Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar a soberania de Deus.
Destacar a imutabilidade de Deus.
Falar sobre a eternidade de Deus.

TEXTO ÁUREO

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.” Salmo 90.1

VERDADE APLICADA

A verdade acerca da soberania, imutabilidade e eternidade de Deus deve mover-nos à humildade, confiança, ao temor e a uma vida permanente de adoração ao Criador.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMOS 103
19- O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
1TIMÓTEO 6
15- A qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16- Aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
TIAGO 1
17- Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Êx 3.14-15 Eu Sou: este é o nome do Senhor eternamente.

TERÇA / Is 41.4 Deus opera desde o princípio.

QUARTA / Ez 37.26-28 Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

QUINTA / 2Pe 3.8 Um dia para o Senhor é como mil anos.

SEXTA / Ap 1.8 O Senhor é o Alfa e o Ômega, princípio e fim.

SÁBADO / Ap 11.17 O Senhor Deus é Todo-Poderoso.

HINOS SUGERIDOS: 10, 453, 527

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que conheçamos os atributos divinos e confiemos nas Suas promessas.

2° Trimestre De 2021

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- A soberania de Deus
2- A imutabilidade de Deus
3- A eternidade de Deus
Conclusão

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus

INTRODUÇÃO

A soberania de Deus é superior a todos e a tudo; a imutabilidade de Deus é livre de qualquer mudança ou desvio, e a eternidade de Deus é algo que não se conta tempo para trás nem para frente.

PONTO DE PARTIDA

Deus é soberano, imutável e eterno.

1- A Soberania de Deus

Autoridade suprema; autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder; é a capacidade de impor a vontade própria, em última instância para a realização do direito justo; qualidade máxima de poder; é una, integral e universal.

1.1. Deus é soberano e supremo sobre tudo e todos.

Mesmo havendo hierarquia, vale ressaltar que as delegações de poderes e funções nunca mudaram e jamais mudarão o Reino de Deus. Ele é o soberano que sempre foi e será o nosso Deus, o criador do mundo e de tudo que nele há [Sl 103.19]. Ele é quem governa o universo e conduz a história segundo os seus propósitos eternos [Rm 11.36]. Tudo o que acontece no universo se deriva da vontade e supremacia do Deus Todo-Poderoso. As Sagradas Escrituras não escondem a soberania absoluta de Deus: “Mas o nosso Deus está nos céus; faz tudo o que lhe apraz.” [Sl 115.3].

Subsídio do Professor: Dicionário Bíblico Unger (SBB): “Soberania de Deus – expressão que indica o governo supremo de Deus. É entendido, corretamente, não como atributo de Deus, mas como prerrogativa fundamentada nas perfeições do Ser divino. A posse da mais completa soberania representa a parte essencial de qualquer conceito adequado de Deus e é afirmada em várias passagens das Escrituras [p. ex., Sl 50.1; 66.7; 93.1; Is 40.15,17; 1Tm 6.15; Ap 11.17]. O método de governo divino, entretanto, deve ser considerado à luz da revelação especial. (…) Apesar disso, não devemos imaginar que esse fato reduz de algum modo a realidade da liberdade moral dos agentes que Deus criou e nem, em função da soberania divina, os seres humanos deixam de ser responsáveis por seu próprio destino eterno.”

1.2. Deus não pode ser nivelado a qualquer criação.

Significa que Deus controla todas as coisas, tudo está na palma das Suas mãos. Ele não é parte da Sua criação, nem a Sua criação parte dEle. Embora exista uma distinção extrema entre Deus e toda criação, Deus está presente e ativo em tudo que foi criado. A soberania de Deus transcende o nosso conhecimento, pois é sobrenatural. Deus tem o controle sobre as Suas criaturas, sobre todas as potestades deste mundo, mesmo as espirituais. Quem tem o poder sobre todas as coisas, governa tudo e não se submete a ninguém e nem pode ser comparado a ninguém.

Subsídio do Professor: Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD): “Esta expressão representa o ensino bíblico que se refere ao absoluto, irresistível, infinito e incondicional exercício da vontade própria de Deus sobre qualquer área da sua criação. Deus é aquEle que ordena todos os eventos ao longo do tempo e da eternidade. Ele também é o Criador e Mantenedor de tudo o que existe. Deus ‘faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade’ [Ef 1.11]. Não há nada que esteja excluído do campo da soberania de Deus, incluindo até mesmo os atos ímpios dos homens. Embora Deus não aprove esses atos de impiedade, Ele os permite, governa e usa para os seus próprios objetivos e glória.

A crucificação, o crime mais hediondo de todos os tempos, estava comprometida dentro dos limites ‘do determinado conselho e presciência de Deus’ [At 2.23]. O Senhor Jesus disse a Pilatos que crucificar o Filho de Deus não era uma atitude que estava dentro dos limites do poder humano, mas aquele poder só poderia vir de Deus [Jo 19.11].”

1.3. A soberana vontade de Deus não anula a responsabilidade pessoal.

A vontade soberana de Deus não passa por cima do livre-arbítrio e liberdade de escolha que Ele mesmo deu ao homem, é claro, dentro dos próprios limites humanos. Em algumas situações na vida Ele facultou e deixou o homem decidir o seu caminho na livre e espontânea vontade, só que arcará com as consequências, quando da escolha errada, e o preço a pagar será alto. Porque Ele é soberano deixa o homem agir e ponto final, ninguém pode questionar. Isso é uma decisão de Deus, Ele quis que assim fosse. Podemos destacar, então, a vontade diretiva ou revelada de Deus e a vontade permissiva de Deus. Uma não anula a outra por causa da Sua justiça.

Subsídio do Professor: Artigo na Bíblia de Estudo Defesa da Fé (CPAD) sobre a soberania divina e liberdade humana: “Deus é o governante soberano do universo e de todos os assuntos humanos, e os seres humanos são responsáveis, perante Deus, pelas escolhas morais que fazem e pelas ações que realizam. Sim, a Bíblia ensina as duas coisas, a soberania divina e a liberdade humana, e as duas coisas são verdadeiras. (…)

Consideremos um exemplo escritural em que são vistas as duas coisas – especificamente, uma lição da história de José [Gn 37-45]. (…) Assim, está claro: Ambos, Deus e os irmãos de José, foram responsáveis por mandá-lo para o Egito. Ambos, o governo soberano de Deus e os atos morais dos irmãos dele, estavam ativos. Os irmãos de José agiram visando o mal, e Deus, nos mesmos eventos, visando o bem.”

EU ENSINEI QUE:

Deus é soberano e supremo sobre tudo e todos. Ele não pode ser nivelado a qualquer criação.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

2- A Imutabilidade de Deus

Qualidade, estado ou condição do que é imutável; estabilidade; inalterabilidade; invariabilidade. A imutabilidade de Deus é Sua constância ou o fato dEle ser sempre o mesmo. Deus permanece o mesmo para todo o sempre. Amém.

2.1. Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Deus é o que sempre foi e será. Partindo do princípio que Jesus Cristo, o Filho de Deus, tem essa prerrogativa como Deus, a lógica diz que o Seu Pai também o terá [Hb 13.8]. Significa que Deus não muda jamais, tanto o Seu ser quanto as Suas perfeições não sofrem qualquer alteração. Ele não muda, de forma alguma. Os Seus propósitos e promessas são eternos. Em Deus não há mudança nem sombra de variação [Tg 1.17]. Ele é fiel e leal às Suas promessas, decretos e alianças [Ef 1.11]. As pessoas mudam, as igrejas mudam, o mundo muda, os governantes mudam, as doutrinas dos homens mudam, mas Deus continua o mesmo [Cl 2.22-23]. Passarão o céu e a terra, mas as palavras do Senhor jamais passarão [Mt 24.35].

Subsídio do Professor: Raimundo de Oliveira (Lições Bíblicas – 4º Trimestre de 1987 – CPAD): “O fato de Deus existir por si mesmo, bem como Sua eternidade, são argumentos suficientemente fortes para nos levar a meditar na sua imutabilidade. Por imutabilidade de Deus se entende aquela perfeição por meio da qual Deus não está sujeito a qualquer mudança, não somente no seu ser, mas também em Suas perfeições, propósitos e promessas [Tg 1.17]. O Dr. Mullins resume o significado da imutabilidade de Deus, como se tratando de ‘Sua auto coerência moral e pessoal, em todos os seus tratos com Suas criaturas’”. Vide: Êxodo 3.14; Salmos 102.26-27; Malaquias 3.6.

2.2. A perfeição de Deus não requer mudanças no Seu Ser, nos Seus propósitos e nas Suas promessas.

Uma das seguranças que o cristão tem é justamente a confiança nas Suas promessas, porque, se Ele prometeu, Ele não retira a Sua Palavra; isto O coloca superior aos homens que são mutáveis e volúveis nos tratos e promessas feitas. Deus não muda e nunca mudou. Salmo 33.11 diz: “O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração”. Hebreus 1.12 diz: “E, como um manto, os enrolarás, e, como um vestido, se mudarão, mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”. Em Malaquias 3.6, encontramos: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. A expressa vontade de Deus revela a soberania dos Seus planos em totalidade, onde jamais há uma possibilidade de interferência, seja humana ou não. Deus não admite que ninguém ouse mudar Seus projetos.

Subsídio do Professor: Henry Clarence Thiessen (Palestras em Teologia Sistemática – Ed. Batista Regular): “Todas as mudanças têm que ser para o melhor ou para o pior. Mas Deus não pode mudar para o melhor, pois é absolutamente perfeito; nem pode tampouco mudar para o pior, pela mesma razão. Ele é exaltado acima de todas as causas e mesmo da possibilidade de mudança. A imutabilidade de Deus se deve à: a) simplicidade da essência de Deus (enquanto o ser humano tem duas substâncias – material e imaterial, Deus só tem uma substância); b) Sua existência necessária e autossuficiente (Sua existência não é causada); c) Sua perfeição.”

2.3. Deus não mente, nem se arrepende.

Em Números 23.19, encontramos essa beleza de afirmação: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”. Deus nunca falha; nunca hesita; e nunca erra; nunca se equivoca, mas permanece inalterado para sempre, por causa da Sua própria natureza [Rm 3.4]. Deus não planeja mal. Deus não precisa se arrepender no sentido de voltar atrás em uma coisa realizada ou planejada de forma errada [Sl 110.4].

Subsídio do Professor: Ezequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “Mas ser imutável não significa imobilidade. Daí a Bíblia registrar o “arrependimento” de Deus: Gn 6.6; 1Sm 15.11,35; Jn 3.10. Deus está presente na eternidade (…) jamais será apanhado de surpresa. Entretanto, como Ser pessoal, tem emoções e reage ao pecado. Na verdade, a mudança ocorre primeiro no ser humano, como vemos em todos os episódios mencionados acima. Em função disso, o Senhor “arrepende-se”, mudando o tratamento em relação ao ser humano, conquanto a sua natureza permaneça imutável. O emprego de mais esse antropomorfismo, nas páginas sagradas, tem deixado alguns desavisados um tanto confusos, porém reafirmamos que Deus é perfeito e imutável. O arrependimento humano é mudança de mente e de coração; já o Senhor não pode mudar nem alterar a sua mente.”

EU ENSINEI QUE:

A imutabilidade de Deus é Sua constância ou o fato dEle ser sempre o mesmo. Deus permanece o mesmo para todo o sempre.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus

3- A Eternidade de Deus

Característica, atributo, qualidade do que não tem início ou fim. Duração que não tem começo nem fim, que prescinde de qualquer determinação cronológica.

3.1. O Deus eterno. Deus não tem começo, sucessão de momentos ou fim.

Quer dizer que Deus é infindável no tempo. Jó 36.26 diz: “Eis que Deus é grande, e nós o não compreendemos, e o número dos seus anos não se pode calcular”. Em Gênesis 21.33 está escrito que Abraão plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno. A Bíblia está repleta de declarações do Deus eterno. O apóstolo Paulo diz essa frase: “segundo o mandamento do Deus eterno” [Rm 16.26]. Ele é de eternidade a eternidade [Sl 90.1-2].

Subsídio do Professor: O Deus eterno sempre existiu, Ele não foi criado por ninguém, Ele não tem começo nem fim: “O teu nome, ó Senhor, permanece perpetuamente; e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração.” [Sl 135.13]; “O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações.” [Sl 145.13]; “Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o teu trono, de geração em geração.” [Lm 5.19].

3.2. O Deus imortal.

A Palavra de Deus, em 1Timóteo 1.17, diz que Deus é imortal, Ele jamais morrerá. Dicionário grego de Strong: “imortal” – “não decadente (em essência ou continuidade); incorruptível”. O apóstolo também usou esta expressão em Romanos 1.23. Paulo, escrevendo também a Timóteo, diz: “Aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” [1Tm 6.16].

Subsídio do Professor: A vida de Deus não é derivada, mas original nEle, sendo eterna e indestrutível. Ele é a origem de todas as coisas, inclusive a vida, porque Ele é a fonte da vida. A vida está nEle. John Stott (A mensagem de 1Timóteo e Tito – ABU): “(…) imortal, estando além de qualquer degradação e da morte. Disso decorre toda a loucura dos idólatras, que ‘trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal [Rm 1.23]”.

3.3. A infinitude de Deus.

A definição de infinitude: qualidade, característica do que é infinito, que não tem fim, não tem limites, grande quantidade ou extensão. O rei Salomão reconheceu a infinitude de Deus, quando disse: “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.” [1Rs 8.27]. Paulo, também reconhecendo a infinitude de Deus, disse: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.” [At 17.24-25].

Subsídio do Professor: Dicionário Bíblico Unger (SBB): “Como designação de um atributo essencial de Deus, o termo se refere à sua existência, capacidade, energia e perfeições ilimitadas. A palavra infinitude não ocorre nas Escrituras, entretanto, corretamente entendida, é um termo apropriado e necessário para expressar determinadas revelações da Escritura a Respeito respeito de Deus. Deus não está sujeito a limitações de tempo e espaço. Assim, infinitude expressa tanto sua eternidade como sua imensidão”. Vide: 1Reis 8.27; Salmo 145.3; 147.5; Jeremias 23.24.

EU ENSINEI QUE:

Deus não tem começo, sucessão de momentos ou fim. Deus é infindável no tempo. Ele é eterno, imortal e infinito.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus

CONCLUSÃO

O estudo acerca de Deus deve produzir em nós humildade, profundo senso de dependência, gratidão por Ele ter decidido Se revelar a nós e intenso interesse em atender ao Seu chamado para nos relacionarmos com o Criador, por intermédio de Jesus Cristo.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 11: A Soberania, a Imutabilidade e a Eternidade de Deus