Lição 04: Espírito Santo, O Consolador | 3° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 04: Espírito Santo, O Consolador

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Nas lições anteriores, vimos o quanto Deus se interessa pela redenção da humanidade. Na última lição, vimos que Cristo amou a cada pessoa, de tal maneira que se humilhou e se tornou um homem, morrendo e ressuscitando para a nossa salvação. E agora, quando voltamos a nossa atenção para o Espírito Santo, podemos observar esse mesmo amor pelo homem, bem como as mesmas admiráveis qualidades de personalidade. Precisamos concentrar a nossa atenção no pleno impacto da pessoa e da obra do Espírito, o significado e propósito do Seu ministério na Igreja, ontem e hoje. Precisamos também desenvolver um firme relacionamento espiritual com Ele, de modo que isso transborde em favor de outras pessoas (2Co 3.18).

PALAVRAS-CHAVE

Deidade • Personalidade • Mundo

OBJETIVOS

Apresentar evidências da deidade do Espírito Santo.
Explicar os elementos básicos da personalidade do Espírito Santo.
Descrever o ministério do Espírito Santo.

PARA COMEÇAR A AULA

Indague: Alguma vez já se perguntaram por que Jesus disse aos Seus seguidores: “Convém que eu va”? (Jo 16.7). Depois de ouvir suas respostas, pontue que, em Sua carne, Jesus estava limitando a natureza e forma humanas, podendo estar somente em um lugar de cada vez. Entretanto, Ele sabia que quando o Espírito Santo viesse substituí-lo, não haveria limitações quanto ao tempo em que Ele poderia ficar e quanto ao trabalho que Ele poderia realizar. Captada a atenção dos alunos, introduza o assunto, e boa aula.

LEITURA COMPLEMENTAR

Dependência do Espírito Santo
Você deve estar percebendo o quanto precisamos depender do Espírito Santo quanto a vida espiritual, à força, a visão espiritual, a eficácia no serviço, a ajuda em tempos de testes e para que cheguemos a maturidade e a vitória pessoal. Adore, pois, ao Espírito Santo. Ame a Sua presença em sua vida. Deseje crescer e desenvolver-se, tornando-se uma pessoa espiritual, conforme Ele quer que você seja. Que você sempre tenha consciência da presença dessa Pessoa, que veio viver em você. Mostre-se sensível para com a Sua voz, os Seus apelos, a Sua correção e as Suas admoes­tações. Que cada pensamento, conversa e ato seu, reflitam a consciência que você tem da posição de liderança que Ele exerce em sua vida. Então o seu caminho tornar-se-á espiritualmente próspero e a sua vida cristã será verdadeiramente bem-sucedida. Livro: “Doutrinas Fundamentais da Bíblia” (ICI, São Paulo, 2013, pg. 93).

TEXTO ÁUREO

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador ,a fim de que esteja para sempre convosco.” Jo 14.16

VERDADE PRÁTICA

O Espírito Santo foi enviado pelo Pai para ser o nosso Consolador

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Mt 28.19 O Espírito Santo é Deus.
Terça – Jo 16.14 O Espírito Santo é uma pessoa.
Quarta – Ef 4.30 O Espírito Santo pode ser entristecido.
Quinta – Is 44.3 O Espírito Santo é revelado em símbolos.
Sexta – Jo 16.9 O Espírito Santo convence do pecado.
Sábado – GI 5.22 O Espírito Santo gera o caráter cristão
Hinos da Harpa: 100 – 122 – 38

LEITURA BÍBLICA

João 14.16-19
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.

ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR
INTRODUÇÃO
I- A DEIDADE DO ESPÍRITO

1- Trindade 1Jo 5.7
2- Associações Gn 1.26
3- Reconhecimento 2Co 3.17,18
II- PERSONALIDADE DO ESPÍRITO
1- Personalidade Rm 8.27
2- Atos Pessoais 2Pe 1.21
3- Nomes Pessoais Jo 14.16
4- Tratamento Pessoal At 5.9
III- O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO
1- No Mundo Jo 16.8-11
2- No Crente Jo 3.3
3- Na igreja Jo 7.38,39
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

A pessoa do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, está presente em toda a história humana, desde a Criação. Ele tem um papel insubstituível em nossas vidas. Ele veio residir em nós para conferir­-nos orientação pessoal, comunhão, consolo e suprir todas as nossas necessidades espirituais.

I- A DEIDADE DO ESPÍRITO

1- Trindade. As três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são iguais em poder, glória, majestade, eternidade, santidade e amor (1Jo 5.7). Por isso, nós cremos que o Espírito Santo é o verdadeiro Deus, possuidor das características distintas da personalidade divina:
a) Eterno: Significa “duração infinita, aquilo que não tem começo, nem fim e nem qualquer limitação”. Essa, pois, é uma das características de Deus (Hb 9.14).
b) Onipresente: Ele está presente em toda parte (SI 139.7-10).
c) Onisciente: Ele sabe tudo (1 Co 2.11). Aquele que sabe quais são os pensamentos de Deus, também conhece a vontade de Deus, e Ele nos capacita a orar de acordo com a Sua vontade (Rm 8.26,27).
d) Onipotente: Ele é Todo-po­deroso. Ele tem o poder e a capacidade de realizar tudo quanto Deus quiser, sem quaisquer limitações (Lc 1.35; At 1.8).

2- Associações. O relacionamento entre o Espírito Santo e as demais Pessoas da Trindade testifica da Sua divindade:
a) Na criação do mundo, o uso de pronome plural (nós) indica a pluralidade de pessoas na Deidade. Fica implícito que todas as três Pessoas estiveram ativas na Criação (Gn 1.26).
b) Na instituição do batismo, é o reconhecimento da participação de todos os membros da Trindade na salvação do homem (Mt 28.19).
c) Na bênção apostólica, todas as pessoas divinas estão presentes e atuando na vida diária da Igreja (2Co 13.13).

3- Reconhecimento. Os apóstolos não tiveram dúvida da Sua deidade. Eles tinham a seguinte atitude:
a) Sabiam que todo pecado contra o Espírito é um pecado contra Deus (At 5.1-4).
b) Reconheceram que estamos sendo transformados na imagem de Cristo pelo Espírito, que é o Senhor (2Co 3.17,18). Esse título, nos dias apostólicos, era somente usado pelos súditos para reconhecer a divindade dos Imperadores e dos Faraós.
c) Creram que os profetas, como Isaías, falaram movidos pelo Espírito Santo (At 28.25-28; Is 6.9,10).
d) Entenderam que o Espírito atrai os homens a Cristo; Ele revela a verdade de Deus e nos guia (Jo 6.44; 14.26; 16.13; Rm 8.14).
e) Dependiam do Espírito na distribuição dos dons à Igreja (1Co 12).

II- PERSONALIDADE DO ESPÍRITO

1- Personalidade. Há três componentes essenciais na personalidade: O intelecto (a capacidade de pensar); A sensibilidade (a capacidade de sentir); e a vontade (a capacidade de tomar decisões). A Bíblia nos ensina com clareza sobre a personalidade do Espírito Santo.
Ele possui as qualidades essenciais da personalidade:
a) Ele tem mente, portanto, faculdade intelectual (Rm 8.27).
b) Ele é sensível, refere-se à capacidade do Espírito de sentir nesse caso, sentir amor, em sua capacidade de exprimir sentimentos (Rm 15.30).
c) Ele possui a faculdade da vontade, ao distribuir dons espirituais, segundo a sua vontade (1Co 12.11).

2- Atos Pessoais. As atividades pessoais do Espírito confere um entendimento mais completo sobre a Sua personalidade, a saber:
a) O Espírito Santo revela, motiva e capacita (2Pe 1.21).
b) Sonda mente e coração (1Co 2.10).
c) Fala e chama pessoas ao serviço (At 13.2; Ap 2.7).
d) Testifica sobre Jesus (Jo 15.26).
e) Dirige Seu povo no serviço, geralmente proibindo-o ou restringindo-o em alguma ação (At 16.6,7).
f) Intercede por nós (Rm 8.26).
g) Ensina (Jo 14.26).
h) Guia (Jo 16.13).
i) Glorifica a Cristo (Jo 16.14).
j) Regenera-nos (Jo 3.5).

3- Nomes Pessoais. A diversidade de nomes atribuídos ao Espírito Santo ensina os diferentes aspectos de Sua natureza e de Seu trabalho.
Vejamos alguns:
a) Consolador ou Conselheiro: Jesus revelou aos Seus discípulos que na Sua ausência o Espírito iria ajuda­-los e lidera-los. (Jo 14.16,26; 15.26; 16.13-15). Ele foi enviado para tomar o lugar de Jesus e levar avante o Seu ministério como o outro Conselheiro. Isso exigia uma personalidade discernidora, sensível, capaz de agir em lugar do Filho de Deus.
b) Espírito da verdade. Ele explica, revela e interpreta a natureza e a vontade de Jesus aos homens (Jo 14.17).
c) Espírito de vida (Rm 8.2);
d) Espírito de graça (Hb 10.29).
e) Espírito de adoção (Rm 8.15; GI 4.5-7).
f) Espírito da promessa (At 1.5).
g) Espírito da santidade (Rm 1.4).
h) Advogado (1Jo 2.1).

4- Tratamento Pessoal. Uma mera força impessoal não pode ser tratada como uma pessoa e nem seria capaz de ter atitudes próprias de uma pessoa. O fato de o Espírito Santo ser alvo de tratamento pessoal aponta para a Sua personalidade. O Espírito pode ser:
a) Tentado e submetido a teste (At 5.9).
b) Entristecido (Ef 4.30).
c) Alvo de mentira (At 5.3).
d) Blasfemado ou difamado (Mt 12.31,32).
e) Resistido (At 7.51).
f) Insultado (Hb 10.29).

III- O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

O ministério do Espírito é difícil de ser compreendido pela mente humana finita em razão de ser, em geral, invisível, discreto e para a glória do Pai e de Cristo.

1- No Mundo. O Espírito está ativo no mundo (Jo 16.8-11). Vejamos as razões:
a) Convence os homens dos seus pecados por não confiarem em Cristo. A incredulidade é o maior de todos os pecados (Hb 11.6).
b) Convence da Justiça, ao revelar aos homens a retidão do Senhor Jesus Cristo e a falta de retidão dos pecadores. Ele relembra aos homens que o triunfo de Jesus sobre o pecado, na cruz, declara os peca­dores com a justos diante de Deus, tornando-os justos através da Fé em Cristo.
c) Convence do Juízo, ou seja, convence os incrédulos do julgamento, mostrando-lhes a relação entre a morte e a ressurreição e o julgamento do mundo. Ele venceu Satanás e o condenou à morte eterna. Assim, a cruz tem dois significados: primeiro, o pagamento da penalidade imposta ao pecado; segundo, a expiação de todos aqueles que aceitam esse pagamento como o cancelamento do poder do pecado e de Satanás (Cl 2.13-15).

2- No Crente. O ministério do Espírito aos crentes pode ser visto em duas categorias:
a) Sua ajuda. Tornamo-nos novas criaturas mediante a atuação do Espírito e, a partir daí, nossa vida deve ser guiada e controlada por Ele (Jo 3.3; Tt 3.5; Rm 8.5-14). Não existe vida cristã sem a presença real do Espírito em nossos corações (GI 5.22).
b) Seu batismo. E o “revesti­mento de poder” necessário para realizarmos a obra de Deus (Lc 24.49). Ele nos deu a missão de levar as boas novas a todas as pessoas, e também nos deu o poder do Espírito para cumpri-la (At 1.5,8). E a unção para vencermos as circunstâncias, as pessoas e os espíritos malignos que procuram impedir­-nos. Esta bênção está disponível a todos pela fé (Jl 2.28; At 2.39). A evidência inicial do recebimento do batismo no Espírito e o falar em outras línguas (At 2.4).

3- Na igreja. É evidente o ministério do Espírito no corpo místico de Cristo, na Igreja Local ou na Geral. No Antigo Testamento, o povo de Deus se beneficiou com o Seu ministério, quando Ele ungia pessoas selecionadas para algum serviço especial. Porém, no Novo Testamento, esse ministério é ainda mais evidente, porque é contínuo e não se limita a um grupo específico de crentes (Jo 7.38,39; 14.17). Os crentes podem contar com a presença permanente do Espírito neles, que os capacita a viverem vidas santas e servirem a Deus. Ele reside na igreja dirigindo suas atividades coletivas, dando sabedoria e coragem para defender a fé, liderança para di­rigir a Igreja, visão e inspira o para cumprir a Grande Comissão e a fazer vontade de Deus na face da terra (At 13.2; 16.6,7; 15.28,29).

APLICAÇÃO PESSOAL

O Espírito é o nosso Conso­lador enviado por Jesus, para habitar para sempre em nós. Viver em comunhão com Ele é uma prioridade insubstituível, pois somente “cheios do Espírito Santo” somos vencedores e demonstramos ao mundo que pertencemos a Deus.

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

VERSÍCULOSÍMBOLODESCRIÇÃO
Mateus 3.11FogoO Fogo queima as impurezas.
Mateus 3.16PombaA pomba representa a mansidão.
1 Reis 19.16 1 João 2.20Azeite da Unção pelo Espírito SantoReis e profetas, no Antigo Testamento, eram ungidos com azeite, em sinal de aprovação do Senhor ao serviço deles.
Lucas 11.13DomO Espírito Santo é o dom do Pai para nós
João 7.37-39Rios de água vivaO Espírito Santo nos enche até transbordar com nova vida
2 Coríntios 1.22Efésios 1.13,14Selo ou depósitoO Espírito Santo nos é dado como garantia de nossa vida eterna como Pai
João 20.22Ezequiel 37.9,14Sopro
Vento
O Espírito Santo é o sopro de Deus que nos dá vida.

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1) Cite uma evidência da divindade do Espírito Santo. R. Ele é integrante da Trindade Divina.
2) O Espírito Santo, sendo uma pessoa divina é afetado pelos nossos pecados e falhas? Porque? R. Sim. Nossos pecados entristecem o Espírito.
3) Qual o nome dado por Jesus ao Espírito Santo ao prometer que os discípulos não ficariam sozinhos na terra? R. Consolador.

VOCABUL.ARIO

Deidade: Divindade, relativo a Deus.
Trindade: Na doutrina cristã, dogma da união de três pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) em um só Deus.
Personalidade: Caráter ou qualidade do que é pessoal; o que determina a individualidade duma pessoa moral.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 04: Espírito Santo, O Consolador