, que foi instituída no mundo antes da existência do pecado. A Família nasce em um casamento de um homem com uma mulher, e Deus presente. Deus não é somente um membro da família, mas também é o Criador, Salvador e Senhor da família. A benção de Deus para a humanidade é concedida através da família, segundo a promessa do Senhor a Abraão.

LEITURA COMPLEMENTAR

A encarnação, portanto, é um ponto crucial para o pecador, porquanto possibilitou a reconciliação entre Deus e o homem. Visto que a humanidade de Jesus reveste-se de tão grande significação dentro do plano divino da salvação, importa que consideremos algumas evidências bíblicas de Sua humanidade. (…)
Seus Ancestrais e Seu Desenvolvimento Humana
Dois dos escritores dos evangelhos, Mateus e Lucas, traçam a árvore genealógica de Jesus Cristo. Mateus acompanha a Sua linhagem de volta até Davi; e, daí retrocede ainda mais, até ao patriarca Abraão (Mt 1.1-17). Seus dois objetivos foram os seguintes:
1- Provar que Jesus pertencia à linhagem de Davi, portanto herdei­ro do trono de Israel. Doutra sorte, nenhum judeu haveria de aceita-lo como Rei ou Messias.
2- Provar que Jesus, como descendente de Abraão, era o Filho da promessa, por meio de quem todas as famílias da terra haveriam de ser abençoadas (ver Gênesis 22.17,18).
Livro: “Doutrinas Fundamentais da Bíblia” (ICI, São Paulo, 2013, pág. 58).

TEXTO ÁUREO

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” Ef 5.25

VERDADE PRÁTICA

O propósito de Deus não é somente com o indivíduo, mas sim com sua família

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Gn 1.26 Criação da primeira família
Terça – Gn 1.28 Casamento.
Quarta – Gn 3.6 Queda da família.
Quinta – At 16.31 Restauração da família.
Sexta – Ef 5.21 Sujeição, base familiar.
Sábado – Sl 127.1 O Arquiteto da Família.
Hinos da Harpa: 96 – 107 – 126

LEITURA BÍBLICA

Efésios 5.21-25
21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo.
24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

FAMÍLIA, ALIANÇA DE AMOR E VIDA
INTRODUÇÃO
I- A FAMILIA NA BIBLIA

1- Conceito original Sl 127.1
2- Origem da família Gn 1.26-28
3- Queda da família Gn 3.6
4- Propósito imutável Gn 1.28
II- RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
1- Corrupção da família Tg 1.15
2- Compromisso de Deus At 16.31
3- Salvação da família Gn 7.1
III- OS MEMBROS DA FAMÍLIA
1- Esposo Ef 5.25
2- Esposa Ef 5.22
3- Pais Ef 6.4
4- Filhos Ef 6.1,2
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

A família não tem uma origem acidental, nem se origina na von­tade dos pais. Não é algo iniciado pelas emoções de um homem e uma mulher, nem é governada pelos costumes deste mundo. A família se origina em Deus, para fazer a Sua vontade e em breve habitar com Ele nas mansões celestiais. A Família é um conceito divino.

I- A FAMÍLIA NA BÍBLIA

A Família não é uma ideia humana. Ao criar a humanidade, Deus tinha em Sua mente a Família. E por isso que Ele criou a humanidade como macho e fêmea. Deus abençoou aquela Família e disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai­-a” (Gn 1.28).

1- Conceito original. Tendemos a pensar que a Família é constituída de um homem, uma mulher e seus filhos e, se eles apenas se amarem, a Família será muito Feliz e bem sucedida. Mas, de acordo com a Bíblia, quando Deus criou a Família, deixou claro que a Sua presença era importante e indispensável no seio dela (Sl 127.1). Deus vinha ao jardim do Éden todos os dias, “na viração do dia”, para ter comunhão com a família (Gn 3.8). Deus não era apenas o criador da família, era o principal membro, o Senhor e provedor (SI 2.8,9).

2- Origem da família. Frequentemente pensamos em família como algo humano, e ela realmente não deixa de ser. Por ser humana, tendemos a pensar que ela resulta simplesmente do pensamento e da ideia do homem. Mas a Bíblia nos diz claramente que a família é ideia de Deus, e não do homem. Mes­mo no princípio, quando Deus criou a humanidade, Ele já tinha em si mesmo esse conceito (Gn 1.2 6-28). Deus fez o primeiro casamen­to, demonstrando que a Família no padrão divino nasce no casamento de um homem com uma mulher, e com Ele presente (Gn 2.18-24).

3- Queda da família. Antes que o pecado entrasse no mundo, a primeira Família sobre a terra era Feliz e vivia em harmonia com Deus. Eva se separa momentaneamente de seu marido e, quando estava só, a serpente, que é o Diabo, veio tentá-la. Enquanto estavam juntas, o inimigo não conseguiu encontrar uma brecha para chegar e tentar (Mt 12.25; Ec 4.9-12). A oportunidade do tentador chegou quando Eva estava longe de seu marido (Gn 3.1).

Quando a família está dividi­da, principalmente no coração, quando cada um toma uma direção, cada qual agindo independentemente, esse é o início da queda da família. Assim caiu a Família (Gn 3.6). Quando não existia o pecado na primeira Família, não havia apenas um relacionamento aberto, em amor, entre o homem e a mulher, mas Deus era uma parte essencial daquela Família. Eles viviam juntas na presença de Deus e passavam bons momentos no jardim do Éden.

Mas, então, o pecado entrou no mundo e a Família caiu. Vejamos as consequências da queda da família:
a) Violação da ordem divina (Ef 5.23).
b) A Família fracassou porque Eva se tornou independente de Adão (Gn 2.28).
c) A glória e a honra de Deus, a qual vestia a Família, foi embora (S1 8.5). Por isso, enquanto os membros da família não haviam pecado, não sentiam vergonha por estarem nus (Gn 2.25).
d) O amor os deixou. Adão começou a acusar sua esposa, ao invés de amá-la e dar-se por ela (1 Co 13.4-7 e Gn 3.12).

4- Propósito imutável. Apesar de Deus ter pronunciado julgamento contra a Família, Ele não alterou Seu propósito original para com ela (Gn 1.28; 3.16-19). Deus pode mudar os meios, mas Seus propósitos são imutáveis. Seus meios agora, com Adão e Eva, haviam mudado; mas até mesmo no julgamento o propósi­to de Deus não se alterou. Como sabemos disso? Deus disse à mu­lher: “Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos” (Gn 3.16).

Na criação da família, Deus disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra”(Gn 1.28). Esta é uma obra dada ao marido e à sua esposa. A semente da mulher feriria a cabeça da serpente, e a serpente feriria o seu calcanhar (Gn 3.15). Sabemos que a semente da mulher é Cristo Jesus. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, sob a lei, para que pudesse nos libertar da maldição da lei e nos conduzir a filiação (GI 4.4,5).

II- RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA

Após a primeira família ter caído, ela foi expulsa do Jardim do Éden, e veio a povoar a Terra, gerando descendentes que constituíram famílias caídas. Somente Deus pode restaurar a família.

1- Corrupção da família. Após a queda da primeira geração da família, o pecado entrou no mundo através da Família (Gn 3.22,23; Rm 3.23). A semente do Fracasso, a semente da derrota da família, ja fora semeada (Tg 1.15). Assim, na segunda geração, houve ate um assassinato entre ir­mãos (Gn 4.8). Na quinta geração, Lameque casou-se com duas mulheres, transgredindo o projeto original de Deus (Gn 4.19; 2.24). A Família deveria ser constituída por um homem e uma mulher, e os dois seriam uma só carne. Quando se chega à décima gera­ção, que era a de Noé, todas as famílias da face da terra haviam se corrompido, exceto a família de Noé (Gn 6.5,8; 7.1).

2- Compromisso de Deus. Graças a Deus há salvação; e quando Deus provê a salvação, ela e para toda a família, não apenas para um indivíduo (At 16.31). A unidade de salvação é a Família, mas receber o Senhor Jesus como Salvador é uma atitude individual. A verdade é que nós mesmos devemos crer no Senhor Jesus para sermos salvos. Os pais não podem crer para que os seus filhos sejam salvos, tampouco os filhos para que seus pais sejam salvos. Cada um, individualmen­te, tem de crer no Senhor (Mt 15.16,17). A salvação é individual
e intransferível.

3- Salvação da família. Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus, Deus tem uma promessa para ela. Ele promete dar a ela a salvação de toda a sua família.
A Palavra de Deus é rica de exemplos de salvação de famílias:
a) A família de Noé (Gn 7.1).
b) A família de Abraão (Gn 18.19).
c) As famílias escravas no Egito (Gn 12.3-7).
d) A Família de Raabe (Js 2.18).
e) A Família de Cornélio, Centurião romano (At 10.24-44).
f) A família do carcereiro de Filipos (At 16.31-34).
g) A família de Lídia (At 16.14,15).

III- OS MEMBROS DA FAMÍLIA

A Palavra de Deus oferece a família toda a instrução necessária para o relacionamento conjugal, para o relacionamento entre pais e filhos, assim como para o relacionamento da Família com o Senhor.

1- Esposo. A Bíblia determina quais são os deveres que o marido deve ter em relação a sua esposa, começando por amá-la “como Cristo amou a Igreja” e como se fosse seu próprio corpo (Cl 3.19; Ef 5.25, 28). Ao marido também foi dado o dever de cuidar, aperfeiçoar e ser responsável pela vida espiritual da esposa (EF 5.26-28; 1Tm 5.8). Deve o marido demonstrar honra, respeito e tratar com dignidade sua esposa, para que não sejam impedidas as suas orações, além de prestar reconhecimento a sua mulher (1Pe 3.7; Pv 31.28,29).

2- Esposa. A submissão, a bondade, o amor e o respeito são deveres cristãos da mulher para com o seu esposo, seja ele crente ou não (1Pe 3.1,2). A frase de Elisabeth Elliot traduz muito bem o caráter de uma esposa que vive os padrões bíblicos: “O fato de ser mulher, não me torna um tipo diferente de cristã. Mas, o fato de ser cristã, me torna um tipo diferente de mulher”. Características de uma esposa, segundo a Bíblia:
a) Submissão (Ef 5.22,24; Cl 3.18; 1 Pe 3.1; Tt 2.5).
b) Testemunho de disciplina (1 Pe 3.2).
c) Obediência (1 Pe 3. 6)
d) Respeito e reverência (Ef 5.33).
e) Edificar o lar (Pv 14.1).

3- Pais. Os pais têm o dever de criação e orientação na vida cristã, ensinando através da Bíblia os filhos no caminho em que devem andar e educá-los. Cuidar dos filhos com sabedoria é a jornada que Deus confiou aos pais (Dt 6.5-7; Pv 22.6; Jr 1.5). Os pais não devem ser inconstantes, injustos, egoístas, violentos e de caráter dúbio (Ef 6.4).

4- Filhos. O padrão divino para os filhos consiste no dever de obedecer, respeitar e honrar a seus pais (Ef 6.1; Ex 20.12). Ouvir as instruções de seus pais é um dos propósitos do Senhor para os filhos (Pv 1.8,9).

APLICAÇÃO PESSOAL

A família é o resultado de uma aliança de amor e vida entre mari­do, mulher e filhos, sob a benção de Deus. E semelhante a aliança que Jesus Cristo tem com a igreja, com a finalidade de mantê-la gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5.27).

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1) Como se inicia uma família, segundo o padrão divino? R. Um homem, uma mulher e Deus
2) Qual o propósito imutável de Deus para a família? R. Frutificar, multiplicar e encher a terra.
3) Qual o compromisso de Deus com a família? R. Salvação.

VOCABULARIO

Sujeição: Submeter-se, colocar o outro em primeiro lugar, dar ao outro a proeminência.

Corrupção: Tomar-se podre.

Restauração: Reparar, recuperar o que está quebrado em parte.

Imutável: algo que nao muda ou sofre variação.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: