Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar que Deus sabe tudo pela Sua onisciência.
Falar que Deus está em todo lugar pela Sua onipresença.
Ensinar que Deus tem todo o poder pela Sua onipotência.

TEXTO ÁUREO

“Senhor, tu me sondaste e me conheces.” Salmo 139.1

VERDADE APLICADA

Conhecer os atributos de Deus aumenta nossa fé, desperta para O buscarmos em todo o tempo e nos move a uma vida de adoração.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
SALMO 139

2- Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
4- Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
7- Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8- Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também;
15- Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16- Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Rs 8.27 Deus não pode ser contido por coisa alguma.

TERÇA / Jó 9.4 Deus é poderoso em forças.

QUARTA / Jó 37.23 Deus é grande em poder.

QUINTA / Sl 44.21 Deus conhece os segredos do coração.

SEXTA / Mt 28.20 Deus está conosco todos os dias.

SÁBADO / Hb 13.5 Deus nunca nos deixa, nem nos desampara.

HINOS SUGERIDOS 45, 459, 487

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore pelo agir de Deus na sua vida.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- O Deus Onisciente
2- O Deus Onipresente
3- O Deus Onipotente
Conclusão

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus não deixa dúvidas concernentes à existência de Deus e procura apresentar atributos que são exclusivos dEle. Tais revelações aumentam nossa fé, temor e interesse em conhecê-Lo cada vez mais.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente

2° Trimestre De 2021

PONTO DE PARTIDA

Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente.

1- Deus Onisciente

A expressão “onisciência” é composta por dois termos: “omni” – tudo ou toda; e, “scire” – saber, conforme Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Trata-se da designação de uma das qualidades da natureza de Deus – seu “conhecimento ilimitado”. Deus possui o conhecimento perfeito e absoluto.

1.1. Deus sabe todas as coisas.

E não há criatura alguma encoberta diante dele. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas [Hb 4.13; Mt 6.8]. “O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens!” [Pv 15.11]. A onisciência faz Deus ouvir e entender as nossas orações feitas só com gemidos, com lágrimas e em pensamentos, ou ainda, quando não se consegue expressar nenhuma palavra. A onisciência faz Deus saber a intenção do nosso coração [Mt 5.28; Rm 8.27]. Porque Ele examina, perscruta se somos verdadeiros adoradores, se a nossa espiritualidade é real, ou ainda, quando pedimos perdão, se há contrição e quebrantamento de coração [Sl 51.17].

Subsídio do Professor: Deus vê tudo, até mesmo os segredos mais escondidos de nossos corações [Pv 15.3]. Não se pode mentir a Deus, porque Ele conhece o nosso coração, sonda e perscruta, sabe todos os nossos pensamentos e todas as palavras que vão ser pronunciadas pela nossa boca [Sl 139.1-4]. Ainda antes de ser formado no ventre de nossa mãe, Ele já nos conhecia [Sl 139.15-16]. Conforme o hino cantado por Daniel e Samuel: “Ele ouve as orações que a gente faz, sem confundir uma voz, toda forma de linguagem ou dialeto Ele sabe interpretar. Ele sabe quantas veias tem dentro de um coração. Conta os fios de cabelo que a humanidade tem. Tem nossas impressões digitais e conhece todos nós”.

1.2. Deus possui todo o conhecimento.

Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada lhe pega de surpresa. Ele conhece o antes e o depois, pois Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim [Ap 1.8]. O Seu conhecimento não tem limite [Sl 147.5]. Antes que os montes nascessem, ou que formasses a terra e o mundo, de eternidade em eternidade Ele é Deus [Sl 90.2]. Deus entende todas as coisas e tem toda sabedoria, Ele conhece cada detalhe da sua criação [Jr 10.12]. Nós não entendemos o agir de Deus, pensamos até que Ele não está agindo, mas Ele trabalha em silêncio. Nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem).

Subsídio do Professor: Ninguém é mais sábio do que Deus: “Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” [Rm 11.34-36]. Deus sabe quantas estrelas têm no céu e chama cada uma pelo nome. Conforme o hino cantado por Daniel e Samuel: “Ele sabe tudo sobre o universo, tudo que existe no ar. Sabe exatamente quantos litros d’água tem nos rios e no mar. Sabe quantas vidas tem na natureza. Quantas flores têm nos bosques e jardins. Sabe onde nasce o vento e conhece onde ele vai ter fim. Ele também sabe os metros e centímetros entre terra e o céu”.

1.3. Nada passa despercebido aos olhos de Deus.

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons [Pv 15.3]. Não há nada desconhecido. Deus sabe todas as coisas que podem ser conhecidas e nada há que Ele não saiba explicar, Ele presencia tudo e nada o surpreende ou lhe pega de surpresa. Nada há que se esconda diante da Sua onisciência [Mt 10.29-30; Sl 101.6]. Nada há escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. As pessoas se enganam, mentem, cometem injustiças e fazem maldades pensando que ficarão impunes, mas se esquecem que existe um Deus que tudo vê e tudo cobrará, nada passará oculto aos Seus olhos [1Pe 3.12].

Subsídio do Professor: Os olhos de Deus são misteriosos, pois enxergam fora do nosso alcance e conhecimento [Sl 139.15-16; Mc 4.22]. O apóstolo Paulo fala a Timóteo que os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juízo; serão descobertos aqui na terra e muitos ficarão sabendo. Ao passo que os de outros, manifestam-se só no juízo e Deus sabe de tudo e tem tudo anotado [1Tm 5.24-25]. Nós estamos sendo fotografados e filmados 24 horas por dia, para no juízo final ser revelado e julgado.

EU ENSINEI QUE:

Deus possui todo o conhecimento, toda a ciência, toda a sabedoria.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente

2- O Deus Onipresente

Aquele que está presente em toda parte ao mesmo tempo. Deus não está sujeito às limitações do ser humano, o ser humano é finito e só vai aonde consegue ir fisicamente. Deus vai além dos limites dos seres humanos. Myer Pearlman: “Imensidade é a presença de Deus em relação ao espaço, enquanto onipresença é sua presença em relação às criaturas”.

2.1. Deus é Espírito e não há barreiras para O conter.

Deus é Espírito [Jo 4.24]. É imaterial, e, portanto, não pode ser visto pelos olhos físicos, e nem pode ser representado. Deus só pode ser compreendido espiritualmente [1Co 2.14-15]. A locomoção de Deus não está limitada, Ele tem livre acesso até no infinito. Significa que Deus é infinito e está presente em todo tempo e em todo espaço, ninguém pode se esconder da Sua face. A presença de Deus está no lugar ou situação que houver necessidade. Deus não precisa se dividir nem se multiplicar. Em toda a criação onde quer que exista alguma coisa que dependa de Deus (tudo depende dEle), lá está Ele presente em toda a sua personalidade. Não há como fugir de Sua presença [Sl 139.7; Jr 23.24].

Subsídio do Professor: Deus não está limitado a ficar só no seu trono ou em algum lugar fixo, ou se Ele estiver em um lugar Ele não possa estar em outro. Ele pode estar em dois ou mais infinitos lugares ao mesmo tempo.

2.2. Ninguém pode se esconder de Deus.

É impossível fugir de Deus, não existe lugar algum onde Deus não vai ou possa entrar para ver o que está acontecendo. Pois pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus não tem limites no tempo e no espaço. “Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor.” [Jr 23.23-24]. É importante lembrarmos que o Senhor Deus, em Sua soberania e onipresença, não está em todos os lugares com o mesmo propósito, como, por exemplo no céu e na terra. Não significa que se relaciona em todos os lugares no mesmo sentido.

Subsídio do Professor: Deus é transcendente: além dos limites cosmológicos, além dos limites humanos, superioridade. Está nas profundezas, está ao nosso nível e está nas alturas. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” [Fp 2.10]. “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” [Dn 2.22]. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” [Hb 4.13].

2.3. Deus está presente em todos os lugares.

Não adianta mudar de cidade, de estado ou de país para fugir de Deus. Não adianta pecar aqui e tomar um destino qualquer, pensando que Deus não está lá. Podemos esconder dos homens as nossas mazelas, mas não as escondemos de Deus. Não nos enganemos: Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem semear, isso também ceifará [Gl 6.7].

Subsídio do Professor: Tony Evans (Deus é Tremendo – Ed. Vida), em seu comentário sobre a onipresença de Deus, afirma: “Deus está intimamente envolvido com a criação: a) Grande demais para se evitar [Sl 139.7-12]; b) Perto demais para se ignorar [At 17.28]; c) Interessado demais para nos ignorar. A onipresença de Deus traz benefícios especiais: a) orientação [Gn 28 – a fuga de Jacó]; b) vitória na tentação [1Co 10.13]; c) provisão nas necessidades [Hb 13.5]; d) libertação da ansiedade [2Rs 6.8-17]”.

EU ENSINEI QUE:

Deus está presente em toda parte ao mesmo tempo. Deus não está sujeito às limitações do ser humano.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente

3- O Deus Onipotente

Aquele que pode todas as coisas, de forma completa e plena. “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” [Mt 19.26]. Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.

3.1. Deus tem todo o poder no céu e na terra.

Deus tem todo poder, tudo está na palma das Suas mãos, não há nada que Ele não possa fazer! Seu poder é total e não existe poder algum que possa se comparar com Ele [Gn 17.1]. Deus tem liberdade e poder para fazer tudo que esteja em harmonia com sua natureza. Ele tira a vida e dá a vida. Ele ressuscita morto em estado de decomposição. Ele dá filho a mulher de noventa anos e homem de cem. Ele abre o mar. Ele faz o fogo não queimar. Ele faz leão jejuar. “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” [Rm 1.20].

Subsídio do Professor: Deus é poderoso: “Grande é o nosso Senhor e de grande poder” [Sl 147.5]. Jesus disse: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” [Mt 28.18]. Poder para criar os céus e a terra, o mar e tudo que neles há [Sl 146.6]. Deus é a fonte inesgotável de todo poder. “Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus.” [Sl 62.11].

3.2. Para Deus não há impossível.

“Porque para Deus nada é impossível.” [Lc 1.37]. Deus não tem restrição no que quer e precisa fazer. “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” [Gn 18.14]. “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” [Mt 19.26]. Por ser infinito, o Senhor Deus é infinitamente poderoso para realizar todas as coisas. Deus mostra a Sua onipotência por meio do Seu poder de criar [Gn 1.1; Hb 1.3; Fp 3.20-21]. O poder está em Suas palavras [Gn 1.3-6]. “Ainda antes que houvesse dia, eu sou (…) operando eu, quem impedirá?” [Is 43.13].

Subsídio do Professor: Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “O poder de Deus está relacionado com o seu propósito, com a sua natureza e com a sua essência. Por meio deste ilimitado poder, pela sua Palavra, o Senhor criou o Universo e sustenta todas as coisas. As Escrituras ensinam “que Deus não pode mentir” [Tt 1.2]. Deve isso ser interpretado como limite de seu poder? Não, pois essa passagem enfatiza o imutável caráter de Deus, haja vista ser Ele “a verdade”.”

3.3. Privilégio de poder estar à sombra do Onipotente.

É nos dada a bênção de estar à sombra do Onipotente, desde que habitemos no esconderijo do Altíssimo [Sl 91.1]. Este salmo expressa a segurança daqueles que confiam plenamente em Deus. Daqueles que se refugiam em Deus. Estar debaixo da proteção de Deus em tempos de perigo espiritual e físico, ter o conforto de quem tem o poder para enfrentar e destruir todo e qualquer inimigo. Paulo descreve aos efésios essa maravilha de declaração dada aos que habitam à sombra do Onipotente: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” [Ef 3.20].

Subsídio do Professor: Bíblia de Estudo Pentecostal: “Este salmo proporciona segurança aos filhos de Deus, aqueles que se colocam sob a vontade e a proteção do Onipotente e que diariamente buscam habitar na sua presença”. Quem está arraigado em Deus e na Sua Palavra, fazendo dEle a sua habitação, terá paz interior e livramento em tempos de perigo e crises.

EU ENSINEI QUE:

Deus pode todas as coisas, de forma completa e plena. Não há tarefa que seja difícil para Deus.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente

CONCLUSÃO

O intelecto humano é pouco para alcançar o entendimento pleno dos atributos onisciência, onipresença e onipotência de Deus. Mesmo Deus tendo todos esses atributos, Ele decidiu se revelar ao ser humano e com ele se relacionar.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 12: O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente