Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus   | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar que a fidelidade é a marca registrada do cristão.
Mostrar que a bondade de Deus está ligada ao amor.
Ressaltar que a veracidade de Deus está no Seu caráter.

TEXTO ÁUREO

“As benignidades do Senhor cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.” Salmos 89.1

VERDADE APLICADA

Podemos descansar na fidelidade, bondade e veracidade do Senhor, pois Ele não muda.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
SALMO 89

  1. Pois disse eu: a tua benignidade será edificada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo:
  2. Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi:
  3. E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor, e a tua fidelidade também na assembleia dos santos.
  4. Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é forte como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?!
  5. E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder.
  6. Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Dt 7.9 Deus, o Deus fiel, guarda o concerto.
TERÇA / 2Sm 7.22 Não há outro semelhante a Deus.
QUARTA / Sl 23.6 Tua bondade me seguirá todos os dias.
QUINTA / Sl 36.5 Tua fidelidade chega até as excelsas nuvens.
SEXTA / Is 46.9 Não há outro Deus.
SÁBADO / 1Ts 1.9 O Deus vivo e verdadeiro.

HINOS SUGERIDOS: 459, 511, 535

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que a fidelidade de Deus estimule os cristãos a se tornarem fiéis em tudo.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- A fidelidade de Deus
2- A bondade de Deus
3- A veracidade de Deus
Conclusão

INTRODUÇÃO

O salmista diz que a sua boca anunciará a fidelidade de Deus, não se calará. Esse atributo é próprio dEle; pertence à Sua natureza; é algo que o destaca; aquilo que é inteiro no Seu caráter, não é mutável e nem enganoso.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus

PONTO DE PARTIDA

Deus é fiel, bondoso e verdadeiro.

Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus   | EBD Betel Adultos | 2° Trimestre De 2021

1- A fidelidade de Deus

Russell Joyner (Teologia Sistemática – Stanley Horton): “Os deuses das religiões do Oriente Próximo eram volúveis e caprichosos. A grande exceção era o Deus de Israel. Ele é fiel na sua natureza e nas suas ações. A palavra hebraica amen, “verdadeiramente”, é derivada de uma das mais notáveis descrições do caráter de Deus, que reflete a sua certeza e fidedignidade [Is 25.1 – firmeza – ‘emunah, ‘omen – lit. ‘fidelidade de confiabilidade’]”.

1.1. Deus é fiel a Si mesmo.

A fidelidade de Deus não está atrelada à nossa fidelidade, pois nós somos falhos e volúveis nos nossos pensamentos, propósitos e promessas [2Tm 2.13]. A questão de negar-se a si mesmo é uma questão de caráter de Deus, o caráter de Deus não muda nem sofre sombra de variação [Tg 1.17]. Esta fidelidade consiste no fato de que Deus não desfaz nem muda de opinião a respeito de algo que porventura tenha afirmado. Ele, sendo fiel em Sua natureza, não descumpre as cláusulas do contrato firmado para conosco e mostra a Sua fidelidade como nosso escudo e broquel [Sl 91.4].

Subsídio do Professor: A fidelidade de Deus é provada pelo fato de que Ele não permitirá que sejamos tentados acima do que podemos suportar e ocorrendo a tentação, Ele proverá o escape para que possamos suportar [1Co 10.13]. Todos deverão se inclinar diante do Senhor que é fiel e santo de Israel [Is 49.7]. Deus fará aquilo que Ele tem revelado na Sua Palavra, pois Ele tem compromisso com tudo aquilo que falou, Ele jamais mudará a sua fidelidade porque alguém quer ou exige [Sl 36.5].

1.2. Deus é fiel nos Seus propósitos.

 2° Trimestre De 2021

Deus tem os seus desígnios, projetos, planos, aquilo que Ele colocou como realização. Todas as intenções de Deus já se cumpriram ou ainda vão se cumprir cabalmente. O propósito de Deus continua o mesmo desde a criação do mundo quando o homem caiu; que haveria de nascer um Redentor que esmagaria a cabeça da serpente [Gn 3.15]. O propósito de Deus na salvação da humanidade independe da aceitação ou não de alguns homens e de Satanás com os seus anjos, pois vai acontecer! Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor [1Co 1.9].

Subsídio do Professor: No epílogo do seu livro, Jó exclamou a coisa mais linda que ele contemplou ao longo de todo o seu sofrimento:: “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”. Na fidelidade de Deus é que repousa a nossa esperança de vida eterna, porque o seu propósito jamais mudou e jamais mudará; a fidelidade do Senhor dura para sempre [Sl 117.2]. “Não quebrarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios.” [Sl 89.34].

1.3. Deus é fiel nas Suas promessas.

As promessas de Deus são afirmativas de que se dará ou fará alguma coisa, é um compromisso oral ou escrito em Sua Palavra. Algumas promessas já aconteceram, outras ainda vão acontecer até que se cumpra cabalmente tudo que Ele prometeu. Promessas de bênçãos terrenas e promessas de bênçãos celestiais [Hb 10.23]. Tudo que prometeu vai acontecer, Sua fidelidade garante. Se você tem promessa de Deus na sua vida, descanse na fidelidade do Senhor, pois Ele, além de ser fiel, é poderoso para cumprir. Desde que você não saia da posição que o próprio Deus o colocou. Mantenha a postura de fé e não altere o percurso que Deus escolheu.

Subsídio do Professor: Deus não fez nem fará promessas que não podem se cumprir, nem voltará atrás no prometido. O que Deus falou está falado, sacramentado, é fato consumado. “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? [Nm 23.19]. “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.” [Tt 1.2]. “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta.” [Hb 6.18]. Ele cumprirá tanto as Suas promessas, quanto as Suas advertências [Nm 14.32-35]

EU ENSINEI QUE:

Deus é fiel: a Si mesmo, nos Seus propósitos e nas Suas promessas.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus

2- A bondade de Deus

A bondade de Deus faz parte de Sua essência! É uma característica intrínseca do Senhor, inerente, próprio, que existe por si só e se estabelece fora de qualquer convenção. A bondade de Deus se manifesta por meio daquilo que Ele criou, na forma misericordiosa com que se relaciona com a Criação. A bondade de Deus é eterna, infinita, ilimitada e abundante. Tony Evans (Deus é Tremendo – Ed. Vida): “A bondade de Deus pode ser definida como as perfeições coletivas de sua natureza e a benevolência de seus atos [Sl 119.68]”.

2.1. Deus é bom em todo o tempo.

O salmista diz: “Provai e vede que o Senhor é bom” [Sl 34.8]. A bondade de Deus é um atributo comunicável, que os seres humanos podem usufruir e participar. Deus compartilha e o homem pode experimentar ser bondoso, porque é uma virtude do fruto do Espírito [Gl 5.22]. Deus é necessariamente bom. Ele é bom por natureza e não só por vontade. Não existe nenhuma possibilidade dEle se tornar mau. Ele é bom em si mesmo, Ele é a própria bondade, não tem como mudar para melhor, porque não existe espaço para acrescentar bondade, nós podemos melhorar, mas Deus já é toda bondade na sua plenitude. Deus é absolutamente bom.

Subsídio do Professor: O ser humano pode usufruir dessa bondade, mas sempre possuirá uma bondade mutável e limitada, ao contrário daquilo que Deus representa, porque Ele é imutável e sempre será bom. O padrão de bondade é uma coisa peculiar ao nosso Deus. A bondade de Deus é tamanha que Ele deu o livre-arbítrio ao homem, mas o homem não soube aproveitar. Quem não gostaria de morar no jardim do Éden? Mas Adão e Eva não vigiaram e perderam de usufruir essa delícia de paraíso. Deus por ser bom, não poderia criar nada ruim [1Tm 4.4].

2.2. A bondade de Deus se manifestou em Jesus Cristo.

A bondade de Deus vai além de qualquer atitude bondosa que já conhecemos. Sua bondade o fez amar o mundo de tal maneira ao ponto de levar o Seu único filho para morrer na cruz do Calvário para nos resgatar. Sua bondade nos transportou para um reino de paz, justiça e alegria. Sua bondade nos amou e nos amará até durante a eternidade, sua bondade nos promete um lugar de descanso e de governo junto com Cristo.

Subsídio do Professor: A bondade de Deus também é revelada no modo em que Ele nos trata, demonstrando outros atributos incalculáveis: Amor – Ele dá amor primeiro, o que não merecemos. Graça – Ele dá favores que não merecemos. Misericórdia – Ele não aplica os castigos que merecemos. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” [Rm 6.23].

2.3. A bondade de Deus se manifesta pelo Seu socorro.

A Palavra de Deus diz que mesmo os justos sofrem muitas aflições, provações e tribulações. O salmista declarou: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” [Sl 34.19]. Na história bíblica vemos a bondade de Deus operando na vida de muitos personagens. Quando deveriam ser fulminados, o Senhor vem com a Sua bondade, opera livramentos e provê o necessário. Porque é interesse do Senhor continuar sendo bom, apesar das nossas falhas e pecados [Lm 3.25]. Deus é guarda fiel do seu povo [Sl 121; 31.19].

Subsídio do Professor: Portanto, não há mérito nenhum em nós, nem há nada que façamos para merecer a bondade de Deus. Toda expressão de amor, misericórdia e favor imerecidos vêm de Deus para nós, gratuitamente. Pois Ele mesmo pagou o preço e concede, gratuitamente, a Sua bondade (reconciliação, perdão, salvação, vida eterna). Cabe a nós considerar e aceitar pela fé, a fim de permanecer na Sua bondade. Mas precisamos lembrar que a Sua bondade não pode ultrapassar a Sua severidade para aqueles que não aceitam o Seu Filho, ou transgridam as suas leis de forma deliberada ou consciente [Rm 11.22].

EU ENSINEI QUE:

A bondade de Deus faz parte de Sua essência! A bondade de Deus é eterna, infinita, ilimitada e abundante. A bondade de Deus só é revelada por causa do Seu amor.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus

3- A veracidade de Deus

A veracidade ou verdade de Deus é o atributo que o define como perfeitamente confiável. Tudo o que há em Deus, assim como o que Ele fala é verdadeiro. A Bíblia chama o Deus trino de verdade ou verdadeiro [Sl 31.5; Jo 3.33; 14.6; 16.13; 17.3; 1Jo 5.6; Ap 19.11]. Deus criou o mundo real e Deus revela a real verdade sobre Ele mesmo por meio da Sua criação. A realidade é que Deus criou e sustenta, o Seu governo se estende pela Sua providência imutável. A veracidade é um dos múltiplos aspectos da perfeição divina, pois Deus é ao mesmo tempo veraz e perfeito.

3.1. O Senhor Deus é a própria verdade.

O profeta Jeremias declara: “Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno (…). Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.” [Jr 10.10a, 12]. Paul Washer: “Quando a palavra veracidade é usada com relação a Deus, significa que o caráter de Deus é inteiro, sem falta, inalterável. Há três palavras que podem ser empregadas para descrever a integridade de Deus:

(1) Deus é verdadeiro – Ele é real; não fabricado, não inventado, nem por imitação.

(2) Deus é veraz – Ele só age e fala dentro da esfera da verdade. A falsidade é contrária à Sua natureza.

(3) Deus é fiel – Ele fará tudo o que prometeu”. A mentira não faz parte da natureza de Deus: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? [Nm 23.19].

Subsídio do Professor: Tudo que for fazer em nome do Senhor ou no reino espiritual, dependerá do dono da verdade: “De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra jurará pelo Deus da verdade” [Is 65.16]. O salmista disse: “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade.” [Sl 31.5]. Não tem como fugir ou fingir porque o nosso Deus é o Deus da verdade.

3.2. A verdade de Deus nunca mudou nem mudará.

A Bíblia relata várias passagens em que se confirma a veracidade de Deus, o Deus verdadeiro, que jamais alguém que o conhece pela fé poderá questionar. Ao longo da narrativa bíblica é manifesta Sua veracidade, que é transparecer a verdade, que coaduna com a Sua fidelidade. O apóstolo João escreveu: “Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro.” [Jo 3.33]. Só quem é verdadeiro vela pela sua palavra para a cumprir. “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” [Jr 1.12]. Tudo pode passar, mas a palavra do Senhor permanece para sempre [1Pe 1.25; Sl 117.2].

Subsídio do Professor: A veracidade de Deus é eterna: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” [Mt 24.35]. “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.” [Mt 5.18]. O sábio Salomão disse: “Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus e que não há outro.” [1Rs 8.60].

3.3. A veracidade e a fidelidade de Deus são inseparáveis.

A fidelidade está sempre relacionada com a verdade, esses dois atributos andam juntos. A diferença é que a veracidade é a declaração das coisas como elas são, e a fidelidade é o cumprimento exato de Suas promessas e juízos. Como são inseparáveis, observamos que não pode haver a noção de fidelidade sem que esteja ligada à verdade. As palavras de Deus “são fiéis e verdadeiras” [Ap 22.6]. Paulo escrevendo aos romanos disse: “Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso” [Rm 3.4]. Jesus Cristo é Fiel e Verdadeiro: cumpre tudo que as Escrituras revelam sobre Ele e é a Verdade [Ap 1.5; 3.14; 19.11].

Subsídio do Professor: Deus é veraz. Ele não pode enganar ninguém, não pode falhar na Sua palavra e, como consequência, ninguém pode duvidar dEle A nossa certeza em todas as condições advém da veracidade de Deus. Ninguém poderia ter certeza de qualquer assunto se não houvesse a fidelidade de Deus [Hb 6.18]. Somente uma pessoa veraz pode ser tomada como fiel. Intrinsecamente ligada à verdade de Deus está Sua fidelidade. Quando as Escrituras dizem que Deus é fiel, está expresso que Deus é verdadeiro em todas as Suas afirmações.

EU ENSINEI QUE:

A veracidade ou verdade de Deus é o atributo que o define como perfeitamente confiável. Tudo o que há em Deus, assim como o que Ele fala é verdadeiro.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

CONCLUSÃO

A fidelidade e a bondade de Deus são completadas em nós, quando damos atenção às Suas palavras e cremos em Jesus Cristo como o único enviado do Pai. A nossa fidelidade não é declarada em contrato assinado em papel, mas lavrada nas tábuas do nosso coração.

EBD Betel – Adultos | 2° Trimestre De 2021 | Tema: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras | Lição 09: A Fidelidade, Bondade e Veracidade de Deus