Lição 12: Os Amigos e Cooperadores de Paulo | 3° Trimestre de 2022 | EBD Adolescentes

EBD Adolescentes | 3° Trimestre De 2022 | Tema: Apóstolo Paulo – Um Grande Missionário | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 12: Os Amigos e Cooperadores de Paulo

LEITURA BÍBLICA

Romanos 16.1-16

A MENSAGEM

“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” Provérbios 17.17

Devocional

Segunda » Rt 1.16,17
Terça » 1 Sm 20.16,17
Quarta » 2 Rs 2.1,2
Quinta » Pv 18.24
Sexta » Jo 15.15
Sábado » Rm 12.10

Objetivos

APRESENTAR os amigos e ajudantes de Paulo;
EXPLICAR que Paulo fez amigos em diversas cidades diferentes,
DEMONSTRAR que tanto os homens quanto as mulheres colaboraram muito para o crescimento da obra de Deus.

Ei Professor!

Nesta lição veremos que o Apóstolo Paulo tinha uma boa rede de contatos. Isso, numa época em que não havia redes sociais ou meios de comunicação eletrônicos. Paulo construiu verdadeiras amizades ao longo do seu ministério. A prova disso é que muitas dessas pessoas arriscaram a própria vida para proteger e apoiar o Apóstolo. Nós devemos seguir o seu modelo e consolidar relacionamentos saudáveis com nossos irmãos e cooperadores. Peça a Deus para lhe dar sabedoria, boas palavras e uma boa conduta, a fim de que você seja um bom amigo e irmão em Cristo e assim também tenha muitos amigos na caminhada cristã.

Ponto de Partida

Escreva no quadro a pergunta, o que é ser um bom amigo?’’. Estimule o diálogo. Anote no quadro as respostas dos alunos. Em seguida, direcione a reflexão para as seguintes questões: qual é a qualidade das amizades que existem hoje? O mais importante é ter muitos amigos ou amigos verdadeiros? Amigos de rede social são amigos de verdade? Dê algum tempo para a turma pensar e responder. Por fim, conclua dizendo: “amizade é algo muito importante, precisamos escolher bem quem serão os nossos amigos. É importante que seus melhores amigos também amem a Deus. Ter amigos que compartilham da mesma fé em Cristo é essencial para a jornada cristã”.

Vamos Descobrir

Nesta lição, veremos mais informações sobre alguns dos amigos e conhecidos do Apóstolo Paulo. Eles eram homens e mulheres que contribuíram para o estabelecimento das primeiras igrejas cristãs. A Bíblia não informa detalhes de todos, mas poderemos ter uma ideia de quem eles eram, o que faziam e onde encontraram Paulo.

Hora de Aprender

O livro de Atos dos Apóstolos e as cartas paulinas mencionam muitas pessoas que Paulo foi conhecendo e encontrando ao longo do seu ministério. Algumas delas se tornaram companheiras até o final de sua vida, enquanto alguns nomes aparecem só uma vez.

I – OS HOMENS

A Bíblia cita diversos irmãos que colaboraram com o ministério de Paulo e o apoiaram em momentos difíceis. Destacamos para este estudo apenas sete cooperadores:

LUCAS
É escritor do Livro de Atos. Ele era um gentio e médico (CL 4.14). O nome dele não aparece em Atos, mas ele está presente indiretamente nos relatos desse livro. Primeiro, porque ele dedica o Livro a Teófilo e menciona o Evangelho de Lucas (At 1.1; Lc 1.1-4). Isso mostra que Atos é a continuidade do Evangelho de Lucas. Segundo, durante a narração do livro, algumas vezes lemos “nós”, como por exemplo em Atos 16.10: “logo depois dessa visão, nós resolvemos partir Logo para a Macedônia…”. Ou seja, o escritor Lucas estava ao lado de Paulo e seus companheiros de viagem. Com base nisso, podemos entender que Lucas viajou com Paulo e registrou seus passos.

BARNABÉ
Ele foi a pessoa que apoiou Paulo no início do seu ministério. Foi na companhia de Barnabé que Paulo fez sua viagem missionária. Ele era judeu, natural de Chipre. Era um grande incentivador, bom, cheio do Espírito Santo e de fé (At 11.24). Era um homem que reconhecia o potencial das pessoas e dava-lhes oportunidade. Ele e Paulo acabaram se desentendendo por esse seu jeito. Barnabé queria que João Marcos os acompanhasse na segunda viagem, porque acreditava na vocação do rapaz. Paulo não quis (At 11.37-40). Ele não percebeu que Barnabé estava incentivando o ministério de João Marcos, da mesma maneira quando buscou Paulo em Tarso para levá-lo para Antioquia (At 11.25). Paulo, mais tarde, reconheceu o valor do trabalho de Marcos (2 Tm 4.11), que se tornou o autor do segundo Livro do Novo Testamento.

SILÁS
Era judeu. Ele acompanhou o Apóstolo em sua segunda viagem missionária, substituindo Barnabé. Silas foi até preso e chicoteado com Paulo em Filipos (At 16.23,24).

TIMÓTEO
Era um jovem de Listra, filho de mãe judia e pai gentio (At 16.1). Paulo o encontrou durante a segunda viagem missionária e rapidamente Timóteo tornou-se seu discípulo (At 16.2,3). Timóteo era dedicado e disposto a aprender. Ele ajudou Paulo até o final do seu ministério (Rm 16.21). O Apóstolo escreveu duas cartas para ele, onde podemos perceber uma forte mentoria e uma profunda confiança (1 Tm 1.1; 2 Tm 1.1). Timóteo, ainda hoje, serve de motivação para os jovens persistirem na vocação ministerial (1 Tm 4.12).

TITO
Como Lucas, Tito também não era judeu, mas grego (Gl 2.3). Paulo escreveu uma carta para ele. Apesar do seu relevante trabalho na equipe de Paulo (2 Co 8.16), seu nome não aparece no livro de Atos, somente nas cartas de 2 Coríntios, Gálatas e a que leva o seu nome. Mais tarde, Paulo o escolheu para organizar a igreja dos cretenses (Tt 1.5).

FILEMON
A igreja em Colossos começou, provavelmente, na casa de Filemom (Fm 1). Ele era dono de um escravo chamado Onésimo, que fugiu. Onésimo falhou com seu senhor, então Paulo, sendo amigo dos dois, encaminhou a reconciliação, através de sua carta (Fm 10-12). Através da história deles, vemos que a base do perdão é o amor, e esse é o modelo de comunhão entre os irmãos e irmãs (Fm 15,16).

TÍQUICO
Não temos muitas informações sobre esse amigo de Paulo. É descrito como “querido irmão e fiel servo no trabalho do Senhor” (Ef 6.21). Ele é mencionado diversas vezes, porque viajava com o Apóstolo e levava suas cartas e mensagens (At 20.4, CL 4.7, 2 Tm 4.12).

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

Em Romanos 16 aparece uma longa lista de nomes, o que isso significa? De acordo com Richards, “A resposta pode ser simplesmente que, nesses nomes, sentimos mais claramente o que significa praticar a justiça pela fé na comunidade cristã. Paulo não versa sobre teoria, mas partilha de algo que ele mesmo praticou. A prova disso é que ele conhece muito bem e ama esse grupo tão diferente de pessoas. Há mulheres e homens. Ambos os grupos são vistos como cooperadores em Cristo. Há nomes gregos e judeus. Há gente simples e autoridades municipais, um provavelmente pobre e alguém, sem dúvida, muito rico. Todos esses, juntos, estão unidos com Paulo em seu coração e mente. Todos são irmãos e irmãs, unidos ao Apóstolo pelos laços do amor inspirados por Deus” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 752).

II – AS MULHERES

Diversas mulheres são mencionadas no livro de Atos e nas cartas de Paulo. De algumas não temos detalhes, só os nomes, tais como: Cláudia (2 Tm 4.21), Ninfa (Cl 4.15), Júnia, Trifena, Trifosa e Pérside (Rm 16.7,12). Lucas também destaca as mulheres da alta sociedade, que se converteram em Tessalônica e Beréia (At 17.4,12). Isso é o suficiente para notarmos que as mulheres foram atuantes nas primeiras igrejas cristãs. Elas foram alcançadas pela poderosa pregação do Evangelho e creram no Senhor Jesus. Da mesma forma que as mulheres apareceram no ministério de Jesus (Lc 8.1-3;At 1.14), elas continuaram servindo a Deus depois da ressurreição. Dentre todas as irmãs que se converteram e cooperaram com o ministério do Apóstolo Paulo, destacamos três:

LÍDIA
Era vendedora de púrpura. Essa empresária teve seu encontro com Jesus ao ouvir a pregação de Paulo no Lugar de oração, à beira do rio, em Filipos. Ela hospedou o Apóstolo e os seus companheiros de viagem (At 16.13-15). Muitos expositores do Novo Testamento acreditam que a igreja de Filipos começou na casa dela.

DAMARES
O contato com ela aconteceu durante a segunda viagem missionária, no Areópago de Atenas. Ela ouviu o discurso de Paulo, em Atenas, e creu no Evangelho (At 17.34). Isso mostra que ela fazia parte da elite intelectual daquela geração e se tornou um membro do grupo de cristãos em Atenas.

FEBE
Ela cooperou com o Apóstolo Paulo em Cencreia, uma cidade portuária da região de Corinto. Ela também foi a portadora da Epístola aos Romanos. A irmã Febe hospedou em sua casa, tanto a Paulo, como a muitos outros obreiros do Senhor. O Apóstolo recomendou que os cristãos romanos a recebessem como alguém de confiança (Rm 16.2).

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A primeira questão dos assuntos finais de Paulo [na Carta aos Romanos] é recomendar Febe, a mulher que está Levando esta carta a Roma (não havia sistema de correios públicos). Presumivelmente, Febe apanhará a carta de Paulo em trânsito por Corinto […]. A recomendação de Paulo é importante porque abre as portas da hospitalidade e comunhão cristã para ela, o que também mitigará os perigos que confrontam uma mulher que viaja sozinha […]. Febe também é identificada como ‘protetora’ (ARA; a RC: ‘tem hospedado’), quer dizer, pessoas de certos haveres [recursos] que ofereciam influência e recursos financeiros a outros […]. Como protetora em Cencréia, seu trabalho beneficiou os crentes locais e os cristãos que viajavam por aquele porto corinto, inclusive o próprio apóstolo” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.115).

III – O CASAL MISSIONÁRIO

O casal Áquila e Priscila foi expulso de Roma. O imperador Cláudio expulsou os judeus de Roma e, por isso, este casal foi para Corinto (At 18.2). Áquila e Priscila eram judeus e fazedores de barracas, como Paulo (At 18.3). Conheceram o Apóstolo e o acolheram em sua casa. Acompanharam Paulo em sua viagem e se tornaram membros atuantes na Igreja em Éfeso (At 18.19). Essa experiência de Paulo e do casal Áquila e Priscila é importante e influencia a obra missionária ainda hoje. Muitos fazem a obra no campo missionário se utilizando de sua profissão. Ou seja, pelo trabalho, comunicam o Evangelho às pessoas com as quais estão envolvidos.

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

O ofício de fazer tendas “pode significar o tecer do tecido da tenda, a partir do pelo de cabras, ou significar o corte e a costura das tendas. É provável que esta última opção seja o que Paulo, Priscila e Áquila faziam. A província de Paulo, Cilícia, era famosa pelos tecidos de pelos de cabra, chamados cilicium, que eram usados na fabricação de tendas’’ (BEERS, V. Gilbert. Viaje através da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 382).

CONCLUSÃO

Paulo foi um grande missionário e impactou a vida de muitos. Foram muitas as pessoas que tiveram contato com o Apóstolo. Algumas se encontraram com Jesus pela sua pregação, outras se tornaram líderes, outras o acompanharam até o final de sua vida. Paulo é um exemplo para nós de como ser um bom amigo e construir relacionamentos sólidos com os irmãos em Cristo.

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra.
( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

VAMOS PRATICAR

1- Correlacione as colunas:

a. Escreveu o livro de Atos.
b. Homem bom, que nasceu em Chipre.
c. Foi preso e chicoteado com Paulo, em Filipos.
d. Vendedora em Filipos.
(d) Lídia
(b) Barnabé
(a) Lucas
(c) Silas

2- Quais os nomes dos dois homens que Paulo ajudou na reconciliação?

( ) Apoio e Áquila.
( ) Barnabé e João Marcos.
(X) Filemom e Onésimo.
( ) Lucas e Timóteo.

3- Qual dos companheiros de Paulo não foi mencionado no livro de Atos, mas somente nas cartas?

( ) Timóteo
( ) Tíquico
(X)Tito
( ) Aristarco

Pense Nisso

Paulo construiu uma grande rede de relacionamento mesmo sem ter celular ou computador. Dá para imaginar uma coisa dessas?! E você, qual é a base das suas amizades? O que você faz para preservar seu relacionamento com as pessoas? Fortaleça sua amizade com as pessoas que compartilham da mesma fé que você.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD Adolescentes | 3° Trimestre De 2022 | Tema: Apóstolo Paulo – Um Grande Missionário | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 12: Os Amigos e Cooperadores de Paulo