Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | EBD Betel Adultos | 3° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11.1

VERDADE APLICADA

A fé é o ingrediente principal da vida cristã. Sem ela, tudo é natural e comum, e não temos como agradar a Deus.

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Descrever a importância de ter intimidade com Deus.

Ensinar como a fé pode trazer êxito em nossas vidas.

Mostrar as características dos heróis da fé.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

HEBREUS 11

3. Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

4. Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.

6. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Gn 5.21-24 Enoque, um homem que andou com Deus.

TERÇA / Gn 6.22 Noé, homem obediente a Deus.

QUARTA / Gn 12.1 Abraão, obediente ao chamado de Deus.

QUINTA / Dn 3.23-28 Amigos de Daniel, homens fiéis a Deus.

SEXTA / At 5.29 O mais importante é obedecer a Deus.

SÁBADO / Rm 4.17-22 Abraão, homem que não enfraqueceu na fé.

HINOS SUGERIDOS 131, 186, 577

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que os cristãos sejam mais sensíveis à voz de Deus.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1. Homens de fé

2. Mulheres de fé

3. Características dos heróis da fé

Conclusão

INTRODUÇÃO

Várias histórias de homens e mulheres que foram movidos por uma fé inabalável estão registradas nas Escrituras. São exemplos e testemunhos para nós de que, pela fé bíblica e cristocêntrica, é possível triunfarmos sobre as batalhas da vida [Hb 11.33].

PONTO DE PARTIDA

Sem fé é impossível agradar a Deus.

1. Homens de Fé

A galeria dos heróis da fé descrita no capítulo onze da epístola aos Hebreus é fascinante. Ela nos apresenta pessoas comuns que, por causa da sua fé em Deus, realizaram feitos extraordinários. Vejamos alguns exemplos:

1.1. Enoque, o homem que andou com Deus. A história de Enoque é um grande exemplo de que é possível andar com Deus, mesmo vivendo no meio de uma geração corrompida e perversa [Fp 2.15]. Não existe segredo, uma fórmula mágica. A fé em Deus cresce à medida que se tem comunhão com Ele. Devemos ter desejo de Lhe agradar e o zelo de buscá-Lo. Orar, meditar e obedecer à Palavra de Deus nos ajuda a andar com Deus. Assim como Elias, Enoque teve o privilégio de ser trasladado [Hb 11.5]. Ele escapou da morte. O relato sobre Enoque nos aponta para uma fé que vai além de somente acreditar – move a pessoa a uma íntima e diária comunhão com Deus.

Subsídio do Professor: Fritz Laubach (Comentário Bíblico Esperança): “Duas vezes declara-se na narrativa sobre Enoque, em Gênesis 5.21-24: “Andou Enoque com Deus (v. 22). Aqui o apóstolo explica o que isto significa: Enoque viveu na fé, e esta fé constituiu a premissa para o seu arrebatamento. Neste ponto, fica evidente outra vez que na fé não se trata de um ato da razão humana (…). Crer significa viver com Deus. É nesta vida com Deus que reside o “agradar a Deus” (…). A fé e o testemunho de Enoque antes de seu arrebatamento tornam-se, deste modo, indicação das premissas decisivas para o arrebatamento da igreja. Somente pessoas que vivem na fé com Deus e exercem fielmente o serviço como suas testemunhas participarão do arrebatamento.”

1.2. Noé, herdeiro da justiça. Em uma época marcada pela multiplicação da maldade e corrupção [Gn 6.5], Noé achou graça aos olhos do Senhor [Gn 6.8], pois era justo e reto em suas gerações [Gn 6.9]. Que grande desafio deve ter sido a construção de uma enorme arca (segundo a Bíblia de Estudo NAA, com medidas em torno de 140m de comprimento, 23m de largura e 14m de altura) – Gn 6.13-21. Pela fé, Noé agiu de acordo com o que Deus havia lhe dito [Gn 6.22; Hb 11.7]. Ele não se deixou dissuadir pela zombaria e incredulidade das pessoas. Que possamos aprender com seu exemplo, pois, ao ouvir o alerta de Deus, seu coração foi movido de temor. Sua fé estabeleceu uma linha divisória entre a maldade do mundo descrente e a justiça de Deus. O resultado foi a salvação de toda a sua família [Gn 7.7].

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Beacon: “Pela fé Noé (…) preparou a arca [Gn 6.8-9, 13-22; 7.1]. No entanto, a iniciativa não foi humana, mas divina: divinamente avisado. O nome de Deus não é citado, mas inferido pelo particípio, kramatistheis, “tendo sido divinamente avisado e advertido” (cf. 8.5). Temeu indica a motivação interior. De que maneira a fé é compatível com o temor? Simplesmente, pelo fato de que o temor foi gerado pela sua confiança implícita na Palavra de Deus. (…) O resultado da sua fé-ação foi a salvação da sua família. Quando o homem crê em Deus e age de acordo, obtém a salvação, tanto física quanto espiritual, na vida dos outros.”

1.3. Abraão, o amigo de Deus. No presente tópico serão enfatizados três momentos na história do patriarca Abraão: seu chamado [Gn 12]; renovação da aliança [Gn 15]; e provação da sua fé [Gn 22]. Podemos aprender bastante com a fé vivida por Abraão. Pela fé, ele disse “sim” ao chamado de Deus [Hb 11.8]. Ele deixou casa e parentela em obediência à promessa de Deus. Apesar da idade avançada, creu que Deus era poderoso para cumprir Suas promessas [Rm 4.17-22]. Sua intimidade com Deus chegou ao ponto de Abraão ser chamado de amigo de Deus [2Cr 20.7; Is 41.8]. Por isso, é importante entender que a nossa comunhão com Deus independe das dificuldades e desalentos da caminhada.

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Beacon: “Atuar pela fé, realizando grandes coisas para Deus, sempre é uma simples questão de obediência, em que Deus toma a iniciativa. Mas a fé deve ser forte o suficiente para obedecer mesmo quando Deus mantém em segredo alguns detalhes que gostaríamos de saber. Abraão não sabia para onde estava indo. Ele conhecia apenas a direção. Nenhum mapa topográfico foi-lhe apresentado, somente a promessa: “Eu te mostrarei” [Gn 12.1]. Algumas pessoas nunca alcançam nada para Deus porque não querem obedecer a um passo por vez; elas querem muita informação adiantada. Elas querem eliminar da obediência todo mistério, incerteza e risco aparente. Mas isto também significaria a eliminação da própria fé.”

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical

EU ENSINEI QUE:

A galeria dos heróis da fé descrita no capítulo onze da epístola aos Hebreus nos apresenta pessoas comuns que, por causa da sua fé em Deus, realizaram feitos extraordinários.

2. Mulheres de Fé

A Palavra de Deus também relata a história de mulheres que, por causa da sua fé em Deus, venceram grandes obstáculos. São exemplos que inspiram e nos motivam a prosseguir na jornada da vida.

2.1. Sara, humana e amável. Sara destaca-se como heroína da fé, porque, apesar dos desafios e dificuldades que enfrentou, depositou a sua confiança em Deus [Hb 11.11]. A Palavra de Deus destaca o respeito de Sara pelo seu marido, Abraão [1Pe 3.6]. Ela o acompanhou, quando ele seguiu o chamado de Deus para ir a um lugar desconhecido. Ela demonstrou toda a sua humanidade ao duvidar [Gn 18.12], quando o anjo lhe falou que teria um filho, mas também se alegrou muitíssimo [Gn 21.6], quando o Senhor lhe mostrou que para Ele nada é impossível [Gn 18.14]. Mesmo sendo bem idosa, ela creu que quem fez a promessa seria capaz de cumpri-la. Sara é uma prova de que Deus transforma a esterilidade em fertilidade, pois Ele é Soberano!

Subsídio do Professor: Donald Guthrie (Comentário Vida Nova): “Era necessário uma mulher de fé para ser a esposa de um crente tão destacado quanto Abraão. Ela também tinha de chegar à mesma convicção que seu marido, de que o Deus que prometera cumpriria a Sua palavra (…). Em todas as crises espirituais é mais fácil duvidar do que crer, e Sara deve ser parabenizada por sua disposição de alterar sua abordagem e dar lugar ao desenvolvimento da sua fé.”

2.2. Joquebede, uma mulher guerreira. Embora seus nomes não estejam escritos, Hebreus 11.23 destaca a fé dos pais de Moisés, pois não desanimaram diante do mandamento do rei, mas, com esperança, fizeram o que podiam crendo no Senhor. Não foi fácil desafiar o decreto do Faraó [Êx 1.16, 22], muito menos esconder um recém-nascido por três meses, mas Joquebede e Anrão creram em Deus, que é poderoso para prover livramento. Ao colocar Moisés em uma arca no rio, Joquebede creu que a providência de Deus traria socorro ao seu filho. O Senhor cuidou do menino de tal maneira que deu condições à mãe de criá-lo [Êx 2.7-9]. Aprendemos, então, que precisamos confiar na providência de Deus para a nossa família e que é responsabilidade dos pais criar os filhos nos caminhos do Senhor [Pv 22.6]

Subsídio do Professor: Donald Guthrie (Comentário Vida Nova): “A primeira evidência da fé foi exercitada pelos pais de Moisés, em prol dele. Em Êxodo 2 há a descrição de como a criança foi ocultada durante três meses, e ali é contado que Moisés, durante aquele período, foi colocado no Nilo num cesto de vime calafetado com betume e piche. Tendo em vista o decreto do rei que condenou à morte os filhos dos hebreus, esta fé era corajosa. Confiaram em Deus para efetuar a libertação.”

2.3. Raabe, uma mulher temente a Deus. Antes de conquistar Jericó, Josué, líder de Israel, enviou secretamente dois espiões até a cidade [Js 2.1]. Lá, eles foram acolhidos pela prostituta Raabe. Descobriram logo que ela era uma mulher temente a Deus [Js 2.9-11]. Em troca da sua ajuda aos espias, ela pediu proteção para toda a sua família [Js 2.12-14]. Sua fé em Deus salvou toda a sua casa da destruição iminente. Após a conquista de Jericó, ela passou a fazer parte do povo de Deus e entrou para a genealogia de Jesus [Js 6.25; Mt 1.5]. Raabe é uma prova de que a salvação alcança a todos [Jo 1.12], sem distinção.

Subsídio do Professor: Fritz Laubach (Comentário Bíblico Esperança) sobre Raabe: “De acordo com o próprio testemunho dos espias enviados por Josué [Js 2.1-21], seu povo conhecia a história recente dos israelitas, e por causa disso o seu coração ficou paralisado de medo. O que no seu medo foi transformado em fé? 1) Ela percebeu o plano de Deus; 2) ela aceitou o plano de Deus e se ajustou a ele; 3) ela agiu de acordo com a sua nova lealdade, mesmo arriscando a própria vida; 4) ela reuniu sua família e amarrou o cordão de fio de escarlate [Js 2.18; 6.25]”. Donald Guthrie (Comentário Vida Nova): “A fé frequentemente requer a convicção de que Deus pode realizar o que parece impossível”.

EU ENSINEI QUE:

A Palavra de Deus também relata a história de mulheres que, por causa da sua fé em Deus, venceram grandes obstáculos. São exemplos que inspiram e nos motivam a prosseguir na jornada da vida.

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical

3. Características dos Heróis da Fé

Esses homens e mulheres triunfaram pela fé. Ela os impulsionou a viverem grandes livramentos e a presenciarem a realização de verdadeiros milagres. Vejamos algumas características dessa fé que nos faz triunfar em meio às dificuldades.

3.1. Possuíam um firme fundamento. A lista majestosa de homens e mulheres que demonstraram confiança e perseverança em Deus no Antigo Testamento nos mostra que todos eles possuíam um firme fundamento: a fé [Hb 11.1]. Precisamos entender que, sem uma base sólida [Mt 7.24-25], somos como folhas ao vento, isto é, levados para qualquer direção. O cristão precisa estar firmado em Cristo e Sua Palavra. A fé nos faz crer sem ver, por isso a Palavra de Deus nos afirma que somos bem-aventurados [Jo 20.29].

Subsídio do Professor: Craig Keener (Comentário Histórico-Cultural da Bíblia): “Depois de definir fé em 11.1 e introduzir sua tese em 11.2, o autor apresenta um panorama da história bíblica para dar exemplos de fé. Conforme a definição deste capítulo, fé é a certeza das promessas futuras de Deus, uma certeza que capacita a pessoa a perseverar [Hb 10.32-39].”

3.2. Agradaram a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus [Hb 11.6]. Todos esses homens e mulheres optaram por agradar a Deus. A alegria deles não estava neste mundo, mas, sim, na pátria celestial [Hb 11.13-16], isto é, em estar perto de Deus. Eles desejavam a Deus mais do que qualquer outra coisa na vida. Moisés, por exemplo, rejeitou os tesouros do Egito pelo vitupério de Cristo [Hb 11.26]. A fé em Deus nos faz recusar a aprovação do mundo e a buscar somente a de Deus, confiando apenas naquilo que Ele disse [Sl 37.5].

Subsídio do Professor: Donald Guthrie (Comentário Vida Nova) sobre Hebreus 11.6: “A referência à fé de Enoque é justificada pelo comentário: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus. o relacionamento entre o homem e Deus é edificado numa confiança mútua, e a comunhão verdadeira não pode existir sem ela”. Fritz Laubach (Comentário Bíblico Esperança): “Se Enoque não continuasse crendo, ele não teria recebido a certeza contínua de que estava agradando a Deus. Esta é uma lei simples, mas inescapável do Reino. Deus deve ter súditos que confiam nEle como Deus – e isto inclui sua sabedoria, sua bondade e seu poder. Duvidar é difamar. Confiar é honrar. Todos os outros tributos são insultos se o tributo da fé está faltando. Não somos guardados pelo sentimento, mas pela fé, porque somente ao crermos em Deus podemos agradar-lhe”.

3.3. Perseveraram até o fim. O escritor aos Hebreus assinala que eles tiraram força da fraqueza [Hb 11.34]. É isso que acontece quando colocamos a nossa fé em Deus. Esses homens encontraram uma saída em meio às dificuldades, reprogramaram suas vidas, avançaram com forças renovadas [Jl 3.10b]. Se entregar à fraqueza é ser conduzido ao desânimo e a única maneira de ser vitorioso é aprender a depender de Deus em tudo o que fazemos. É agradável ao Senhor Deus quando Seus servos demonstram humildade seguida de quebrantamento. O poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza [2Co 12.9].

Subsídio do Professor: Donald Guthrie (Comentário Vida Nova): “Da fraqueza tiraram força. À primeira vista, parece um paradoxo, mas alguns casos podem ser lembrados, como, por exemplo, o de Ezequias [Is 38], ou, talvez mais vividamente, o caso trágico de Sansão. Seu último ato desesperado foi considerado um ato de fé. Um exemplo neotestamentário pode ser visto na revelação feita ao apóstolo Paulo de que a força se amadurece na fraqueza [2Co 12.9].”

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical

EU ENSINEI QUE:

Os heróis da fé foram homens e mulheres que triunfaram pela fé. Ela os impulsionou a viverem grandes livramentos e a presenciarem a realização de verdadeiros milagres.

CONCLUSÃO

Os heróis da fé foram pessoas que tomaram uma importante decisão: agradar a Deus! Ainda hoje, diante das circunstâncias que nos rodeiam, é possível assumir essa mesma postura, sempre olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 13: Aprendendo com os Heróis da Fé | Escola Biblica Dominical