Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ressaltar que Deus fez tudo com sabedoria.
Mostrar que Deus está acima de Sua criação.
Ensinar acerca da imanência de Deus.

TEXTO ÁUREO

“Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” Salmos 104.24

VERDADE APLICADA

Deus é totalmente superior e independente de Sua criação, contudo decidiu revelar-Se para que o ser humano O busque e com Ele se relacione.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

JEREMIAS 23

  1. Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
  2. Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor.
Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

ATOS 17

  1. Para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;
  2. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / 1Sm 2.3 O Senhor é o Deus da sabedoria.
TERÇA / Jó 28.28 O temor do Senhor é a sabedoria.
QUARTA / Sl 104.27-30 A providência vem de Deus.
QUINTA / Is 57.15 Deus, o Alto e o Sublime, cujo nome é Santo.
SEXTA / Mt 6.9-10 Deus, o Pai nosso, que está nos céus.
SÁBADO / 1Co 1.21-24 Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

HINOS SUGERIDOS: 124, 407, 527

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que possamos compreender que Deus controla todas as coisas.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- A sabedoria de Deus
2- A transcendência de Deus
3- A imanência de Deus
Conclusão

INTRODUÇÃO

Estudaremos três aspectos da natureza de Deus como revelado na Bíblia: sabedoria, transcendência e imanência. Tais verdades revelam que Deus é perfeito em Seu plano e em Suas ações; independente de Sua criação; e que é possível conhecê-Lo e com Ele nos relacionarmos.

EBD Betel Adultos 2° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus

PONTO DE PARTIDA

O Senhor é Deus de sabedoria.

1- A sabedoria de Deus

Dicionário Grego de Strong: “Sabedoria – ‘sophia’ – A sabedoria de Deus significa a sabedoria divina, incluindo as noções de habilidade infinita, discernimento, conhecimento, pureza [Rm 11.33; 1Co 1.21, 24; Ef 1.8; 3.10; Cl 2.3; Ap 5.12; 7.12]”. Portanto, vai além de conhecimento, pois, se refere, também, à utilização das informações de forma perfeita, visando cumprir o seu propósito, com a participação plenamente harmoniosa de Seus atributos.

1.1. A sabedoria de Deus é uma perfeição pessoal.

A sabedoria de Deus não foi adquirida, Ele é a própria sabedoria. O salmista disse: “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” [Sl 104.24]. Jó disse: “Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.” [Jó 12.13]. Paulo disse: “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” [Rm 16.27]. Daniel disse: “Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos entendidos” [Dn 2.20-21].

Subsídio do Professor: Deus é infinitamente sábio, de modo que Ele próprio é a fonte da sabedoria. Devemos entender que a sabedoria de Deus é completamente superior à sabedoria humana [Dn 2.20; Is 55.8; Jó 28.12-28; Jr 51.15-17]. Deus não precisa consultar ninguém [Rm 11.34; 1Co 2.16].

1.2. A sabedoria de Deus se manifesta na criação e no plano da redenção.

Em sabedoria, Deus fez os céus, a terra e todas as criações, inclusive o homem [Sl 19.1-2]. Não têm coisas mais lindas do que o sol, a lua, as estrelas, a chuva, a brisa, a neve, os rios, os mares, as plantas e florestas, os diversos tipos de animais, peixes e aves, uma natureza exuberante de tirar o fôlego de qualquer um. Porque o Senhor é o Deus de sabedoria para fazer todas as coisas. A obra da redenção humana também não pode ser esquecida. Paulo relata isso em Efésios 1.3-8, que na nossa redenção por Cristo, Deus abundou para conosco em toda sabedoria.

Subsídio do Professor: O apóstolo Paulo diz, em Efésios 3.9-11, que a igreja torne conhecida a multiforme sabedoria de Deus, capaz de possuir várias formas, aspectos e estados, porque Ele é infinito em todos os seus atributos. O eterno propósito de Deus está sendo conhecido, por meio da proclamação da salvação pela Igreja. A Bíblia diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” [Rm 3.23]. Porque fomos destituídos, então Deus executa o Seu plano de justificação dantes preparado pela Sua sabedoria, para voltarmos a ter paz com Ele [Rm 5.1]. O plano da salvação é algo de um ser divino sábio, que não deixa margem para questionamentos, nem possui defeitos, pois foi pago um alto preço: o sangue do Seu próprio Filho [Hb 9.22].

1.3. Deus é a fonte inesgotável de sabedoria.

Somente Deus pode conceder sabedoria aos homens. Deus é a fonte inesgotável. Tiago diz que quem tem falta de sabedoria, peça a Deus [Tg 1.5]. Para compreendermos a vontade de Deus e andarmos em Seus caminhos, precisamos de muita sabedoria, sabedoria que vem do alto [Tg 3.17]. Fora disso é terrena, animal e diabólica [Tg 3.15].

Subsídio do Professor: Quando Salomão diz: “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” [1Rs 3.9]. “E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.” [1Rs 4.29-30]. Isso significa que a fonte inesgotável, infinita de sabedoria pode, por meio desse atributo, partilhar com a Sua criatura, dentro dos limites humanos.

EU ENSINEI QUE:

A sabedoria de Deus não foi adquirida, pois Ele é a própria sabedoria e que a sabedoria de Deus se manifesta na criação e no plano da redenção.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

2- A transcendência de Deus

Transcendência é a qualidade ou estado de transcendente. O conjunto de atributos do Criador que lhe ressaltam a superioridade em relação à criatura. Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “A transcendência denota que Deus é um Ser não pertencente à criação, que transcende a toda matéria e a tudo que foi criado. Ele é independente e está, nesse sentido, separado da criação, haja vista existir antes da fundação do mundo”.

2.1. A transcendência de Deus significa que Ele é infinitamente superior à Sua criação.

Ele é um ser divino e singular, totalmente diferente de qualquer uma de Suas criaturas. O profeta Isaías destaca no capítulo seis, versículo primeiro, o cântico dos serafins, mostrando a transcendência de Deus. “Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”, ou seja, elevado e exaltado sobre tudo e todos numa grandeza inalcançável [Is 45.18]. Diante dEle se dobrará todo joelho, e por Ele jurará toda língua [Is 45.23b].

Subsídio do Professor: Como define Millard Erickson, o significado da transcendência de Deus implica que Ele não é uma mera qualidade da natureza ou da humanidade; Ele não é simplesmente o mais elevado dos seres humanos. Ele não é limitado à nossa capacidade de compreendê-lo. Seus atributos vão infinitamente além dos nossos. Chama-se Deus transcendente porque está acima dos mecanismos cotidianos que a ciência explica. Tony Evans (Deus é Tremendo – Editora Vida): “Deus existe independentemente de sua criação.

Uma passagem esclarecedora para essa maravilhosa verdade é Isaías 40.18-23, 25-26. Quando dizemos que Deus é transcendente, queremos dizer que Ele é totalmente distinto de sua criação. A palavra distinto é um sinônimo de transcendente. Deus é único. Ele é um só. Você não pode fazer comparações para tentar compreender Deus a não ser que Ele garanta essa comparação, porque nada existe comparável a Ele.”

2.2. A transcendência de Deus revela que os Seus pensamentos e caminhos são mais elevados do que os das criaturas.

O profeta Isaías continua a falar sobre a transcendência de Deus, quando ele diz que os pensamentos de Deus e os seus caminhos são mais elevados do que os nossos [Is 55.8-9]. Não dá nem para comparar a altura dos pensamentos e caminhos de Deus com o homem natural. Deus está acima da criação e sobre ela. Nós somos o barro, Ele é o Oleiro, somos feitura das Suas mãos [Is 64.8].

Subsídio do Professor: Tony Evans (Deus é Tremendo – Ed. Vida): “Quando dizemos que Deus é transcendente, queremos dizer que Ele é totalmente distinto de sua criação. A palavra “distinto” é um sinônimo de transcendente. Deus é único. Ele é um só. Você não pode fazer comparações para tentar compreender Deus a não ser que Ele garanta essa comparação, porque nada existe comparável a Ele. Aí está o problema de dar a sua própria explicação de Deus. Se a ideia for sua, provavelmente estará errada. A única compreensão que você pode ter da natureza de Deus é a que Ele lhe concede, porque nada há no Universo igual a Ele.”

2.3. A transcendência de Deus esclarece que Ele está nos céus e nós na terra.

Jesus nos ensinou que, em nossa devoção, devemos orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus” [Mt 6.9]. Estamos diante de um Deus infinito e transcendente. Trata-se de um ser que não só existe além do tempo – mas transcende, e é um ser infinito, sem início ou fim – mas que também existe acima e além de toda criação, transcendendo-a. As coisas criadas nem limitam nem contêm o Criador de todas as coisas, uma vez que são finitas. Deus é o totalmente outro, aquele que está acima de toda a criação [Ec 5.1-2]. Mas não significa, porém, que Ele não possa estar entre o Seu povo como Seu Deus [2Co 6.16].

Subsídio do Professor: Bíblia de Estudo Pentecostal: “Ele é diferente e independente da sua criação. Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada. Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele mesmo é incriado e existe à parte da criação [1Tm 6.16].”

EU ENSINEI QUE:

Deus é infinitamente superior a nós, ou seja, está muito acima e além de nós, em essência, poder e majestade.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus

3. A imanência de Deus

Imanência: qualidade do que é imanente; permanência; que persiste; que reside na própria essência do todo. Pertence à substância de Deus estar envolvido com Sua criação, não porque “Ele” precisa, mas porque “ela” precisa. A criação permanece em Seu Criador, pois não funciona sem Ele. R. N. Champlin (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Ed. Hagnos): “O teísmo admite a imanência de Deus, mas não identifica o mundo com Deus. Em outras palavras, a essência de Deus é distinta da essência do mundo”.

3.1. A imanência de Deus significa que Ele está presente dentro de Sua criação.

Deus não está limitado a tempo ou espaço sendo o criador do tempo. O Criador, pois, preenche toda a criação com Sua presença, mas sem se confundir com ela [Is 66.1-2]. Deus está tanto na Sua criação que Paulo nos dá uma prova cabal e diz aos coríntios que: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” [1Co 3.16-17]. Em outra referência, Paulo complementa: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” [1Co 6.19].

Subsídio do Professor: Imanência diz que Deus age ativamente nela (criação) e por meio dela (criação) e se relaciona com ela (criação, criatura). Pastor Raimundo Silva: “Deus não está em nenhuma matéria, muito menos na nossa, além disso, a nossa matéria também não é Deus. Contudo Deus age junto de nós e em nós. Pela capacidade de Deus ser ao mesmo tempo, transcendente e imanente, tem a possibilidade de agir a distância astronômica, sem que essa ação longínqua o impeça de agir particular e concomitantemente em cada um ou em todos nós”.

3.2. A imanência de Deus diz que Ele realiza parte de Sua obra por intermédio das Suas criaturas.

Deus usa a inteligência, dons e habilidades humanas que Ele próprio concedeu, para agir neste mundo. Em Sua soberania o Criador fez o ser humano e lhe capacitou para povoar, cuidar, lavrar e gerenciar a terra, sem, contudo, ficar indiferente ou inoperante no mundo criado [Sl 104.27-29]. Deus realiza milagres sem a participação do ser humano, mas normalmente o ser humano está envolvido. Por exemplo: na multiplicação do azeite da viúva [2Rs 4]; na multiplicação dos pães [Jo 6]; na transformação da água em vinho [Jo 2]; na abertura do Mar Vermelho [Êx 14]; na queda das muralhas de Jericó [Js 6]

Subsídio do Professor: Timothy Keller: “De acordo com o capítulo de abertura das Escrituras, Deus simplesmente dá uma ordem, e tudo se faz. A grandeza e a majestade de Deus são destacadas nessa passagem. E, em Gênesis 2, o autor destaca que esse mesmo Deus é imanente, ou seja, participa da criação, do tempo e da história. E esse Deus imanente é o Deus pessoal, que interage como um Ser pessoal com a própria criação – especialmente a criação dos seres humanos, feitos a sua imagem e a sua semelhança [Gn 1.26]. Ele se comunica, revela sua vontade e convida os seres humanos a se achegar a ele como “Pai nosso”. Se negarmos a imanência de Deus, negamos a doutrina da providência divina. Heber Campos: “Como cristãos teístas que somos, temos que afirmar a doutrina da imanência de Deus, sem, contudo, cair nos múltiplos erros do panteísmo”.

3.3. A imanência de Deus deve despertar-nos para relacionamento.

É importante estarmos sempre trazendo à mente que o Criador decidiu revelar-se ao ser humano e deseja relacionar-se com o mesmo. Em sua pregação em Atenas [At 17.26-28], o apóstolo Paulo, como comentado por Simon Kistemaker (Comentário de Atos – Ed. Cultura Cristã) diz que “Deus expressou um propósito duplo para a raça humana: habitar na terra e ‘buscar a Deus’. Esses propósitos estão inter-relacionados, pois habitar nesta terra implica buscar a Deus. Em outras palavras, a segunda frase é uma explicação da primeira. Deus criou o homem para que o adore”. Assim, a imanência de Deus deve despertar-nos ao interesse e à busca por conhecê-Lo e relacionar-Se com Ele conforme revelado nas Escrituras Sagradas.

Subsídio do Professor: Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “A grandeza de Deus ultrapassa os limites do raciocínio humano. Se Ele pudesse ser plenamente conhecido e esquadrinhado pela razão humana, deixaria de ser Deus. Ele transcende a tudo que é matéria e finito, a tudo que há no Universo. Analisando o assunto dessa maneira, é correto e verdadeiro afirmar que o Senhor é um Ser incognoscível. O Deus verdadeiro e incognoscível revelou-se a si mesmo em sua Palavra. Assim, o homem pode conhecê-lo – haja vista ser Ele também imanente – o suficiente para que exista um relacionamento entre ambos”. Vide: João 17.3; Marcos 12.29-32; 2Pedro 3.18.

EU ENSINEI QUE:

Deus está envolvido com Sua criação, não porque “Ele” precisa, mas porque “ela” precisa. A criação permanece em Seu Criador, pois não funciona sem Ele.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus

CONCLUSÃO

As verdades estudadas acerca de Deus devem fazer-nos descansar em Sua perfeição; conduzir-nos ao temor, à reverência e adoração ao Criador; e despertar-nos ao interesse e uma constante busca por relacionamento com Ele como revelado na Bíblia

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 10: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus