Lição 05: As bodas do Cordeiro | 4° Trimestre De 2021 | EBD – Jovens

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 05: As bodas do CordeiroEscola Biblica Dominical

TEXTO DO DIA

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (Ap 19.7)

SÍNTESE

Somente os crentes fiéis ao Senhor participarão das Bodas do Cordeiro

AGENDA DE LEITURA

SEGUNDA – Ct 2.4 A sala do banquete: uma esperança
TERÇA – Lc 12.37 Bodas do Cordeiro: ser servido por Jesus
QUARTA – Lc 22.29,30 Bodas do Cordeiro: comer e beber da mesa do Senhor
QUINTA – Mt 8.11 Bodas do Cordeiro: terá convidados do Oriente e do Ocidente
SEXTA – Lc 22.15,16 Bodas do Cordeiro: Jesus estará à mesa
SÁBADO – Ap 19.9 Bodas do Cordeiro: uma bem aventurança para os crentes

OBJETIVOS

APRESENTAR a parábola das Bodas do Cordeiro
EVIDENCIAR as características das Bodas do Cordeiro:
MOSTRAR que as Bodas do Cordeiro será um tempo de festa e de alegria para os servos de Deus.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor(a) na lição deste domingo estudaremos as Bodas do Cordeiro. Somente os salvos pela fé em Cristo vão ter a honra e o privilégio de se assentarem à mesa do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Muitos dos jovens que frequentam a Escola Dominical, sofrem zombaria e são rejeitados nas universidades e no ambiente profissional devido à fé crista que professam. Então, aproveite a temática da lição para incentivá-los a permanecerem firme na fé, pois um dia eles serão honrados pelo Senhor e participarão das Bodas do Cordeiro. Explique aos alunos que as dificuldades enfrentadas na atualidade, em especial em tempos de pandemia. tem contribuído para o desânimo e o enfraquecimento espiritual de muitos jovens. Contudo mesmo diante das adversidades precisamos seguir olhando firmemente para Jesus, pois em breve Ele virá nos buscar.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), para esta lição sugerimos que você se reúna com os alunos em circulo. Em seguida, diga que a Palavra de Deus descreve muitos casamentos, como por exemplo, o casamento de Jacó e Lia (Gn 29.21-25) de Rute e Boaz (Rt 4) de Acabe e Jezabel e o casamento onde Jesus realizou o seu primeiro milagre. Em seguida, peça que os alunos citem mais alguns exemplos. Enfatize que o casamento é divino e tem a sua beleza. Entretanto segundo a Palavra de Deus o maior casamento de todos os tempos, o mais belo e o mais importante ainda estar por vim. Explique que Jesus falou acerca dele por meio de parábolas Conclua lendo com os alunos Mateus 25.1-13 e Lucas 12.35-37.

TEXTO BIBLICO

Mateus 25.1-13
1 Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo
2 E cinco delas eram prudentes e cinco loucas
3 As loucas, tomando as suas lâmpadas. não levaram azeite consigo.
4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas
5 E. tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.
6 Mas à meia-noite, ouviu-se um clamor. Al vem o esposo! Sai-lhe ao encontro!
7 Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas
8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam
9 Mas as prudentes responderam, dizendo. Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.
10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 E. depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre -nos a porta!
12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço
13 Vigiai, pois porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir

INTRODUÇÃO

Depois do Arrebatamento da Igreja será estabelecido o Tribunal de Cristo, onde as obras dos crentes serão provadas pelo fogo. Após. teremos as Bodas do Cordeiro. Este será o tema que vamos estudar na lição de hoje . No Antigo Testamento o simbolismo do casamento era utilizado para mostrar que Deus era o marido da nação de Israel (Is 54.5). No Novo Testamento, Jesus também é apresentado como Noivo (gr. numphios) por João Batista (Jo 3.29) e por Ele mesmo em Marcos 2:19,20. A Igreja é apresentada como sendo a Noiva de Jesus Cristo (gr. numphe).

I- A PARÁBOLA DAS BODAS

1. O matrimônio. Nos dias de Jesus, o casamento judaico era celebrado de maneira bastante distinta do que acontece, na atualidade, no Ocidente. O casamento tinha inicio com o noivado, quando um acordo formal era assinado e o noivo pagava o dote à família da noiva (geralmente era o amigo do noivo quem fazia a negociação e levava o pagamento). Depois o noivo vinha buscar a noiva na casa dela e, então, os nubentes saíam em cortejo. A noiva era acompanhada por damas de honras que carregavam lamparinas acesas até a casa do noivo, onde acontecia um jantar em celebração. Em geral essa comemoração durava sete dias. Jesus, um excelente professor, tomou como exemplo, na continuação do sermão profético de Mateus 24, a celebração do casamento para falar a respeito da sua vinda repentina (Mt 25).

O Mestre disse que o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo (Mt 251) Embora vestidas a caráter para o cortejo do matrimonio, e com as lâmpadas à mão, Jesus declarou que cinco das virgens não eram prudentes, pois lhes faltou o azeite (símbolo do Espirito Santo para seguir até o fim do cortejo Precisamos estar preparados até o fim, pois não sabemos a hora em que o Noivo vira.

2. As virgens. As dez virgens estavam aguardando o noivo, todas carregavam suas lâmpadas e estavam vestidas de acordo com o evento. Porém, somente cinco delas eram prudentes e levaram uma reserva de azeite suficiente para o caso de o noivo tardasse a chegar Jesus estava ensinando a respeito da necessidade de estarmos preparados para o encontro com Ele todos os dias da nossa vida, pois não sabemos quando esse encontro se dará.

Vivemos tempos difíceis e se precisamos perseverar na fé, pois não sabemos o dia e nem a hora que o Noivo voltara Carecemos do azeite em nossa lamparina a fim de que ela não venha se apagar caso o Noivo demore: “Sua lamparina está abastecida do azeite?” È tempo de buscar ao Senhor, orando, lendo a Palavra de Deus jejuando e praticando tudo o que Jesus nos ensinou a guardar.

3. “Não vos conheço. Depois de irem comprar azeite, as virgens loucas retornaram à casa do noivo numa ultima tentativa de entrar para as bodas, entre tanto já era tarde demais A resposta do noivo serve de alerta para nós ‘E ele respondendo, disse Em verdade vos digo que vos não conheço (Mt 25.12). É tempo de buscar a Deus e deixar de lado aquilo que é efémero. Não basta ser um religioso, mas é preciso ter vida espiritual saudável e isso significa ter comunhão, intimidade como Filho de Deus. Muitos estão nas igrejas mas estão vivendo como as virgens loucas pois não tiveram uma experiências de salvação, não experimentaram de novo nascimento da santificação e estes infelizmente, no Grande Dia ouvirão do Senhor. “Eu não conheço você!” Que a nossa fé esteja firmada em Jesus Cristo e que não venhamos nos tomar amigo do mundo e imprudentes, loucos, pois não sabeis vos que a amizade do mundo e inimizade contra Deus? (Tg 4.4) Não sabemos quando o Senhor voltava por isso sejamos prudentes.

Pense! O que fez a diferença entre as virgens prudentes e as loucas?

Ponto Importante A diferença está em que as não atentaram para o fato de o noivo poderia chegar a qualquer momento

II- CARACTERÍSTICAS DAS BODAS DO CORDEIRO

1. Quando se darão as Bodas do Cordeiro. De acordo com a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, as Bodas do Cordeiro serão um evento magnânimo que acontecerá após o Tribunal de Cristo e antes da volta gloriosa de Jesus com Sua igreja glorificada. Sabemos que o Arrebatamento, quando Jesus virá buscar a sua Nova acontecerá antes da Grande Tribulação. Enquanto o juízo de Deus por sete anos, estiver acontecendo na Terra, a Igreja estará nos Céus e, depois de adornada no Tribunal de Cristo, participara do banquete de Casamento Real. Depois de terminada as Bodas do Cordeiro, Jesus virá juntamente com a igreja e todo olho o vera.

2. O grande banquete. O Senhor Jesus deseja cear com a sua igreja. Em Apocalipse 3.20, Ele declarou à igreja de Laodicéia “Eis que estou à porta e bato se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3.20). Esse desejo de Jesus será plenamente satisfeito nas Bodas do Cordeiro. Contudo, é bom lembrar que as Bodas do Cordeiro serão somente para aqueles que vencerem o mundo, a carne e a Inimigo (AP 3.21). Somente os vencedores terão direito de se assentarem à mesa do Senhor.

3. A conclusão do plano da redenção. Durante toda a história da igreja, o desejo de Deus sempre foi conduzi-la ate as Bodas do Cordeiro. Agora diante da imortalidade e da incorruptibilidade dos corpos dos santos a Noiva de Cristo terá a imagem de Deus restaurada e a própria natureza intrínseca de Cristo. Será o triunfo da Igreja do Senhor. que aqui na Terra foi tão maltratada e perseguida Todavia, agora poderemos dizer: “Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor (Ct 2.4) O tempo de cantar da Igreja chegará “Aparecem as flores na terra o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra (Ct 2.12).

Pense! Você acredita que vamos participar das Bodas do Cordeiro no Céu?

Ponto Importante Se permanecermos fiéis ao Senhor iremos ter a honra e o privilegio de nos assentarmos a mesa com Ele.

II- TEMPO DE FESTA E DE ALEGRIA

1. Alegria, exultação e gloria. O texto biblico de Apocalipse 19.7 traz esperança e alegria para todos os crentes em Jesus Cristo Neste mundo enfrentamos tribulações, tristezas e provações, mas temos a certeza de que haverá um tempo de jubilo festa e alegria, sendo preparado para nós: Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7). Neste texto temos dois verbos de ação o primeiro e regozijar (gr. cairo) e o segundo é ‘alegrar’ (gr. agallico). Depois de um longo periodo de sofrimento, a Noiva do Cordeiro desfrutar de um glorioso tempo junto do seu Amado. Seremos servidos pelo próprio Jesus e ali experimentaremos o mana celestial (Ap 21.7). Talvez você esteja enfrentando momentos de dor e sofrimento, porem não desanime pois chegara um dia em que você vai experimentar a verdadeira alegria e estará para todo o sempre junto com o Senhor.

2. A esposa se aprontou. A expressão usada para “aprontou (gr. hetoimazo) pode ser traduzida como ataviou” ou “adornou-se perfeitamente e isso para o ‘casamento dos séculos: Sabemos que em um casamento todos aguardam a chegada da noiva e a sua entrada triunfal em meio aos seus convidados Uma noiva não se apresenta de qualquer maneira Ela investe no seu vestido de noiva gasta dinheiro com o penteado, com o buque e todos os preparativos para aquele dia que será tão especial e marcante em sua vida. Um dia também teremos vestes especiais: “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente porque o linho fino são as justiças dos santos (Ap 19.8). O “vencedor será assim vestido de vestiduras brancas (Ap 3.5).

Está chegando a hora do Noivo vir buscar a sua Noiva As Bodas do Cordeiro são a coroação do amor de Jesus Cristo por sua Igreja. “[…] Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante mais santa e irrepreensível (Ef 5.25-27).

3. Um chamado especial. Apocalipse 19.9 afirma que felizes serão todos aqueles que foram chamados à cela das Bodas do Cordeiro, Esse evento retrata não apenas a união entre o Cordeiro e a Igreja, mas também a posição elevada que será conferida aos santos, de os tempos, uma vez que foram transformados na imagem de Cristo (2 Co 3:18). Assim como uma moça se alegra com seu em sua noite de núpcias, nós também nos alegraremos em ver a união do Cordeiro a sua Noiva.

Pense! Por que é uma bem-aventurança participar das Bodas da Cordeiro?

Ponto Importante O evento das Bodas do Cordeiro será o encontro glorioso de Cristo com a sua Igreja.

SUBSÍDIO

“As Bodas do Cordeiro

João descreveu o que Deus lhe mostrou em uma visão Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhes gloria, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7). O anfitrião deste casamento será Deus Pai. Ele é descrito preparando cerimonia e enviando seus servos pra chamar os convidados (Lc 14.16-23). O noivo é Jesus Cristo o Filho amado do Pai .Em João 3.27-30, João Batista referiu-se a Jesus como esposo e as mesmo como o ‘amigo do esposo’. Em Lucas 5.32-35, Jesus, em uma alusão a sua morte disse ‘Dias virão, porém em que o esposo lhe será tirado, e, então, naqueles dias, jejuarão.’

A identidade da noiva também é evidente. O apostolo Paulo, a respeito da Igreja, escreveu ‘[…] Porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido a saber a Cristo’ (2 Co 11.2) Posteriormente, aos Efésios, ele escreveu: “Vos, maridos amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25). O Novo Testamento retrata o relacionamento entre Cristo e a igreja segundo as características de um típico casamento no Oriente Médio. Tais casamentos consistiam em três estágios distintos o noivado a apresentação e a celebração” (LAHAYE Tim (Ed.) Enciclopédia Popular de Profecia Biblica, Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 105-106).

CONCLUSÃO

O Esposo, que pagou um alto preço – preço de sangue – pelo dote da Esposa, agora, depois de apresentá-la a si mesmo sem mácula, nem ruga, desfrutará de sua companhia eternamente.

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

HORA DA REVISÃO

1. O que acontecerá depois do Tribunal de Cristo? As Bodas do Cordeiro

2. Segundo a lição, como Jesus e apresentado no Novo Testamento? Ele é apresentado como o Noivo.

3. Quem é a Noiva de Cristo? A Igreja do Senhor Jesus

4. Na parábola das dez virgens, qual o significado do azeite? O azeite e símbolo do Espirito Santo

5. O que Jesus queria ensinar com a parábola das dez virgens? Jesus queria ensinar a respeito da necessidade de estarmos preparados para o encontro com Ele todos os dias das nossas vidas, pois não sabemos quando esse encontro se dará.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD | 4° Trimestre De 2021 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Jesus Cristo Voltará – Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja | Lição 05: As bodas do Cordeiro | Escola Biblica Dominical